ESTRUTURAS ESPECIAIS
Cada tipo de protensão tem suas peculiaridades. Para cada tipo de protensão há necessidade de utilizar equipamentos específicos.A protensão não aderente é aquela em que as cordoalhas de protensão não têm contato com o concreto da peça em nenhum momento da vida útil e as cordoalhas são aplicadas com bainhas engraxadas.Com relação a protensão não aderente, é correto o que se afirma em:
O tensionamento ocorre em uma única vez, antes da concretagem.
A força de protensão deve ser reduzida a metade quando os cabos forem tracionados após a concretagem.
Nesse tipo de protensão, o tensionamento dos cabos deve ocorrer depois da concretagem.
A formação de fissuras é controlada pela aplicação do tensionamento somente após a cura total do concreto.
A força de protensão deve ser reduzida a metade quando os cabos forem tracionados antes da concretagem.
Com relação à perda de protensão referente a deformação imediata do concreto, assinale a alternativa que descreve essa perda e como é realizada o cálculo dessa perda.
A perda por deformação imediata do concreto é a perda que ocorre quando a força de protensão é aplicada no concreto. Para pistas de protensão, ela ocorre quando as cordoalhas são liberadas das cabeceiras de ancoragem, no caso de protensão com macacos de protensão ela ocorre enquanto o macaco traciona as cordoalhas. Para se dimensionar o valor dessa perda é considerado o tipo de carregamentos que serão utilizados, é necessário ter conhecimento dos valores das ações acidentais e permanentes.
A perda por deformação imediata do concreto acontece quando as cordoalhas de protensão são posicionadas dentro da fôrma antes da concretagem, essa perda se dá devido ao processo de cura do concreto que ao endurecer se deforma, causando perdas de protensão.
A perda por deformação imediata do concreto é a perda que ocorre quando a força de protensão é aplicada no concreto. Para pistas de protensão, ela ocorre quando as cordoalhas são liberadas das cabeceiras de ancoragem, no caso de protensão com macacos de protensão ela ocorre enquanto o macaco traciona as cordoalhas. Para se dimensionar o valor dessa perda é considerado o número de cordoalhas e as tensões que são aplicadas na protensão e no concreto e também a razão entre o módulo de elasticidade do aço de protensão e do concreto.
A perda por deformação imediata do concreto é a perda que ocorre quando a força de protensão é aplicada no concreto. Para pistas de protensão, ela ocorre quando as cordoalhas são liberadas das cabeceiras de ancoragem, no caso de protensão com macacos de protensão ela ocorre enquanto o macaco traciona as cordoalhas. Para se dimensionar o valor dessa perda é considerado o coeficiente de fluência do aço, os coeficientes de atrito entre a peça protendida e o aparelho de apoio.
A perda por deformação imediata do concreto é a perda que ocorre quando a força de protensão é aplicada no concreto. Para pistas de protensão, ela ocorre quando as cordoalhas são liberadas das cabeceiras de ancoragem, no caso de protensão com macacos de protensão ela ocorre enquanto o macaco traciona as cordoalhas. Para se dimensionar o valor dessa perda é considerado o coeficiente de fluência do concreto, os coeficientes de atrito entre cordoalhas de bainhas e principalmente se o aço é de relaxação baixa ou relaxação normal.
No estudo da protensão, foram definidos graus de protensão que levam em conta a intensidade da força de protensão em relação ao estado de tensões em que a estrutura estará em determinados tipos de carregamentos. Assinale a alternativa que lista características da protensão completa:
Na borda superior não haverá tensões de compressão na combinação frequente de ações.
As tensões de tração e compressão são iguais para a combinação frequente de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação frequente de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação quase permanente de ações.
Na borda superior não haverá tensões de tração na combinação quase permanente de ações.
De acordo com o tipo de aderência de concreto protendido, assinale a alternativa que descreve as características de protensão SEM ADERÊNCIA:
Metodologia adotada geralmente em pistas de protensão, as cordoalhas sem bainhas são posicionadas na montagem da ferragem, a tensão é aplicada após o concreto atingir certa resistência e pode-se realizar aplicação total de tensões de protensão, sendo que a tensão final só é aplicada com um avanço considerável na resistência do concreto.
