ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM ENGENHARIA CIVIL


Durante a sua posse em janeiro de 2017, o novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assumiu como slogan do seu governo o tema "America First" (A América em primeiro lugar) e afirmou que o seu mandato seguiria duas regras básicas: "compre [produtos] americanos e empregue [funcionários] americanos".

Tendo em vista as características do governo Trump e seu significado na atual conjuntura, analise as afirmações abaixo:

I) As ideias apresentadas pelo presidente Trump representam um aprofundamento do processo de integração dos Estados Unidos no mundo globalizado.

II) A eleição de Donald Trump pode ser entendida como uma resposta conservadora à crise econômica que atinge a maioria dos países desenvolvidos do mundo.

III) Apesar do discurso nacionalista, as medidas de Trump são mais retóricas e não chegaram a incidir sobre a circulação de pessoas e mercadorias nas fronteiras dos EUA.

Estão corretas as afirmações contidas em:


II apenas
III apenas
II e III apenas
I, II e III
I e III apenas

Em 2017, o cenário político brasileiro foi marcado pelas discussões em torno da reforma dos direitos trabalhistas no Brasil. Em plena discussão pela reforma trabalhista, o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia afirmou que, para ele, a Justiça do Trabalho não deveria nem existir. A declaração do político indica a evidente disposição da casa em reformar o Direito do Trabalho para esvaziá-lo no que se refere às conquistas históricas dos trabalhadores. Segundo Maia, “tivemos que aprovar uma regulamentação da gorjeta porque foi quebrando todo mundo pela irresponsabilidade da Justiça brasileira, da Justiça do Trabalho, que não deveria nem existir”

(http://justificando.cartacapital.com.br/2017/03/08/rodrigo-maia-diz-que-justica-do-trabalho-nao-deveria-nem-existir).

 

Sobre os direitos trabalhistas no Brasil, analise as afirmações abaixo:

 

I) Os direitos trabalhistas foram sendo introduzidos no Brasil durante a década de 1930 e se consolidaram em 1943 com a CLT, durante o primeiro período de Getúlio Vargas no poder.

II) A Justiça do Trabalho foi criada para arbitrar os conflitos entre patrões e operários tendo em vista evitar que as tensões causadas pela industrialização explodissem no espaço público.

III) Para os críticos da atual legislação trabalhista, os direitos que a CLT estabelecem estariam muito acima do que os praticados num sistema de mercado livre, daí a necessidade da reforma.

Estão corretas as afirmações contidas em:


II apenas
I apenas
I, II e III.
I e II apenas
II e III apenas           

(EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO)  

Um projeto de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) será realizado em 5 meses. Serão executadas quatro atividades com custos que apresentam os seguintes percentuais em relação ao total: A1 = 20%; A2 = 30%; A3 = 40% e A4 = 10%. Cada atividade está distribuída, linearmente, nos seguintes meses:

Num cronograma financeiro montado com base nesses dados, qual é o faturamento percentual no mês 2 e, no mês 4, quais são os valores, em reais, das atividades A2 e A4, respectivamente?

Fonte: www.inep.gov.br


15%  −  100.000,00 e 50.000,00
25%  −  100.000,00 e 50.000,00
15%  −  150.000,00 e 100.000,00
25%  −  150.000,00 e 50.000,00
30%  −  100.000,00 e 100.000,00

(EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTE)Quando o homem não trata bem a natureza, a natureza não trata bem o homem.

 Essa afirmativa reitera a necessária interação das diferentes espécies, representadas na imagem a seguir.

 

Disponível em: http://curiosidades.spaceblog.com.br

Acesso em: 10 out. 2008

 Fonte: www.inep.gov.br


exclusão do homem na ameaça efetiva à sobrevivência do planeta.
ingerência do homem na reprodução de espécies em cativeiro.
responsabilidade do homem na manutenção da biodiversidade.
mutação das espécies pela ação predatória do homem.
atuação do homem na clonagem de animais pré-históricos.

(EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTE)A amostragem do concreto para ensaios de resistência à compressão deve ser feita dividindo-se a estrutura em lotes. De cada lote, deve ser retirada uma amostra, com número de exemplares de acordo com o tipo de controle. Cada exemplar é constituído por dois corpos-de-prova da mesma amassada. Toma-se como resistência do exemplar o maior dos dois valores obtidos no ensaio do exemplar. Para lotes com números de exemplares entre 6 e 20, o valor estimado da resistência característica à compressão(fckest), na idade especificada, considerando controle por amostragem parcial, é dado por

httpaHR0cDovL3NnYS51bml1YmUuYnIvYXJxdWl2b3MvYmFuY29fcXVlc3RvZXMvaW1hZ2UzL2ltYWdlcy9JbWFnZW0lMjAyMi5wbmc=

 

em que m=n/2 (Despreza-se o valor mais alto de n, se for ímpar.), f1 +f2 +... + fm  são valores das resistências dos exemplares, em ordem crescente.

