ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM LETRAS/ESPANHOL


Em muitas escolas, a leitura tem apenas a finalidade de trabalhar a gramática. Com o avanço das pesquisas nessa área, sabe-se que formar leitores é promover a sua cidadania. Reflita sobre isso, considerando os conhecimentos construídos no curso. Avalie as afirmações a seguir:

 

I. Compreender a função da leitura é compreender a inserção do aluno no mundo letrado, é promover a sua cidadania.

II. A gramática deve ser o ponto de partida para o ensino da competência leitora.

III. A aquisição da leitura está dissociada do processo de descoberta e de interpretação dos sentidos.

IV. A percepção crítica e analítica do leitor depende da maneira como o professor conduz suas aulas, inserindo debates que possibilitam a apresentação da história, da cultura, do grupo social de cada aluno.

V. A aquisição da leitura crítica é uma atividade essencial à aquisição de outras áreas do conhecimento.

 

 

 Agora, escolha a alternativa que contém as afirmativas corretas:


Estão corretas as afirmativas I, II e IV.


Estão corretas as afirmativas II, IV e V.


Estão corretas as afirmativas I, IV e V.


Estão corretas as afirmativas I, III e IV.


Estão corretas as afirmativas II, III e V.

Leia o trecho a seguir.

 

“A disciplina literatura que se estuda na escola trata dos textos produzidos por escritores de períodos diversos da história da humanidade. Homens e mulheres que criaram e continuam criando textos de ficção em prosa, repletos de ações, personagens, conflitos, ambientes e climas, ou ainda, poemas que elaboram a sonoridade e os múltiplos significados das palavras.”(CARUSO, 2018, p.1).

(Fonte: CARUSO, Carla. Pedagogia &Comunicação. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/literatura-o-que-e.htm>. Acesso em: 21 fev. 2018)

 

Considerando as abordagens realizadas no curso acerca da importância do estudo da literatura no desenvolvimento da criança. Analise as afirmativas a seguir.

 

I - Alimentar o imaginário da criança é desenvolver a função simbólica por meio de textos, de imagens e de sons.

 

II - O imaginário, fomentado pela arte literária, possibilita ao leitor espanto e surpresa, criatividade, diferentes ângulos de vista, vivência cultural, emocional e existencial.

 

De acordo com o que você estudou, assinale a alternativa correta acerca das afirmativas analisadas.

 


As duas afirmativas são verdadeiras.


A afirmativa I é falsa e a afirmativa II é verdadeira.


A afirmativa I é verdadeira e a afirmativa II é falsa, pois esta contrapõe-se a I.


A afirmativa I é verdadeira e afirmativa II é falsa.


As duas afirmativas são falsas.

Lee el texto que sigue:

 

Los géneros textuales o discursivos en la enseñanza de una lengua extranjera cumplen un papel muy importante, porque es por su intermedio que podemos colocar a nuestros alumnos en situaciones reales de análisis y comprensión que trae consigo el conocimiento previo de temas cotidianos y que se encuentran en evidencia. Además, el Marco Europeo de Referencia para las lenguas: aprendizaje, enseñanza y evaluación propone un enfoque orientado a la acción y podemos conseguir esto utilizando los diversos géneros textuales ya que los mismos son plausibles de adaptarlos a nuestros objetivos y situación comunicativa que vayamos a abordar, sea en el ámbito personal, público, profesional o educativo. Pero, ¿qué son géneros textuales o del discurso?

 

Según Mijail Bajtín "el uso de la lengua se lleva a cabo en forma de enunciados (orales y escritos) concretos y singulares que pertenecen a los participantes de una u otra esfera de la praxis humana. […] Cada esfera de uso de la lengua elabora sus tipos relativamente estables de enunciados, a los que denominamos géneros discursivos". (BAJTÍN, 1982, p. 248).

