FORMAÇÃO GERAL VIII


Dentre as principais causas para o grande aumento no número de refugiados do mundo inteiro, estão as guerras e as perseguições políticas. Os conflitos da África e do Oriente Médio são responsáveis por um grande volume de refugiados, principalmente após a Primavera Árabe.

Estabelecendo uma relação entre a Primavera Árabe e os refugiados, é correto afirmar que:




  • A Primavera Árabe promoveu uma abertura das fronteiras entre os países de língua árabe e religião muçulmana, o que permitiu um maior fluxo migratório entre países como Argélia, Líbia e Síria.

  • A Primavera Árabe foi responsável pela queda de diversos ditadores do mundo árabe, como Muammar al-Gaddafi, da Líbia, Hosni Mubarak, do Egito, e Bashar al-Hassad, da Síria, o que melhorou a condição de vida de seus habitantes e contribuiu para diminuir o número de refugiados.

  • A Primavera Árabe na Síria colaborou para a formação de uma guerra civil que dura seis anos. Esse conflito já matou 400 mil pessoas e contribuiu para um êxodo de 5,5 milhões de pessoas daquele país.

  • Apesar de a Primavera Árabe ter derrubado ditadores na Líbia, no Egito, na Síria e na Argélia, o movimento não conseguiu derrubar muitos dos ditadores árabes, o que contribuiu para o aumento de conflitos entre os países que se tornaram democracias e as ditaduras que se mantiveram.

  • A guerra e a perseguição política não interfere no refugio. O que realmente rinterfere é a falta de alimentação e educação.