ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM MATEMÁTICA


Em relação às formas de compor o currículo da escola, abordamos, dentre outras, sobre a interdisciplinaridade. A esse respeito, observe a imagem abaixo.

 

DIDÁTICA


A seguir, leia o relato feito por uma coordenadora pedagógica sobre uma atividade realizada com equipe que coordena.

 

Na escola em que atuo como coordenadora, a cada início de semestre, os professores se reúnem para elaborar os projetos. Em uma dessas ocasiões, tive a oportunidade de apoiar a realização de uma proposta da professora “X”, para a turma do 2º ano. A docente partiu de uma curiosidade de seus alunos, que desejavam conhecer melhor o Pantanal, explorar esse lugar tão distinto do ambiente urbano da nossa cidade no interior de Minas Gerais. Sabendo disso, a professora teve a ideia de levar a turma para uma “viagem a distância” às planícies alagadas, na qual todos pudessem explorar a natureza do lugar. Para planejar as etapas, levantamos quais conteúdos poderíamos trabalhar e a quais áreas eles pertenciam. A análise levou em consideração o currículo do 2º ano e estabeleceu, além de objetivos gerais, outros específicos para cada disciplina. Meu papel foi ajudar a professora a estabelecer relação do tema com o currículo e assim planejar as atividades de forma integrada. Ao fim, concluímos que o projeto sobre o Pantanal deveria contemplar quatro disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Arte. E, em cada uma delas, fizemos as seguintes atividades:

  • Em Ciências, as crianças puderam identificar as características gerais do ecossistema do Pantanal, os tipos de animais que vivem nele e do que se alimentam.
  • Os textos utilizados nas aulas de Ciências serviram de apoio para as aulas de Língua Portuguesa. Os alunos conheceram o gênero textual informativo, leram e interpretaram as informações sobre alguns animais e, com base nelas, produziram legendas, fichas técnicas e outros tipos de texto.
  • Em Artes Visuais, eles observaram diferentes imagens do ambiente e de alguns animais e plantas. Depois, realizaram diversas atividades trabalhando texturas para representar o revestimento do corpo dos animais (pelos, penas, escamas…) e algumas plantas.
  • Em Matemática, realizaram contagens e compararam dados numéricos relativos aos animais, como peso, altura e tempo de vida. Registraram essas informações em tabelas e gráficos organizados com base nas descobertas.

 

(Disponível em: . Acesso em 10 de ago. 2017)

 

Partindo da observação da imagem e da leitura do depoimento da coordenadora, assinale, nas alternativas abaixo, aquelas que realmente são características próprias da interdisciplinaridade.

 

I A interdisciplinaridade não propõe eliminação e/ou descaracterização das disciplinas.

II A interdisciplinaridade propõe uma diluição das atividades de diferentes disciplinas.

III A interdisciplinaridade propõe uma aproximação das atividades docentes numa ação coordenada e orientada para objetivos bem definidos pela escola.

IV Propõe passar de uma concepção unitária para uma concepção fragmentada do conhecimento.

V A interdisciplinaridade propicia a construção de uma escola participativa e decisiva na formação social do indivíduo, bem como uma prática coletiva e solidária na organização da escola.

 

É correto apenas o que se afirma em:


III e IV.


I e II.


I, II, III, IV e V.


I, III e V.


I e V.

Durante toda a nossa vida realizamos aprendizagens de naturezas mais diferentes. Nesse processo, marcado pela interação contínua entre o ser humano e o meio, no contexto das relações sociais, é que construímos nosso conhecimento, valores, representações e identidades. [...] Os currículos e práticas escolares que incorporam essa visão de educação tendem a ficar mais próximos do trato positivo da diversidade humana, cultural e social, pois a experiência da diversidade faz parte dos processos de socialização, de humanização e desumanização.

 

(GOMES, N. L. Indagações sobre currículo: diversidade e currículo – MEC, 2007. Disponível em: . Acesso em 11 de ago. 2017)

 

A seguir, leia parte da entrevista da professora Diva Guimarães concedida à Revista Nova Escola.

 

NE: Na palestra você disse que somos escravizados até hoje. É uma colocação forte. O que você quis dizer?

DIVA: São as oportunidades que nos dão que nos escravizam. É só perguntar para qualquer pessoa negra, ou de periferia, ou indígena. Quando era pequena, tive a oportunidade de fazer o primário em um colégio interno, mas eu era obrigada a trabalhar lá. Além disso, passava por situações que os alunos brancos de classe média não passavam: apanhava muito [...]. No ginásio, passei a dar aulas em troca de moradia e de um tempo livre para estudar pela manhã. Nada mudou desde o período da escravidão, nem para mim nem para o mundo. Seguimos escravos.

NE: Além dos maus-tratos, como foi a experiência escolar para você?

DIVA: Estive sempre cercada de uma maioria de pessoas brancas. No colégio interno, todas as minhas colegas negras eram as pessoas que estavam ali por serem assistidas – estavam ali nas mesmas condições que eu. No ginásio e no magistério, tinha uma ou outra colega com a cor da pele como a minha. Nas aulas, aprendi o que estava nos livros. Não tinha nada de bom que a gente [os negros] fazia. Você não se via nas páginas escolares como negro. Você estudava a história dos Estados Unidos – às vezes a gente até tinha que decorar palavras em inglês --, estudava sobre a Europa, mas nada sobre a África. Tudo o que diziam era que a gente veio de lá escravizado para trabalhar no Brasil. Eu passava mal. Ficava revoltada quando falavam da escravidão porque as pessoas começavam a olhar para mim porque eu era a única negra.

[...]

NE: Você disse que não mudamos até hoje. Você tem esperança de que mudemos no futuro?

DIVA: Eu tenho esperança na Educação. A geração de hoje, em que muitos são cotistas, e os filhos deles vão ter outra cabeça. Muitos jovens vieram conversar comigo em Paraty. Muitos mesmo. A gente pensa que eles não estão ligados em tudo o que acontece, mas eles estão muito ligados. A mudança vem daí. Vai demorar um tempo, mas vai mudar.

 

(Disponível em: . Acesso em 14 de ago. 2017)

 

Após a leitura e reflexão sobre os tópicos acima, leia e analise as afirmativas que seguem.

 

I A diversidade é um componente do desenvolvimento biológico e cultural da humanidade.

II A diversidade se faz presente na produção de práticas, saberes, valores, representações de mundo, experiências de sociabilidade e de aprendizagem.

III A diversidade pode ser entendida como a construção histórica, social e cultural das diferenças.

IV A diversidade sempre fez parte do currículo a ser trabalhado nas escolas do Brasil.

 

É correto o que se afirma em:


I e IV.


II, III e IV.


I, II e III.


III, apenas.


II, apenas.

Em tese de doutorado defendida na Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, a pedagoga Fabiana Colombo Garzella debruçou-se sobre um pesadelo dos estudantes ingressantes no ensino superior: a disciplina de Cálculo I. No estudo orientado pelo professor Sérgio Antônio da Silva Leite, ela analisou os impactos das práticas pedagógicas adotadas por docentes da disciplina – cuja alta taxa de reprovação é notória – no processo de ensino-aprendizagem e na vida acadêmica e pessoal dos alunos.

 

(NASCIMENTO, Paulo César. Disciplina com alto índice de reprovação, é tema de pesquisa. Campinas, 2013. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2017)

 

Partindo do texto em destaque, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

O resultado desta prática pedagógica é a evasão do aluno, mesmo com todo empenho governamental em incluí-lo, com a criação de leis inclusivas, estatutos, entre outras medidas, pois sua exclusão ocorre devido à forma como é feita sua avaliação.

PORQUE

A avaliação tradicional garante um ensino competente, uma vez que altos níveis de evasão e retenção sugerem que há uma seleção natural na educação, entre aqueles que são mais capazes e os que são menos capazes para assumirem suas posições no mercado de trabalho.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a asserção não é uma justificativa correta da primeira.


As duas asserções são proposições falsas.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Avaliação é um termo bastante amplo. A toda hora estamos fazendo avaliações: “O tempo hoje está fechado, será que vai chover?”, “Com que roupa vou ao cinema?”, “Seu cabelo está bonito!”. Tudo isso são formas de avaliação, presentes em nosso dia a dia em tudo o que fazemos. Muitas vezes avaliamos, mesmo sem perceber que o estamos fazendo. Portanto, mesmo que seja uma simples avaliação do tempo ou da roupa, utilizamos de alguns critérios para tomar nossas decisões. No entanto, ao tomarmos decisões mais sérias, como a respeito de nosso projeto de vida, de nossa carreira, os critérios que utilizamos não são tão simples, como escolher uma roupa para uma determinada ocasião, ou optar por levar ou não um guarda-chuva. Na escola também acontece da mesma forma. No entanto, as decisões a serem tomados, os critérios a serem levantados e as avaliações a serem realizadas, não estão nas mãos de uma única pessoa.

 

Com base nessa reflexão, e considerando os desafios da superação do fracasso escolar, julgue as afirmativas que seguem indicando V para as que forem verdadeiras e F para as que forem falsas.

 

(  ) A escola deve sugerir aos pais que contratem uma professora particular, pois é impossível ao professor oferecer uma atendimento individualizado devido ao grande número de alunos em sala de aula.

(  ) A escola deve separar os alunos com dificuldades de aprendizagem para facilitar o atendimento individual.

(  ) A escola deve promover uma avaliação de aprendizagem que respeite as diferenças e os ritmos de cada aluno, dando atendimento diferenciado para os que necessitam de maior atenção.

(  ) A escola deve elaborar uma proposta pedagógica que contemple a avaliação da aprendizagem que estabeleça diferentes critérios para avaliar respeite a diversidade presente na sala de aula.

 

Assinale a sequência correta.


F, F, V, V.


V, F, F, V.


V, V, V, V.


V, V, V, F.


F, F, F, V.

Os principais efeitos visuais da computação gráfica vistos em uma tela são resultados de aplicações de transformações lineares. Translação, rotação, redimensionamento e alteração de cores são apenas alguns exemplos.

Considere que uma tela é cortada por dois eixos, x e y, ortogonais entre si, formando um sistema de coordenadas com origem no centro da tela. Suponha que, nessa tela plana, existe a imagem de uma elipse com eixo maior de tamanho 4, paralelo ao eixo x, e cujos focos têm coordenadas (-1, 2) e (1, 2).

Considere T um operador linear definido em R2. E analise as afirmações a seguir:

I O ponto (1, 3/2) pertence à elipse.

II Se aplicado o operador linear T(x, y) = (x + y, - 2x + 4y), teremos após a aplicação de T, os focos com coordenadas (1, 10) e (3, 6).

III Os autovalores do operador linear T(x, y) = (x + y, - 2x + 4y) são as raízes 2 e 3.

De acordo com essas informações, é correto, o que se afirma em:

 


II e III apenas.
III apenas.
I e III apenas.
I, II e III.
I e II apenas.


A resposta correta é a letra (C).
A resposta correta é a letra (A).
A resposta correta é a letra (D).
A resposta correta é a letra (E).
A resposta correta é a letra (B).

Os glóbulos vermelhos (ou hemácias) são um dos tipos de células que compõem o sangue. Eles são elásticos e arredondados, não apresentando dificuldade em passar pelos vasos sanguíneos. Dentro dessas células, há um pigmento chamado hemoglobina A, que dá coloração vermelha no sangue e é responsável pelo transporte de oxigênio do pulmão aos tecidos e órgãos.Existem outras variações genéticas da hemoglobina, e uma delas é a S, que não exerce a função de oxigenar o corpo de forma satisfatória, assim as pessoas podem ter anemia que não melhora com alimentação ou ferro ela é chamada de Anemia Falciforme, que forma uma deformação nos glóbulos vermelhos que perdem a flexibilidade e dificuldade o transporte de oxigênio.

 

A maioria das pessoas recebe de seus pais o gene para hemoglobina A, como uma parte vem da mãe e outra do pai, logo o genótipo é AA, porém as pessoas com a anemia falciforme recebem de seus pais o genótipo para a hemoglobina S, portanto possuem genótipo SS. No entanto de uma pessoas herdar de um dos pais a A e de outro a S , formará o genótipo AS, más não desenvolve a doença.No caso casal em que um deles tem AS e outro AA, temos 50 % de chance de um filho desse casal nascer com traço falciforme e 50 % de nascer sem o traço e sem a doença, pois:

 

 

Já no caso de um casal em que ambos possuem o traço falciforme AS, temos 25 % de chance de nascer um filho desse casal sem o traço e sem doença, 50% de chance de nascer com o traço falciforme e 25 % de chance de nascer com a doença.

 

 

Refletindo sobre esse tema, avalie as asserções a seguir.

 

É possível uma pessoa com traço falciforme ter um filho com anemia falciforme

 

PORQUE

 

O filho terá 50 % de chance de ter doença , caso ela tenha um filho com uma pessoa que tem a doença, terá 25 % de chance de ter um filho com anemia falciforme.

A respeito dessa afirmação, assinale a opção correta.

 


Ambas as asserções são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

O conjunto M3(Z) é formado pelas matrizes quadradas de ordem 3 com entradas inteiras. Esse conjunto é fechado sob as operações usuais de soma e multiplicação de matrizes, uma vez que as entradas das matrizes resultantes da soma e da multiplicação são números inteiros.

Com relação à estrutura algébrica desse conjunto com as operações usuais descritas, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I O conjunto M3(Z), munido das operações usuais, de adição e de multiplicação, forma um anel

Porque

II O conjunto M3(Z), munido da operação usual de soma de matrizes, forma um grupo comutativo, podendo ou não existir o elemento unidade dado pela matriz identidade de ordem 3.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:


A asserção I é falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

O Tangram é um quebra-cabeças chinês formado por 7 peças. Essas peças são 2 triângulos grandes, 2 pequenos, 1 médio, 1 quadrado e 1 paralelogramo. Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las.

Esse quebra-cabeças, também conhecido como jogo das 1000 peças, é utilizado pelos professores de geometria como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática e da ciência.

I – É possível montar mais de 5000 figuras com as peças do Tangram pois para escolher 7 peças distintas ao acaso, teremos 7! .

II – Considerando que os quadriláteros serão sempre a primeira e a última figura a serem escolhidas ou vice-versa, teremos 5 peças distintas ao acaso a serem escolhidas, perfazendo um total de 120 possibilidades.

III - Considerando que os triângulos congruentes estarão juntos, teremos apenas 6 possibilidades de escolhas das demais peças.

É correto o que se afirma em :


I, II e III
I, apenas
II, apenas  
I e III, apenas
I e II, apenas


A alternativa correta é a letra (B).
A alternativa correta é a letra (A).
A alternativa correta é a letra (D).
A alternativa correta é a letra (C).
A alternativa correta é a letra (E).
Páginas: 1234567