ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM ADMINISTRAÇÃO
Vamos aqui fazer um exercício prático sobre gráfico de controle e controle estatístico do processo (CEP). Estes dados foram retirados de uma indústria metalmecânica fabricante de eixos para motocicletas.
Com base nos dados da tabela a seguir, desenhe o gráfico de controle em seu caderno e assinale aqui a alternativa que traz corretamente quais são as amostras que são consideradas causas especiais. O limite inferior de controle é 25mm e o limite superior de controle é 32mm.
3, 4, 11
3, 4, 10
4, 5, 9
3, 6, 11
5, 10, 15
ENADE 2014 (adaptado)
Na figura abaixo, o processo A é um processo capaz, o B um processo razoavelmente capaz, e o C um processo incapaz. A parte inferior da figura ilustra o efeito de uma causa especial que aumenta a variabilidade da variável X, aumentado o desvio-padrão de σ0 para σ1.
De acordo com as informações apresentadas, a causa especial:
piora (reduz) a capacidade do processo A e melhora (aumenta) a capacidade dos processos B e C.
melhora (aumenta) a capacidade do processo.
piora (reduz) a capacidade do processo C e melhora (aumenta) a capacidade dos processos A e B.
piora (reduz) a capacidade do processo B e melhora (aumenta) a capacidade dos processos A e C.
piora (reduz) a capacidade do processo.
A espessura de uma placa de circuito impresso é um parâmetro importante da qualidade. Dados sobre a espessura (em polegadas, in) são dados aqui para 25 amostras de três placas cada.
Para construir o gráfico e R é preciso encontrar os limites de controle. Assinale a seguir a alternativa que traz corretamente, nesta ordem, o limite superior de controle, a linha média e o limite inferior de controle do gráfico .
0,638932; 0,629521; 0,620117
0,629521; 0,620118; 0,619889
0,062952; 0,062011; 0,061988
0,063893; 0,062952; 0,062011
0,564783; 0,185099; 0
A espessura de uma placa de circuito impresso é um parâmetro importante da qualidade. Dados sobre a espessura (em polegadas, in) são dados aqui para 25 amostras de três placas cada.
Para construir o gráfico e R é preciso encontrar os limites de controle. Assinale a seguir a alternativa que traz corretamente, nesta ordem, o limite superior de controle, a linha média e o limite inferior de controle do gráfico R.
0,955706; 0,371148; 0
0,002369; 0,000920; 0,000012
0,002369; 0,000920; 0
0,02369; 0,00920; 0
0,003299; 0,000965; 0
ENADE 2017
Um processo vem sendo monitorado por meio de Gráficos de Controle para Variáveis. Para essa situação, analise os gráficos a seguir:
Indicam processo sob controle estatístico apenas os gráficos representados em:
I e III.
I e IV.
III e V.
II e V.
II e IV.
A questão discursiva número 04 do ENADE DE 2018, aplicado aos alunos dos cursos de Gestão da Qualidade de todo Brasil, disponibilizou o seguinte caso em seu enunciado:
Uma rede de franquias de fast food mantém padrões de qualidade extremamente exigentes junto a seus franqueados, desde a estrutura e o layout de suas lojas e os procedimentos de manufatura, até a entrega dos produtos comercializados. Entre essas exigências, inclui-se a de tempo máximo entre a produção de um hambúrguer e a entrega ao cliente. Caso esse tempo seja excedido, a empresa exige que o produto seja descartado. (grifo nosso)
Considerando que não se pode reduzir compliance ao mero cumprimento de regras formais e informais, compreendendo “ um conjunto de padrões, procedimentos éticos e legais, que, uma vez definido e implantado, será a linha mestra que orientará o comportamento da instituição no mercado em que atua, bem como a atitude dos seus funcionários” (CANDELORO; RIZZO; PINHO, 2012, p. 30), analise as afirmações a seguir:
I - A exigência de descarte do hambúrguer implica em impactos sociais e ambientais. Logo, é conveniente práticas de compliance nesta rede de franquias que garanta a qualidade em todos os processos da organização.
II - Os programas de compliance tornaram-se uma ferramenta importante para avaliar e mitigar riscos de não conformidade, melhorar as operações e proteger a reputação das organizações. Logo, a exigência de descarte de hambúrgueres poderia ser alvo de uma análise de conformidade que valorizasse a ética coorporativa.
III - Não há relevância na implementação de programas de compliance em casos como este uma vez que a regra de descarte já se encontra estabelecida independente dos impactos sociais e ambientais por ela causados.
Assinale a alternativa correta.
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas a afirmação II está correta.
Apenas a afirmação I está correta.
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
Em outubro de 2020, o Jornal Estado de Minas Gerais publicou reportagem online a respeito do caso da Cervejaria Backer, que foi indiciada após intoxicação de pessoas que consumiram cervejas da marca.
A seguir, alguns recortes da referida reportagem.
“A Polícia Civil de Minas Gerais indiciou 11 pessoas por lesão corporal, homicídio e intoxicação no caso de contaminação de cervejas da marca mineira Backer. A corporação constatou que um vazamento em um tanque provocou a contaminação das cervejas por mono e dietilenoglicol, substâncias tóxicas usadas no resfriamento do produto, contrariando as instruções do próprio fabricante do equipamento. A ingestão do líquido de apenas uma garrafa da Belorizontina, a marca que deu início à investigação, contendo dietilenoglicol, seria suficiente para matar uma pessoa.
...
Os indiciados
...a polícia informou tratar-se de uma testemunha que mentiu; o chefe da manutenção, por omissão; seis responsáveis técnicos, por homicídio culposo, lesão corporal culposa e por agirem com culpa na contaminação; e, por fim, três gestores da Backer indiciados por atos na pós-produção.”
Disponível em
O desenrolar das investigações trata de um exemplo claro de que as responsabilidades laborais em determinadas funções podem gerar processos judiciais nos quais, além da empresa, colabodarores podem responder criminalmente por sua ação ou omissão, podendo serem penalizados, inclusive, com restrição de liberdade (reclusão).
I - Um pograma de auditoria e fiscalização devidamente implementados e levados a sério, contando com investimentos, recursos e níveis de reporte adequados, poderiam ter evitado a contaminação dos tanques e, consequentemente, a criminalização dos colaboradores.
II - submeter-se a auditorias é o melhor e único caminho para que uma empresa consiga evitar riscos e não conformidades que provoquem erros e tragédias.
III - Não há relevância na implementação de programas de auditoria e fiscalização em casos como este uma vez que a ingestão de uma só garrafa já seria suficiente para matar uma pessoa.
Assinale a alternativa correta.
Apenas a afirmação I está correta.
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas a afirmação II está correta.
Numerosos acontecimentos da história recente do Brasil, demonstram que uma parte importante da população ainda está pautada em valores morais e éticos que vão de encontro ao que seria salutar para o coletivo. É claro que os conhecidos crimes da classe política evidenciam uma urgência em mudar radicalmente os rumos da nossa história moderna, mas não podemos esquecer de que é a população que os elege.
O fato é que além de toda a importância técnica dos processos de auditoria, a responsabilidade social envolvida precisa estar em evidência. Da mesma forma, executivos, presidentes e CEOs têm um dever diante da coletividade, que é o de promover valores morais e éticos que impactem os grupos sociais de forma positiva, além de garantir que auditorias façam parte da rotina, como tantos outros processos indispensáveis.
Considerando o contexto dos apontamentos acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I - É comum que gestores lidem com dilemas éticos que os farão se sentir desconfortáveis e até inseguros. Porém, o que se espera de um gestor competente é que ele tenha imparcialidade, honestidade e responsabilidade tanto para com os valores da organização, quanto para com os valores da sociedade.
PORQUE
II - Discutir conceitos éticos na administração não é tarefa fácil. Pode haver percepções e impressões diferentes sobre os mesmos fatos, podendo gerar confusão e divergências nos julgamentos. Por isso, é que agir com ética na administração, compreende utilizar de um parâmetro formalizado por uma dada organização.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As auditorias são grandes aliadas da gestão da qualidade, além de terem potencial para contribuir de forma importante na prevenção de acidentes e outras inconformidades. Infelizmente, ainda pode ser vista apenas como forma de vigiar colaboradores ou aumentar a burocracia. Mas, na verdade, é uma poderosa ferramenta que precisa fazer parte natural do dia a dia das empresas, que quando associada a outras ações, oportuniza revisões de processos, correção de falhas, identificação de riscos, entre outras vantagens.
Para uma ação eficiente, é essencial que auditorias sejam realizadas pautadas em princípios éticos, de acordo com normas, regimentos, leis e regras específicos, sejam eles internos ou externos.
Com base nos apontamentos acima, avalie as afirmações a seguir:
I - Os envolvidos no processo de auditoria, seja ela interna ou externa, precisam estar comprometidos com princípios éticos, com imparcialidade e responsabilidade perante a empresa, o mercado e a sociedade.
II - A auditoria deve priorizar a fiscalização de colaboradores, sem considerar valores da empresa e questões ligadas a compliance.
