FORMAÇÃO GERAL VII


Leandro é voluntário em uma organização não governamental. Por meio de projetos em conjunto com a iniciativa privada da região onde atua, desenvolveu aplicativos para celulares com o intuito de demarcar os pontos mais críticos da cidade no que tange à necessidade de acesso à tecnologia para crianças e adolescentes. Alguns resultados já podem ser vistos, pois organizações se mobilizaram para levar o acesso a essas ferramentas aos locais mais necessitados. Pode-se afirmar que o caso fictício apresentado se relaciona à:


Mobilização Social.


Convergência Digital.


Transformação social


Inclusão Social.


Popularidade em Rede.

Ao tratarmos do desenvolvimento do ser humano, entendemos que Jean Piaget estruturou um sistema explicativo da cognição humana a partir da utilização das contribuições da Biologia e da Lógica. A Epistemologia Genética é uma das grandes teorias do desenvolvimento humano que nos auxilia a compreender como o homem constrói o conhecimento e a moralidade. 

 

Com relação a esse assunto, analise as afirmativas a seguir.

 

I.   Para Piaget o desenvolvimento humano e da inteligência se processa por meio de etapas/fases. Assim, em cada etapa o sujeito apresentará formas de pensamento e comportamentos característicos desta etapa.


II.  Nessa teoria a construção do conhecimento se dá por meio da interação criança com o objeto, por isso a importância das experiências para o desenvolvimento da inteligência e da moralidade.


III. Piaget pensa o conhecimento para além da sala de aula, abrangendo a relação com o outro, por exemplo, dentro de casa, na relação família-criança, criança-grupo social. 


IV. Em sua teoria Piaget comprova que os estágio do desenvolvimento e da moralidade são processos desconexos, desenvolvidos separadamente, sem uma interrelação.


V. O papel do adulto, dos pais, professores ou responsáveis é importante para o processo de desenvolvimento da moralidade de forma que o sujeito consiga desenvolver a moral autônoma.


Assinale a alternativa CORRETA:


Somente as afirmativas I, III e V estão corretas.


Somente as afirmativas I, II, III e V estão corretas


Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.


Somente as afirmativas II, IV e V estão corretas


Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.

Vários estudos apontam que o aquecimento global é uma realidade e a contribuição do ser humano é significativa para a ocorrência de fenômenos ligados às mudanças climáticas. Por isso, devemos agir imediatamente em escala global para reverter o que for possível.

No COP 20, em Lima,  2014, ficou estabelecido que as delegações de 195 países devem apresentar compromissos de redução de emissões globais de gases poluentes.

Esses países conseguirão cumprir a meta estabelecida no COP 20, 2014, se:


se reduzir de 20% a 35% das emissões até 2050.


se reduzir de 25% a 50% das emissões até 2050.


se reduzir de 40% a 70% das emissões até 2050.


se reduzir de 30% a 75% das emissões até 2050.


se reduzir de 40% a 85% das emissões até 2050.

Presenciamos, atualmente, um momento da história em que a tecnologia exerce diversas influências na sociedade como um todo. É claro que muitas ferramentas tecnológicas vêm com o intuito de melhorar a vida das pessoas. Outro ponto é o comportamento dos indivíduos, que é influenciado diretamente pelas novidades que a tecnologia nos proporciona. 

A respeito desse assunto, analise as asserções a seguir.

I – As pessoas estão mais expostas, pessoal e profissionalmente, por meio das mídias sociais.

PORQUE

II – Vivemos em um contexto digital em que a tecnologia passa a fazer parte das atividades mais rotineiras.

Assinale a alternativa correta:


A asserção I é verdadeira, e a asserção II é falsa.


Ambas as asserções são falsas.


Ambas as asserções são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.


A asserção I é falsa, e a asserção II é verdadeira.


Ambas as asserções são verdadeiras, porém a II não é uma justificativa da I.

(Questão adaptada a partir da sistematização de Gilson Luiz Corrêa. A teoria de Piaget: ninguém nasce moral - Filosofia Enem. 2016. Disponível em: <https://blogdoenem.com.br>. Acesso em: 5 jul. 2017).

Ao verificarmos o ensino dos conteúdos, tomando como base as aulas de Educação Física, notamos que há sempre valores morais em jogo, como a justiça e a injustiça, o certo e o errado, a solidariedade e o egoísmo, o respeito e o desrespeito. Desse modo, ensinar um determinado movimento, uma dada habilidade ou um fundamento dentro do contexto de um conteúdo específico de ensino é, antes de tudo, ensinar regras de comportamento e de convivência em sociedade.

Para o estudioso Jean Piaget (1994), a evolução da prática e da consciência da regra abrange três fases que apresentam a seguinte ordem de desenvolvimento:


Heteronomia, anomia e autonomia.


Anomia, autonomia e heteronomia.


Autonomia, heteronomia e anomia. 


Heteronomia, autonomia e anomia.


Anomia, heteronomia e autonomia.

As mudanças no Código Civil brasileiro foram lentas, elaboradas ao longo de 50 anos. Começaram na década de 1960 e perduraram até ser formulado um novo código, em 2002, que entrou em vigor em janeiro de 2003. O novo Código Civil é considerado por muitos desatualizado, cheio de remendos.

Dentre as discussões da elaboração do novo Código Civil, a legislação em relação ao casamento foi alterada. Duas dessas mudanças aconteceram nas décadas de 1960 e 1970. Assinale qual das afirmativas a seguir relata essas mudanças.


