FORMAÇÃO GERAL VII
Existe uma lógica no processo de desenvolvimento - Yves de la Taille. Tomando como base a expressão do referido estudioso da teoria piagetiana, entendemos que, ao estudarmos a moral em Piaget, não podemos ignorar o fato de que o pesquisador busca, em sua teoria, a compreensão da seguinte questão:
I. A construção da linguagem.
II. A organização da percepção e do pensamento.
III. A construção do pensamento.
IV. A construção da inteligência.
Ao analisar as afirmativas, é correto afirmar que:
Somente I, III e IV estão corretas.
Somente II e III estão corretas.
Somente I e II estão corretas.
Todas estão corretas.
Somente a IV está correta.
Piaget passou grande parte de sua carreira profissional interagindo com crianças e estudando seu processo de raciocínio. Seus estudos tiveram um grande impacto nos campos da Psicologia e da Pedagogia. Essa dedicação de muitos anos analisando a consciência infantil fez Piaget encontrar a resposta para o problema da moralidade na infância.
Quanto à constituição da moral, é correto afirmar que:
I. Piaget afirma que não há inteligência inata, não só a consciência moral, mas a afetividade e a razão têm seu progresso em estágios sucessivos nos quais as crianças organizam o pensamento e o julgamento;
II. A educação para a moral tem o estágio que se chama heteronomia.
III. Há, também, na educação para a moral, o estágio que se chama autonomia.
IV. Para Piaget, ninguém nasce moral, pois não existe inteligência inata, a gênese da moral é um avanço progressivo
Somente I e II estão corretas.
Todas estão corretas.
Somente II e III estão corretas.
Somente a III está correta.
Somente a IV está correta.
É um grande desafio proporcionar acesso à tecnologia para a sociedade como um todo, especialmente em localidades em que o acesso à informação é mais precário. Isso é perceptível em diversas regiões do Brasil e do mundo.
Analise os casos hipotéticos a seguir:
I Jaqueline trabalha como voluntária em uma escola pública de um bairro carente de sua cidade. Mesmo com muitas limitações, tem incentivado os alunos a se inserirem no mundo digital com uma visão mais crítica. Por meio de parcerias com empresas locais, conseguiu realizar a implantação de um laboratório de informática com acesso à internet, mediante o qual tem realizado ações pedagógicas em conjunto com os professores da escola.
II Júlia é pioneira em ações que mobilizem a sociedade a buscar seus direitos. Por meio de projetos desenvolvidos com o grupo de voluntários com o qual trabalha, ela conseguiu proporcionar melhorias de acesso a serviços básicos para a população do bairro onde mora. De forma ordeira e pacífica, incentiva o envolvimento da comunidade em relação a fazer parte das discussões políticas atuais.
Em relação à Inclusão Social, podemos afirmar que:
Os dois casos apresentados estão relacionados ao conceito de Inclusão Social.
Os dois casos apresentados estão relacionados à Exclusão Social.
O caso I se relaciona ao conceito de Exclusão Social, e o caso II se relaciona à Inclusão Social.
O caso II se relaciona ao conceito de Inclusão Social, mas o caso I não faz parte desse conceito.
O caso I se relaciona ao conceito de Inclusão Social, mas o caso II não faz parte desse conceito.
A alternativa do desenvolvimento sustentável foi um conceito que levou anos para amadurecer até chegar ao termo sustentabilidade. Uma série de condicionantes históricas induziu o ser humano a repensar seu modelo de desenvolvimento, principalmente porque o modelo de crescimento econômico se mostrou insustentável.
Leia as afirmações e assinale a alternativa correta acerca de alguns desses acontecimentos socioambientais.
I. Alguns países desenvolvidos defendem um programa internacional voltado para a conservação dos recursos, enquanto os países em situação de extrema pobreza nada precisam fazer para minimizar esses efeitos.
II. Há iniciativas por parte da ONU e da CMMAD com o objetivo de examinar as relações entre o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, buscando apresentar propostas viáveis para a solução dos problemas.
III. Há relatórios que comprovam a desigualdade existente entre os países e a pobreza como uma das principais causas dos problemas ambientais, contribuindo, assim, para disseminar o conceito de Desenvolvimento Sustentável.
IV. A Organização Internacional, por meio da ISO (International Organization Standartization), da série 9000, tem como objetivo promover a abordagem da gestão ambiental em organizações.
Estão corretas apenas as afirmativas II e IV.
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III.
Estão corretas apenas as afirmativas I e IV.
Estão corretas apenas as afirmativas I e III.
Estão corretas apenas as afirmativas II e III.
O conservadorismo da família patriarcal, monogâmica e consanguínea, foi estabelecido desde a origem da sociedade brasileira. Nem sempre foi um ato prático, mas sim um valor moral que foi expresso no primeiro Código Civil do país, em 1916. Nele, há uma supremacia da figura masculina, resultado da própria formação do país.
Assinale a alternativa que expressa, de forma resumida, os valores e as normas estabelecidos no primeiro Código Civil brasileiro.
Esse Código, além de estabelecer a supremacia masculina, abria espaço para a poligamia. Muitos dos senhores tinham reconhecidas e respeitadas pela lei suas relações extraconjugais
A propriedade era resguardada à autoridade masculina. O patrimônio matrimonial podia ser dividido e a mulher tinha reconhecida parte considerável dos bens adquiridos antes e durante o casamento.
Por mais que fosse conservadora, a família poderia ser dissolvida. Contudo os homens, chefes da família, eram os únicos que podiam pedir o fim dos laços matrimoniais. As mulheres que se separavam não poderiam se casar novamente.
A supremacia do pater-família era incontestável. Seu poder sobre os membros familiares se expressava diante da lei pela submissão da mulher e dos filhos a sua autoridade. Além da família indissolúvel, havia o não reconhecimento dos filhos fora do casamento.
Apesar da família ser considerada indissolúvel, ela permite incorporar os filhos fora do casamento, uma prática comum entre os grandes empresários agrícolas do país.
A guarda dos filhos é uma questão polêmica nos processos de separação. Por mais tranquila que seja a separação entre os pais, o processo sempre traz rupturas nas relações estabelecidas com os filhos. Hoje, é possível definir três formas de guarda dos pais em relação aos filhos. Elas são estabelecidas dependendo das condições em que o processo de separação se dá. Uma delas é a Guarda Compartilhada.
Assinale a alternativa que caracteriza, de forma correta, a Guarda Compartilhada.
A Guarda Compartilhada estabelece o poder de decidir acerca da vida dos filhos apenas para as mães. Elas podem, ou não, pedir a opinião dos maridos.
A Guarda Compartilhada divide as responsabilidades pelos filhos entre os pais, mesmo separados, tanto em relação ao direito à convivência quanto ao dever da criação responsável, material e moral.
A Guarda Compartilhada diz respeito exclusivamente à questão econômica, referente às despesas com os filhos.
A Guarda Compartilhada estabelece o direito de os pais de ficarem juntos com os filhos, no mesmo ambiente, porém com vidas pessoais independentes.
A Guarda Compartilhada determina que famílias com mais de dois filhos podem separá-los, sendo que a mãe fica com o maior número deles e o pai, com o menor.
As Conferências sobre o clima, conhecidas como (COPs Conferências das Partes da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas) ocorreram a partir de 1995, porém os acordos vêm sendo feitos desde 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Foi em 1972 ocorreu a primeira conferência com o objetivo de criar um documento que norteasse a conduta dos países com relação às emissões de gases do efeito estufa e também sobre um novo comportamento sustentável. Após a primeira Conferência ocorrida na década de 70, outras se sucederam, entretanto, algumas são mais conhecidas e reconhecidas internacionalmente na área do Desenvolvimento Sustentável por terem enfatizado os problemas acerca do clima.
(Fonte: CONFERÊNCIA sobre o meio ambiente. Protocolo de Kyoto. Disponível em: <http://protocolo-de-kyoto.info/conferencias-sobre-meio-ambiente.html>. Acesso em: 12 jul. 2017 [Adaptado]. )
A esse respeito, analise as afirmações a seguir:
I. Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), no Rio de Janeiro. O evento é conhecido como ECO-92 ou Rio 92.
II. Líderes de diversas nações assinaram um Tratado chamado Protocolo de Kyoto em 1997.
III. Em 2002, em Johannesburgo, na África, a cúpula mundial se reuniu na Rio+10.
IV. Em 2012, novamente no Brasil, a Cúpula se reunião para a Rio+20.
Considerando essas afirmações, é correto o que se afirma em:
I, II, III e IV.