III - Uma maneira de minimizar os maus exemplos de má conduta ética é investir em melhorar a comunicação entre os envolvidos. Assim, com comunicação mais clara e objetiva, com ajuda de mecanismos de controle mais efetivos, o mau comportamento da liderança pode ser minimizado.
A respeito das asserções, assinale a opção correta:
As asserções I, II e III são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras.
As asserções I, II e III são proposições verdadeiras.
As asserções I e III são proposições verdadeiras.
A questão objetiva número 11 do ENADE DE 2018, aplicado aos alunos dos cursos de Gestão da Qualidade de todo Brasil, disponibilizou a seguinte citação em seu enunciado.
A auditoria da qualidade, interna ou externa, é muito importante para a implantação, manutenção e melhoria de sistema de gestão da qualidade, pois, além de possibilitar a identificação de pontos fortes, permite a identificação de não-conformidades, ou seja, a identificação de pontos falhos no sistema que podem ser aperfeiçoados.
SEIFFERT, M. E. B. Auditoria de Sistemas de Gestão: princípios, procedimentos e práticas com ênfase nas normas ISO. São Paulo: Atlas, 2013 (adaptado).
Para que os conceitos sejam empregados adequadamente, relacione os assuntos identificados a seguir pelos ítens "I, II e III" aos conceitos elencados em seguida e assinale a sequência correta acerca das auditorias de certificação de sistema de gestão da qualidade (SGQ) conforme a norma NBR ISO 9001:2015.
I - Pré-auditoria
II - Auditoria inicial ou de adequação
III - Auditoria de recertificação
(__) É realizada periodicamente e tem como objetivo verificar se todos os requisitos continuam sendo cumpridos para garantir a manutenção da certificação do SGQ da empresa.
(__) Consiste em visita inicial do organismo certificador, com o objetivo de identificar o nível de maturidade da implantação do SGQ, a fim de saber se a empresa está apta a receber a auditoria de certificação.
(__) Busca verificar a estrutura documental do SGQ, bem como os registros e documentos que evidenciem a conformidade do sistema com relação aos requisitos prescritos na norma vigente.
3, 4, 11
3, 4, 10
4, 5, 9
3, 6, 11
5, 10, 15
ENADE 2014 (adaptado)
Na figura abaixo, o processo A é um processo capaz, o B um processo razoavelmente capaz, e o C um processo incapaz. A parte inferior da figura ilustra o efeito de uma causa especial que aumenta a variabilidade da variável X, aumentado o desvio-padrão de σ0 para σ1.
De acordo com as informações apresentadas, a causa especial:
piora (reduz) a capacidade do processo A e melhora (aumenta) a capacidade dos processos B e C.
melhora (aumenta) a capacidade do processo.
piora (reduz) a capacidade do processo C e melhora (aumenta) a capacidade dos processos A e B.
piora (reduz) a capacidade do processo B e melhora (aumenta) a capacidade dos processos A e C.
piora (reduz) a capacidade do processo.
A espessura de uma placa de circuito impresso é um parâmetro importante da qualidade. Dados sobre a espessura (em polegadas, in) são dados aqui para 25 amostras de três placas cada.
Para construir o gráfico e R é preciso encontrar os limites de controle. Assinale a seguir a alternativa que traz corretamente, nesta ordem, o limite superior de controle, a linha média e o limite inferior de controle do gráfico .
0,638932; 0,629521; 0,620117
0,629521; 0,620118; 0,619889
0,062952; 0,062011; 0,061988
0,063893; 0,062952; 0,062011
0,564783; 0,185099; 0
A espessura de uma placa de circuito impresso é um parâmetro importante da qualidade. Dados sobre a espessura (em polegadas, in) são dados aqui para 25 amostras de três placas cada.
Para construir o gráfico e R é preciso encontrar os limites de controle. Assinale a seguir a alternativa que traz corretamente, nesta ordem, o limite superior de controle, a linha média e o limite inferior de controle do gráfico R.
0,955706; 0,371148; 0
0,002369; 0,000920; 0,000012
0,002369; 0,000920; 0
0,02369; 0,00920; 0
0,003299; 0,000965; 0
ENADE 2017
Um processo vem sendo monitorado por meio de Gráficos de Controle para Variáveis. Para essa situação, analise os gráficos a seguir:
Indicam processo sob controle estatístico apenas os gráficos representados em:
I e III.
I e IV.
III e V.
II e V.
II e IV.
A questão discursiva número 04 do ENADE DE 2018, aplicado aos alunos dos cursos de Gestão da Qualidade de todo Brasil, disponibilizou o seguinte caso em seu enunciado:
Uma rede de franquias de fast food mantém padrões de qualidade extremamente exigentes junto a seus franqueados, desde a estrutura e o layout de suas lojas e os procedimentos de manufatura, até a entrega dos produtos comercializados. Entre essas exigências, inclui-se a de tempo máximo entre a produção de um hambúrguer e a entrega ao cliente. Caso esse tempo seja excedido, a empresa exige que o produto seja descartado. (grifo nosso)
Considerando que não se pode reduzir compliance ao mero cumprimento de regras formais e informais, compreendendo “ um conjunto de padrões, procedimentos éticos e legais, que, uma vez definido e implantado, será a linha mestra que orientará o comportamento da instituição no mercado em que atua, bem como a atitude dos seus funcionários” (CANDELORO; RIZZO; PINHO, 2012, p. 30), analise as afirmações a seguir:
I - A exigência de descarte do hambúrguer implica em impactos sociais e ambientais. Logo, é conveniente práticas de compliance nesta rede de franquias que garanta a qualidade em todos os processos da organização.
II - Os programas de compliance tornaram-se uma ferramenta importante para avaliar e mitigar riscos de não conformidade, melhorar as operações e proteger a reputação das organizações. Logo, a exigência de descarte de hambúrgueres poderia ser alvo de uma análise de conformidade que valorizasse a ética coorporativa.
III - Não há relevância na implementação de programas de compliance em casos como este uma vez que a regra de descarte já se encontra estabelecida independente dos impactos sociais e ambientais por ela causados.
Assinale a alternativa correta.
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas a afirmação II está correta.
Apenas a afirmação I está correta.
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
Em outubro de 2020, o Jornal Estado de Minas Gerais publicou reportagem online a respeito do caso da Cervejaria Backer, que foi indiciada após intoxicação de pessoas que consumiram cervejas da marca.
A seguir, alguns recortes da referida reportagem.
“A Polícia Civil de Minas Gerais indiciou 11 pessoas por lesão corporal, homicídio e intoxicação no caso de contaminação de cervejas da marca mineira Backer. A corporação constatou que um vazamento em um tanque provocou a contaminação das cervejas por mono e dietilenoglicol, substâncias tóxicas usadas no resfriamento do produto, contrariando as instruções do próprio fabricante do equipamento. A ingestão do líquido de apenas uma garrafa da Belorizontina, a marca que deu início à investigação, contendo dietilenoglicol, seria suficiente para matar uma pessoa.
...
Os indiciados
...a polícia informou tratar-se de uma testemunha que mentiu; o chefe da manutenção, por omissão; seis responsáveis técnicos, por homicídio culposo, lesão corporal culposa e por agirem com culpa na contaminação; e, por fim, três gestores da Backer indiciados por atos na pós-produção.”
Disponível em
O desenrolar das investigações trata de um exemplo claro de que as responsabilidades laborais em determinadas funções podem gerar processos judiciais nos quais, além da empresa, colabodarores podem responder criminalmente por sua ação ou omissão, podendo serem penalizados, inclusive, com restrição de liberdade (reclusão).
I - Um pograma de auditoria e fiscalização devidamente implementados e levados a sério, contando com investimentos, recursos e níveis de reporte adequados, poderiam ter evitado a contaminação dos tanques e, consequentemente, a criminalização dos colaboradores.
II - submeter-se a auditorias é o melhor e único caminho para que uma empresa consiga evitar riscos e não conformidades que provoquem erros e tragédias.
III - Não há relevância na implementação de programas de auditoria e fiscalização em casos como este uma vez que a ingestão de uma só garrafa já seria suficiente para matar uma pessoa.
Assinale a alternativa correta.
Apenas a afirmação I está correta.
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas a afirmação II está correta.
Numerosos acontecimentos da história recente do Brasil, demonstram que uma parte importante da população ainda está pautada em valores morais e éticos que vão de encontro ao que seria salutar para o coletivo. É claro que os conhecidos crimes da classe política evidenciam uma urgência em mudar radicalmente os rumos da nossa história moderna, mas não podemos esquecer de que é a população que os elege.
O fato é que além de toda a importância técnica dos processos de auditoria, a responsabilidade social envolvida precisa estar em evidência. Da mesma forma, executivos, presidentes e CEOs têm um dever diante da coletividade, que é o de promover valores morais e éticos que impactem os grupos sociais de forma positiva, além de garantir que auditorias façam parte da rotina, como tantos outros processos indispensáveis.
Considerando o contexto dos apontamentos acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I - É comum que gestores lidem com dilemas éticos que os farão se sentir desconfortáveis e até inseguros. Porém, o que se espera de um gestor competente é que ele tenha imparcialidade, honestidade e responsabilidade tanto para com os valores da organização, quanto para com os valores da sociedade.