Metodologia adotada geralmente em campo, as cordoalhas com bainhas engraxadas são posicionadas na montagem da ferragem, a tensão é aplicada logo após o concreto ser lançado, sendo que a tensão final só é aplicada com um avanço considerável na resistência do concreto.
Metodologia adotada geralmente em pistas de protensão, as cordoalhas com bainhas engraxadas são posicionadas na montagem da ferragem, a tensão é aplicada após o concreto atingir certa resistência e pode-se realizar aplicação parcial de tensões de protensão, sendo que a tensão final só é aplicada com um avanço considerável na resistência do concreto.
Metodologia adotada geralmente em campo, as cordoalhas com bainhas engraxadas são posicionadas na montagem da ferragem, a tensão é aplicada após o concreto atingir certa resistência e pode-se realizar aplicação parcial de tensões de protensão, sendo que a tensão final só é aplicada com um avanço considerável na resistência do concreto.
Metodologia adotada geralmente em pistas de protensão, as cordoalhas com bainhas engraxadas são posicionadas na montagem da ferragem, a tensão é aplicada logo após o concreto ser lançado, sendo que a tensão final só é aplicada com um avanço considerável na resistência do concreto.
Com relação ao local de aplicação da força de protensão. Qual o local mais indicado da seção transversal para alocação das cordoalhas de protensão.
Acima do centróide, o mais próximo da borda garantindo um bom cobrimento e uma distribuição das forças de compressão adequadas.
Abaixo da armadura de flexão, o mais próximo da borda.
Abaixo do centróide, o mais próximo da borda inferior garantindo um bom cobrimento e uma distribuição das forças de compressão adequadas.
No centróide, garantindo um bom cobrimento e uma distribuição das forças de compressão adequadas.
No lado direito do centróide, garantindo um bom cobrimento e uma distribuição das forças de compressão adequadas.
Sobre os “10 Mandamentos do Concreto Protendido”, todas as afirmações têm grande importância, ainda assim existe uma verificação que é citada duas vezes. Escolha entre as alternativas a seguir qual é a verificação citada duas vezes por Leonhardt.
A verificação citada duas vezes é a de que deve ser verificada a resistência do concreto para esforços de tração.
A verificação citada duas vezes é a de que deve ser verificada se a peça pode sofrer encurtamento pois protender significa realizar esforços que irão encurtar a peça.
A verificação citada duas vezes é a de que o aço de protensão é um material que deve ser manuseado com cuidado.
A verificação citada duas vezes é a de que devem ser verificadas as dimensões da peça para que ocorra uma concretagem adequada.
A verificação citada duas vezes é a de que deve ser verificada a armadura de fretagem da região de aplicação da protensão
Sobre os conceitos de protensão, podemos definir melhor a protensão como:
Conseguir economizar aço utilizando taxas de armadura diferentes para os estribos.
Escolher uma maneira melhor para o sistema estrutural.
Uma força externa aplicado na estrutura a fim de que a mesma tenha um melhor comportamento estrutural devido a aplicação da mesma.
Definir melhor as dimensões das peças dos elementos estruturais.
Adoção de contra-flexas para redução de deslocamentos da estrutura quando essa estiver carregada.
O Concreto protendido é uma técnica onde as peças de concreto recebem uma força de compressão na direção de seu eixo. Essa força altera as características e os cuidados que devem ser tomados pelo engenheiro de campo.
Marque com (V) de Verdadeiro e (F) de Falso as afirmativas a seguir:
( ) a execução da protensão deve ser realizada de maneira lenta, mas pode ocorrer em qualquer fase da cura do concreto.
( ) para execução de concreto com aderência inicial, as cordoalhas devem estar previamente tensionadas e só podem ser soltas de suas ancoragens após o atingimento de uma resistência adequada do concreto.
( ) para aplicação de cordoalhas com bainhas engraxadas, o engenheiro deve estar atento para o traçado dos cabos obedecendo criteriosamente o projeto estrutural, pois corre o risco de elevar as tensões de compressão em regiões que podem já estar submetidas a compressão e ao invés de obter ganhos de protensão causará prejuízo para a estrutura.
( ) para execução de elemento protendido com cordoalhas dentro de bainhas é desnecessária a utilização de cimbramentos ou escoramentos, uma vez que as cordoalhas manterão a peça na posição.