 

También se los define como una forma convencional de expresión o clichés fácilmente reconocidos por los habitantes de una lengua y que clasifican en distintos géneros para atender la necesidad y finalidad comunicativa de esos hablantes. Así, podemos decir entonces que los géneros textuales están directamente conectados a prácticas sociales como por ejemplo: cartas, recados, recetas, editorial cuentos, etc. y que van surgiendo a medida que ocurren cambios sociales, como es el caso de los chat, correos electrónicos, blog, etc.

 

Tras la lectura del texto, analice las afirmativas que siguen:

 

I-  Los géneros textuales o del discurso son una importante herramienta en la enseñanza y aprendizaje de una lengua extranjera, porque proporciona a nuestros alumnos involucrarse en situaciones de uso de la lengua en diferentes ámbitos.

II- De acuerdo con el Marco Europeo de Referencia para las lenguas el aprendizaje, la enseñanza y la evaluación se puede hacer utilizando los diversos géneros textuales, pero el español instrumental no se puede impartir con la utilización de géneros.

III- Para Bajtín los géneros surgen a partir de las prácticas sociales de los hablantes.

IV-  Un correo electrónico puede caracterizarse como género, pero eso depende de sus intenciones comunicativas.

V-   Los géneros discursivos emergen en una u otra esfera de la praxis humana a partir de las prácticas comunicativas. 

 

¿Están correctas?

 


II, III, V


I, IV, V


III, IV, V


II, III, IV


I, III, V

Lee el texto que sigue:

 

Tabaco, alcohol, mucho chat y poca lectura, rasgos de los jóvenes de hoy

 

Leen poco, se la pasan chateando y navegando por Internet, son desordenados para comer, fuman, toman demasiado, son sedentarios, tienen sobrepeso y se cuidan poco en las relaciones sexuales. A grandes rasgos, esas serían algunas de las características que definirían al adolescente argentino de hoy según distintas encuestas y trabajos publicados recientemente.

 

En la última encuesta Mundial de Salud Escolar impulsada por la Organización Mundial de la Salud (OMS), los casi dos mil chicos de 13 a 15 años que respondieron por Argentina dejaron resultados preocupantes: alto consumo de bebidas alcohólicas y de tabaco, un porcentaje importante de sobrepeso y sedentarismo, y bajo uso de métodos anticonceptivos y preservativos.

 

Un estudio de la consultora internacional GfK entre 37.000 jóvenes de 25 países mostró que en Argentina, el 42% de los chicos de entre 15 y 19 años “lee libros” mientras que la media entre México y Brasil es de 46% y la global (Europa y Asia), a 57%.

 

Sin embargo, el interés de los adolescentes locales por la electrónica, Internet y las computadoras supera al del resto de los países, tanto para entretenerse como para hacer deberes.  Para los deberes, muchos admitieron buscar información en Rincón del Vago, Wikipedia, Yahoo Answers y Taringa: sitios que contienen información y opiniones subidas por cualquier usuario y que, a pesar de eso, los alumnos suelen dar por válidos. Además, tienden a ir a las primeras páginas que aparecen o a leer la primera parte de un texto y copiar a ciegas el resto.

(Adaptado de: http://www.clarin.com/sociedad/Tabaco-alcohol-lectura-rasgos-jovenes_0_862113873.html. Acesso en 08/02/2016)

 

 Según el texto, podemos inferir que los jóvenes argentinos:

 

I- son más aficionados a las redes, Internet, chat que a las lecturas de libros.

II- buscan, para sus tareas, sitios específicos de tecnología y científicos.

III- son muy preocupados con su salud mental y se cuidan de su vida sexual.

IV- cuidan poco de su salud con relación a una alimentación sana, al peso y a los ejercicios físicos.

V- son, por lo general, adictos al tabaco.

 

Están correctas las alternativas:


I, III, V


II, IV, V


III, IV, V


II, III, IV


I, IV, V

Leia o trecho a seguir.

 

"A leitura reflexiva representa uma das boas vias para entender a realidade. É verídico que em nossa sociedade as práticas leitoras são pouco incentivadas e desenvolvidas. Desta forma, dado a sua importância, a leitura deve ser estimulada e integrada ao cotidiano dos estudantes e, consequentemente de jovens e adultos."

