ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM GESTÃO II


Assinale a alternativa correta. Até o início do século XX, a administração evoluiu a pequenos passos e de forma muito lenta. O surgimento e a consolidação da economia capitalista industrial ocorreu de forma bem gradual. Iniciou-se com o declínio das bases do sistema feudal, seguido do surgimento da produção de manufaturas e das corporações de ofício que gerou uma consequente emergência da burguesia mercantil como classe dominante e a consolidação do Estado Absolutista apoiado por ela. Percebendo que o poder real e absoluto dos monarcas emperrava seu crescimento, essa mesma burguesia passou a defender teorias do liberalismo econômico e até conseguir consolidar seu poder. Progressivamente, as corporações de ofício passaram a ser substituídas pelo trabalho assalariado entre os séculos XVI e XVIII. Foi somente após uma maior modernização da sociedade através da Revolução Industrial que o pensamento administrativo teve início. Foi nesse contexto entre os séculos XIX e XX que os Estados Unidos se tornaram a principal potência industrial do planeta. Simultaneamente, tornaram-se o berço para o surgimento uma das primeiras Teorias da Administração: a Administração Científica (Taylorismo).

De acordo com Chiavenato (2003), Taylor identificou três males nas indústrias (vadiagem sistemática, desconhecimento pela gerência do trabalho dos operários e falta de uniformidade dos métodos de trabalho). Para solucionar esse problema, Taylor propôs a




  • Organização Racional do Trabalho (ORT), que se propõe a estabelecer a hierarquia na organização, mediante a aplicação de princípios como a padronização e a especialização da mão de obra.

  • Organização Racional do Trabalho (ORT), que se propõe a estabelecer a hierarquia na organização, mediante a aplicação de princípios como da impessoalidade e do profissionalismo.

  • Organização Racional do Trabalho (ORT), que se propõe a buscar a mais rápida e eficiente forma de se executar uma tarefa, mediante a aplicação de princípios como a padronização e a especialização da mão de obra.

  • Organização Racional do Trabalho (ORT), que se propõe a buscar a mais rápida e eficiente forma de se executar uma tarefa, mediante a aplicação de princípios como da unidade de comando e da unidade de direção.

  • Organização Racional do Trabalho (ORT), que se propõe a estabelecer a hierarquia na organização, mediante a aplicação de princípios como da unidade de comando e da unidade de direção.