I, II e III, somente.
I e II, somente.
III e IV, somente.
I, somente
O Brasil é fruto da colonização portuguesa. A nação lusitana teve uma formação cristã católica, moralmente conservadora. A figura feminina foi subordinada plenamente ao poder patriarcal. Esses valores morais foram transplantados para a colônia portuguesa na América. Contudo a forma como o poder patriarcal se estabeleceu no Brasil teve peculiaridades. Colaborou para o preconceito em relação à mulher e expressou contradições entre a moral estabelecida pelo cristianismo e as relações sociais.
Assinale a alternativa que melhor expressa o ambiente moral em relação à família e às práticas sociais contraditórias entre os elementos que formaram a sociedade brasileira.
A formação da família brasileira foi flexível desde sua origem. O país incorporou, ao longo de sua formação, uma composição familiar poligâmica e de agregados oriundos das relações extraconjugais dos senhores de terras e escravos.
A segregação racial foi constante dentro da história social brasileira. Ao evitar a miscigenação, o Brasil passou a ter uma formação social fundada em quistos étnicos e morais. A família portuguesa, branca, de origem europeia conviveu lado a lado com a família poligâmica afro-indígena.
A presença da Igreja Católica na colônia, como formadora dos princípios morais, permitiu um controle rígido do comportamento familiar e da manutenção da instituição moral, sem atos de impureza por parte de seus membros.
Ao mesmo tempo que o poder patriarcal era inquestionável, em especial no comando dos senhores de terras e escravos, as práticas sexuais extraconjugais eram constantes. A miscigenação social é resultado, em muitos casos, dessa contradição.
A presença do mulato na formação brasileira é uma condição de exceção, e não de regra. Os senhores de engenho e, inclusive, os elementos portugueses de baixa renda mantinham-se distantes dos escravos, sejam eles indígenas ou africanos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as queimaduras são responsáveis por aproximadamente 300.000 mortes por ano em todo o mundo. No Brasil, as queimaduras representam cerca de 2.500 óbitos por ano. No sexo feminino, as queimaduras estão mais relacionadas a situações domésticas, preparo de alimentos, água fervente, gás de cozinha. Já no sexo masculino, por sua vez, as queimaduras estão mais relacionadas ao ambiente laboral, onde a maioria das vítimas apresentam queimaduras principalmente no tórax e membros superiores.
(Fonte: SANTOS, A. E. et al. Occupations with increased risk for accident with burns. Rev. Bras. de Queimaduras, 2015)
As queimaduras são classificadas de acordo com o grau de comprometimento, analise as afirmações a seguir de acordo com essa classificação:
I. Nas queimaduras de terceiro grau existe a presença de placa esbranquiçada ou enegrecida, tecido necrótico, escuro, sem vida.
II.As queimaduras de primeiro grau afetam a epiderme, a derme e estruturas profundas, as três camadas da pele.
III.As queimaduras de segundo grau afetam a epiderme, parte da derme, primeira e segunda camada da pele, proporcionando o aparecimento de bolhas.
IV.Nas queimaduras de primeiro grau, por ser superficial, a parte interna da bolha é rósea, úmida e dolorosa.
É correto o que se afirma em:
II. A organização da percepção e do pensamento.
III. A construção do pensamento.
IV. A construção da inteligência.
Somente I, III e IV estão corretas.
Somente II e III estão corretas.
Somente I e II estão corretas.
Todas estão corretas.
Somente a IV está correta.
Piaget passou grande parte de sua carreira profissional interagindo com crianças e estudando seu processo de raciocínio. Seus estudos tiveram um grande impacto nos campos da Psicologia e da Pedagogia. Essa dedicação de muitos anos analisando a consciência infantil fez Piaget encontrar a resposta para o problema da moralidade na infância.
Quanto à constituição da moral, é correto afirmar que:
I. Piaget afirma que não há inteligência inata, não só a consciência moral, mas a afetividade e a razão têm seu progresso em estágios sucessivos nos quais as crianças organizam o pensamento e o julgamento;
II. A educação para a moral tem o estágio que se chama heteronomia.
III. Há, também, na educação para a moral, o estágio que se chama autonomia.
IV. Para Piaget, ninguém nasce moral, pois não existe inteligência inata, a gênese da moral é um avanço progressivo
Somente I e II estão corretas.
Todas estão corretas.
Somente II e III estão corretas.
Somente a III está correta.
Somente a IV está correta.
É um grande desafio proporcionar acesso à tecnologia para a sociedade como um todo, especialmente em localidades em que o acesso à informação é mais precário. Isso é perceptível em diversas regiões do Brasil e do mundo.
Analise os casos hipotéticos a seguir:
I Jaqueline trabalha como voluntária em uma escola pública de um bairro carente de sua cidade. Mesmo com muitas limitações, tem incentivado os alunos a se inserirem no mundo digital com uma visão mais crítica. Por meio de parcerias com empresas locais, conseguiu realizar a implantação de um laboratório de informática com acesso à internet, mediante o qual tem realizado ações pedagógicas em conjunto com os professores da escola.
II Júlia é pioneira em ações que mobilizem a sociedade a buscar seus direitos. Por meio de projetos desenvolvidos com o grupo de voluntários com o qual trabalha, ela conseguiu proporcionar melhorias de acesso a serviços básicos para a população do bairro onde mora. De forma ordeira e pacífica, incentiva o envolvimento da comunidade em relação a fazer parte das discussões políticas atuais.
Em relação à Inclusão Social, podemos afirmar que:
Os dois casos apresentados estão relacionados ao conceito de Inclusão Social.
Os dois casos apresentados estão relacionados à Exclusão Social.
O caso I se relaciona ao conceito de Exclusão Social, e o caso II se relaciona à Inclusão Social.
O caso II se relaciona ao conceito de Inclusão Social, mas o caso I não faz parte desse conceito.
O caso I se relaciona ao conceito de Inclusão Social, mas o caso II não faz parte desse conceito.
A alternativa do desenvolvimento sustentável foi um conceito que levou anos para amadurecer até chegar ao termo sustentabilidade. Uma série de condicionantes históricas induziu o ser humano a repensar seu modelo de desenvolvimento, principalmente porque o modelo de crescimento econômico se mostrou insustentável.
Leia as afirmações e assinale a alternativa correta acerca de alguns desses acontecimentos socioambientais.
I. Alguns países desenvolvidos defendem um programa internacional voltado para a conservação dos recursos, enquanto os países em situação de extrema pobreza nada precisam fazer para minimizar esses efeitos.
II. Há iniciativas por parte da ONU e da CMMAD com o objetivo de examinar as relações entre o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, buscando apresentar propostas viáveis para a solução dos problemas.
III. Há relatórios que comprovam a desigualdade existente entre os países e a pobreza como uma das principais causas dos problemas ambientais, contribuindo, assim, para disseminar o conceito de Desenvolvimento Sustentável.
IV. A Organização Internacional, por meio da ISO (International Organization Standartization), da série 9000, tem como objetivo promover a abordagem da gestão ambiental em organizações.
Estão corretas apenas as afirmativas II e IV.
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III.
Estão corretas apenas as afirmativas I e IV.
Estão corretas apenas as afirmativas I e III.
Estão corretas apenas as afirmativas II e III.
O conservadorismo da família patriarcal, monogâmica e consanguínea, foi estabelecido desde a origem da sociedade brasileira. Nem sempre foi um ato prático, mas sim um valor moral que foi expresso no primeiro Código Civil do país, em 1916. Nele, há uma supremacia da figura masculina, resultado da própria formação do país.
Assinale a alternativa que expressa, de forma resumida, os valores e as normas estabelecidos no primeiro Código Civil brasileiro.
Esse Código, além de estabelecer a supremacia masculina, abria espaço para a poligamia. Muitos dos senhores tinham reconhecidas e respeitadas pela lei suas relações extraconjugais
A propriedade era resguardada à autoridade masculina. O patrimônio matrimonial podia ser dividido e a mulher tinha reconhecida parte considerável dos bens adquiridos antes e durante o casamento.
Por mais que fosse conservadora, a família poderia ser dissolvida. Contudo os homens, chefes da família, eram os únicos que podiam pedir o fim dos laços matrimoniais. As mulheres que se separavam não poderiam se casar novamente.
A supremacia do pater-família era incontestável. Seu poder sobre os membros familiares se expressava diante da lei pela submissão da mulher e dos filhos a sua autoridade. Além da família indissolúvel, havia o não reconhecimento dos filhos fora do casamento.