( ) para execução da protensão é necessário a utilização de um equipamento que aplique a tensão nas cordoalhas. O equipamento mais comum para isso é o macaco hidráulico que é utilizado juntamente com um manômetro, ambos devem ser calibrados por um laboratório de metrologia em conjunto.
( ) a aplicação de força de protensão parcial durante a cura e endurecimento do concreto busca prevenir a formação de fissuras e garantir uma melhor distribuição da força de protensão no elemento comprimido.
( ) a aplicação de protensão em vigas visa vencer vãos maiores se utilizando de peças com menor altura útil.
A alternativa que melhor representa a sequência correta é:
F, V, V, F, V, V, V
V, V, F, V, V, F, F
F, V, F, F, V, F, V
V, F, V, F, F, F, V
F, V, V, F, V, F, V
Com relação às perdas de protensão que ocorrem em pistas de protensão com a realização da pré-tração com cordoalhas para aderência inicial, assinale a primeira perda de protensão.
A primeira perda que ocorre em pistas de protensão é o deslizamento dos fios na ancoragem, que ocorre no momento de fixação das cordoalhas nas cabeceiras
de ancoragem.
A primeira perda de protensão é a relaxação do aço.
A primeira perda de protensão é a de atrito das cordoalhas com as bainhas.
A primeira perda de protensão é a deformação inicial do concreto.
A primeira perda que ocorre em pistas de protensão é a fluência do concreto devido à cura térmica.
No estudo da protensão, foram definidos graus de protensão que levam em conta a intensidade da força de protensão em relação ao estado de tensões em que a estrutura estará em determinados tipos de carregamentos. Assinale a alternativa que lista somente características da protensão limitada:
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação quase rara de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação quase frequente de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação quase permanente de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação rara de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação frequente de ações.
O tensionamento ocorre em uma única vez, antes da concretagem.
A força de protensão deve ser reduzida a metade quando os cabos forem tracionados após a concretagem.
Nesse tipo de protensão, o tensionamento dos cabos deve ocorrer depois da concretagem.
A formação de fissuras é controlada pela aplicação do tensionamento somente após a cura total do concreto.
A força de protensão deve ser reduzida a metade quando os cabos forem tracionados antes da concretagem.
Com relação à perda de protensão referente a deformação imediata do concreto, assinale a alternativa que descreve essa perda e como é realizada o cálculo dessa perda.
A perda por deformação imediata do concreto é a perda que ocorre quando a força de protensão é aplicada no concreto. Para pistas de protensão, ela ocorre quando as cordoalhas são liberadas das cabeceiras de ancoragem, no caso de protensão com macacos de protensão ela ocorre enquanto o macaco traciona as cordoalhas. Para se dimensionar o valor dessa perda é considerado o tipo de carregamentos que serão utilizados, é necessário ter conhecimento dos valores das ações acidentais e permanentes.
A perda por deformação imediata do concreto acontece quando as cordoalhas de protensão são posicionadas dentro da fôrma antes da concretagem, essa perda se dá devido ao processo de cura do concreto que ao endurecer se deforma, causando perdas de protensão.
A perda por deformação imediata do concreto é a perda que ocorre quando a força de protensão é aplicada no concreto. Para pistas de protensão, ela ocorre quando as cordoalhas são liberadas das cabeceiras de ancoragem, no caso de protensão com macacos de protensão ela ocorre enquanto o macaco traciona as cordoalhas. Para se dimensionar o valor dessa perda é considerado o número de cordoalhas e as tensões que são aplicadas na protensão e no concreto e também a razão entre o módulo de elasticidade do aço de protensão e do concreto.
A perda por deformação imediata do concreto é a perda que ocorre quando a força de protensão é aplicada no concreto. Para pistas de protensão, ela ocorre quando as cordoalhas são liberadas das cabeceiras de ancoragem, no caso de protensão com macacos de protensão ela ocorre enquanto o macaco traciona as cordoalhas. Para se dimensionar o valor dessa perda é considerado o coeficiente de fluência do aço, os coeficientes de atrito entre a peça protendida e o aparelho de apoio.