PORQUE
II - Discutir conceitos éticos na administração não é tarefa fácil. Pode haver percepções e impressões diferentes sobre os mesmos fatos, podendo gerar confusão e divergências nos julgamentos. Por isso, é que agir com ética na administração, compreende utilizar de um parâmetro formalizado por uma dada organização.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As auditorias são grandes aliadas da gestão da qualidade, além de terem potencial para contribuir de forma importante na prevenção de acidentes e outras inconformidades. Infelizmente, ainda pode ser vista apenas como forma de vigiar colaboradores ou aumentar a burocracia. Mas, na verdade, é uma poderosa ferramenta que precisa fazer parte natural do dia a dia das empresas, que quando associada a outras ações, oportuniza revisões de processos, correção de falhas, identificação de riscos, entre outras vantagens.
Para uma ação eficiente, é essencial que auditorias sejam realizadas pautadas em princípios éticos, de acordo com normas, regimentos, leis e regras específicos, sejam eles internos ou externos.
Com base nos apontamentos acima, avalie as afirmações a seguir:
I - Os envolvidos no processo de auditoria, seja ela interna ou externa, precisam estar comprometidos com princípios éticos, com imparcialidade e responsabilidade perante a empresa, o mercado e a sociedade.
II - A auditoria deve priorizar a fiscalização de colaboradores, sem considerar valores da empresa e questões ligadas a compliance.
III - Uma maneira de minimizar os maus exemplos de má conduta ética é investir em melhorar a comunicação entre os envolvidos. Assim, com comunicação mais clara e objetiva, com ajuda de mecanismos de controle mais efetivos, o mau comportamento da liderança pode ser minimizado.
A respeito das asserções, assinale a opção correta:
As asserções I, II e III são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras.
As asserções I, II e III são proposições verdadeiras.
As asserções I e III são proposições verdadeiras.
A questão objetiva número 11 do ENADE DE 2018, aplicado aos alunos dos cursos de Gestão da Qualidade de todo Brasil, disponibilizou a seguinte citação em seu enunciado.
A auditoria da qualidade, interna ou externa, é muito importante para a implantação, manutenção e melhoria de sistema de gestão da qualidade, pois, além de possibilitar a identificação de pontos fortes, permite a identificação de não-conformidades, ou seja, a identificação de pontos falhos no sistema que podem ser aperfeiçoados.
SEIFFERT, M. E. B. Auditoria de Sistemas de Gestão: princípios, procedimentos e práticas com ênfase nas normas ISO. São Paulo: Atlas, 2013 (adaptado).
Para que os conceitos sejam empregados adequadamente, relacione os assuntos identificados a seguir pelos ítens "I, II e III" aos conceitos elencados em seguida e assinale a sequência correta acerca das auditorias de certificação de sistema de gestão da qualidade (SGQ) conforme a norma NBR ISO 9001:2015.
I - Pré-auditoria
II - Auditoria inicial ou de adequação
III - Auditoria de recertificação
(__) É realizada periodicamente e tem como objetivo verificar se todos os requisitos continuam sendo cumpridos para garantir a manutenção da certificação do SGQ da empresa.
(__) Consiste em visita inicial do organismo certificador, com o objetivo de identificar o nível de maturidade da implantação do SGQ, a fim de saber se a empresa está apta a receber a auditoria de certificação.
(__) Busca verificar a estrutura documental do SGQ, bem como os registros e documentos que evidenciem a conformidade do sistema com relação aos requisitos prescritos na norma vigente.
piora (reduz) a capacidade do processo A e melhora (aumenta) a capacidade dos processos B e C.
melhora (aumenta) a capacidade do processo.
piora (reduz) a capacidade do processo C e melhora (aumenta) a capacidade dos processos A e B.
piora (reduz) a capacidade do processo B e melhora (aumenta) a capacidade dos processos A e C.
piora (reduz) a capacidade do processo.
A espessura de uma placa de circuito impresso é um parâmetro importante da qualidade. Dados sobre a espessura (em polegadas, in) são dados aqui para 25 amostras de três placas cada.
Para construir o gráfico e R é preciso encontrar os limites de controle. Assinale a seguir a alternativa que traz corretamente, nesta ordem, o limite superior de controle, a linha média e o limite inferior de controle do gráfico .
0,638932; 0,629521; 0,620117
0,629521; 0,620118; 0,619889
0,062952; 0,062011; 0,061988
0,063893; 0,062952; 0,062011
0,564783; 0,185099; 0
A espessura de uma placa de circuito impresso é um parâmetro importante da qualidade. Dados sobre a espessura (em polegadas, in) são dados aqui para 25 amostras de três placas cada.
Para construir o gráfico e R é preciso encontrar os limites de controle. Assinale a seguir a alternativa que traz corretamente, nesta ordem, o limite superior de controle, a linha média e o limite inferior de controle do gráfico R.
0,955706; 0,371148; 0
0,002369; 0,000920; 0,000012
0,002369; 0,000920; 0
0,02369; 0,00920; 0
0,003299; 0,000965; 0
ENADE 2017
Um processo vem sendo monitorado por meio de Gráficos de Controle para Variáveis. Para essa situação, analise os gráficos a seguir:
Indicam processo sob controle estatístico apenas os gráficos representados em:
I e III.
I e IV.
III e V.
II e V.
II e IV.
A questão discursiva número 04 do ENADE DE 2018, aplicado aos alunos dos cursos de Gestão da Qualidade de todo Brasil, disponibilizou o seguinte caso em seu enunciado:
Uma rede de franquias de fast food mantém padrões de qualidade extremamente exigentes junto a seus franqueados, desde a estrutura e o layout de suas lojas e os procedimentos de manufatura, até a entrega dos produtos comercializados. Entre essas exigências, inclui-se a de tempo máximo entre a produção de um hambúrguer e a entrega ao cliente. Caso esse tempo seja excedido, a empresa exige que o produto seja descartado. (grifo nosso)
Considerando que não se pode reduzir compliance ao mero cumprimento de regras formais e informais, compreendendo “ um conjunto de padrões, procedimentos éticos e legais, que, uma vez definido e implantado, será a linha mestra que orientará o comportamento da instituição no mercado em que atua, bem como a atitude dos seus funcionários” (CANDELORO; RIZZO; PINHO, 2012, p. 30), analise as afirmações a seguir:
I - A exigência de descarte do hambúrguer implica em impactos sociais e ambientais. Logo, é conveniente práticas de compliance nesta rede de franquias que garanta a qualidade em todos os processos da organização.
II - Os programas de compliance tornaram-se uma ferramenta importante para avaliar e mitigar riscos de não conformidade, melhorar as operações e proteger a reputação das organizações. Logo, a exigência de descarte de hambúrgueres poderia ser alvo de uma análise de conformidade que valorizasse a ética coorporativa.
III - Não há relevância na implementação de programas de compliance em casos como este uma vez que a regra de descarte já se encontra estabelecida independente dos impactos sociais e ambientais por ela causados.
Assinale a alternativa correta.
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas a afirmação II está correta.
Apenas a afirmação I está correta.
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
Em outubro de 2020, o Jornal Estado de Minas Gerais publicou reportagem online a respeito do caso da Cervejaria Backer, que foi indiciada após intoxicação de pessoas que consumiram cervejas da marca.
A seguir, alguns recortes da referida reportagem.
“A Polícia Civil de Minas Gerais indiciou 11 pessoas por lesão corporal, homicídio e intoxicação no caso de contaminação de cervejas da marca mineira Backer. A corporação constatou que um vazamento em um tanque provocou a contaminação das cervejas por mono e dietilenoglicol, substâncias tóxicas usadas no resfriamento do produto, contrariando as instruções do próprio fabricante do equipamento. A ingestão do líquido de apenas uma garrafa da Belorizontina, a marca que deu início à investigação, contendo dietilenoglicol, seria suficiente para matar uma pessoa.
...
Os indiciados
...a polícia informou tratar-se de uma testemunha que mentiu; o chefe da manutenção, por omissão; seis responsáveis técnicos, por homicídio culposo, lesão corporal culposa e por agirem com culpa na contaminação; e, por fim, três gestores da Backer indiciados por atos na pós-produção.”
Disponível em
O desenrolar das investigações trata de um exemplo claro de que as responsabilidades laborais em determinadas funções podem gerar processos judiciais nos quais, além da empresa, colabodarores podem responder criminalmente por sua ação ou omissão, podendo serem penalizados, inclusive, com restrição de liberdade (reclusão).
I - Um pograma de auditoria e fiscalização devidamente implementados e levados a sério, contando com investimentos, recursos e níveis de reporte adequados, poderiam ter evitado a contaminação dos tanques e, consequentemente, a criminalização dos colaboradores.
II - submeter-se a auditorias é o melhor e único caminho para que uma empresa consiga evitar riscos e não conformidades que provoquem erros e tragédias.
III - Não há relevância na implementação de programas de auditoria e fiscalização em casos como este uma vez que a ingestão de uma só garrafa já seria suficiente para matar uma pessoa.
Assinale a alternativa correta.