Apesar da família ser considerada indissolúvel, ela permite incorporar os filhos fora do casamento, uma prática comum entre os grandes empresários agrícolas do país.
A guarda dos filhos é uma questão polêmica nos processos de separação. Por mais tranquila que seja a separação entre os pais, o processo sempre traz rupturas nas relações estabelecidas com os filhos. Hoje, é possível definir três formas de guarda dos pais em relação aos filhos. Elas são estabelecidas dependendo das condições em que o processo de separação se dá. Uma delas é a Guarda Compartilhada.
Assinale a alternativa que caracteriza, de forma correta, a Guarda Compartilhada.
A Guarda Compartilhada estabelece o poder de decidir acerca da vida dos filhos apenas para as mães. Elas podem, ou não, pedir a opinião dos maridos.
A Guarda Compartilhada divide as responsabilidades pelos filhos entre os pais, mesmo separados, tanto em relação ao direito à convivência quanto ao dever da criação responsável, material e moral.
A Guarda Compartilhada diz respeito exclusivamente à questão econômica, referente às despesas com os filhos.
A Guarda Compartilhada estabelece o direito de os pais de ficarem juntos com os filhos, no mesmo ambiente, porém com vidas pessoais independentes.
A Guarda Compartilhada determina que famílias com mais de dois filhos podem separá-los, sendo que a mãe fica com o maior número deles e o pai, com o menor.
As Conferências sobre o clima, conhecidas como (COPs Conferências das Partes da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas) ocorreram a partir de 1995, porém os acordos vêm sendo feitos desde 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Foi em 1972 ocorreu a primeira conferência com o objetivo de criar um documento que norteasse a conduta dos países com relação às emissões de gases do efeito estufa e também sobre um novo comportamento sustentável. Após a primeira Conferência ocorrida na década de 70, outras se sucederam, entretanto, algumas são mais conhecidas e reconhecidas internacionalmente na área do Desenvolvimento Sustentável por terem enfatizado os problemas acerca do clima.
(Fonte: CONFERÊNCIA sobre o meio ambiente. Protocolo de Kyoto. Disponível em: <http://protocolo-de-kyoto.info/conferencias-sobre-meio-ambiente.html>. Acesso em: 12 jul. 2017 [Adaptado]. )
A esse respeito, analise as afirmações a seguir:
I. Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), no Rio de Janeiro. O evento é conhecido como ECO-92 ou Rio 92.
II. Líderes de diversas nações assinaram um Tratado chamado Protocolo de Kyoto em 1997.
III. Em 2002, em Johannesburgo, na África, a cúpula mundial se reuniu na Rio+10.
IV. Em 2012, novamente no Brasil, a Cúpula se reunião para a Rio+20.
Considerando essas afirmações, é correto o que se afirma em:
I, II, III e IV.
I, II e III, somente.
I e II, somente.
III e IV, somente.
I, somente
O Brasil é fruto da colonização portuguesa. A nação lusitana teve uma formação cristã católica, moralmente conservadora. A figura feminina foi subordinada plenamente ao poder patriarcal. Esses valores morais foram transplantados para a colônia portuguesa na América. Contudo a forma como o poder patriarcal se estabeleceu no Brasil teve peculiaridades. Colaborou para o preconceito em relação à mulher e expressou contradições entre a moral estabelecida pelo cristianismo e as relações sociais.
Assinale a alternativa que melhor expressa o ambiente moral em relação à família e às práticas sociais contraditórias entre os elementos que formaram a sociedade brasileira.
A formação da família brasileira foi flexível desde sua origem. O país incorporou, ao longo de sua formação, uma composição familiar poligâmica e de agregados oriundos das relações extraconjugais dos senhores de terras e escravos.
A segregação racial foi constante dentro da história social brasileira. Ao evitar a miscigenação, o Brasil passou a ter uma formação social fundada em quistos étnicos e morais. A família portuguesa, branca, de origem europeia conviveu lado a lado com a família poligâmica afro-indígena.
A presença da Igreja Católica na colônia, como formadora dos princípios morais, permitiu um controle rígido do comportamento familiar e da manutenção da instituição moral, sem atos de impureza por parte de seus membros.
Ao mesmo tempo que o poder patriarcal era inquestionável, em especial no comando dos senhores de terras e escravos, as práticas sexuais extraconjugais eram constantes. A miscigenação social é resultado, em muitos casos, dessa contradição.
A presença do mulato na formação brasileira é uma condição de exceção, e não de regra. Os senhores de engenho e, inclusive, os elementos portugueses de baixa renda mantinham-se distantes dos escravos, sejam eles indígenas ou africanos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as queimaduras são responsáveis por aproximadamente 300.000 mortes por ano em todo o mundo. No Brasil, as queimaduras representam cerca de 2.500 óbitos por ano. No sexo feminino, as queimaduras estão mais relacionadas a situações domésticas, preparo de alimentos, água fervente, gás de cozinha. Já no sexo masculino, por sua vez, as queimaduras estão mais relacionadas ao ambiente laboral, onde a maioria das vítimas apresentam queimaduras principalmente no tórax e membros superiores.
(Fonte: SANTOS, A. E. et al. Occupations with increased risk for accident with burns. Rev. Bras. de Queimaduras, 2015)
As queimaduras são classificadas de acordo com o grau de comprometimento, analise as afirmações a seguir de acordo com essa classificação:
I. Nas queimaduras de terceiro grau existe a presença de placa esbranquiçada ou enegrecida, tecido necrótico, escuro, sem vida.
II.As queimaduras de primeiro grau afetam a epiderme, a derme e estruturas profundas, as três camadas da pele.
III.As queimaduras de segundo grau afetam a epiderme, parte da derme, primeira e segunda camada da pele, proporcionando o aparecimento de bolhas.
IV.Nas queimaduras de primeiro grau, por ser superficial, a parte interna da bolha é rósea, úmida e dolorosa.
É correto o que se afirma em:
II. A educação para a moral tem o estágio que se chama heteronomia.
III. Há, também, na educação para a moral, o estágio que se chama autonomia.
IV. Para Piaget, ninguém nasce moral, pois não existe inteligência inata, a gênese da moral é um avanço progressivo
Somente I e II estão corretas.
Todas estão corretas.
Somente II e III estão corretas.
Somente a III está correta.
Somente a IV está correta.
É um grande desafio proporcionar acesso à tecnologia para a sociedade como um todo, especialmente em localidades em que o acesso à informação é mais precário. Isso é perceptível em diversas regiões do Brasil e do mundo.
Analise os casos hipotéticos a seguir:
I Jaqueline trabalha como voluntária em uma escola pública de um bairro carente de sua cidade. Mesmo com muitas limitações, tem incentivado os alunos a se inserirem no mundo digital com uma visão mais crítica. Por meio de parcerias com empresas locais, conseguiu realizar a implantação de um laboratório de informática com acesso à internet, mediante o qual tem realizado ações pedagógicas em conjunto com os professores da escola.
II Júlia é pioneira em ações que mobilizem a sociedade a buscar seus direitos. Por meio de projetos desenvolvidos com o grupo de voluntários com o qual trabalha, ela conseguiu proporcionar melhorias de acesso a serviços básicos para a população do bairro onde mora. De forma ordeira e pacífica, incentiva o envolvimento da comunidade em relação a fazer parte das discussões políticas atuais.
Em relação à Inclusão Social, podemos afirmar que:
Os dois casos apresentados estão relacionados ao conceito de Inclusão Social.
Os dois casos apresentados estão relacionados à Exclusão Social.
O caso I se relaciona ao conceito de Exclusão Social, e o caso II se relaciona à Inclusão Social.
O caso II se relaciona ao conceito de Inclusão Social, mas o caso I não faz parte desse conceito.
O caso I se relaciona ao conceito de Inclusão Social, mas o caso II não faz parte desse conceito.
A alternativa do desenvolvimento sustentável foi um conceito que levou anos para amadurecer até chegar ao termo sustentabilidade. Uma série de condicionantes históricas induziu o ser humano a repensar seu modelo de desenvolvimento, principalmente porque o modelo de crescimento econômico se mostrou insustentável.
Leia as afirmações e assinale a alternativa correta acerca de alguns desses acontecimentos socioambientais.
I. Alguns países desenvolvidos defendem um programa internacional voltado para a conservação dos recursos, enquanto os países em situação de extrema pobreza nada precisam fazer para minimizar esses efeitos.
