ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM QUÍMICA


A reforma a vapor do metano é uma reação química endotérmica entre metano e água, conduzida a cerca de 20 atm e 800°C, na presença de níquel metálico, a partir da qual se produz uma mistura de gás hidrogênio e monóxido de carbono, que é muito utilizada em processos químicos industriais.

CH4(g) + H2O(v) --> 3H2(g) + CO(g)

Sobre essa reação, podemos afirmar que:

 

I. Elevar a pressão do sistema reacional deslocaria o equilíbrio químico no sentido de formar mais hás hidrogênio e monóxido de carbono.

II. A utilização de temperaturas elevadas é favorável dos pontos de vista cinético e termodinâmico.

III. Aumentar a fração molar de vapor de água na entrada do reator eleva a quantidade produzida de gás hidrogênio.

IV. Empregar níquel metálico sob a forma de partículas finamente divididas aumenta o rendimento da reação.

 

Analisando as afirmações, é correto o que se afirma em:


I e IV
I e III
II e III
I e II
II e IV

Uma escola da periferia da cidade de São Paulo apresentava altos índices de violência e de reprovação. Não havia nessa escola uma articulação interna, nem com a família dos alunos e nem com a comunidade onde está inserida. Os professores primavam por uma prática pedagógica individualizada e sem articulação com a realidade. Na eleição para a direção da escola, a professora Ângela foi eleita por toda a comunidade, interna e externa e logo que assumiu a direção, percebeu que precisava haver uma mudança. A escola não podia mais ser administrada, voltando-se apenas para os aspectos administrativos, mas sim, eles deveriam dar sustentação aos pedagógicos. Sendo assim, iniciou-se, com a participação e apoio de toda a comunidade, um movimento de organização da escola em direção a uma instituição democrática e autônoma.

 

Sobre os princípios da gestão democrática, julgue os itens a seguir.

 

I A gestão colegiada organiza o trabalho pedagógico, permitindo uma ampla participação.

II A implementação do projeto político-pedagógico contribui para a construção da identidade da instituição, por meio de uma constante reflexão e discussão.

III A centralização das ações desburocratiza os processos de gestão e de organização.

IV A participação da família e comunidade nas assembleias escolares é uma forma de aproximar a escola da sociedade.

 

É correto apenas o que se afirma em:


III e IV.
I, II e IV.
I, II, III e IV.
II e IV.
I e II.

O nível de eutrofização de um corpo d’água está relacionado ao uso e à ocupação do solo na bacia hidrográfica. A contribuição da ação antrópica com o aporte de nitrogênio e fósforo aos mananciais tem trazido, como decorrência, elevação nas populações de algas e plantas. Conforme a capacidade de assimilação do corpo d’água, a população de algas pode atingir valores elevados, principalmente em período de insolação. As superpopulações de algas foram uma camada superficial que impede a penetração da energia luminosa nas camadas inferiores do corpo d’água, o que traz uma série de problemas.

VON SPERLING, M. Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgoto. DESA-UFMG (adaptado).

 

A partir do que foi apresentado nesse fragmento de texto, avalie as seguintes afirmações.

 

I. Entre as estratégias para atenuar o processo de eutrofização, pode-se citar: aeração dos corpos hídricos, sombreamento, remoção de macrófitas e algas.

II. A sedimentação da matéria orgânica e a reduzida penetração do oxigênio provocam predominância de condições aeróbias no fundo do corpo d’água, devido à atividade fotossintética das algas.

III. Os esgotos domésticos contêm nitrogênio e fósforo, presentes nas fezes e urina, nos restos de alimentos, nos detergentes e em outros subprodutos das atividades humanas, o que torna a contribuição de nitrogênio e fósforo provenientes dos esgotos superior à originada da drenagem urbana.

 

Sendo assim, é correto o que se afirma em:


I, II e III
Apenas em I
I e III
Apenas em II
II e III

A adrenalina é produzida na glândula adrenal e regula o metabolismo energético nos músculos, fígado e tecido adiposo, além de servir como neurotransmissor. A reação de biossíntese dessa molécula ocorre em cinco etapas. O último passo está representado na figura a seguir, em que a R-noradrenalina se transforma na R-adrenalina pela ação de uma enzima.

