FORMAÇÃO GERAL IX


O gerenciamento de crise visa à redução de prejuízos no caso de a empresa passar por adversidades, seja por motivos internos ou externos. Para tanto, é interessante vislumbrar possíveis cenários e planos de ação que podem ser colocados em prática. O Planejamento de Contingências, deve:

I. Abranger soluções para os principais pontos de vulnerabilidade, possuindo como um de seus objetivos, normalizar as atividades o mais rapidamente possível após a ocorrência de uma crise.

II. Possuir, entre outros, um plano preventivo, facilitado por uma ferramenta de análise de riscos e por medidas de prevenção a fim de antever possíveis cenários indesejados.

III. Possuir um plano corretivo e de administração, com instruções e procedimentos que entram em ação após um sinistro ou ocorrência de evento não desejado, tais como, um plano de gerenciamento de crises e procedimentos de emergência, entre outros.

Está correto o que se apresenta em:


II, somente.


I, II e III.


I e II, somente.


I e III, somente.


III, somente.

 

Leia o trecho da notícia e, a seguir, responda o que se pede.

Após dois anos, impacto ambiental do desastre em Mariana ainda não é totalmente conhecido.

Em 5 de novembro de 2015, 34 milhões de metros cúbicos de rejeito de minério de ferro jorraram do complexo de mineração operado pela Samarco e percorreram 55 km do rio Gualaxo do Norte e outros 22 km do rio do Carmo até desaguarem no rio Doce. No total, a lama percorreu 663 km até encontrar o mar, no município de Regência (ES). Ainda não é possível mensurar completamente a dimensão do impacto na natureza porque boa parte da lama continua nas margens e na calha do rio, dizem especialistas consultados pela BBC Brasil. E, ainda, parte dos rejeitos que chegou ao oceano continua sendo carregado pelas correntes marinhas. Também não há ainda análises definitivas do monitoramento que vem sendo feito dos peixes e animais que voltaram a aparecer nos últimos dois anos. Não há dados seguros, por exemplo, que apontem se eles estão contaminados ou se são apropriados para consumo.
 

Fonte: MOTA, C. V. Após dois anos, impacto ambiental do desastre em Mariana ainda não é totalmente conhecido. BBC Brasil, 5 nov. 2017. Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/brasil-41873660>. Acesso em: 01/03/2018.

Acerca do gerenciamento de crises, assinale a alternativa correta.


A transparência nas informações ofertadas pode demonstrar vulnerabilidade da empresa ou da organização, o que pode acarretar um agravamento da crise.


O Brasil tem legislação específica versando acerca de condutas a serem adotadas em caso de crise.


A realização de análise de risco impõe o delineamento de cenários futuros, com a identificação de sensibilidade e a mensuração de níveis de tolerância.



Afrontar a mídia e a divulgação dos fatos sobre uma crise mostraram-se estratégia eficaz na reversão do quadro.


Em situação de crise, vale a máxima de quanto menos se falar com a imprensa, melhor.
 

Ainda que uma organização não esteja encarando uma crise ou não tenha passado por nenhum problema nos últimos tempos, é importante que se desenvolva um planejamento, propondo diferentes soluções para eventuais problemas que podem ir da produção ou prestação de serviços à direção, passando por seus departamentos administrativos e até por relações com outras empresas. Sobre as fases da resolução da crise, podemos enumerar:

1 – Preparo
2 – Resposta imediata
3 – Plano específico
4 – Resolução
5 – Lições aprendidas

Considerando os termos anteriores, correlacione-os adequadamente à coluna a seguir.

( ) Deve incluir a realização periódica de ensaios e exercícios simulados.
( ) Etapa que se ocupa da discussão e elaboração de uma solução para o evento.
( ) Norteia-se por quatro conceitos básicos: conter, controlar, comunicar e coordenar.
( ) É comumente tida como a fase mais delicada do conflito, principalmente quando se decide pelo uso de força letal.
( ) É uma maneira de fazer a empresa crescer e amadurecer em seus processos, pela absorção de pontos não considerados em seu plano inicial, por exemplo.

A sequência correta é aquela que se apresenta em:


1, 3, 5, 2, 4.

 


3, 5, 1, 4, 2.


1, 3, 2, 4, 5.


1, 2, 5, 3, 4.


5, 3, 1, 2, 4.

Sobre a classificação de riscos, estes podem ser estruturados consoante uma classificação genérica da potencialidade das ameaças. Entre os riscos de classe A, que são aqueles que apresentam alta frequência e probabilidade de baixa potencialidade das ameaças, podemos identificar:

  1. Perdas e danos, na carga e descarga, no transporte interno e  externo.
  2. Danos ao sistema elétrico.
  3. Quebra de máquinas e equipamentos.
  4. Perda de dinheiro ou valores no transporte interno e externo.
  5. Roubo e furto em geral.

É correto o que se afirma em


I e IV, apenas.


I e II, apenas.


II e III, apenas.


II e V, apenas.

 


III e V, apenas.

Leia o trecho da notícia e, a seguir, responda o que se pede.

Secretário que ordenou matança de cães em Igaracy, PB, é afastado do cargo.
 