A perda por deformação imediata do concreto é a perda que ocorre quando a força de protensão é aplicada no concreto. Para pistas de protensão, ela ocorre quando as cordoalhas são liberadas das cabeceiras de ancoragem, no caso de protensão com macacos de protensão ela ocorre enquanto o macaco traciona as cordoalhas. Para se dimensionar o valor dessa perda é considerado o coeficiente de fluência do concreto, os coeficientes de atrito entre cordoalhas de bainhas e principalmente se o aço é de relaxação baixa ou relaxação normal.
No estudo da protensão, foram definidos graus de protensão que levam em conta a intensidade da força de protensão em relação ao estado de tensões em que a estrutura estará em determinados tipos de carregamentos. Assinale a alternativa que lista características da protensão completa:
Na borda superior não haverá tensões de compressão na combinação frequente de ações.
As tensões de tração e compressão são iguais para a combinação frequente de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação frequente de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação quase permanente de ações.
Na borda superior não haverá tensões de tração na combinação quase permanente de ações.
De acordo com o tipo de aderência de concreto protendido, assinale a alternativa que descreve as características de protensão SEM ADERÊNCIA:
Metodologia adotada geralmente em pistas de protensão, as cordoalhas sem bainhas são posicionadas na montagem da ferragem, a tensão é aplicada após o concreto atingir certa resistência e pode-se realizar aplicação total de tensões de protensão, sendo que a tensão final só é aplicada com um avanço considerável na resistência do concreto.
Metodologia adotada geralmente em campo, as cordoalhas com bainhas engraxadas são posicionadas na montagem da ferragem, a tensão é aplicada logo após o concreto ser lançado, sendo que a tensão final só é aplicada com um avanço considerável na resistência do concreto.
Metodologia adotada geralmente em pistas de protensão, as cordoalhas com bainhas engraxadas são posicionadas na montagem da ferragem, a tensão é aplicada após o concreto atingir certa resistência e pode-se realizar aplicação parcial de tensões de protensão, sendo que a tensão final só é aplicada com um avanço considerável na resistência do concreto.
Metodologia adotada geralmente em campo, as cordoalhas com bainhas engraxadas são posicionadas na montagem da ferragem, a tensão é aplicada após o concreto atingir certa resistência e pode-se realizar aplicação parcial de tensões de protensão, sendo que a tensão final só é aplicada com um avanço considerável na resistência do concreto.
Metodologia adotada geralmente em pistas de protensão, as cordoalhas com bainhas engraxadas são posicionadas na montagem da ferragem, a tensão é aplicada logo após o concreto ser lançado, sendo que a tensão final só é aplicada com um avanço considerável na resistência do concreto.
Com relação ao local de aplicação da força de protensão. Qual o local mais indicado da seção transversal para alocação das cordoalhas de protensão.
Acima do centróide, o mais próximo da borda garantindo um bom cobrimento e uma distribuição das forças de compressão adequadas.
Abaixo da armadura de flexão, o mais próximo da borda.
Abaixo do centróide, o mais próximo da borda inferior garantindo um bom cobrimento e uma distribuição das forças de compressão adequadas.
No centróide, garantindo um bom cobrimento e uma distribuição das forças de compressão adequadas.
No lado direito do centróide, garantindo um bom cobrimento e uma distribuição das forças de compressão adequadas.
Sobre os “10 Mandamentos do Concreto Protendido”, todas as afirmações têm grande importância, ainda assim existe uma verificação que é citada duas vezes. Escolha entre as alternativas a seguir qual é a verificação citada duas vezes por Leonhardt.
A verificação citada duas vezes é a de que deve ser verificada a resistência do concreto para esforços de tração.
A verificação citada duas vezes é a de que deve ser verificada se a peça pode sofrer encurtamento pois protender significa realizar esforços que irão encurtar a peça.
A verificação citada duas vezes é a de que o aço de protensão é um material que deve ser manuseado com cuidado.
A verificação citada duas vezes é a de que devem ser verificadas as dimensões da peça para que ocorra uma concretagem adequada.
A verificação citada duas vezes é a de que deve ser verificada a armadura de fretagem da região de aplicação da protensão
Sobre os conceitos de protensão, podemos definir melhor a protensão como:
Conseguir economizar aço utilizando taxas de armadura diferentes para os estribos.
Escolher uma maneira melhor para o sistema estrutural.
Uma força externa aplicado na estrutura a fim de que a mesma tenha um melhor comportamento estrutural devido a aplicação da mesma.
