ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM GESTÃO II


A Indústria Metalúrgica Sem Fronteiras S.A. fabrica 10 000 unidades mensais de determinada peça cujo custo está discriminado na tabela a seguir.

Essa empresa recebe uma proposta de comprar a peça diretamente de um fornecedor por $ 11 cada; porém, nesse caso, incorreria nos seguintes custos adicionais:

  • fretes de $ 2 por unidade;
  • mão de obra indireta adicional para recepção, inspeção e manuseio das peças de $ 20 000 mensais.
  • Se parar de fabricar a peça, a empresa não conseguirá eliminar todos os custos atuais relacionados à fabricação do produto, restando, ainda, 40% dos custos fixos.

Caso a empresa deixe de fabricar a peça e passe a comprá-la do fornecedor, seu custo unitário será de


$ 19.


$ 21.


$ 23.


$ 25.


$ 27.

Os estoques nas empresas são importantes para:

  1. Melhorar o serviço ao cliente
  2. Economia de escala
  3. Proteção contra a inflação
  4. Proteção contra contingências econômicas

 

Assinale a sequência correta para as alternativas verdadeiras:


Apenas I


I, II e IV


I, II e III


I, II, III e IV


Apenas I e III

Normalmente, o transporte é o elemento que mais impacta nos custos logísticos de uma empresa, chegando a absorver, em média, dois terços desses custos. A administração da atividade de transporte envolve a escolha do modal de transporte mais adequado em função de suas vantagens e desvantagens para cada situação.

BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: logística empresarial. 5 ed. Porto Alegre: Bookman Editora, 2006 (adaptado).

 

A respeito de modais de transporte, avalie as informações a seguir.

  1. O modal aéreo é veloz e caro, apresentando uma relação desempenho versus custo viável, quando se trata do envio de cargas de alto valor agregado
  2. O modal rodoviário caracteriza-se pela baixa flexibilidade, sendo utilizado para complementar o transporte entre os pontos de embarque e desembarque
  3. O modal ferroviário apresenta leadtimes lentos, baixo custo de frete, e flexibilidade e capilaridade baixas com os destinos fixos
  4. O modal hidroviário é o transporte que utiliza o meio aquático para a movimentação de cargas e passageiros

É correto apenas o que se afirma em:


2 e 3


1 e 4


2, 3 e 4


1, 3 e 4


1 e 2

Assinale a alternativa correta. O economista austríaco Joseph A. Schumpeter, no livro “Capitalismo, socialismo e democracia”, publicado em 1942, associa o empreendedor ao desenvolvimento econômico. Segundo ele, o sistema capitalista tem como característica inerente, uma força que ele denomina de processo de destruição criativa, fundamentando-se no princípio que reside no desenvolvimento de novos produtos, novos métodos de produção e novos mercados; em síntese, trata-se de destruir o velho para se criar o novo. Pela definição de Schumpeter, o agente básico desse processo de destruição criativa está na figura do que ele denominou de empreendedor. Neste contexto, sabe-se que o perfil empreendedor é constituído de um conjunto peculiar de características, dentre elas:

  1. assumem riscos com prudência, avaliam custos, necessidades de mercado/clientes e persuadem os outros a juntar-se a eles para ajudar no empreendimento;
  2. assumem riscos sem calculá-los, uma vez que os empreendedores se destacam dos demais profissionais por serem ousados e persistentes;
  3. promovem sua visão com paixão e entusiasmo;
  4. envolvem-se nas relações de trabalho com inspiração, motivação e sensibilidade.

Dos itens apontados, são considerados verdadeiros:


Apenas 1, 2 e 4


1, 2, 3, 4


Apenas 1 e 3


Apenas 1 e 2


Apenas 1, 3 e 4

Assinale a alternativa correta. Segundo Chiavenato (2012), o empreendedor é a pessoa que inicia e/ou dinamiza um negócio para realizar uma ideia ou projeto pessoal assumindo riscos e responsabilidade, inovando continuamente. Ele consegue fazer as coisas acontecerem por ser dotado de sensibilidade para os negócios. Neste contexto, analise as asserções seguintes:

  1. O empreendedor mostra-se habilitado para transformar uma ideia simples em algo que produza resultados concretos e bem-sucedidos no mercado

PORQUE

  1. O empreendedor é criativo, tem alto nível de energia, demonstra imaginação e senso de perseverança.

Sobre estas asserções, pode-se dizer que:


a primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.


as duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


as duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


a primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.


as duas asserções são proposições falsas.

Assinale a alternativa correta. Até o início do século XX, a administração evoluiu a pequenos passos e de forma muito lenta. O surgimento e a consolidação da economia capitalista industrial ocorreu de forma bem gradual. Iniciou-se com o declínio das bases do sistema feudal, seguido do surgimento da produção de manufaturas e das corporações de ofício que gerou uma consequente emergência da burguesia mercantil como classe dominante e a consolidação do Estado Absolutista apoiado por ela. Percebendo que o poder real e absoluto dos monarcas emperrava seu crescimento, essa mesma burguesia passou a defender teorias do liberalismo econômico e até conseguir consolidar seu poder. Progressivamente, as corporações de ofício passaram a ser substituídas pelo trabalho assalariado entre os séculos XVI e XVIII. Foi somente após uma maior modernização da sociedade através da Revolução Industrial que o pensamento administrativo teve início. Foi nesse contexto entre os séculos XIX e XX que os Estados Unidos se tornaram a principal potência industrial do planeta. Simultaneamente, tornaram-se o berço para o surgimento uma das primeiras Teorias da Administração: a Administração Científica (Taylorismo).