Na tabela abaixo, estão apresentados os resultados da resistência à compressão obtidos a  partir do ensaio à compressão simples realizados aos 28 dias nos exemplares de um lote de concreto.

 

httpaHR0cDovL3NnYS51bml1YmUuYnIvYXJxdWl2b3MvYmFuY29fcXVlc3RvZXMvaW1hZ2UzL2ltYWdlcy9JbWFnZW0lMjAyMy5wbmc=

 

Considerando os dados e o critério apresentado, qual é a resistência característica à compressão estimada?

Fonte: www.inep.gov.br


34,5
29,0
30,8
28,1
28,0

      (EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO)  Qual das situações abaixo mostra a influência dos agregados na qualidade dos concretos?

Fonte: www.inep.gov.br


A forma dos grãos do agregado graúdo (cuboide, alongada ou lamelar) tem pouca influência na trabalhabilidade do concreto, não afetando, consequentemente, o bombeamento, o lançamento e nem o adensamento; entretanto, exerce grande influência na retração do concreto.
A distribuição granulométrica dos agregados influencia na trabalhabilidade do concreto fresco. Agregados muito finos, por exemplo, necessitam de mais água de amassamento para atingir a trabalhabilidade desejada e, a fim de manter o fator           água-cimento, exigem o acréscimo de cimento, encarecendo o custo final do produto.
Fragmentos macios e friáveis, presentes no agregado, são benéficos ao concreto, pois, alterando a distribuição granulométrica e introduzindo material de alta absorção de água, melhoram a trabalhabilidade e a resistência do concreto.
Concretos utilizados em pistas de aeroportos, em vertedouros de barragens e em pistas rodoviárias devem ser confeccionados com agregados de baixa resistência à abrasão. 
Os agregados produzidos de rochas sãs, como o granito, o gnaisse e o basalto, têm resistência à compressão inferior à da argamassa de concreto de composição usual (fck até 30 MPa) e devem, portanto, ter sua resistência previamente verificada, uma vez que podem provocar o rompimento do concreto por fratura dos grãos.

(EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTE) Um cabo de aço segura um recipiente que contém cimento, como mostra a figura abaixo. A deformação específica normal medida na extremidade superior do aço é de 0,1 % quando a tensão normal é de 200 MPa, como mostra o diagrama tensão x deformação do cabo de aço.

O módulo de elasticidade longitudinal desse aço é igual a

Fonte: www.inep.gov.br


200.000 MPa.
200 MPa.
20.000 MPa.
20 MPa.
2.000 MPa.

(EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTE)A educação é o Xis da questão

 

 

Disponível em:. Acesso em: 24 ago. 2011.

 

 

A expressão “o Xis da questão” usada no título do infográfico diz respeito

 Fonte: www.inep.gov.br



à influência que o ensino de língua estrangeira nas escolas tem exercido na vida profissional dos indivíduos.
às oportunidades de melhoria salarial que surgem à medida que aumenta o nível de escolaridade dos indivíduos.
aos questionamentos que são feitos acerca da quantidade mínima de anos de estudo que os indivíduos precisam para ter boa educação.
à quantidade de anos de estudos necessários para garantir um emprego estável com salário digno.
à redução da taxa de desemprego em razão da política atual de controle da evasão escolar e de aprovação automática de ano de acordo com a idade.

(EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTE) Um cabo de aço segura um recipiente que contém cimento, como mostra a figura abaixo. A deformação específica normal medida na extremidade superior do aço é de 0,1 % quando a tensão normal é de 200 MPa, como mostra o diagrama tensão x deformação do cabo de aço.

O módulo de elasticidade longitudinal desse aço é igual a

Fonte: www.inep.gov.br


200.000 MPa.
200 MPa.
20.000 MPa.
20 MPa.
2.000 MPa.

(EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTE)Os sistemas de transporte de água de abastecimento e de coleta de esgotos sanitários devem ser, respectivamente, projetados e calculados como

 Fonte: www.inep.gov.br


condutos por gravidade e condutos forçados.
condutos livres e condutos forçados.
condutos sob pressão igual a atmosférica.
condutos sob pressão diferente da atmosférica.
condutos forçados e condutos livres.
Páginas: 123