ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM ENGENHARIA CIVIL


Em 2017, o cenário político brasileiro foi marcado pelas discussões em torno da reforma dos direitos trabalhistas no Brasil. Em plena discussão pela reforma trabalhista, o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia afirmou que, para ele, a Justiça do Trabalho não deveria nem existir. A declaração do político indica a evidente disposição da casa em reformar o Direito do Trabalho para esvaziá-lo no que se refere às conquistas históricas dos trabalhadores. Segundo Maia, “tivemos que aprovar uma regulamentação da gorjeta porque foi quebrando todo mundo pela irresponsabilidade da Justiça brasileira, da Justiça do Trabalho, que não deveria nem existir”

(http://justificando.cartacapital.com.br/2017/03/08/rodrigo-maia-diz-que-justica-do-trabalho-nao-deveria-nem-existir).

 

Sobre os direitos trabalhistas no Brasil, analise as afirmações abaixo:

 

I) Os direitos trabalhistas foram sendo introduzidos no Brasil durante a década de 1930 e se consolidaram em 1943 com a CLT, durante o primeiro período de Getúlio Vargas no poder.

II) A Justiça do Trabalho foi criada para arbitrar os conflitos entre patrões e operários tendo em vista evitar que as tensões causadas pela industrialização explodissem no espaço público.

III) Para os críticos da atual legislação trabalhista, os direitos que a CLT estabelecem estariam muito acima do que os praticados num sistema de mercado livre, daí a necessidade da reforma.

Estão corretas as afirmações contidas em:




  • II apenas
  • I apenas
  • I, II e III.
  • I e II apenas
  • II e III apenas