II. Há iniciativas por parte da ONU e da CMMAD com o objetivo de examinar as relações entre o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, buscando apresentar propostas viáveis para a solução dos problemas.
III. Há relatórios que comprovam a desigualdade existente entre os países e a pobreza como uma das principais causas dos problemas ambientais, contribuindo, assim, para disseminar o conceito de Desenvolvimento Sustentável.
IV. A Organização Internacional, por meio da ISO (International Organization Standartization), da série 9000, tem como objetivo promover a abordagem da gestão ambiental em organizações.
Estão corretas apenas as afirmativas II e IV.
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III.
Estão corretas apenas as afirmativas I e IV.
Estão corretas apenas as afirmativas I e III.
Estão corretas apenas as afirmativas II e III.
O conservadorismo da família patriarcal, monogâmica e consanguínea, foi estabelecido desde a origem da sociedade brasileira. Nem sempre foi um ato prático, mas sim um valor moral que foi expresso no primeiro Código Civil do país, em 1916. Nele, há uma supremacia da figura masculina, resultado da própria formação do país.
Assinale a alternativa que expressa, de forma resumida, os valores e as normas estabelecidos no primeiro Código Civil brasileiro.
Esse Código, além de estabelecer a supremacia masculina, abria espaço para a poligamia. Muitos dos senhores tinham reconhecidas e respeitadas pela lei suas relações extraconjugais
A propriedade era resguardada à autoridade masculina. O patrimônio matrimonial podia ser dividido e a mulher tinha reconhecida parte considerável dos bens adquiridos antes e durante o casamento.
Por mais que fosse conservadora, a família poderia ser dissolvida. Contudo os homens, chefes da família, eram os únicos que podiam pedir o fim dos laços matrimoniais. As mulheres que se separavam não poderiam se casar novamente.
A supremacia do pater-família era incontestável. Seu poder sobre os membros familiares se expressava diante da lei pela submissão da mulher e dos filhos a sua autoridade. Além da família indissolúvel, havia o não reconhecimento dos filhos fora do casamento.
Apesar da família ser considerada indissolúvel, ela permite incorporar os filhos fora do casamento, uma prática comum entre os grandes empresários agrícolas do país.
A guarda dos filhos é uma questão polêmica nos processos de separação. Por mais tranquila que seja a separação entre os pais, o processo sempre traz rupturas nas relações estabelecidas com os filhos. Hoje, é possível definir três formas de guarda dos pais em relação aos filhos. Elas são estabelecidas dependendo das condições em que o processo de separação se dá. Uma delas é a Guarda Compartilhada.
Assinale a alternativa que caracteriza, de forma correta, a Guarda Compartilhada.
A Guarda Compartilhada estabelece o poder de decidir acerca da vida dos filhos apenas para as mães. Elas podem, ou não, pedir a opinião dos maridos.
A Guarda Compartilhada divide as responsabilidades pelos filhos entre os pais, mesmo separados, tanto em relação ao direito à convivência quanto ao dever da criação responsável, material e moral.
A Guarda Compartilhada diz respeito exclusivamente à questão econômica, referente às despesas com os filhos.
A Guarda Compartilhada estabelece o direito de os pais de ficarem juntos com os filhos, no mesmo ambiente, porém com vidas pessoais independentes.
A Guarda Compartilhada determina que famílias com mais de dois filhos podem separá-los, sendo que a mãe fica com o maior número deles e o pai, com o menor.
As Conferências sobre o clima, conhecidas como (COPs Conferências das Partes da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas) ocorreram a partir de 1995, porém os acordos vêm sendo feitos desde 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Foi em 1972 ocorreu a primeira conferência com o objetivo de criar um documento que norteasse a conduta dos países com relação às emissões de gases do efeito estufa e também sobre um novo comportamento sustentável. Após a primeira Conferência ocorrida na década de 70, outras se sucederam, entretanto, algumas são mais conhecidas e reconhecidas internacionalmente na área do Desenvolvimento Sustentável por terem enfatizado os problemas acerca do clima.
(Fonte: CONFERÊNCIA sobre o meio ambiente. Protocolo de Kyoto. Disponível em: <http://protocolo-de-kyoto.info/conferencias-sobre-meio-ambiente.html>. Acesso em: 12 jul. 2017 [Adaptado]. )
A esse respeito, analise as afirmações a seguir:
I. Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), no Rio de Janeiro. O evento é conhecido como ECO-92 ou Rio 92.
II. Líderes de diversas nações assinaram um Tratado chamado Protocolo de Kyoto em 1997.
III. Em 2002, em Johannesburgo, na África, a cúpula mundial se reuniu na Rio+10.
IV. Em 2012, novamente no Brasil, a Cúpula se reunião para a Rio+20.
Considerando essas afirmações, é correto o que se afirma em:
I, II, III e IV.
I, II e III, somente.
I e II, somente.
III e IV, somente.
I, somente
O Brasil é fruto da colonização portuguesa. A nação lusitana teve uma formação cristã católica, moralmente conservadora. A figura feminina foi subordinada plenamente ao poder patriarcal. Esses valores morais foram transplantados para a colônia portuguesa na América. Contudo a forma como o poder patriarcal se estabeleceu no Brasil teve peculiaridades. Colaborou para o preconceito em relação à mulher e expressou contradições entre a moral estabelecida pelo cristianismo e as relações sociais.
Assinale a alternativa que melhor expressa o ambiente moral em relação à família e às práticas sociais contraditórias entre os elementos que formaram a sociedade brasileira.
A formação da família brasileira foi flexível desde sua origem. O país incorporou, ao longo de sua formação, uma composição familiar poligâmica e de agregados oriundos das relações extraconjugais dos senhores de terras e escravos.
A segregação racial foi constante dentro da história social brasileira. Ao evitar a miscigenação, o Brasil passou a ter uma formação social fundada em quistos étnicos e morais. A família portuguesa, branca, de origem europeia conviveu lado a lado com a família poligâmica afro-indígena.
A presença da Igreja Católica na colônia, como formadora dos princípios morais, permitiu um controle rígido do comportamento familiar e da manutenção da instituição moral, sem atos de impureza por parte de seus membros.
Ao mesmo tempo que o poder patriarcal era inquestionável, em especial no comando dos senhores de terras e escravos, as práticas sexuais extraconjugais eram constantes. A miscigenação social é resultado, em muitos casos, dessa contradição.
A presença do mulato na formação brasileira é uma condição de exceção, e não de regra. Os senhores de engenho e, inclusive, os elementos portugueses de baixa renda mantinham-se distantes dos escravos, sejam eles indígenas ou africanos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as queimaduras são responsáveis por aproximadamente 300.000 mortes por ano em todo o mundo. No Brasil, as queimaduras representam cerca de 2.500 óbitos por ano. No sexo feminino, as queimaduras estão mais relacionadas a situações domésticas, preparo de alimentos, água fervente, gás de cozinha. Já no sexo masculino, por sua vez, as queimaduras estão mais relacionadas ao ambiente laboral, onde a maioria das vítimas apresentam queimaduras principalmente no tórax e membros superiores.
(Fonte: SANTOS, A. E. et al. Occupations with increased risk for accident with burns. Rev. Bras. de Queimaduras, 2015)
As queimaduras são classificadas de acordo com o grau de comprometimento, analise as afirmações a seguir de acordo com essa classificação:
I. Nas queimaduras de terceiro grau existe a presença de placa esbranquiçada ou enegrecida, tecido necrótico, escuro, sem vida.
II.As queimaduras de primeiro grau afetam a epiderme, a derme e estruturas profundas, as três camadas da pele.
III.As queimaduras de segundo grau afetam a epiderme, parte da derme, primeira e segunda camada da pele, proporcionando o aparecimento de bolhas.
IV.Nas queimaduras de primeiro grau, por ser superficial, a parte interna da bolha é rósea, úmida e dolorosa.
É correto o que se afirma em:
Os dois casos apresentados estão relacionados ao conceito de Inclusão Social.
Os dois casos apresentados estão relacionados à Exclusão Social.
O caso I se relaciona ao conceito de Exclusão Social, e o caso II se relaciona à Inclusão Social.
O caso II se relaciona ao conceito de Inclusão Social, mas o caso I não faz parte desse conceito.
O caso I se relaciona ao conceito de Inclusão Social, mas o caso II não faz parte desse conceito.
A alternativa do desenvolvimento sustentável foi um conceito que levou anos para amadurecer até chegar ao termo sustentabilidade. Uma série de condicionantes históricas induziu o ser humano a repensar seu modelo de desenvolvimento, principalmente porque o modelo de crescimento econômico se mostrou insustentável.