Apenas a afirmação I está correta.
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas a afirmação II está correta.
Numerosos acontecimentos da história recente do Brasil, demonstram que uma parte importante da população ainda está pautada em valores morais e éticos que vão de encontro ao que seria salutar para o coletivo. É claro que os conhecidos crimes da classe política evidenciam uma urgência em mudar radicalmente os rumos da nossa história moderna, mas não podemos esquecer de que é a população que os elege.
O fato é que além de toda a importância técnica dos processos de auditoria, a responsabilidade social envolvida precisa estar em evidência. Da mesma forma, executivos, presidentes e CEOs têm um dever diante da coletividade, que é o de promover valores morais e éticos que impactem os grupos sociais de forma positiva, além de garantir que auditorias façam parte da rotina, como tantos outros processos indispensáveis.
Considerando o contexto dos apontamentos acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I - É comum que gestores lidem com dilemas éticos que os farão se sentir desconfortáveis e até inseguros. Porém, o que se espera de um gestor competente é que ele tenha imparcialidade, honestidade e responsabilidade tanto para com os valores da organização, quanto para com os valores da sociedade.
PORQUE
II - Discutir conceitos éticos na administração não é tarefa fácil. Pode haver percepções e impressões diferentes sobre os mesmos fatos, podendo gerar confusão e divergências nos julgamentos. Por isso, é que agir com ética na administração, compreende utilizar de um parâmetro formalizado por uma dada organização.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As auditorias são grandes aliadas da gestão da qualidade, além de terem potencial para contribuir de forma importante na prevenção de acidentes e outras inconformidades. Infelizmente, ainda pode ser vista apenas como forma de vigiar colaboradores ou aumentar a burocracia. Mas, na verdade, é uma poderosa ferramenta que precisa fazer parte natural do dia a dia das empresas, que quando associada a outras ações, oportuniza revisões de processos, correção de falhas, identificação de riscos, entre outras vantagens.
Para uma ação eficiente, é essencial que auditorias sejam realizadas pautadas em princípios éticos, de acordo com normas, regimentos, leis e regras específicos, sejam eles internos ou externos.
Com base nos apontamentos acima, avalie as afirmações a seguir:
I - Os envolvidos no processo de auditoria, seja ela interna ou externa, precisam estar comprometidos com princípios éticos, com imparcialidade e responsabilidade perante a empresa, o mercado e a sociedade.
II - A auditoria deve priorizar a fiscalização de colaboradores, sem considerar valores da empresa e questões ligadas a compliance.
III - Uma maneira de minimizar os maus exemplos de má conduta ética é investir em melhorar a comunicação entre os envolvidos. Assim, com comunicação mais clara e objetiva, com ajuda de mecanismos de controle mais efetivos, o mau comportamento da liderança pode ser minimizado.
A respeito das asserções, assinale a opção correta:
As asserções I, II e III são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras.
As asserções I, II e III são proposições verdadeiras.
As asserções I e III são proposições verdadeiras.
A questão objetiva número 11 do ENADE DE 2018, aplicado aos alunos dos cursos de Gestão da Qualidade de todo Brasil, disponibilizou a seguinte citação em seu enunciado.
A auditoria da qualidade, interna ou externa, é muito importante para a implantação, manutenção e melhoria de sistema de gestão da qualidade, pois, além de possibilitar a identificação de pontos fortes, permite a identificação de não-conformidades, ou seja, a identificação de pontos falhos no sistema que podem ser aperfeiçoados.
SEIFFERT, M. E. B. Auditoria de Sistemas de Gestão: princípios, procedimentos e práticas com ênfase nas normas ISO. São Paulo: Atlas, 2013 (adaptado).
Para que os conceitos sejam empregados adequadamente, relacione os assuntos identificados a seguir pelos ítens "I, II e III" aos conceitos elencados em seguida e assinale a sequência correta acerca das auditorias de certificação de sistema de gestão da qualidade (SGQ) conforme a norma NBR ISO 9001:2015.
I - Pré-auditoria
II - Auditoria inicial ou de adequação
III - Auditoria de recertificação
(__) É realizada periodicamente e tem como objetivo verificar se todos os requisitos continuam sendo cumpridos para garantir a manutenção da certificação do SGQ da empresa.
(__) Consiste em visita inicial do organismo certificador, com o objetivo de identificar o nível de maturidade da implantação do SGQ, a fim de saber se a empresa está apta a receber a auditoria de certificação.
(__) Busca verificar a estrutura documental do SGQ, bem como os registros e documentos que evidenciem a conformidade do sistema com relação aos requisitos prescritos na norma vigente.
0,638932; 0,629521; 0,620117
0,629521; 0,620118; 0,619889
0,062952; 0,062011; 0,061988
0,063893; 0,062952; 0,062011
0,564783; 0,185099; 0
A espessura de uma placa de circuito impresso é um parâmetro importante da qualidade. Dados sobre a espessura (em polegadas, in) são dados aqui para 25 amostras de três placas cada.
Para construir o gráfico e R é preciso encontrar os limites de controle. Assinale a seguir a alternativa que traz corretamente, nesta ordem, o limite superior de controle, a linha média e o limite inferior de controle do gráfico R.
0,955706; 0,371148; 0
0,002369; 0,000920; 0,000012
0,002369; 0,000920; 0
0,02369; 0,00920; 0
0,003299; 0,000965; 0
ENADE 2017
Um processo vem sendo monitorado por meio de Gráficos de Controle para Variáveis. Para essa situação, analise os gráficos a seguir:
Indicam processo sob controle estatístico apenas os gráficos representados em:
I e III.
I e IV.
III e V.
II e V.
II e IV.
A questão discursiva número 04 do ENADE DE 2018, aplicado aos alunos dos cursos de Gestão da Qualidade de todo Brasil, disponibilizou o seguinte caso em seu enunciado:
Uma rede de franquias de fast food mantém padrões de qualidade extremamente exigentes junto a seus franqueados, desde a estrutura e o layout de suas lojas e os procedimentos de manufatura, até a entrega dos produtos comercializados. Entre essas exigências, inclui-se a de tempo máximo entre a produção de um hambúrguer e a entrega ao cliente. Caso esse tempo seja excedido, a empresa exige que o produto seja descartado. (grifo nosso)
Considerando que não se pode reduzir compliance ao mero cumprimento de regras formais e informais, compreendendo “ um conjunto de padrões, procedimentos éticos e legais, que, uma vez definido e implantado, será a linha mestra que orientará o comportamento da instituição no mercado em que atua, bem como a atitude dos seus funcionários” (CANDELORO; RIZZO; PINHO, 2012, p. 30), analise as afirmações a seguir:
I - A exigência de descarte do hambúrguer implica em impactos sociais e ambientais. Logo, é conveniente práticas de compliance nesta rede de franquias que garanta a qualidade em todos os processos da organização.
II - Os programas de compliance tornaram-se uma ferramenta importante para avaliar e mitigar riscos de não conformidade, melhorar as operações e proteger a reputação das organizações. Logo, a exigência de descarte de hambúrgueres poderia ser alvo de uma análise de conformidade que valorizasse a ética coorporativa.
III - Não há relevância na implementação de programas de compliance em casos como este uma vez que a regra de descarte já se encontra estabelecida independente dos impactos sociais e ambientais por ela causados.
Assinale a alternativa correta.
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas a afirmação II está correta.
Apenas a afirmação I está correta.
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
Em outubro de 2020, o Jornal Estado de Minas Gerais publicou reportagem online a respeito do caso da Cervejaria Backer, que foi indiciada após intoxicação de pessoas que consumiram cervejas da marca.
A seguir, alguns recortes da referida reportagem.
“A Polícia Civil de Minas Gerais indiciou 11 pessoas por lesão corporal, homicídio e intoxicação no caso de contaminação de cervejas da marca mineira Backer. A corporação constatou que um vazamento em um tanque provocou a contaminação das cervejas por mono e dietilenoglicol, substâncias tóxicas usadas no resfriamento do produto, contrariando as instruções do próprio fabricante do equipamento. A ingestão do líquido de apenas uma garrafa da Belorizontina, a marca que deu início à investigação, contendo dietilenoglicol, seria suficiente para matar uma pessoa.
...
Os indiciados
...a polícia informou tratar-se de uma testemunha que mentiu; o chefe da manutenção, por omissão; seis responsáveis técnicos, por homicídio culposo, lesão corporal culposa e por agirem com culpa na contaminação; e, por fim, três gestores da Backer indiciados por atos na pós-produção.”
Disponível em
O desenrolar das investigações trata de um exemplo claro de que as responsabilidades laborais em determinadas funções podem gerar processos judiciais nos quais, além da empresa, colabodarores podem responder criminalmente por sua ação ou omissão, podendo serem penalizados, inclusive, com restrição de liberdade (reclusão).
I - Um pograma de auditoria e fiscalização devidamente implementados e levados a sério, contando com investimentos, recursos e níveis de reporte adequados, poderiam ter evitado a contaminação dos tanques e, consequentemente, a criminalização dos colaboradores.
II - submeter-se a auditorias é o melhor e único caminho para que uma empresa consiga evitar riscos e não conformidades que provoquem erros e tragédias.
III - Não há relevância na implementação de programas de auditoria e fiscalização em casos como este uma vez que a ingestão de uma só garrafa já seria suficiente para matar uma pessoa.
Assinale a alternativa correta.
Apenas a afirmação I está correta.
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas a afirmação II está correta.
Numerosos acontecimentos da história recente do Brasil, demonstram que uma parte importante da população ainda está pautada em valores morais e éticos que vão de encontro ao que seria salutar para o coletivo. É claro que os conhecidos crimes da classe política evidenciam uma urgência em mudar radicalmente os rumos da nossa história moderna, mas não podemos esquecer de que é a população que os elege.
O fato é que além de toda a importância técnica dos processos de auditoria, a responsabilidade social envolvida precisa estar em evidência. Da mesma forma, executivos, presidentes e CEOs têm um dever diante da coletividade, que é o de promover valores morais e éticos que impactem os grupos sociais de forma positiva, além de garantir que auditorias façam parte da rotina, como tantos outros processos indispensáveis.
Considerando o contexto dos apontamentos acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I - É comum que gestores lidem com dilemas éticos que os farão se sentir desconfortáveis e até inseguros. Porém, o que se espera de um gestor competente é que ele tenha imparcialidade, honestidade e responsabilidade tanto para com os valores da organização, quanto para com os valores da sociedade.
PORQUE
II - Discutir conceitos éticos na administração não é tarefa fácil. Pode haver percepções e impressões diferentes sobre os mesmos fatos, podendo gerar confusão e divergências nos julgamentos. Por isso, é que agir com ética na administração, compreende utilizar de um parâmetro formalizado por uma dada organização.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As auditorias são grandes aliadas da gestão da qualidade, além de terem potencial para contribuir de forma importante na prevenção de acidentes e outras inconformidades. Infelizmente, ainda pode ser vista apenas como forma de vigiar colaboradores ou aumentar a burocracia. Mas, na verdade, é uma poderosa ferramenta que precisa fazer parte natural do dia a dia das empresas, que quando associada a outras ações, oportuniza revisões de processos, correção de falhas, identificação de riscos, entre outras vantagens.
Para uma ação eficiente, é essencial que auditorias sejam realizadas pautadas em princípios éticos, de acordo com normas, regimentos, leis e regras específicos, sejam eles internos ou externos.
Com base nos apontamentos acima, avalie as afirmações a seguir:
I - Os envolvidos no processo de auditoria, seja ela interna ou externa, precisam estar comprometidos com princípios éticos, com imparcialidade e responsabilidade perante a empresa, o mercado e a sociedade.
II - A auditoria deve priorizar a fiscalização de colaboradores, sem considerar valores da empresa e questões ligadas a compliance.
III - Uma maneira de minimizar os maus exemplos de má conduta ética é investir em melhorar a comunicação entre os envolvidos. Assim, com comunicação mais clara e objetiva, com ajuda de mecanismos de controle mais efetivos, o mau comportamento da liderança pode ser minimizado.
A respeito das asserções, assinale a opção correta:
As asserções I, II e III são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras.
As asserções I, II e III são proposições verdadeiras.
As asserções I e III são proposições verdadeiras.
A questão objetiva número 11 do ENADE DE 2018, aplicado aos alunos dos cursos de Gestão da Qualidade de todo Brasil, disponibilizou a seguinte citação em seu enunciado.
A auditoria da qualidade, interna ou externa, é muito importante para a implantação, manutenção e melhoria de sistema de gestão da qualidade, pois, além de possibilitar a identificação de pontos fortes, permite a identificação de não-conformidades, ou seja, a identificação de pontos falhos no sistema que podem ser aperfeiçoados.
SEIFFERT, M. E. B. Auditoria de Sistemas de Gestão: princípios, procedimentos e práticas com ênfase nas normas ISO. São Paulo: Atlas, 2013 (adaptado).
Para que os conceitos sejam empregados adequadamente, relacione os assuntos identificados a seguir pelos ítens "I, II e III" aos conceitos elencados em seguida e assinale a sequência correta acerca das auditorias de certificação de sistema de gestão da qualidade (SGQ) conforme a norma NBR ISO 9001:2015.
I - Pré-auditoria
II - Auditoria inicial ou de adequação
III - Auditoria de recertificação
(__) É realizada periodicamente e tem como objetivo verificar se todos os requisitos continuam sendo cumpridos para garantir a manutenção da certificação do SGQ da empresa.
(__) Consiste em visita inicial do organismo certificador, com o objetivo de identificar o nível de maturidade da implantação do SGQ, a fim de saber se a empresa está apta a receber a auditoria de certificação.
(__) Busca verificar a estrutura documental do SGQ, bem como os registros e documentos que evidenciem a conformidade do sistema com relação aos requisitos prescritos na norma vigente.
0,955706; 0,371148; 0
0,002369; 0,000920; 0,000012
0,002369; 0,000920; 0
0,02369; 0,00920; 0
0,003299; 0,000965; 0
ENADE 2017
Um processo vem sendo monitorado por meio de Gráficos de Controle para Variáveis. Para essa situação, analise os gráficos a seguir:
Indicam processo sob controle estatístico apenas os gráficos representados em:
I e III.
I e IV.
III e V.
II e V.
II e IV.
A questão discursiva número 04 do ENADE DE 2018, aplicado aos alunos dos cursos de Gestão da Qualidade de todo Brasil, disponibilizou o seguinte caso em seu enunciado:
Uma rede de franquias de fast food mantém padrões de qualidade extremamente exigentes junto a seus franqueados, desde a estrutura e o layout de suas lojas e os procedimentos de manufatura, até a entrega dos produtos comercializados. Entre essas exigências, inclui-se a de tempo máximo entre a produção de um hambúrguer e a entrega ao cliente. Caso esse tempo seja excedido, a empresa exige que o produto seja descartado. (grifo nosso)
Considerando que não se pode reduzir compliance ao mero cumprimento de regras formais e informais, compreendendo “ um conjunto de padrões, procedimentos éticos e legais, que, uma vez definido e implantado, será a linha mestra que orientará o comportamento da instituição no mercado em que atua, bem como a atitude dos seus funcionários” (CANDELORO; RIZZO; PINHO, 2012, p. 30), analise as afirmações a seguir:
I - A exigência de descarte do hambúrguer implica em impactos sociais e ambientais. Logo, é conveniente práticas de compliance nesta rede de franquias que garanta a qualidade em todos os processos da organização.
II - Os programas de compliance tornaram-se uma ferramenta importante para avaliar e mitigar riscos de não conformidade, melhorar as operações e proteger a reputação das organizações. Logo, a exigência de descarte de hambúrgueres poderia ser alvo de uma análise de conformidade que valorizasse a ética coorporativa.
III - Não há relevância na implementação de programas de compliance em casos como este uma vez que a regra de descarte já se encontra estabelecida independente dos impactos sociais e ambientais por ela causados.
Assinale a alternativa correta.
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas a afirmação II está correta.
Apenas a afirmação I está correta.
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
Em outubro de 2020, o Jornal Estado de Minas Gerais publicou reportagem online a respeito do caso da Cervejaria Backer, que foi indiciada após intoxicação de pessoas que consumiram cervejas da marca.
A seguir, alguns recortes da referida reportagem.
“A Polícia Civil de Minas Gerais indiciou 11 pessoas por lesão corporal, homicídio e intoxicação no caso de contaminação de cervejas da marca mineira Backer. A corporação constatou que um vazamento em um tanque provocou a contaminação das cervejas por mono e dietilenoglicol, substâncias tóxicas usadas no resfriamento do produto, contrariando as instruções do próprio fabricante do equipamento. A ingestão do líquido de apenas uma garrafa da Belorizontina, a marca que deu início à investigação, contendo dietilenoglicol, seria suficiente para matar uma pessoa.
...
Os indiciados
...a polícia informou tratar-se de uma testemunha que mentiu; o chefe da manutenção, por omissão; seis responsáveis técnicos, por homicídio culposo, lesão corporal culposa e por agirem com culpa na contaminação; e, por fim, três gestores da Backer indiciados por atos na pós-produção.”
Disponível em
O desenrolar das investigações trata de um exemplo claro de que as responsabilidades laborais em determinadas funções podem gerar processos judiciais nos quais, além da empresa, colabodarores podem responder criminalmente por sua ação ou omissão, podendo serem penalizados, inclusive, com restrição de liberdade (reclusão).
I - Um pograma de auditoria e fiscalização devidamente implementados e levados a sério, contando com investimentos, recursos e níveis de reporte adequados, poderiam ter evitado a contaminação dos tanques e, consequentemente, a criminalização dos colaboradores.
II - submeter-se a auditorias é o melhor e único caminho para que uma empresa consiga evitar riscos e não conformidades que provoquem erros e tragédias.
III - Não há relevância na implementação de programas de auditoria e fiscalização em casos como este uma vez que a ingestão de uma só garrafa já seria suficiente para matar uma pessoa.
Assinale a alternativa correta.
Apenas a afirmação I está correta.
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas a afirmação II está correta.
Numerosos acontecimentos da história recente do Brasil, demonstram que uma parte importante da população ainda está pautada em valores morais e éticos que vão de encontro ao que seria salutar para o coletivo. É claro que os conhecidos crimes da classe política evidenciam uma urgência em mudar radicalmente os rumos da nossa história moderna, mas não podemos esquecer de que é a população que os elege.
O fato é que além de toda a importância técnica dos processos de auditoria, a responsabilidade social envolvida precisa estar em evidência. Da mesma forma, executivos, presidentes e CEOs têm um dever diante da coletividade, que é o de promover valores morais e éticos que impactem os grupos sociais de forma positiva, além de garantir que auditorias façam parte da rotina, como tantos outros processos indispensáveis.
Considerando o contexto dos apontamentos acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I - É comum que gestores lidem com dilemas éticos que os farão se sentir desconfortáveis e até inseguros. Porém, o que se espera de um gestor competente é que ele tenha imparcialidade, honestidade e responsabilidade tanto para com os valores da organização, quanto para com os valores da sociedade.
PORQUE
II - Discutir conceitos éticos na administração não é tarefa fácil. Pode haver percepções e impressões diferentes sobre os mesmos fatos, podendo gerar confusão e divergências nos julgamentos. Por isso, é que agir com ética na administração, compreende utilizar de um parâmetro formalizado por uma dada organização.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As auditorias são grandes aliadas da gestão da qualidade, além de terem potencial para contribuir de forma importante na prevenção de acidentes e outras inconformidades. Infelizmente, ainda pode ser vista apenas como forma de vigiar colaboradores ou aumentar a burocracia. Mas, na verdade, é uma poderosa ferramenta que precisa fazer parte natural do dia a dia das empresas, que quando associada a outras ações, oportuniza revisões de processos, correção de falhas, identificação de riscos, entre outras vantagens.
Para uma ação eficiente, é essencial que auditorias sejam realizadas pautadas em princípios éticos, de acordo com normas, regimentos, leis e regras específicos, sejam eles internos ou externos.
Com base nos apontamentos acima, avalie as afirmações a seguir:
I - Os envolvidos no processo de auditoria, seja ela interna ou externa, precisam estar comprometidos com princípios éticos, com imparcialidade e responsabilidade perante a empresa, o mercado e a sociedade.
II - A auditoria deve priorizar a fiscalização de colaboradores, sem considerar valores da empresa e questões ligadas a compliance.
III - Uma maneira de minimizar os maus exemplos de má conduta ética é investir em melhorar a comunicação entre os envolvidos. Assim, com comunicação mais clara e objetiva, com ajuda de mecanismos de controle mais efetivos, o mau comportamento da liderança pode ser minimizado.
A respeito das asserções, assinale a opção correta:
As asserções I, II e III são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras.
As asserções I, II e III são proposições verdadeiras.
As asserções I e III são proposições verdadeiras.
A questão objetiva número 11 do ENADE DE 2018, aplicado aos alunos dos cursos de Gestão da Qualidade de todo Brasil, disponibilizou a seguinte citação em seu enunciado.
A auditoria da qualidade, interna ou externa, é muito importante para a implantação, manutenção e melhoria de sistema de gestão da qualidade, pois, além de possibilitar a identificação de pontos fortes, permite a identificação de não-conformidades, ou seja, a identificação de pontos falhos no sistema que podem ser aperfeiçoados.
SEIFFERT, M. E. B. Auditoria de Sistemas de Gestão: princípios, procedimentos e práticas com ênfase nas normas ISO. São Paulo: Atlas, 2013 (adaptado).
Para que os conceitos sejam empregados adequadamente, relacione os assuntos identificados a seguir pelos ítens "I, II e III" aos conceitos elencados em seguida e assinale a sequência correta acerca das auditorias de certificação de sistema de gestão da qualidade (SGQ) conforme a norma NBR ISO 9001:2015.
I - Pré-auditoria
II - Auditoria inicial ou de adequação
III - Auditoria de recertificação
(__) É realizada periodicamente e tem como objetivo verificar se todos os requisitos continuam sendo cumpridos para garantir a manutenção da certificação do SGQ da empresa.
(__) Consiste em visita inicial do organismo certificador, com o objetivo de identificar o nível de maturidade da implantação do SGQ, a fim de saber se a empresa está apta a receber a auditoria de certificação.
(__) Busca verificar a estrutura documental do SGQ, bem como os registros e documentos que evidenciem a conformidade do sistema com relação aos requisitos prescritos na norma vigente.
I e III.
I e IV.
III e V.
II e V.
II e IV.
A questão discursiva número 04 do ENADE DE 2018, aplicado aos alunos dos cursos de Gestão da Qualidade de todo Brasil, disponibilizou o seguinte caso em seu enunciado:
Uma rede de franquias de fast food mantém padrões de qualidade extremamente exigentes junto a seus franqueados, desde a estrutura e o layout de suas lojas e os procedimentos de manufatura, até a entrega dos produtos comercializados. Entre essas exigências, inclui-se a de tempo máximo entre a produção de um hambúrguer e a entrega ao cliente. Caso esse tempo seja excedido, a empresa exige que o produto seja descartado. (grifo nosso)
Considerando que não se pode reduzir compliance ao mero cumprimento de regras formais e informais, compreendendo “ um conjunto de padrões, procedimentos éticos e legais, que, uma vez definido e implantado, será a linha mestra que orientará o comportamento da instituição no mercado em que atua, bem como a atitude dos seus funcionários” (CANDELORO; RIZZO; PINHO, 2012, p. 30), analise as afirmações a seguir:
I - A exigência de descarte do hambúrguer implica em impactos sociais e ambientais. Logo, é conveniente práticas de compliance nesta rede de franquias que garanta a qualidade em todos os processos da organização.
II - Os programas de compliance tornaram-se uma ferramenta importante para avaliar e mitigar riscos de não conformidade, melhorar as operações e proteger a reputação das organizações. Logo, a exigência de descarte de hambúrgueres poderia ser alvo de uma análise de conformidade que valorizasse a ética coorporativa.
III - Não há relevância na implementação de programas de compliance em casos como este uma vez que a regra de descarte já se encontra estabelecida independente dos impactos sociais e ambientais por ela causados.
Assinale a alternativa correta.
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas a afirmação II está correta.
Apenas a afirmação I está correta.
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
Em outubro de 2020, o Jornal Estado de Minas Gerais publicou reportagem online a respeito do caso da Cervejaria Backer, que foi indiciada após intoxicação de pessoas que consumiram cervejas da marca.
A seguir, alguns recortes da referida reportagem.
“A Polícia Civil de Minas Gerais indiciou 11 pessoas por lesão corporal, homicídio e intoxicação no caso de contaminação de cervejas da marca mineira Backer. A corporação constatou que um vazamento em um tanque provocou a contaminação das cervejas por mono e dietilenoglicol, substâncias tóxicas usadas no resfriamento do produto, contrariando as instruções do próprio fabricante do equipamento. A ingestão do líquido de apenas uma garrafa da Belorizontina, a marca que deu início à investigação, contendo dietilenoglicol, seria suficiente para matar uma pessoa.
...
Os indiciados
...a polícia informou tratar-se de uma testemunha que mentiu; o chefe da manutenção, por omissão; seis responsáveis técnicos, por homicídio culposo, lesão corporal culposa e por agirem com culpa na contaminação; e, por fim, três gestores da Backer indiciados por atos na pós-produção.”
Disponível em
O desenrolar das investigações trata de um exemplo claro de que as responsabilidades laborais em determinadas funções podem gerar processos judiciais nos quais, além da empresa, colabodarores podem responder criminalmente por sua ação ou omissão, podendo serem penalizados, inclusive, com restrição de liberdade (reclusão).
I - Um pograma de auditoria e fiscalização devidamente implementados e levados a sério, contando com investimentos, recursos e níveis de reporte adequados, poderiam ter evitado a contaminação dos tanques e, consequentemente, a criminalização dos colaboradores.
II - submeter-se a auditorias é o melhor e único caminho para que uma empresa consiga evitar riscos e não conformidades que provoquem erros e tragédias.
III - Não há relevância na implementação de programas de auditoria e fiscalização em casos como este uma vez que a ingestão de uma só garrafa já seria suficiente para matar uma pessoa.
Assinale a alternativa correta.
Apenas a afirmação I está correta.
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas a afirmação II está correta.
Numerosos acontecimentos da história recente do Brasil, demonstram que uma parte importante da população ainda está pautada em valores morais e éticos que vão de encontro ao que seria salutar para o coletivo. É claro que os conhecidos crimes da classe política evidenciam uma urgência em mudar radicalmente os rumos da nossa história moderna, mas não podemos esquecer de que é a população que os elege.
O fato é que além de toda a importância técnica dos processos de auditoria, a responsabilidade social envolvida precisa estar em evidência. Da mesma forma, executivos, presidentes e CEOs têm um dever diante da coletividade, que é o de promover valores morais e éticos que impactem os grupos sociais de forma positiva, além de garantir que auditorias façam parte da rotina, como tantos outros processos indispensáveis.
Considerando o contexto dos apontamentos acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I - É comum que gestores lidem com dilemas éticos que os farão se sentir desconfortáveis e até inseguros. Porém, o que se espera de um gestor competente é que ele tenha imparcialidade, honestidade e responsabilidade tanto para com os valores da organização, quanto para com os valores da sociedade.
PORQUE
II - Discutir conceitos éticos na administração não é tarefa fácil. Pode haver percepções e impressões diferentes sobre os mesmos fatos, podendo gerar confusão e divergências nos julgamentos. Por isso, é que agir com ética na administração, compreende utilizar de um parâmetro formalizado por uma dada organização.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As auditorias são grandes aliadas da gestão da qualidade, além de terem potencial para contribuir de forma importante na prevenção de acidentes e outras inconformidades. Infelizmente, ainda pode ser vista apenas como forma de vigiar colaboradores ou aumentar a burocracia. Mas, na verdade, é uma poderosa ferramenta que precisa fazer parte natural do dia a dia das empresas, que quando associada a outras ações, oportuniza revisões de processos, correção de falhas, identificação de riscos, entre outras vantagens.
Para uma ação eficiente, é essencial que auditorias sejam realizadas pautadas em princípios éticos, de acordo com normas, regimentos, leis e regras específicos, sejam eles internos ou externos.
Com base nos apontamentos acima, avalie as afirmações a seguir:
I - Os envolvidos no processo de auditoria, seja ela interna ou externa, precisam estar comprometidos com princípios éticos, com imparcialidade e responsabilidade perante a empresa, o mercado e a sociedade.
II - A auditoria deve priorizar a fiscalização de colaboradores, sem considerar valores da empresa e questões ligadas a compliance.
III - Uma maneira de minimizar os maus exemplos de má conduta ética é investir em melhorar a comunicação entre os envolvidos. Assim, com comunicação mais clara e objetiva, com ajuda de mecanismos de controle mais efetivos, o mau comportamento da liderança pode ser minimizado.
A respeito das asserções, assinale a opção correta:
As asserções I, II e III são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras.
As asserções I, II e III são proposições verdadeiras.
As asserções I e III são proposições verdadeiras.
A questão objetiva número 11 do ENADE DE 2018, aplicado aos alunos dos cursos de Gestão da Qualidade de todo Brasil, disponibilizou a seguinte citação em seu enunciado.
A auditoria da qualidade, interna ou externa, é muito importante para a implantação, manutenção e melhoria de sistema de gestão da qualidade, pois, além de possibilitar a identificação de pontos fortes, permite a identificação de não-conformidades, ou seja, a identificação de pontos falhos no sistema que podem ser aperfeiçoados.
SEIFFERT, M. E. B. Auditoria de Sistemas de Gestão: princípios, procedimentos e práticas com ênfase nas normas ISO. São Paulo: Atlas, 2013 (adaptado).
Para que os conceitos sejam empregados adequadamente, relacione os assuntos identificados a seguir pelos ítens "I, II e III" aos conceitos elencados em seguida e assinale a sequência correta acerca das auditorias de certificação de sistema de gestão da qualidade (SGQ) conforme a norma NBR ISO 9001:2015.
I - Pré-auditoria
II - Auditoria inicial ou de adequação
III - Auditoria de recertificação
(__) É realizada periodicamente e tem como objetivo verificar se todos os requisitos continuam sendo cumpridos para garantir a manutenção da certificação do SGQ da empresa.
(__) Consiste em visita inicial do organismo certificador, com o objetivo de identificar o nível de maturidade da implantação do SGQ, a fim de saber se a empresa está apta a receber a auditoria de certificação.
(__) Busca verificar a estrutura documental do SGQ, bem como os registros e documentos que evidenciem a conformidade do sistema com relação aos requisitos prescritos na norma vigente.
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas a afirmação II está correta.
Apenas a afirmação I está correta.
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
Em outubro de 2020, o Jornal Estado de Minas Gerais publicou reportagem online a respeito do caso da Cervejaria Backer, que foi indiciada após intoxicação de pessoas que consumiram cervejas da marca.
A seguir, alguns recortes da referida reportagem.
“A Polícia Civil de Minas Gerais indiciou 11 pessoas por lesão corporal, homicídio e intoxicação no caso de contaminação de cervejas da marca mineira Backer. A corporação constatou que um vazamento em um tanque provocou a contaminação das cervejas por mono e dietilenoglicol, substâncias tóxicas usadas no resfriamento do produto, contrariando as instruções do próprio fabricante do equipamento. A ingestão do líquido de apenas uma garrafa da Belorizontina, a marca que deu início à investigação, contendo dietilenoglicol, seria suficiente para matar uma pessoa.
...
Os indiciados
...a polícia informou tratar-se de uma testemunha que mentiu; o chefe da manutenção, por omissão; seis responsáveis técnicos, por homicídio culposo, lesão corporal culposa e por agirem com culpa na contaminação; e, por fim, três gestores da Backer indiciados por atos na pós-produção.”
Disponível em
O desenrolar das investigações trata de um exemplo claro de que as responsabilidades laborais em determinadas funções podem gerar processos judiciais nos quais, além da empresa, colabodarores podem responder criminalmente por sua ação ou omissão, podendo serem penalizados, inclusive, com restrição de liberdade (reclusão).
I - Um pograma de auditoria e fiscalização devidamente implementados e levados a sério, contando com investimentos, recursos e níveis de reporte adequados, poderiam ter evitado a contaminação dos tanques e, consequentemente, a criminalização dos colaboradores.
II - submeter-se a auditorias é o melhor e único caminho para que uma empresa consiga evitar riscos e não conformidades que provoquem erros e tragédias.
III - Não há relevância na implementação de programas de auditoria e fiscalização em casos como este uma vez que a ingestão de uma só garrafa já seria suficiente para matar uma pessoa.
Assinale a alternativa correta.
Apenas a afirmação I está correta.
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas a afirmação II está correta.
Numerosos acontecimentos da história recente do Brasil, demonstram que uma parte importante da população ainda está pautada em valores morais e éticos que vão de encontro ao que seria salutar para o coletivo. É claro que os conhecidos crimes da classe política evidenciam uma urgência em mudar radicalmente os rumos da nossa história moderna, mas não podemos esquecer de que é a população que os elege.
O fato é que além de toda a importância técnica dos processos de auditoria, a responsabilidade social envolvida precisa estar em evidência. Da mesma forma, executivos, presidentes e CEOs têm um dever diante da coletividade, que é o de promover valores morais e éticos que impactem os grupos sociais de forma positiva, além de garantir que auditorias façam parte da rotina, como tantos outros processos indispensáveis.
Considerando o contexto dos apontamentos acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I - É comum que gestores lidem com dilemas éticos que os farão se sentir desconfortáveis e até inseguros. Porém, o que se espera de um gestor competente é que ele tenha imparcialidade, honestidade e responsabilidade tanto para com os valores da organização, quanto para com os valores da sociedade.
PORQUE
II - Discutir conceitos éticos na administração não é tarefa fácil. Pode haver percepções e impressões diferentes sobre os mesmos fatos, podendo gerar confusão e divergências nos julgamentos. Por isso, é que agir com ética na administração, compreende utilizar de um parâmetro formalizado por uma dada organização.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As auditorias são grandes aliadas da gestão da qualidade, além de terem potencial para contribuir de forma importante na prevenção de acidentes e outras inconformidades. Infelizmente, ainda pode ser vista apenas como forma de vigiar colaboradores ou aumentar a burocracia. Mas, na verdade, é uma poderosa ferramenta que precisa fazer parte natural do dia a dia das empresas, que quando associada a outras ações, oportuniza revisões de processos, correção de falhas, identificação de riscos, entre outras vantagens.
Para uma ação eficiente, é essencial que auditorias sejam realizadas pautadas em princípios éticos, de acordo com normas, regimentos, leis e regras específicos, sejam eles internos ou externos.
Com base nos apontamentos acima, avalie as afirmações a seguir:
I - Os envolvidos no processo de auditoria, seja ela interna ou externa, precisam estar comprometidos com princípios éticos, com imparcialidade e responsabilidade perante a empresa, o mercado e a sociedade.
II - A auditoria deve priorizar a fiscalização de colaboradores, sem considerar valores da empresa e questões ligadas a compliance.
III - Uma maneira de minimizar os maus exemplos de má conduta ética é investir em melhorar a comunicação entre os envolvidos. Assim, com comunicação mais clara e objetiva, com ajuda de mecanismos de controle mais efetivos, o mau comportamento da liderança pode ser minimizado.
A respeito das asserções, assinale a opção correta:
As asserções I, II e III são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras.
As asserções I, II e III são proposições verdadeiras.
As asserções I e III são proposições verdadeiras.
A questão objetiva número 11 do ENADE DE 2018, aplicado aos alunos dos cursos de Gestão da Qualidade de todo Brasil, disponibilizou a seguinte citação em seu enunciado.