De acordo com Chiavenato (2003), Taylor identificou três males nas indústrias (vadiagem sistemática, desconhecimento pela gerência do trabalho dos operários e falta de uniformidade dos métodos de trabalho). Para solucionar esse problema, Taylor propôs a


Organização Racional do Trabalho (ORT), que se propõe a estabelecer a hierarquia na organização, mediante a aplicação de princípios como a padronização e a especialização da mão de obra.


Organização Racional do Trabalho (ORT), que se propõe a estabelecer a hierarquia na organização, mediante a aplicação de princípios como da impessoalidade e do profissionalismo.


Organização Racional do Trabalho (ORT), que se propõe a buscar a mais rápida e eficiente forma de se executar uma tarefa, mediante a aplicação de princípios como a padronização e a especialização da mão de obra.


Organização Racional do Trabalho (ORT), que se propõe a buscar a mais rápida e eficiente forma de se executar uma tarefa, mediante a aplicação de princípios como da unidade de comando e da unidade de direção.


Organização Racional do Trabalho (ORT), que se propõe a estabelecer a hierarquia na organização, mediante a aplicação de princípios como da unidade de comando e da unidade de direção.

Assinale a alternativa correta. É sabido que, nas últimas décadas, o mercado passou por profundas transformações. O cliente está mais exigente quanto a qualidade e a inovação dos produtos e dos serviços que lhe são ofertados, todavia, ao mesmo tempo, querem tê-los ao menor preço. Neste sentido, leia com atenção o fragmento de texto a seguir:

Há alguns anos, a Apple tem produzido os seus iPhones na China. Trata-se de uma tendência, mundialmente difundida e interpretada, na maioria das vezes, como uma busca por mão-de-obra barata. O CEO da empresa, Tim Cook, rechaça veenantemente essa tese. E explica por quê: "A principal razão pela qual gostamos de ser na China é o povo de lá. A China tem habilidades extraordinárias. Poucos sabem que quase 2 milhões de desenvolvedores de aplicativos chineses assinam aplicativos na iOS App Store. Os apps mais inovadores do mundo e mais inspiradores do mundo são criados na China", conta. Ele continua: "a China tornou-se um posto de fabricação muito avançado. Você encontra por lá trabalhadores com habilidade de artesão e também de robótica sofisticada. Esse cruzamento, muito raro de encontrar em qualquer lugar, esse tipo de habilidade, é muito importante para o nosso negócio por causa da precisão e nível de qualidade que gostamos." Fonte: https://gq.globo.com

Antes, as empresas compravam, produziam e vendiam localmente. Hoje, a perspectiva é outra. Assim como a Apple, várias empresas têm expandido os seus universos de atuação, tanto na aquisição de insumos, quanto na produção e na comercialização de seus produtos/serviços. A este movimento, parte integrante da gestão moderna, dá-se o nome de


Burocracia.


Pensamento Sustentável.


Gestão da Rede de Suprimentos.


Gestão do Relacionamento com o Cliente.


Globalização da Rede de Operações.

Assinale a alternativa correta. Henry Fayol nasceu na França em 184. Foi o autor do livro Administração Industrial e Geral, que foi editado em 1916. Fayol buscou uma visão mais geral da empresa e criou uma teoria mais global da ação administrativa, ao contrário de Taylor que se dedicou mais as questões relativas à linha de produção. Na verdade, as teorias de Taylor e Fayol se complementam, não obstante suas abordagens diferentes. Neste contexto, Fayol enfatizou a estrutura, dividindo a organização em cinco funções, quais sejam:


técnica, comercial, burocrática, de segurança, contábil e de recursos humanos.


técnica, comercial, burocrática, de segurança, contábil e de planejamento.


técnica, comercial, financeira, de segurança, contábil e administrativa.


técnica, operacional, financeira, de segurança, contábil e administrativa.


técnica, operacional, burocrática, de segurança, contábil e de planejamento.

A figura abaixo representa os custos de diferentes formas de processos de produção (celular, automatizada e intermitente), e a receita de vendas de um determinado produto.

Considerando a figura, analise as afirmações a seguir. Se for esperado um volume de produção abaixo de 10.000, a manufatura intermitente é a preferível; entre 10.000 e 43.000, a manufatura celular é a preferível; acima de 43.000, a manufatura automatizada é a preferível.

PORQUE

Os pontos de equilíbrio (quantidade/valor para os quais as receitas igualam os custos) são de 27.000, 30.000 e 40.000, respectivamente, para as manufaturas celular, automatizada e intermitente. A respeito das informações acima, conclui-se que


a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.


a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.


as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.


as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.


as duas afirmações são falsas.

No Balanço Patrimonial, são apresentadas contas redutoras, que servem de informação importante para os usuários e, normalmente, são detalhadas em Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis. Quais das seguintes contas são consideradas contas redutoras do Ativo Circulante?

I. Provisão de férias.

II. Provisão de 13.º salário.

III. Duplicatas descontadas.

IV. Depreciação acumulada.

V. Provisão para contingências.

VI. Perdas estimadas nos estoques.

VII. PECLD – Perdas estimadas em créditos de liquidação duvidosa.

VIII. Provisão para perdas prováveis na realização de investimentos de Longo Prazo.

É correto apenas o que se afirma em


I, VI e VII.


II, III, IV e VIII.


II, IV e V.


III, VI e VII.


I, V e VIII.

Páginas: 123