Leia as afirmações e assinale a alternativa correta acerca de alguns desses acontecimentos socioambientais.
I. Alguns países desenvolvidos defendem um programa internacional voltado para a conservação dos recursos, enquanto os países em situação de extrema pobreza nada precisam fazer para minimizar esses efeitos.
II. Há iniciativas por parte da ONU e da CMMAD com o objetivo de examinar as relações entre o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, buscando apresentar propostas viáveis para a solução dos problemas.
III. Há relatórios que comprovam a desigualdade existente entre os países e a pobreza como uma das principais causas dos problemas ambientais, contribuindo, assim, para disseminar o conceito de Desenvolvimento Sustentável.
IV. A Organização Internacional, por meio da ISO (International Organization Standartization), da série 9000, tem como objetivo promover a abordagem da gestão ambiental em organizações.
Estão corretas apenas as afirmativas II e IV.
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III.
Estão corretas apenas as afirmativas I e IV.
Estão corretas apenas as afirmativas I e III.
Estão corretas apenas as afirmativas II e III.
O conservadorismo da família patriarcal, monogâmica e consanguínea, foi estabelecido desde a origem da sociedade brasileira. Nem sempre foi um ato prático, mas sim um valor moral que foi expresso no primeiro Código Civil do país, em 1916. Nele, há uma supremacia da figura masculina, resultado da própria formação do país.
Assinale a alternativa que expressa, de forma resumida, os valores e as normas estabelecidos no primeiro Código Civil brasileiro.
Esse Código, além de estabelecer a supremacia masculina, abria espaço para a poligamia. Muitos dos senhores tinham reconhecidas e respeitadas pela lei suas relações extraconjugais
A propriedade era resguardada à autoridade masculina. O patrimônio matrimonial podia ser dividido e a mulher tinha reconhecida parte considerável dos bens adquiridos antes e durante o casamento.
Por mais que fosse conservadora, a família poderia ser dissolvida. Contudo os homens, chefes da família, eram os únicos que podiam pedir o fim dos laços matrimoniais. As mulheres que se separavam não poderiam se casar novamente.
A supremacia do pater-família era incontestável. Seu poder sobre os membros familiares se expressava diante da lei pela submissão da mulher e dos filhos a sua autoridade. Além da família indissolúvel, havia o não reconhecimento dos filhos fora do casamento.
Apesar da família ser considerada indissolúvel, ela permite incorporar os filhos fora do casamento, uma prática comum entre os grandes empresários agrícolas do país.
A guarda dos filhos é uma questão polêmica nos processos de separação. Por mais tranquila que seja a separação entre os pais, o processo sempre traz rupturas nas relações estabelecidas com os filhos. Hoje, é possível definir três formas de guarda dos pais em relação aos filhos. Elas são estabelecidas dependendo das condições em que o processo de separação se dá. Uma delas é a Guarda Compartilhada.
Assinale a alternativa que caracteriza, de forma correta, a Guarda Compartilhada.
A Guarda Compartilhada estabelece o poder de decidir acerca da vida dos filhos apenas para as mães. Elas podem, ou não, pedir a opinião dos maridos.
A Guarda Compartilhada divide as responsabilidades pelos filhos entre os pais, mesmo separados, tanto em relação ao direito à convivência quanto ao dever da criação responsável, material e moral.
A Guarda Compartilhada diz respeito exclusivamente à questão econômica, referente às despesas com os filhos.
A Guarda Compartilhada estabelece o direito de os pais de ficarem juntos com os filhos, no mesmo ambiente, porém com vidas pessoais independentes.
A Guarda Compartilhada determina que famílias com mais de dois filhos podem separá-los, sendo que a mãe fica com o maior número deles e o pai, com o menor.
As Conferências sobre o clima, conhecidas como (COPs Conferências das Partes da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas) ocorreram a partir de 1995, porém os acordos vêm sendo feitos desde 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Foi em 1972 ocorreu a primeira conferência com o objetivo de criar um documento que norteasse a conduta dos países com relação às emissões de gases do efeito estufa e também sobre um novo comportamento sustentável. Após a primeira Conferência ocorrida na década de 70, outras se sucederam, entretanto, algumas são mais conhecidas e reconhecidas internacionalmente na área do Desenvolvimento Sustentável por terem enfatizado os problemas acerca do clima.
(Fonte: CONFERÊNCIA sobre o meio ambiente. Protocolo de Kyoto. Disponível em: <http://protocolo-de-kyoto.info/conferencias-sobre-meio-ambiente.html>. Acesso em: 12 jul. 2017 [Adaptado]. )
A esse respeito, analise as afirmações a seguir:
I. Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), no Rio de Janeiro. O evento é conhecido como ECO-92 ou Rio 92.
II. Líderes de diversas nações assinaram um Tratado chamado Protocolo de Kyoto em 1997.
III. Em 2002, em Johannesburgo, na África, a cúpula mundial se reuniu na Rio+10.
IV. Em 2012, novamente no Brasil, a Cúpula se reunião para a Rio+20.
Considerando essas afirmações, é correto o que se afirma em:
I, II, III e IV.
I, II e III, somente.
I e II, somente.
III e IV, somente.
I, somente
O Brasil é fruto da colonização portuguesa. A nação lusitana teve uma formação cristã católica, moralmente conservadora. A figura feminina foi subordinada plenamente ao poder patriarcal. Esses valores morais foram transplantados para a colônia portuguesa na América. Contudo a forma como o poder patriarcal se estabeleceu no Brasil teve peculiaridades. Colaborou para o preconceito em relação à mulher e expressou contradições entre a moral estabelecida pelo cristianismo e as relações sociais.
Assinale a alternativa que melhor expressa o ambiente moral em relação à família e às práticas sociais contraditórias entre os elementos que formaram a sociedade brasileira.
A formação da família brasileira foi flexível desde sua origem. O país incorporou, ao longo de sua formação, uma composição familiar poligâmica e de agregados oriundos das relações extraconjugais dos senhores de terras e escravos.
A segregação racial foi constante dentro da história social brasileira. Ao evitar a miscigenação, o Brasil passou a ter uma formação social fundada em quistos étnicos e morais. A família portuguesa, branca, de origem europeia conviveu lado a lado com a família poligâmica afro-indígena.
A presença da Igreja Católica na colônia, como formadora dos princípios morais, permitiu um controle rígido do comportamento familiar e da manutenção da instituição moral, sem atos de impureza por parte de seus membros.
Ao mesmo tempo que o poder patriarcal era inquestionável, em especial no comando dos senhores de terras e escravos, as práticas sexuais extraconjugais eram constantes. A miscigenação social é resultado, em muitos casos, dessa contradição.
A presença do mulato na formação brasileira é uma condição de exceção, e não de regra. Os senhores de engenho e, inclusive, os elementos portugueses de baixa renda mantinham-se distantes dos escravos, sejam eles indígenas ou africanos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as queimaduras são responsáveis por aproximadamente 300.000 mortes por ano em todo o mundo. No Brasil, as queimaduras representam cerca de 2.500 óbitos por ano. No sexo feminino, as queimaduras estão mais relacionadas a situações domésticas, preparo de alimentos, água fervente, gás de cozinha. Já no sexo masculino, por sua vez, as queimaduras estão mais relacionadas ao ambiente laboral, onde a maioria das vítimas apresentam queimaduras principalmente no tórax e membros superiores.
(Fonte: SANTOS, A. E. et al. Occupations with increased risk for accident with burns. Rev. Bras. de Queimaduras, 2015)
As queimaduras são classificadas de acordo com o grau de comprometimento, analise as afirmações a seguir de acordo com essa classificação:
I. Nas queimaduras de terceiro grau existe a presença de placa esbranquiçada ou enegrecida, tecido necrótico, escuro, sem vida.
II.As queimaduras de primeiro grau afetam a epiderme, a derme e estruturas profundas, as três camadas da pele.
III.As queimaduras de segundo grau afetam a epiderme, parte da derme, primeira e segunda camada da pele, proporcionando o aparecimento de bolhas.
IV.Nas queimaduras de primeiro grau, por ser superficial, a parte interna da bolha é rósea, úmida e dolorosa.
É correto o que se afirma em:
Estão corretas apenas as afirmativas II e IV.
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III.
Estão corretas apenas as afirmativas I e IV.
Estão corretas apenas as afirmativas I e III.
Estão corretas apenas as afirmativas II e III.