(Fonte: BRASIL Escola. A importância do hábito de ler. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/literatura/a-importancia-habito-ler.htm. Acesso em: 21 fev. 2019.)

 

Baseando em seus estudos, julgue as afirmativas a seguir:

  1. Desenvolver a habilidade de “procurar as respostas escondidas nas entrelinhas”, ou seja, de inferir, é algo imprescindível à leitura.
  2. O aluno que lê com proficiência é capaz de compreender melhor o mundo, isso corrobora, inclusive, para que ele tenha mais prazer nos estudos, pois o faz com maior facilidade e fluência.
  3. Possibilitar aos educandos levantar hipóteses acerca dos subentendidos, inferindo possíveis sentidos para o texto, de forma interativa com os colegas, é uma estratégia didática que mobiliza a compreensão da temática e possibilita o aprofundamento das percepções dos aprendizes.
  4. Espera-se que o professor desenvolva a criticidade do aprendiz. O debate acerca dos textos oportuniza aos alunos momentos em que devem mostrar o que constataram, o que conhecem sobre o tema e argumentarem acerca de seus pontos de vista, construindo seus significados.

 

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:


2, 3 e 4


1 e 2


1, 2, 3, 4


3 e 4


1, 2 e 3 

Quando pensamos em algo que possui uma unidade de sentido e é capaz de transmitir algum tipo de mensagem, ou mesmo uma sensação, a um destinatário, a noção de texto deixa de ser vista como simplesmente o que é dito ou escrito. Refletindo sobre isso, observe a imagem a seguir e, posteriormente, analise as afirmações.

 

 http://www.sga.uniube.br/arquivos/banco_questoes/image2/images/600/No%C3%A7%C3%A3o%20de%20texto.jpg

Fonte: figura de Giovanni de Paula Oliveira

 

Leia, com atenção, as afirmativas a seguir e analise-as.  Na sequência, assinale a alternativa correspondente.

 

I. Dependendo da perspectiva em que é observada, a imagem pode, entre outras coisas, ser percebida como uma pirâmide vista do alto, ou como um túnel que nos levaria a algum lugar, ou ainda um buraco.

 

II. As cores utilizadas em diferentes tons provocam um efeito visual que torna a imagem incapaz de despertar no espectador qualquer atribuição de sentido.

 

III. A forma retangular, juntamente com o jogo de cores, além da ausência de qualquer forma de escrita, faz da imagem um painel decorativo, desprovido de sentido e, portanto, sem nenhum significado.

 

IV. A imagem pode ser considerada um texto, pois é possível atribuir-lhe um sentido. Ela é possuidora de uma unidade de significado, isto é, quem a observar irá buscar sentido, tornando-a inteligível.

 

Estão corretas as afirmações contidas em:

 


I, III e IV


III e IV


I e IV


II, III e IV


II e IV

Durante as etapas anteriores, estudamos que a língua é um produto sócio-histórico, como forma de interação social, realizada por meio de enunciações, ou seja, em situações concretas, localizadas nos espaços e no tempo (BAKHTIN,1997).  Considerando que a situação comunicativa, a seguir, ocorre quando o país está enfrentando uma crise econômica com altos índices de desemprego, analise todos os elementos linguísticos e extralinguísticos que ela envolve:

 

Um supervisor diz a seu subordinado que o seu relatório está mal elaborado, então solicita-lhe que o refaça. Apesar de o colaborador considerar o relatório bom, ele acaba omitindo sua opinião e, por meio de seu silêncio, acaba concordando com o chefe e refazendo o relatório.

 

 

Analise as afirmativas a seguir e leve em consideração as inferências que são possíveis de serem realizadas.

 

 I) É importante considerar os papéis sociais dos interlocutores, uma vez que ambos têm uma relação social hierarquizada. O diálogo realizado com um supervisor é muito diferente do diálogo realizado com um colega de trabalho, devido às questões de poder que envolvem.