Definir melhor as dimensões das peças dos elementos estruturais.
Adoção de contra-flexas para redução de deslocamentos da estrutura quando essa estiver carregada.
O Concreto protendido é uma técnica onde as peças de concreto recebem uma força de compressão na direção de seu eixo. Essa força altera as características e os cuidados que devem ser tomados pelo engenheiro de campo.
Marque com (V) de Verdadeiro e (F) de Falso as afirmativas a seguir:
( ) a execução da protensão deve ser realizada de maneira lenta, mas pode ocorrer em qualquer fase da cura do concreto.
( ) para execução de concreto com aderência inicial, as cordoalhas devem estar previamente tensionadas e só podem ser soltas de suas ancoragens após o atingimento de uma resistência adequada do concreto.
( ) para aplicação de cordoalhas com bainhas engraxadas, o engenheiro deve estar atento para o traçado dos cabos obedecendo criteriosamente o projeto estrutural, pois corre o risco de elevar as tensões de compressão em regiões que podem já estar submetidas a compressão e ao invés de obter ganhos de protensão causará prejuízo para a estrutura.
( ) para execução de elemento protendido com cordoalhas dentro de bainhas é desnecessária a utilização de cimbramentos ou escoramentos, uma vez que as cordoalhas manterão a peça na posição.
( ) para execução da protensão é necessário a utilização de um equipamento que aplique a tensão nas cordoalhas. O equipamento mais comum para isso é o macaco hidráulico que é utilizado juntamente com um manômetro, ambos devem ser calibrados por um laboratório de metrologia em conjunto.
( ) a aplicação de força de protensão parcial durante a cura e endurecimento do concreto busca prevenir a formação de fissuras e garantir uma melhor distribuição da força de protensão no elemento comprimido.
( ) a aplicação de protensão em vigas visa vencer vãos maiores se utilizando de peças com menor altura útil.
A alternativa que melhor representa a sequência correta é:
F, V, V, F, V, V, V
V, V, F, V, V, F, F
F, V, F, F, V, F, V
V, F, V, F, F, F, V
F, V, V, F, V, F, V
Com relação às perdas de protensão que ocorrem em pistas de protensão com a realização da pré-tração com cordoalhas para aderência inicial, assinale a primeira perda de protensão.
A primeira perda que ocorre em pistas de protensão é o deslizamento dos fios na ancoragem, que ocorre no momento de fixação das cordoalhas nas cabeceiras
de ancoragem.
A primeira perda de protensão é a relaxação do aço.
A primeira perda de protensão é a de atrito das cordoalhas com as bainhas.
A primeira perda de protensão é a deformação inicial do concreto.
A primeira perda que ocorre em pistas de protensão é a fluência do concreto devido à cura térmica.
No estudo da protensão, foram definidos graus de protensão que levam em conta a intensidade da força de protensão em relação ao estado de tensões em que a estrutura estará em determinados tipos de carregamentos. Assinale a alternativa que lista somente características da protensão limitada:
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação quase rara de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação quase frequente de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação quase permanente de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação rara de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação frequente de ações.
A perda por deformação imediata do concreto é a perda que ocorre quando a força de protensão é aplicada no concreto. Para pistas de protensão, ela ocorre quando as cordoalhas são liberadas das cabeceiras de ancoragem, no caso de protensão com macacos de protensão ela ocorre enquanto o macaco traciona as cordoalhas. Para se dimensionar o valor dessa perda é considerado o tipo de carregamentos que serão utilizados, é necessário ter conhecimento dos valores das ações acidentais e permanentes.
A perda por deformação imediata do concreto acontece quando as cordoalhas de protensão são posicionadas dentro da fôrma antes da concretagem, essa perda se dá devido ao processo de cura do concreto que ao endurecer se deforma, causando perdas de protensão.
A perda por deformação imediata do concreto é a perda que ocorre quando a força de protensão é aplicada no concreto. Para pistas de protensão, ela ocorre quando as cordoalhas são liberadas das cabeceiras de ancoragem, no caso de protensão com macacos de protensão ela ocorre enquanto o macaco traciona as cordoalhas. Para se dimensionar o valor dessa perda é considerado o número de cordoalhas e as tensões que são aplicadas na protensão e no concreto e também a razão entre o módulo de elasticidade do aço de protensão e do concreto.