O conservadorismo da família patriarcal, monogâmica e consanguínea, foi estabelecido desde a origem da sociedade brasileira. Nem sempre foi um ato prático, mas sim um valor moral que foi expresso no primeiro Código Civil do país, em 1916. Nele, há uma supremacia da figura masculina, resultado da própria formação do país.
Assinale a alternativa que expressa, de forma resumida, os valores e as normas estabelecidos no primeiro Código Civil brasileiro.
Esse Código, além de estabelecer a supremacia masculina, abria espaço para a poligamia. Muitos dos senhores tinham reconhecidas e respeitadas pela lei suas relações extraconjugais
A propriedade era resguardada à autoridade masculina. O patrimônio matrimonial podia ser dividido e a mulher tinha reconhecida parte considerável dos bens adquiridos antes e durante o casamento.
Por mais que fosse conservadora, a família poderia ser dissolvida. Contudo os homens, chefes da família, eram os únicos que podiam pedir o fim dos laços matrimoniais. As mulheres que se separavam não poderiam se casar novamente.
A supremacia do pater-família era incontestável. Seu poder sobre os membros familiares se expressava diante da lei pela submissão da mulher e dos filhos a sua autoridade. Além da família indissolúvel, havia o não reconhecimento dos filhos fora do casamento.
Apesar da família ser considerada indissolúvel, ela permite incorporar os filhos fora do casamento, uma prática comum entre os grandes empresários agrícolas do país.
A guarda dos filhos é uma questão polêmica nos processos de separação. Por mais tranquila que seja a separação entre os pais, o processo sempre traz rupturas nas relações estabelecidas com os filhos. Hoje, é possível definir três formas de guarda dos pais em relação aos filhos. Elas são estabelecidas dependendo das condições em que o processo de separação se dá. Uma delas é a Guarda Compartilhada.
Assinale a alternativa que caracteriza, de forma correta, a Guarda Compartilhada.
A Guarda Compartilhada estabelece o poder de decidir acerca da vida dos filhos apenas para as mães. Elas podem, ou não, pedir a opinião dos maridos.
A Guarda Compartilhada divide as responsabilidades pelos filhos entre os pais, mesmo separados, tanto em relação ao direito à convivência quanto ao dever da criação responsável, material e moral.
A Guarda Compartilhada diz respeito exclusivamente à questão econômica, referente às despesas com os filhos.
A Guarda Compartilhada estabelece o direito de os pais de ficarem juntos com os filhos, no mesmo ambiente, porém com vidas pessoais independentes.
A Guarda Compartilhada determina que famílias com mais de dois filhos podem separá-los, sendo que a mãe fica com o maior número deles e o pai, com o menor.
As Conferências sobre o clima, conhecidas como (COPs Conferências das Partes da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas) ocorreram a partir de 1995, porém os acordos vêm sendo feitos desde 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Foi em 1972 ocorreu a primeira conferência com o objetivo de criar um documento que norteasse a conduta dos países com relação às emissões de gases do efeito estufa e também sobre um novo comportamento sustentável. Após a primeira Conferência ocorrida na década de 70, outras se sucederam, entretanto, algumas são mais conhecidas e reconhecidas internacionalmente na área do Desenvolvimento Sustentável por terem enfatizado os problemas acerca do clima.
(Fonte: CONFERÊNCIA sobre o meio ambiente. Protocolo de Kyoto. Disponível em: <http://protocolo-de-kyoto.info/conferencias-sobre-meio-ambiente.html>. Acesso em: 12 jul. 2017 [Adaptado]. )
A esse respeito, analise as afirmações a seguir:
I. Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), no Rio de Janeiro. O evento é conhecido como ECO-92 ou Rio 92.
II. Líderes de diversas nações assinaram um Tratado chamado Protocolo de Kyoto em 1997.
III. Em 2002, em Johannesburgo, na África, a cúpula mundial se reuniu na Rio+10.
IV. Em 2012, novamente no Brasil, a Cúpula se reunião para a Rio+20.
Considerando essas afirmações, é correto o que se afirma em:
I, II, III e IV.
I, II e III, somente.
I e II, somente.
III e IV, somente.
I, somente
O Brasil é fruto da colonização portuguesa. A nação lusitana teve uma formação cristã católica, moralmente conservadora. A figura feminina foi subordinada plenamente ao poder patriarcal. Esses valores morais foram transplantados para a colônia portuguesa na América. Contudo a forma como o poder patriarcal se estabeleceu no Brasil teve peculiaridades. Colaborou para o preconceito em relação à mulher e expressou contradições entre a moral estabelecida pelo cristianismo e as relações sociais.
Assinale a alternativa que melhor expressa o ambiente moral em relação à família e às práticas sociais contraditórias entre os elementos que formaram a sociedade brasileira.
A formação da família brasileira foi flexível desde sua origem. O país incorporou, ao longo de sua formação, uma composição familiar poligâmica e de agregados oriundos das relações extraconjugais dos senhores de terras e escravos.
A segregação racial foi constante dentro da história social brasileira. Ao evitar a miscigenação, o Brasil passou a ter uma formação social fundada em quistos étnicos e morais. A família portuguesa, branca, de origem europeia conviveu lado a lado com a família poligâmica afro-indígena.
A presença da Igreja Católica na colônia, como formadora dos princípios morais, permitiu um controle rígido do comportamento familiar e da manutenção da instituição moral, sem atos de impureza por parte de seus membros.
Ao mesmo tempo que o poder patriarcal era inquestionável, em especial no comando dos senhores de terras e escravos, as práticas sexuais extraconjugais eram constantes. A miscigenação social é resultado, em muitos casos, dessa contradição.
A presença do mulato na formação brasileira é uma condição de exceção, e não de regra. Os senhores de engenho e, inclusive, os elementos portugueses de baixa renda mantinham-se distantes dos escravos, sejam eles indígenas ou africanos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as queimaduras são responsáveis por aproximadamente 300.000 mortes por ano em todo o mundo. No Brasil, as queimaduras representam cerca de 2.500 óbitos por ano. No sexo feminino, as queimaduras estão mais relacionadas a situações domésticas, preparo de alimentos, água fervente, gás de cozinha. Já no sexo masculino, por sua vez, as queimaduras estão mais relacionadas ao ambiente laboral, onde a maioria das vítimas apresentam queimaduras principalmente no tórax e membros superiores.
(Fonte: SANTOS, A. E. et al. Occupations with increased risk for accident with burns. Rev. Bras. de Queimaduras, 2015)
As queimaduras são classificadas de acordo com o grau de comprometimento, analise as afirmações a seguir de acordo com essa classificação:
I. Nas queimaduras de terceiro grau existe a presença de placa esbranquiçada ou enegrecida, tecido necrótico, escuro, sem vida.
II.As queimaduras de primeiro grau afetam a epiderme, a derme e estruturas profundas, as três camadas da pele.
III.As queimaduras de segundo grau afetam a epiderme, parte da derme, primeira e segunda camada da pele, proporcionando o aparecimento de bolhas.
IV.Nas queimaduras de primeiro grau, por ser superficial, a parte interna da bolha é rósea, úmida e dolorosa.
É correto o que se afirma em:
Esse Código, além de estabelecer a supremacia masculina, abria espaço para a poligamia. Muitos dos senhores tinham reconhecidas e respeitadas pela lei suas relações extraconjugais
A propriedade era resguardada à autoridade masculina. O patrimônio matrimonial podia ser dividido e a mulher tinha reconhecida parte considerável dos bens adquiridos antes e durante o casamento.
Por mais que fosse conservadora, a família poderia ser dissolvida. Contudo os homens, chefes da família, eram os únicos que podiam pedir o fim dos laços matrimoniais. As mulheres que se separavam não poderiam se casar novamente.
A supremacia do pater-família era incontestável. Seu poder sobre os membros familiares se expressava diante da lei pela submissão da mulher e dos filhos a sua autoridade. Além da família indissolúvel, havia o não reconhecimento dos filhos fora do casamento.
Apesar da família ser considerada indissolúvel, ela permite incorporar os filhos fora do casamento, uma prática comum entre os grandes empresários agrícolas do país.
A guarda dos filhos é uma questão polêmica nos processos de separação. Por mais tranquila que seja a separação entre os pais, o processo sempre traz rupturas nas relações estabelecidas com os filhos. Hoje, é possível definir três formas de guarda dos pais em relação aos filhos. Elas são estabelecidas dependendo das condições em que o processo de separação se dá. Uma delas é a Guarda Compartilhada.
Assinale a alternativa que caracteriza, de forma correta, a Guarda Compartilhada.