 

 

Disponível em: <http://www2.ccc.uni-erlangen.de> Acessado em: 15 jul. 2017 (adaptado).

 

Sobre a reação apresentada na figura, avalie as afirmações a seguir.

I. A reação apresentada é de substituição eletrolítica.

II. Para mimetizar-se a reação representada, pode-se usar CH3I.

III. A adrenalina formada pode ser detectada por meio de espectroscopia na região do infravermelho.

 

É correto o que se afirma em:


Apenas II
I e III
I, II e III
II e III
Apenas I

A associação da inversão térmica à alta concentração de poluentes atmosféricos é um problema frequente em grandes cidades e pode causar danos à saúde, porque as inversões térmicas...


...fazem com que os contaminantes se acumulem na camada mais baixa da troposfera.
...são fontes de contaminação difusa nos grandes centros urbanos.
...são formadas pela camada de ar mais frio e que fica próxima à superfície terrestre.
...ocorrem em situações específicas, tais como noites de céu claro e movimentação turbulenta dos ventos, facilitando assim, o adensamento dos poluentes.
...possibilitam a dispersão de apenas alguns poluentes menos densos, como o O3.

Química Verde pode ser definida como o desenho, o desenvolvimento e a implementação de produtos químicos e processos para reduzir ou eliminar o uso ou geração de substâncias nocivas à saúde humana e ao ambiente.

LENARDÃO, E. J. et al. Green Chemistry: os 12 principios da Química Verde e sua inserção nas atividades de ensino e pesquisa.

Química Nova, vol. 26, n. 1, 123-129, 2003 (adaptado).

Considerando os princípios da Química Verde, avalie os conceitos apresentados a seguir.

 

I. Concepção de processos para maximizar a conversão de matéria-prima em produto.

II. Prioridade da utilização de matéria-primas e fontes de energia abundantes mesmo não sendo às renováveis.

III. Realização de reações em solução com a máxima diluição possível, com vistas à redução de riscos associados a altas concentrações de solutos.

IV. Concepção de processos de eficiência energética.

É correto apenas o que se afirma em:


II e III
I e IV
I, II e III
I, III e IV
II e IV

Um vazamento de amônia, gás utilizado para a refrigeração, provocou a intoxicação de funcionários de um frigorífico. Segundo o gerente da empresa, o vazamento “foi resolvido de imediato, mas a amônia levou alguns minutos para se dissipar. Por segurança, evacuamos toda a área e dispensamos os funcionários”.

Ocorrências como essa, associadas à utilização em grande escala, da amônia em empresas de alimentação, têm gerado grande preocupação nas áreas de saúde, segurança e meio ambiente. Planos de emergência devem ser estabelecidos, incluindo formas de redução das concentrações de amônia em caso de vazamentos.

Em situações como a mencionada no texto, a medida mais eficiente para se minimizar a rápida dispersão e controlar o vazamento de amônia em ambientes industriais é


Aspergir uma solução ácida, para forçar a reação de neutralização e formação de um sal.
Passa o gás através de filtros, para forçar a reação com substâncias que retenham a amônia.
Aspergir água, para forçar a reação de hidratação e formação do hidróxido de amônio.
Diminuir a temperatura do ambiente, para que os gases se dispersem mais lentamente.
Abrir todas as portas e janelas, para que o gás se disperse no ambiente.

Desde a atinguidade alguns metais como ouro, cobre e ferro são utilizado para vários fins. No entanto o alúminio só começou a ser usado no século XIX, produzido por elétrolise do Al2O3 na presença de fundente.

Considerante que sua produção ocorre através da eletrolise ígnea, analise as afirmações a seguir:

I. As cargas dos íons são elevadas, o que aumenta a atração entre os átomos.

II. A ligação entre os átomos de Al e O possui caráter predominante iônico.

III.  A energia necessária para ionizar o composto Al2O3 é baixa.

Estão corretas as afirmações:


II e III
I e II
Apenas a II
I, II e III
I e III

Leia e analise a situação hipotética descrita a seguir.