Por recomendação do Ministério Público da Paraíba (MPPB), o prefeito da cidade de Igaracy, no Sertão, José Carneiro Almeida da Silva, exonerou José Carlos Maia do cargo de Secretário de Saúde do município. A exoneração foi divulgada na noite dessa quinta-feira (9) e aconteceu em função do envolvimento do então secretário com a matança de mais de 30 cães. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da Prefeitura de Igaracy. Ainda conforme a assessoria, José Carlos Maia vai ficar afastado do cargo até que o inquérito sobre a morte dos animais seja concluído.

Fonte: SECRETÁRIO que ordenou matança de cães em Igaracy, PB, é afastado do cargo. G1, 9 mar. 2018. Disponível em: <https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/secretario-que-ordenou-matanca-de-caes-em-igaracy-pb-e-afastado-do-cargo.ghtml>. Acesso em: 09/03/2018.

Responda: A conduta das empresas, organizações privadas ou mesmo públicas, diante da nova realidade da comunicação com a participação em redes e mídias sociais, traz desafios que são agravados pela dificuldade de mudar a conduta de vida pública anterior.

Em relação à conduta das organizações, considere as afirmativas a seguir.

I.  A empresa deve redefinir suas reais prioridades e expor-se na mídia.
II. A empresa deve abandonar as mídias tradicionais.
III. A empresa deve atuar de forma rápida e refletida no gerenciamento de crises nas redes sociais.

É correto o que se afirma em


I, apenas.


II e III, apenas.


II, apenas.


I, II e III.
 


I e III, apenas.

A Matriz GUT é uma ferramenta de auxílio na priorização de resolução de problemas. A matriz serve para classificar cada problema que você julga pertinente para a sua empresa pela ótica da gravidade do problema, da urgência de resolução do problema e pela tendência apresentada. Formamos, dessa forma, uma matriz de decisão que vai revelar os pontos fortes e fracos de cada alternativa.

 

A URGÊNCIA revelada na matriz GUT implica considerar:

 

  1. Prejuízos financeiros
  2. Prejuízos físicos
  3. Esfera de competência
  4. Tendência de piorar
  5. Tempo para solucionar
     

É correto o que se afirma em


I e II, apenas.


III e V, apenas.


II e V, apenas.

 


I e IV, apenas.


II e III, apenas.

Os relacionamentos de trabalho são diferenciados por dois motivos: não escolhemos nossos colegas, chefes, clientes ou parceiros, e precisamos funcionar bem juntos, independentemente do grau de afinidade que temos com as pessoas. São importantes também porque lidamos com diferenças de opinião, de visão, de formação, de cultura, de comportamento e, apesar disso, temos de dar resultados satisfatórios. Na palestra, comentamos sobre os 5 pilares do relacionamento interpessoal no trabalho. Quais são ele?


Alegria, organização, trabalho em equipe, sintonia e resiliência.


Sinergia, espírito crítico, habilidades motoras, empatia e disciplina.


Qualificação profissional, altruísmo, sinceridade e ética.


Autoconhecimento, empatia, assertividade, cordialidade e ética.


Motivação, comportamento, comunicação, trabalho em equipe e resiliência.

As relações interpessoais no trabalho impactam a nossa vida porque passamos mais de 1/3 dela trabalhando e nos relacionando com os nossos colegas. Assinale a alternativa que define o que discutimos sobre o tema.


É a relação que existe entre chefe e subordinado e que define as regras de sobrevivência dentro das organizações.


São as relações que existem entre as pessoas, independentemente de hierarquia, cargos ou formação, e que auxiliam no bom andamento de todos os processos e projetos, bem como definem a formação de uma equipe de alta performance e o clima organizacional.


Sendo amigo do chefe, as relações interpessoais não auxiliam no meu sucesso profissional.


São as relações que existem entre as áreas das empresas e que garantem o bom funcionamento dos processos para que se atinjam os resultados esperados.


São a forma como vemos o mundo e interagimos com ele.

Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima! Essa frase representa a capacidade que qualquer profissional deve possuir para suportar as dificuldades do dia a dia no trabalho. Qual das características é melhor representada por essa frase?


Trabalho em equipe.


Comportamento.


Comunicação.


Resiliência.


Motivação.

Considerando a Inteligência Estratégica das Organizações, os aspectos levados em consideração para maior eficiência e eficácia são Sinergia, Sintonia e Simpatia. Assinale a alternativa correta discutida para atingir esse fim.


A inteligência estratégica nas organizações não auxilia na entrega de eficiência e eficácia.


Ter a Sinergia para fazer força juntos; ter a Sintonia para atingir resultados; a Simpatia não é necessária para busca por resultados.


Sinergia, Sintonia e Simpatia têm o mesmo objetivo quando se busca melhorar a inteligência estratégica das organizações, que é a busca por eficiência e eficácia.


Usar a Simpatia para ser amigo do chefe, a Sinergia para fazer força juntos e a Sintonia para promover ligação nos garante a entrega dos resultados.


Esses aspectos não são relevantes para as organizações na busca por resultados.

Páginas: 123456