 

II) A crise econômica do país e os altos índices de desemprego influenciam sobremaneira a conduta do empregado, uma vez que questionar o julgamento do chefe, em relação ao relatório, poderia desagradá-lo, colocando em risco o emprego do subordinado.

 

III) O silêncio do funcionário produz, como efeito de sentido, o seu consentimento em relação ao julgamento e à repressão de seu supervisor. Nesse caso, o ditado popular “quem cala consente” pode ser aplicado à situação.

 

IV) A situação de desemprego e os problemas econômicos ocorridos no país no momento da enunciação pouco contribuem com a cena enunciativa, uma vez que a situação comunicativa se restringe apenas aos interlocutores.

 

Assinale a alternativa que contém as inferências possíveis:


IV, apenas


I, apenas


I, II, III e IV


I e II


I, II e III

Partindo do que foi estudado sobre a semântica cognitiva e compreendendo o conjunto de correspondência entre o domínio da experiência e o domínio imagético, analise que tipo de relação pode-se estabelecer nos dizeres da mãe para o filho, especificamente, na ideia de amor, sol e vida, na situação a seguir:

 

No dia do aniversário do filho Daniel, sua mãe resolveu homenageá-lo, entregando-lhe uma faixa com os dizeres:  “Meu filho, para falar do amor que sinto por você, digo que desde o seu nascimento você é o sol da minha vida.”

 

Assinale a figura de linguagem que identifica a homenagem da mãe:


Metonímia.


Metáfora.


Hipérbole.


Eufemismo.


Sinestesia.

Chaui (1980) apresenta a noção de ideologia como um conjunto de representação, de crenças, de valores, de normas que indicam o modo de refletir de uma sociedade. Ou seja, regras que determinam de antemão o que se deve e como se deve pensar, agir e sentir na comunidade. Seguindo essas reflexões, observe um início de uma reportagem de um jornal qualquer: 

 

“Um adolescente negro é seguido,  abordado e acusado de furto, por um segurança, em um supermercado. Entretanto não havia provas”.

 

Assinale alternativa que indica o posicionamento racista do segurança.

 


Há uma prática social, presente no enunciado, que revela provas da boa atuação do segurança.


Há uma prática social comum que discrimina jovens negros que entram em espaços de consumo. Essa prática representa um posicionamento ideológico de racismo.


Observa-se no início da reportagem  uma prática social que aponta para as diferenças sociais estabelecidas, principalmente, em países pobres.


Há uma prática social, presente no enunciado, que revela a discriminação de gênero.


A luta pelos diretos da mulher devem ampliar também as discussões da discriminação sobre o jovem negro.

Leia, com atenção, o fragmento a seguir sobre os gêneros do discurso, de Mikhail Bakhtin.

 

 

A riqueza e a diversidade dos gêneros do discurso são infinitas porque são inesgotáveis as possibilidades da multiforme atividade humana e porque, em cada campo dessa atividade, é integral o repertório de gêneros do discurso, que cresce e se diferencia à medida que se desenvolve e se complexifica um determinado campo.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003 (adaptado).

 

Considerando essa afirmação e a utilização da teoria de gêneros para o ensino de produção textual, avalie as seguintes afirmações.

  1. O ensino de produção textual baseado na teoria dos gêneros do discurso deve acompanhar as modificações que ocorrem na comunicação humana.
  2. Os gêneros do discurso devem nortear o ensino de produção textual nas escolas porque eles são fixos e estáveis.
  3. A teoria dos gêneros textuais pode servir de base para as produções textuais uma vez que envolve não apenas a sintaxe e a morfologia, mas também a dimensão pragmático-discursiva da língua.
  4. A teoria dos gêneros dificulta a prática em sala de aula com unidades linguísticas menores, o que compromete o processo de ensino-aprendizagem de língua materna.

 

É correto apenas o que se afirma em:

 


I, II e IV.


I e IV.


I, II e III.


I e II.


I e III.

Páginas: 123