A perda por deformação imediata do concreto é a perda que ocorre quando a força de protensão é aplicada no concreto. Para pistas de protensão, ela ocorre quando as cordoalhas são liberadas das cabeceiras de ancoragem, no caso de protensão com macacos de protensão ela ocorre enquanto o macaco traciona as cordoalhas. Para se dimensionar o valor dessa perda é considerado o coeficiente de fluência do aço, os coeficientes de atrito entre a peça protendida e o aparelho de apoio.
A perda por deformação imediata do concreto é a perda que ocorre quando a força de protensão é aplicada no concreto. Para pistas de protensão, ela ocorre quando as cordoalhas são liberadas das cabeceiras de ancoragem, no caso de protensão com macacos de protensão ela ocorre enquanto o macaco traciona as cordoalhas. Para se dimensionar o valor dessa perda é considerado o coeficiente de fluência do concreto, os coeficientes de atrito entre cordoalhas de bainhas e principalmente se o aço é de relaxação baixa ou relaxação normal.
No estudo da protensão, foram definidos graus de protensão que levam em conta a intensidade da força de protensão em relação ao estado de tensões em que a estrutura estará em determinados tipos de carregamentos. Assinale a alternativa que lista características da protensão completa:
Na borda superior não haverá tensões de compressão na combinação frequente de ações.
As tensões de tração e compressão são iguais para a combinação frequente de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação frequente de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação quase permanente de ações.
Na borda superior não haverá tensões de tração na combinação quase permanente de ações.
De acordo com o tipo de aderência de concreto protendido, assinale a alternativa que descreve as características de protensão SEM ADERÊNCIA:
Metodologia adotada geralmente em pistas de protensão, as cordoalhas sem bainhas são posicionadas na montagem da ferragem, a tensão é aplicada após o concreto atingir certa resistência e pode-se realizar aplicação total de tensões de protensão, sendo que a tensão final só é aplicada com um avanço considerável na resistência do concreto.
Metodologia adotada geralmente em campo, as cordoalhas com bainhas engraxadas são posicionadas na montagem da ferragem, a tensão é aplicada logo após o concreto ser lançado, sendo que a tensão final só é aplicada com um avanço considerável na resistência do concreto.
Metodologia adotada geralmente em pistas de protensão, as cordoalhas com bainhas engraxadas são posicionadas na montagem da ferragem, a tensão é aplicada após o concreto atingir certa resistência e pode-se realizar aplicação parcial de tensões de protensão, sendo que a tensão final só é aplicada com um avanço considerável na resistência do concreto.
Metodologia adotada geralmente em campo, as cordoalhas com bainhas engraxadas são posicionadas na montagem da ferragem, a tensão é aplicada após o concreto atingir certa resistência e pode-se realizar aplicação parcial de tensões de protensão, sendo que a tensão final só é aplicada com um avanço considerável na resistência do concreto.
Metodologia adotada geralmente em pistas de protensão, as cordoalhas com bainhas engraxadas são posicionadas na montagem da ferragem, a tensão é aplicada logo após o concreto ser lançado, sendo que a tensão final só é aplicada com um avanço considerável na resistência do concreto.
Com relação ao local de aplicação da força de protensão. Qual o local mais indicado da seção transversal para alocação das cordoalhas de protensão.
Acima do centróide, o mais próximo da borda garantindo um bom cobrimento e uma distribuição das forças de compressão adequadas.
Abaixo da armadura de flexão, o mais próximo da borda.
Abaixo do centróide, o mais próximo da borda inferior garantindo um bom cobrimento e uma distribuição das forças de compressão adequadas.
No centróide, garantindo um bom cobrimento e uma distribuição das forças de compressão adequadas.
No lado direito do centróide, garantindo um bom cobrimento e uma distribuição das forças de compressão adequadas.
Sobre os “10 Mandamentos do Concreto Protendido”, todas as afirmações têm grande importância, ainda assim existe uma verificação que é citada duas vezes. Escolha entre as alternativas a seguir qual é a verificação citada duas vezes por Leonhardt.
A verificação citada duas vezes é a de que deve ser verificada a resistência do concreto para esforços de tração.