 

João cursa o nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Seu grande desejo no momento é passar de ano e entrar para o Ensino Médio. As disciplinas que ele mais gosta são Português e Inglês, mas não se sai bem em Matemática e Química. Na semana que antecedeu ao exame final da disciplina de matemática, o professor passou exercícios em sala de aula afim de preparar melhor os alunos para a realização do exame. João conseguiu resolver corretamente oito dos dez exercícios que o professor passou, entretanto, não comemorou o seu bom desempenho nas atividades, pois o que realmente importa para João, é tirar uma boa nota no exame e passar de ano. Na verdade, ele está com muito medo de não passar! O professor corrigiu os exercícios na sua mesa na medida em os alunos terminavam e entregavam. Ficou surpreso ao corrigir os exercícios realizados por João e, ao entregar a folha de exercícios corrigida, diz: - Muito bem João! Pena que esses exercícios não valem nota. Mas agora quero ver você tirar dez no exame final!

 

Assinale a alternativa que melhor representa a situação descrita acima.


A situação é pertinente a uma prática educacional tradicional que utiliza a avaliação para o controle da disciplina.
A situação é pertinente a uma prática educacional progressista, cujo processo ensino-aprendizagem é mais valorizado que o resultado final.
A situação é pertinente a uma prática escolar progressista que valoriza mais a cultura do aprender do que a cultura da nota.
A situação é pertinente a uma prática escolar tradicional que valoriza mais a cultura da nota do que a cultura do aprender.
A situação é pertinente a uma prática educacional progressista que valoriza os avanços do aluno.

A construção do projeto político-pedagógico é um caminho de consolidação da democracia, identidade e autonomia das escolas na busca por uma educação de qualidade. Essa ação exige o envolvimento e participação de toda a comunidade escolar. Para que isso aconteça de forma legítima, são criados os órgãos de gestão, que, de acordo com Veiga, (2001, p.115) “garantam, por um lado, a representatividade e, por outro, a continuidade e consequentemente a legitimidade”. Esses órgãos são: o conselho escolar ou colegiado, o conselho de classe, a associação de pais e mestres e o grêmio estudantil.

 

(VEIGA, I. P. A. As instâncias colegiadas da escola. In: VEIGA, I. P. A.; RESENDE, L. M. G. de. Escola: espaço do projeto político-pedagógico. 5ed. Campinas, S.P.: Papirus, 2001)

 

A seguir, leia o relato de uma situação hipotética vivenciada em uma escola pública.

 

A Escola Municipal Capitães da Areia, buscando sempre uma educação de qualidade, tem modificado sua forma de gestão. Ampliou e estreitou as relações com a comunidade da qual faz parte, o conselho escolar tem sido convidado a participar não só das decisões administrativas e financeiras, mas tem também ajudado em relação à frequência e aproveitamento dos alunos. Os alunos, professores, gestores, pais e demais funcionários da escola, são convidados para ajudarem a resolver, quando aparece algum problema na escola, para que possam juntos, encontrar a melhor solução. Este ano, de acordo com as normas municipais, haverá eleição para o Conselho Escolar que atuará a partir do próximo ano.

 

 

De acordo com as reflexões apresentadas, a gestão da Escola Municipal Capitães da Areia está:

 

I de acordo com a LDBEN 9.394/1996, pois tem um conselho escolar atuante, com participação comunitária.

II de forma equivocada, pois envolve alunos e funcionários nas decisões pedagógicas e administrativas.

III em desacordo com a LDBEN 9.394/1996, pois permite que pessoas de fora da escola interfiram em sua gestão.

IV em consonância com as concepções democráticas de gestão, pois redefine os membros do conselho por meio de eleições periódicas.

 

Está correto o que se afirma em:


I, II apenas.
I, apenas.
I, II e III.
I e IV.
IV, apenas.
Páginas: 12345678