A Guarda Compartilhada estabelece o poder de decidir acerca da vida dos filhos apenas para as mães. Elas podem, ou não, pedir a opinião dos maridos.
A Guarda Compartilhada divide as responsabilidades pelos filhos entre os pais, mesmo separados, tanto em relação ao direito à convivência quanto ao dever da criação responsável, material e moral.
A Guarda Compartilhada diz respeito exclusivamente à questão econômica, referente às despesas com os filhos.
A Guarda Compartilhada estabelece o direito de os pais de ficarem juntos com os filhos, no mesmo ambiente, porém com vidas pessoais independentes.
A Guarda Compartilhada determina que famílias com mais de dois filhos podem separá-los, sendo que a mãe fica com o maior número deles e o pai, com o menor.
As Conferências sobre o clima, conhecidas como (COPs Conferências das Partes da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas) ocorreram a partir de 1995, porém os acordos vêm sendo feitos desde 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Foi em 1972 ocorreu a primeira conferência com o objetivo de criar um documento que norteasse a conduta dos países com relação às emissões de gases do efeito estufa e também sobre um novo comportamento sustentável. Após a primeira Conferência ocorrida na década de 70, outras se sucederam, entretanto, algumas são mais conhecidas e reconhecidas internacionalmente na área do Desenvolvimento Sustentável por terem enfatizado os problemas acerca do clima.
(Fonte: CONFERÊNCIA sobre o meio ambiente. Protocolo de Kyoto. Disponível em: <http://protocolo-de-kyoto.info/conferencias-sobre-meio-ambiente.html>. Acesso em: 12 jul. 2017 [Adaptado]. )
A esse respeito, analise as afirmações a seguir:
I. Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), no Rio de Janeiro. O evento é conhecido como ECO-92 ou Rio 92.
II. Líderes de diversas nações assinaram um Tratado chamado Protocolo de Kyoto em 1997.
III. Em 2002, em Johannesburgo, na África, a cúpula mundial se reuniu na Rio+10.
IV. Em 2012, novamente no Brasil, a Cúpula se reunião para a Rio+20.
Considerando essas afirmações, é correto o que se afirma em:
I, II, III e IV.
I, II e III, somente.
I e II, somente.
III e IV, somente.
I, somente
O Brasil é fruto da colonização portuguesa. A nação lusitana teve uma formação cristã católica, moralmente conservadora. A figura feminina foi subordinada plenamente ao poder patriarcal. Esses valores morais foram transplantados para a colônia portuguesa na América. Contudo a forma como o poder patriarcal se estabeleceu no Brasil teve peculiaridades. Colaborou para o preconceito em relação à mulher e expressou contradições entre a moral estabelecida pelo cristianismo e as relações sociais.
Assinale a alternativa que melhor expressa o ambiente moral em relação à família e às práticas sociais contraditórias entre os elementos que formaram a sociedade brasileira.
A formação da família brasileira foi flexível desde sua origem. O país incorporou, ao longo de sua formação, uma composição familiar poligâmica e de agregados oriundos das relações extraconjugais dos senhores de terras e escravos.
A segregação racial foi constante dentro da história social brasileira. Ao evitar a miscigenação, o Brasil passou a ter uma formação social fundada em quistos étnicos e morais. A família portuguesa, branca, de origem europeia conviveu lado a lado com a família poligâmica afro-indígena.
A presença da Igreja Católica na colônia, como formadora dos princípios morais, permitiu um controle rígido do comportamento familiar e da manutenção da instituição moral, sem atos de impureza por parte de seus membros.
Ao mesmo tempo que o poder patriarcal era inquestionável, em especial no comando dos senhores de terras e escravos, as práticas sexuais extraconjugais eram constantes. A miscigenação social é resultado, em muitos casos, dessa contradição.
A presença do mulato na formação brasileira é uma condição de exceção, e não de regra. Os senhores de engenho e, inclusive, os elementos portugueses de baixa renda mantinham-se distantes dos escravos, sejam eles indígenas ou africanos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as queimaduras são responsáveis por aproximadamente 300.000 mortes por ano em todo o mundo. No Brasil, as queimaduras representam cerca de 2.500 óbitos por ano. No sexo feminino, as queimaduras estão mais relacionadas a situações domésticas, preparo de alimentos, água fervente, gás de cozinha. Já no sexo masculino, por sua vez, as queimaduras estão mais relacionadas ao ambiente laboral, onde a maioria das vítimas apresentam queimaduras principalmente no tórax e membros superiores.
(Fonte: SANTOS, A. E. et al. Occupations with increased risk for accident with burns. Rev. Bras. de Queimaduras, 2015)
As queimaduras são classificadas de acordo com o grau de comprometimento, analise as afirmações a seguir de acordo com essa classificação:
I. Nas queimaduras de terceiro grau existe a presença de placa esbranquiçada ou enegrecida, tecido necrótico, escuro, sem vida.
II.As queimaduras de primeiro grau afetam a epiderme, a derme e estruturas profundas, as três camadas da pele.
III.As queimaduras de segundo grau afetam a epiderme, parte da derme, primeira e segunda camada da pele, proporcionando o aparecimento de bolhas.
IV.Nas queimaduras de primeiro grau, por ser superficial, a parte interna da bolha é rósea, úmida e dolorosa.
É correto o que se afirma em:
A Guarda Compartilhada estabelece o poder de decidir acerca da vida dos filhos apenas para as mães. Elas podem, ou não, pedir a opinião dos maridos.
A Guarda Compartilhada divide as responsabilidades pelos filhos entre os pais, mesmo separados, tanto em relação ao direito à convivência quanto ao dever da criação responsável, material e moral.
A Guarda Compartilhada diz respeito exclusivamente à questão econômica, referente às despesas com os filhos.
A Guarda Compartilhada estabelece o direito de os pais de ficarem juntos com os filhos, no mesmo ambiente, porém com vidas pessoais independentes.
A Guarda Compartilhada determina que famílias com mais de dois filhos podem separá-los, sendo que a mãe fica com o maior número deles e o pai, com o menor.
As Conferências sobre o clima, conhecidas como (COPs Conferências das Partes da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas) ocorreram a partir de 1995, porém os acordos vêm sendo feitos desde 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Foi em 1972 ocorreu a primeira conferência com o objetivo de criar um documento que norteasse a conduta dos países com relação às emissões de gases do efeito estufa e também sobre um novo comportamento sustentável. Após a primeira Conferência ocorrida na década de 70, outras se sucederam, entretanto, algumas são mais conhecidas e reconhecidas internacionalmente na área do Desenvolvimento Sustentável por terem enfatizado os problemas acerca do clima.
(Fonte: CONFERÊNCIA sobre o meio ambiente. Protocolo de Kyoto. Disponível em: <http://protocolo-de-kyoto.info/conferencias-sobre-meio-ambiente.html>. Acesso em: 12 jul. 2017 [Adaptado]. )
A esse respeito, analise as afirmações a seguir:
I. Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), no Rio de Janeiro. O evento é conhecido como ECO-92 ou Rio 92.
II. Líderes de diversas nações assinaram um Tratado chamado Protocolo de Kyoto em 1997.
III. Em 2002, em Johannesburgo, na África, a cúpula mundial se reuniu na Rio+10.
IV. Em 2012, novamente no Brasil, a Cúpula se reunião para a Rio+20.
Considerando essas afirmações, é correto o que se afirma em:
I, II, III e IV.
I, II e III, somente.
I e II, somente.
III e IV, somente.
I, somente
O Brasil é fruto da colonização portuguesa. A nação lusitana teve uma formação cristã católica, moralmente conservadora. A figura feminina foi subordinada plenamente ao poder patriarcal. Esses valores morais foram transplantados para a colônia portuguesa na América. Contudo a forma como o poder patriarcal se estabeleceu no Brasil teve peculiaridades. Colaborou para o preconceito em relação à mulher e expressou contradições entre a moral estabelecida pelo cristianismo e as relações sociais.
Assinale a alternativa que melhor expressa o ambiente moral em relação à família e às práticas sociais contraditórias entre os elementos que formaram a sociedade brasileira.
A formação da família brasileira foi flexível desde sua origem. O país incorporou, ao longo de sua formação, uma composição familiar poligâmica e de agregados oriundos das relações extraconjugais dos senhores de terras e escravos.
A segregação racial foi constante dentro da história social brasileira. Ao evitar a miscigenação, o Brasil passou a ter uma formação social fundada em quistos étnicos e morais. A família portuguesa, branca, de origem europeia conviveu lado a lado com a família poligâmica afro-indígena.