Apesar do reconhecimento do casamento homoafetivo, este só poderia ser estabelecido por pessoas do sexo masculino, sendo vedada a união entre mulheres. Essa união só poderia existir em forma de associação com o consentimento dos pais.


Os filhos fora do casamento foram reconhecidos como filhos legítimos, e a mulher passou a ter o direito de requerer o divórcio sem o consentimento do marido.


Foi reconhecido pelo Estado o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Isso fez do Brasil o primeiro país da América Latina a tomar essa medida. Além disso, foi reconhecida a união estável com os mesmos direitos dos matrimônios constituídos com o registro civil.


Além da mulher ter reconhecido o direito sobre seus bens adquiridos pela atividade profissional exercida por ela, o divórcio foi instituído. 


As mulheres passaram a ser consideradas chefes da família na mesma condição dos homens. Também, passaram a determinar o poder sobre os filhos em detrimento dos seus maridos.

“Choque elétrico é o conjunto de perturbações de natureza e efeitos diversos, que se manifestam no organismo humano ou animal, quando este é percorrido por corrente elétrica. As manifestações relativas ao choque elétrico dependendo das condições e intensidade da corrente podem ser desde uma ligeira contração superficial até uma violenta contração muscular que pode provocar a morte”

(Fonte: RISCOS da Eletricidade. UNESP: Câmpus de Bauru - Faculdade de Engenharia. Disponível em:. Acesso em: 17 jul. 2017)

Considerando as ações a serem realizadas em caso de choque por descarga elétrica, avalie as afirmações a seguir como V para verdadeiras e F para falsas:

I) Verificar a segurança do local e só acessar a vítima se o meio não oferecer mais risco de choque, identificar traumas associados e acionar o serviço de emergência.
II) O atendente não deve, em momento algum, tocar na vítima até a chegada do serviço de emergência.
III) Antes de tocar o corpo da vítima, procure livrá-la da corrente elétrica, com a máxima segurança possível e a máxima rapidez, nunca use as mãos ou qualquer objeto metálico ou molhado para interromper um circuito ou afastar um fio.

 

As afirmações I, II e III são, respectivamente:  

 

 


F, V, F


V, F, F


F, F, V


V, F, V


V, V, V

Queimadura é uma lesão na pele que pode ser causada por diversas fontes externas. A gravidade de uma queimadura é determinada, entre outros fatores, pela extensão de pele afetada. Considerando esse assunto, assinale a alternativa que indica quais são as ações que devem ser executadas em primeiros socorros para a assistência à vítima de queimadura:


Remover roupas aderidas a pele, assim como jóias, anéis ou relógios.


Interromper o processo de queimadura, umedecendo o local com água fria ou gelo.


Cobrir as lesões com tecido limpo e umedecido com água limpa.


Se a queimadura atingiu grande extensão corpórea, é importante resfriar a vítima para otimizar o processo de cicatrização.


Estourar bolhas e remover a camada superficial da pele queimada para diminuir o risco de infecção.

O contexto da sociedade atual, mesmo diante de inúmeras evoluções e transformações que são possíveis de verificar, ainda é marcado por situações de exclusão em diversas esferas. É possível comprovar isso pela discrepância existente em relação a níveis salariais, acesso a serviços de saúde e educação, dentre outros fatores que fazem parte da conjuntura atual. 

Com base nesse assunto e no que foi abordado durante a palestra, assinale a alternativa que melhor representa o significado do termo Exclusão Social.

 


Um grupo de pessoas trabalha na tentativa de proporcionar melhores oportunidades para classes menos favorecidas na cidade onde moram.


Uma pessoa não é aceita em um determinado clube de serviços, pelo fato de não residir no mesmo bairro em que os demais integrantes residem.


Um indivíduo tem acesso às mesmas oportunidades e ferramentas tecnológicas, independente do lugar onde se encontra ou reside.


Uma pessoa tem seus comportamentos transformados pelo contexto da sociedade e é influenciada pela tecnologia moderna.


As pessoas, hoje em dia, estão muito expostas nas redes sociais por conta do contexto tecnológico vivenciado no tempo presente.

Da mesma forma que é possível observar grandes diferenças culturais no Brasil, devido a sua grandiosidade territorial e a sua colonização ter sido feita por inúmeras nacionalidades diferentes, também vemos grande diferença em relação ao acesso à tecnologia em determinadas regiões. Se você reside em um grande centro, certamente não consegue imaginar a possibilidade de ficar sem acesso à Internet no seu trabalho. Agora, pessoas que residem em regiões mais remotas, em muitos casos, não têm sequer o acesso à Informação, quem dirá à Internet. 

A respeito desse assunto, analise as afirmações a seguir.

I – Ao se falar em Inclusão Digital, deve-se oportunizar às pessoas a terem acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação.

II – Um grupo social, ao ter acesso à Tecnologia da Informação e Comunicação, já tem como consequência a garantia de seus direitos para exercitar sua postura de cidadão.

III – Se um determinado grupo social de um país não tem acesso a informações acerca de um assunto que pode auxiliá-lo a progredir, pode-se afirmar que esse grupo é excluído digitalmente.

IV – A privação de acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação leva ao agravamento de situações de exclusão e desigualdade social.

Após análise, pode-se afirmar que está correto o que se afirma em:


II, III e IV, apenas


I e II, apenas.


I, II e III, apenas.


I, III e IV, apenas.


II e IV, apenas.

Páginas: 123456