A auditoria da qualidade, interna ou externa, é muito importante para a implantação, manutenção e melhoria de sistema de gestão da qualidade, pois, além de possibilitar a identificação de pontos fortes, permite a identificação de não-conformidades, ou seja, a identificação de pontos falhos no sistema que podem ser aperfeiçoados.
SEIFFERT, M. E. B. Auditoria de Sistemas de Gestão: princípios, procedimentos e práticas com ênfase nas normas ISO. São Paulo: Atlas, 2013 (adaptado).
Para que os conceitos sejam empregados adequadamente, relacione os assuntos identificados a seguir pelos ítens "I, II e III" aos conceitos elencados em seguida e assinale a sequência correta acerca das auditorias de certificação de sistema de gestão da qualidade (SGQ) conforme a norma NBR ISO 9001:2015.
I - Pré-auditoria
II - Auditoria inicial ou de adequação
III - Auditoria de recertificação
(__) É realizada periodicamente e tem como objetivo verificar se todos os requisitos continuam sendo cumpridos para garantir a manutenção da certificação do SGQ da empresa.
(__) Consiste em visita inicial do organismo certificador, com o objetivo de identificar o nível de maturidade da implantação do SGQ, a fim de saber se a empresa está apta a receber a auditoria de certificação.
(__) Busca verificar a estrutura documental do SGQ, bem como os registros e documentos que evidenciem a conformidade do sistema com relação aos requisitos prescritos na norma vigente.
Apenas a afirmação I está correta.
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
Apenas a afirmação II está correta.
Numerosos acontecimentos da história recente do Brasil, demonstram que uma parte importante da população ainda está pautada em valores morais e éticos que vão de encontro ao que seria salutar para o coletivo. É claro que os conhecidos crimes da classe política evidenciam uma urgência em mudar radicalmente os rumos da nossa história moderna, mas não podemos esquecer de que é a população que os elege.
O fato é que além de toda a importância técnica dos processos de auditoria, a responsabilidade social envolvida precisa estar em evidência. Da mesma forma, executivos, presidentes e CEOs têm um dever diante da coletividade, que é o de promover valores morais e éticos que impactem os grupos sociais de forma positiva, além de garantir que auditorias façam parte da rotina, como tantos outros processos indispensáveis.
Considerando o contexto dos apontamentos acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I - É comum que gestores lidem com dilemas éticos que os farão se sentir desconfortáveis e até inseguros. Porém, o que se espera de um gestor competente é que ele tenha imparcialidade, honestidade e responsabilidade tanto para com os valores da organização, quanto para com os valores da sociedade.
PORQUE
II - Discutir conceitos éticos na administração não é tarefa fácil. Pode haver percepções e impressões diferentes sobre os mesmos fatos, podendo gerar confusão e divergências nos julgamentos. Por isso, é que agir com ética na administração, compreende utilizar de um parâmetro formalizado por uma dada organização.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As auditorias são grandes aliadas da gestão da qualidade, além de terem potencial para contribuir de forma importante na prevenção de acidentes e outras inconformidades. Infelizmente, ainda pode ser vista apenas como forma de vigiar colaboradores ou aumentar a burocracia. Mas, na verdade, é uma poderosa ferramenta que precisa fazer parte natural do dia a dia das empresas, que quando associada a outras ações, oportuniza revisões de processos, correção de falhas, identificação de riscos, entre outras vantagens.
Para uma ação eficiente, é essencial que auditorias sejam realizadas pautadas em princípios éticos, de acordo com normas, regimentos, leis e regras específicos, sejam eles internos ou externos.
Com base nos apontamentos acima, avalie as afirmações a seguir:
I - Os envolvidos no processo de auditoria, seja ela interna ou externa, precisam estar comprometidos com princípios éticos, com imparcialidade e responsabilidade perante a empresa, o mercado e a sociedade.
II - A auditoria deve priorizar a fiscalização de colaboradores, sem considerar valores da empresa e questões ligadas a compliance.
III - Uma maneira de minimizar os maus exemplos de má conduta ética é investir em melhorar a comunicação entre os envolvidos. Assim, com comunicação mais clara e objetiva, com ajuda de mecanismos de controle mais efetivos, o mau comportamento da liderança pode ser minimizado.
A respeito das asserções, assinale a opção correta:
As asserções I, II e III são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras.
As asserções I, II e III são proposições verdadeiras.
As asserções I e III são proposições verdadeiras.
A questão objetiva número 11 do ENADE DE 2018, aplicado aos alunos dos cursos de Gestão da Qualidade de todo Brasil, disponibilizou a seguinte citação em seu enunciado.
A auditoria da qualidade, interna ou externa, é muito importante para a implantação, manutenção e melhoria de sistema de gestão da qualidade, pois, além de possibilitar a identificação de pontos fortes, permite a identificação de não-conformidades, ou seja, a identificação de pontos falhos no sistema que podem ser aperfeiçoados.
SEIFFERT, M. E. B. Auditoria de Sistemas de Gestão: princípios, procedimentos e práticas com ênfase nas normas ISO. São Paulo: Atlas, 2013 (adaptado).
Para que os conceitos sejam empregados adequadamente, relacione os assuntos identificados a seguir pelos ítens "I, II e III" aos conceitos elencados em seguida e assinale a sequência correta acerca das auditorias de certificação de sistema de gestão da qualidade (SGQ) conforme a norma NBR ISO 9001:2015.
I - Pré-auditoria
II - Auditoria inicial ou de adequação
III - Auditoria de recertificação
(__) É realizada periodicamente e tem como objetivo verificar se todos os requisitos continuam sendo cumpridos para garantir a manutenção da certificação do SGQ da empresa.
(__) Consiste em visita inicial do organismo certificador, com o objetivo de identificar o nível de maturidade da implantação do SGQ, a fim de saber se a empresa está apta a receber a auditoria de certificação.
(__) Busca verificar a estrutura documental do SGQ, bem como os registros e documentos que evidenciem a conformidade do sistema com relação aos requisitos prescritos na norma vigente.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As auditorias são grandes aliadas da gestão da qualidade, além de terem potencial para contribuir de forma importante na prevenção de acidentes e outras inconformidades. Infelizmente, ainda pode ser vista apenas como forma de vigiar colaboradores ou aumentar a burocracia. Mas, na verdade, é uma poderosa ferramenta que precisa fazer parte natural do dia a dia das empresas, que quando associada a outras ações, oportuniza revisões de processos, correção de falhas, identificação de riscos, entre outras vantagens.
Para uma ação eficiente, é essencial que auditorias sejam realizadas pautadas em princípios éticos, de acordo com normas, regimentos, leis e regras específicos, sejam eles internos ou externos.
Com base nos apontamentos acima, avalie as afirmações a seguir:
I - Os envolvidos no processo de auditoria, seja ela interna ou externa, precisam estar comprometidos com princípios éticos, com imparcialidade e responsabilidade perante a empresa, o mercado e a sociedade.
II - A auditoria deve priorizar a fiscalização de colaboradores, sem considerar valores da empresa e questões ligadas a compliance.
III - Uma maneira de minimizar os maus exemplos de má conduta ética é investir em melhorar a comunicação entre os envolvidos. Assim, com comunicação mais clara e objetiva, com ajuda de mecanismos de controle mais efetivos, o mau comportamento da liderança pode ser minimizado.
A respeito das asserções, assinale a opção correta:
As asserções I, II e III são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras.
As asserções I, II e III são proposições verdadeiras.
As asserções I e III são proposições verdadeiras.
A questão objetiva número 11 do ENADE DE 2018, aplicado aos alunos dos cursos de Gestão da Qualidade de todo Brasil, disponibilizou a seguinte citação em seu enunciado.
A auditoria da qualidade, interna ou externa, é muito importante para a implantação, manutenção e melhoria de sistema de gestão da qualidade, pois, além de possibilitar a identificação de pontos fortes, permite a identificação de não-conformidades, ou seja, a identificação de pontos falhos no sistema que podem ser aperfeiçoados.
SEIFFERT, M. E. B. Auditoria de Sistemas de Gestão: princípios, procedimentos e práticas com ênfase nas normas ISO. São Paulo: Atlas, 2013 (adaptado).
Para que os conceitos sejam empregados adequadamente, relacione os assuntos identificados a seguir pelos ítens "I, II e III" aos conceitos elencados em seguida e assinale a sequência correta acerca das auditorias de certificação de sistema de gestão da qualidade (SGQ) conforme a norma NBR ISO 9001:2015.
I - Pré-auditoria
II - Auditoria inicial ou de adequação
III - Auditoria de recertificação
(__) É realizada periodicamente e tem como objetivo verificar se todos os requisitos continuam sendo cumpridos para garantir a manutenção da certificação do SGQ da empresa.
(__) Consiste em visita inicial do organismo certificador, com o objetivo de identificar o nível de maturidade da implantação do SGQ, a fim de saber se a empresa está apta a receber a auditoria de certificação.
(__) Busca verificar a estrutura documental do SGQ, bem como os registros e documentos que evidenciem a conformidade do sistema com relação aos requisitos prescritos na norma vigente.
As asserções I, II e III são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras.
As asserções I, II e III são proposições verdadeiras.
As asserções I e III são proposições verdadeiras.