A presença da Igreja Católica na colônia, como formadora dos princípios morais, permitiu um controle rígido do comportamento familiar e da manutenção da instituição moral, sem atos de impureza por parte de seus membros.
Ao mesmo tempo que o poder patriarcal era inquestionável, em especial no comando dos senhores de terras e escravos, as práticas sexuais extraconjugais eram constantes. A miscigenação social é resultado, em muitos casos, dessa contradição.
A presença do mulato na formação brasileira é uma condição de exceção, e não de regra. Os senhores de engenho e, inclusive, os elementos portugueses de baixa renda mantinham-se distantes dos escravos, sejam eles indígenas ou africanos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as queimaduras são responsáveis por aproximadamente 300.000 mortes por ano em todo o mundo. No Brasil, as queimaduras representam cerca de 2.500 óbitos por ano. No sexo feminino, as queimaduras estão mais relacionadas a situações domésticas, preparo de alimentos, água fervente, gás de cozinha. Já no sexo masculino, por sua vez, as queimaduras estão mais relacionadas ao ambiente laboral, onde a maioria das vítimas apresentam queimaduras principalmente no tórax e membros superiores.
(Fonte: SANTOS, A. E. et al. Occupations with increased risk for accident with burns. Rev. Bras. de Queimaduras, 2015)
As queimaduras são classificadas de acordo com o grau de comprometimento, analise as afirmações a seguir de acordo com essa classificação:
I. Nas queimaduras de terceiro grau existe a presença de placa esbranquiçada ou enegrecida, tecido necrótico, escuro, sem vida.
II.As queimaduras de primeiro grau afetam a epiderme, a derme e estruturas profundas, as três camadas da pele.
III.As queimaduras de segundo grau afetam a epiderme, parte da derme, primeira e segunda camada da pele, proporcionando o aparecimento de bolhas.
IV.Nas queimaduras de primeiro grau, por ser superficial, a parte interna da bolha é rósea, úmida e dolorosa.
É correto o que se afirma em:
II. Líderes de diversas nações assinaram um Tratado chamado Protocolo de Kyoto em 1997.
III. Em 2002, em Johannesburgo, na África, a cúpula mundial se reuniu na Rio+10.
IV. Em 2012, novamente no Brasil, a Cúpula se reunião para a Rio+20.
I, II, III e IV.
I, II e III, somente.
I e II, somente.
III e IV, somente.
I, somente
O Brasil é fruto da colonização portuguesa. A nação lusitana teve uma formação cristã católica, moralmente conservadora. A figura feminina foi subordinada plenamente ao poder patriarcal. Esses valores morais foram transplantados para a colônia portuguesa na América. Contudo a forma como o poder patriarcal se estabeleceu no Brasil teve peculiaridades. Colaborou para o preconceito em relação à mulher e expressou contradições entre a moral estabelecida pelo cristianismo e as relações sociais.
Assinale a alternativa que melhor expressa o ambiente moral em relação à família e às práticas sociais contraditórias entre os elementos que formaram a sociedade brasileira.
A formação da família brasileira foi flexível desde sua origem. O país incorporou, ao longo de sua formação, uma composição familiar poligâmica e de agregados oriundos das relações extraconjugais dos senhores de terras e escravos.
A segregação racial foi constante dentro da história social brasileira. Ao evitar a miscigenação, o Brasil passou a ter uma formação social fundada em quistos étnicos e morais. A família portuguesa, branca, de origem europeia conviveu lado a lado com a família poligâmica afro-indígena.
A presença da Igreja Católica na colônia, como formadora dos princípios morais, permitiu um controle rígido do comportamento familiar e da manutenção da instituição moral, sem atos de impureza por parte de seus membros.
Ao mesmo tempo que o poder patriarcal era inquestionável, em especial no comando dos senhores de terras e escravos, as práticas sexuais extraconjugais eram constantes. A miscigenação social é resultado, em muitos casos, dessa contradição.
A presença do mulato na formação brasileira é uma condição de exceção, e não de regra. Os senhores de engenho e, inclusive, os elementos portugueses de baixa renda mantinham-se distantes dos escravos, sejam eles indígenas ou africanos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as queimaduras são responsáveis por aproximadamente 300.000 mortes por ano em todo o mundo. No Brasil, as queimaduras representam cerca de 2.500 óbitos por ano. No sexo feminino, as queimaduras estão mais relacionadas a situações domésticas, preparo de alimentos, água fervente, gás de cozinha. Já no sexo masculino, por sua vez, as queimaduras estão mais relacionadas ao ambiente laboral, onde a maioria das vítimas apresentam queimaduras principalmente no tórax e membros superiores.
(Fonte: SANTOS, A. E. et al. Occupations with increased risk for accident with burns. Rev. Bras. de Queimaduras, 2015)
As queimaduras são classificadas de acordo com o grau de comprometimento, analise as afirmações a seguir de acordo com essa classificação:
I. Nas queimaduras de terceiro grau existe a presença de placa esbranquiçada ou enegrecida, tecido necrótico, escuro, sem vida.
II.As queimaduras de primeiro grau afetam a epiderme, a derme e estruturas profundas, as três camadas da pele.
III.As queimaduras de segundo grau afetam a epiderme, parte da derme, primeira e segunda camada da pele, proporcionando o aparecimento de bolhas.
IV.Nas queimaduras de primeiro grau, por ser superficial, a parte interna da bolha é rósea, úmida e dolorosa.
É correto o que se afirma em:
A formação da família brasileira foi flexível desde sua origem. O país incorporou, ao longo de sua formação, uma composição familiar poligâmica e de agregados oriundos das relações extraconjugais dos senhores de terras e escravos.
A segregação racial foi constante dentro da história social brasileira. Ao evitar a miscigenação, o Brasil passou a ter uma formação social fundada em quistos étnicos e morais. A família portuguesa, branca, de origem europeia conviveu lado a lado com a família poligâmica afro-indígena.
A presença da Igreja Católica na colônia, como formadora dos princípios morais, permitiu um controle rígido do comportamento familiar e da manutenção da instituição moral, sem atos de impureza por parte de seus membros.
Ao mesmo tempo que o poder patriarcal era inquestionável, em especial no comando dos senhores de terras e escravos, as práticas sexuais extraconjugais eram constantes. A miscigenação social é resultado, em muitos casos, dessa contradição.
A presença do mulato na formação brasileira é uma condição de exceção, e não de regra. Os senhores de engenho e, inclusive, os elementos portugueses de baixa renda mantinham-se distantes dos escravos, sejam eles indígenas ou africanos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as queimaduras são responsáveis por aproximadamente 300.000 mortes por ano em todo o mundo. No Brasil, as queimaduras representam cerca de 2.500 óbitos por ano. No sexo feminino, as queimaduras estão mais relacionadas a situações domésticas, preparo de alimentos, água fervente, gás de cozinha. Já no sexo masculino, por sua vez, as queimaduras estão mais relacionadas ao ambiente laboral, onde a maioria das vítimas apresentam queimaduras principalmente no tórax e membros superiores.
(Fonte: SANTOS, A. E. et al. Occupations with increased risk for accident with burns. Rev. Bras. de Queimaduras, 2015)
As queimaduras são classificadas de acordo com o grau de comprometimento, analise as afirmações a seguir de acordo com essa classificação:
I. Nas queimaduras de terceiro grau existe a presença de placa esbranquiçada ou enegrecida, tecido necrótico, escuro, sem vida.
II.As queimaduras de primeiro grau afetam a epiderme, a derme e estruturas profundas, as três camadas da pele.
III.As queimaduras de segundo grau afetam a epiderme, parte da derme, primeira e segunda camada da pele, proporcionando o aparecimento de bolhas.
IV.Nas queimaduras de primeiro grau, por ser superficial, a parte interna da bolha é rósea, úmida e dolorosa.
É correto o que se afirma em:
I. Nas queimaduras de terceiro grau existe a presença de placa esbranquiçada ou enegrecida, tecido necrótico, escuro, sem vida.
II.As queimaduras de primeiro grau afetam a epiderme, a derme e estruturas profundas, as três camadas da pele.
III.As queimaduras de segundo grau afetam a epiderme, parte da derme, primeira e segunda camada da pele, proporcionando o aparecimento de bolhas.
IV.Nas queimaduras de primeiro grau, por ser superficial, a parte interna da bolha é rósea, úmida e dolorosa.
É correto o que se afirma em: