ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM MATEMÁTICA


Os glóbulos vermelhos (ou hemácias) são um dos tipos de células que compõem o sangue. Eles são elásticos e arredondados, não apresentando dificuldade em passar pelos vasos sanguíneos. Dentro dessas células, há um pigmento chamado hemoglobina A, que dá coloração vermelha no sangue e é responsável pelo transporte de oxigênio do pulmão aos tecidos e órgãos.Existem outras variações genéticas da hemoglobina, e uma delas é a S, que não exerce a função de oxigenar o corpo de forma satisfatória, assim as pessoas podem ter anemia que não melhora com alimentação ou ferro ela é chamada de Anemia Falciforme, que forma uma deformação nos glóbulos vermelhos que perdem a flexibilidade e dificuldade o transporte de oxigênio.

 

A maioria das pessoas recebe de seus pais o gene para hemoglobina A, como uma parte vem da mãe e outra do pai, logo o genótipo é AA, porém as pessoas com a anemia falciforme recebem de seus pais o genótipo para a hemoglobina S, portanto possuem genótipo SS. No entanto de uma pessoas herdar de um dos pais a A e de outro a S , formará o genótipo AS, más não desenvolve a doença.No caso casal em que um deles tem AS e outro AA, temos 50 % de chance de um filho desse casal nascer com traço falciforme e 50 % de nascer sem o traço e sem a doença, pois:

 

 

Já no caso de um casal em que ambos possuem o traço falciforme AS, temos 25 % de chance de nascer um filho desse casal sem o traço e sem doença, 50% de chance de nascer com o traço falciforme e 25 % de chance de nascer com a doença.

 

 

Refletindo sobre esse tema, avalie as asserções a seguir.

 

É possível uma pessoa com traço falciforme ter um filho com anemia falciforme

 

PORQUE

 

O filho terá 50 % de chance de ter doença , caso ela tenha um filho com uma pessoa que tem a doença, terá 25 % de chance de ter um filho com anemia falciforme.

A respeito dessa afirmação, assinale a opção correta.

 




  • Ambas as asserções são proposições falsas.
  • As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
  • A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é falsa.
  • A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é verdadeira.
  • As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.