ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM ADMINISTRAÇÃO
Em outubro de 2020, o Jornal Estado de Minas Gerais publicou reportagem online a respeito do caso da Cervejaria Backer, que foi indiciada após intoxicação de pessoas que consumiram cervejas da marca.
A seguir, alguns recortes da referida reportagem.
“A Polícia Civil de Minas Gerais indiciou 11 pessoas por lesão corporal, homicídio e intoxicação no caso de contaminação de cervejas da marca mineira Backer. A corporação constatou que um vazamento em um tanque provocou a contaminação das cervejas por mono e dietilenoglicol, substâncias tóxicas usadas no resfriamento do produto, contrariando as instruções do próprio fabricante do equipamento. A ingestão do líquido de apenas uma garrafa da Belorizontina, a marca que deu início à investigação, contendo dietilenoglicol, seria suficiente para matar uma pessoa.
...
Os indiciados
...a polícia informou tratar-se de uma testemunha que mentiu; o chefe da manutenção, por omissão; seis responsáveis técnicos, por homicídio culposo, lesão corporal culposa e por agirem com culpa na contaminação; e, por fim, três gestores da Backer indiciados por atos na pós-produção.”
Disponível em
O desenrolar das investigações trata de um exemplo claro de que as responsabilidades laborais em determinadas funções podem gerar processos judiciais nos quais, além da empresa, colabodarores podem responder criminalmente por sua ação ou omissão, podendo serem penalizados, inclusive, com restrição de liberdade (reclusão).
I - Um pograma de auditoria e fiscalização devidamente implementados e levados a sério, contando com investimentos, recursos e níveis de reporte adequados, poderiam ter evitado a contaminação dos tanques e, consequentemente, a criminalização dos colaboradores.
II - submeter-se a auditorias é o melhor e único caminho para que uma empresa consiga evitar riscos e não conformidades que provoquem erros e tragédias.
III - Não há relevância na implementação de programas de auditoria e fiscalização em casos como este uma vez que a ingestão de uma só garrafa já seria suficiente para matar uma pessoa.
Assinale a alternativa correta.