A verificação citada duas vezes é a de que deve ser verificada se a peça pode sofrer encurtamento pois protender significa realizar esforços que irão encurtar a peça.
A verificação citada duas vezes é a de que o aço de protensão é um material que deve ser manuseado com cuidado.
A verificação citada duas vezes é a de que devem ser verificadas as dimensões da peça para que ocorra uma concretagem adequada.
A verificação citada duas vezes é a de que deve ser verificada a armadura de fretagem da região de aplicação da protensão
Sobre os conceitos de protensão, podemos definir melhor a protensão como:
Conseguir economizar aço utilizando taxas de armadura diferentes para os estribos.
Escolher uma maneira melhor para o sistema estrutural.
Uma força externa aplicado na estrutura a fim de que a mesma tenha um melhor comportamento estrutural devido a aplicação da mesma.
Definir melhor as dimensões das peças dos elementos estruturais.
Adoção de contra-flexas para redução de deslocamentos da estrutura quando essa estiver carregada.
O Concreto protendido é uma técnica onde as peças de concreto recebem uma força de compressão na direção de seu eixo. Essa força altera as características e os cuidados que devem ser tomados pelo engenheiro de campo.
Marque com (V) de Verdadeiro e (F) de Falso as afirmativas a seguir:
( ) a execução da protensão deve ser realizada de maneira lenta, mas pode ocorrer em qualquer fase da cura do concreto.
( ) para execução de concreto com aderência inicial, as cordoalhas devem estar previamente tensionadas e só podem ser soltas de suas ancoragens após o atingimento de uma resistência adequada do concreto.
( ) para aplicação de cordoalhas com bainhas engraxadas, o engenheiro deve estar atento para o traçado dos cabos obedecendo criteriosamente o projeto estrutural, pois corre o risco de elevar as tensões de compressão em regiões que podem já estar submetidas a compressão e ao invés de obter ganhos de protensão causará prejuízo para a estrutura.
( ) para execução de elemento protendido com cordoalhas dentro de bainhas é desnecessária a utilização de cimbramentos ou escoramentos, uma vez que as cordoalhas manterão a peça na posição.
( ) para execução da protensão é necessário a utilização de um equipamento que aplique a tensão nas cordoalhas. O equipamento mais comum para isso é o macaco hidráulico que é utilizado juntamente com um manômetro, ambos devem ser calibrados por um laboratório de metrologia em conjunto.
( ) a aplicação de força de protensão parcial durante a cura e endurecimento do concreto busca prevenir a formação de fissuras e garantir uma melhor distribuição da força de protensão no elemento comprimido.
( ) a aplicação de protensão em vigas visa vencer vãos maiores se utilizando de peças com menor altura útil.
A alternativa que melhor representa a sequência correta é:
F, V, V, F, V, V, V
V, V, F, V, V, F, F
F, V, F, F, V, F, V
V, F, V, F, F, F, V
F, V, V, F, V, F, V
Com relação às perdas de protensão que ocorrem em pistas de protensão com a realização da pré-tração com cordoalhas para aderência inicial, assinale a primeira perda de protensão.
A primeira perda que ocorre em pistas de protensão é o deslizamento dos fios na ancoragem, que ocorre no momento de fixação das cordoalhas nas cabeceiras
de ancoragem.
A primeira perda de protensão é a relaxação do aço.
A primeira perda de protensão é a de atrito das cordoalhas com as bainhas.
A primeira perda de protensão é a deformação inicial do concreto.
A primeira perda que ocorre em pistas de protensão é a fluência do concreto devido à cura térmica.
No estudo da protensão, foram definidos graus de protensão que levam em conta a intensidade da força de protensão em relação ao estado de tensões em que a estrutura estará em determinados tipos de carregamentos. Assinale a alternativa que lista somente características da protensão limitada:
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação quase rara de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação quase frequente de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação quase permanente de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação rara de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação frequente de ações.
Na borda superior não haverá tensões de compressão na combinação frequente de ações.
As tensões de tração e compressão são iguais para a combinação frequente de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação frequente de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação quase permanente de ações.
Na borda superior não haverá tensões de tração na combinação quase permanente de ações.
De acordo com o tipo de aderência de concreto protendido, assinale a alternativa que descreve as características de protensão SEM ADERÊNCIA:
Metodologia adotada geralmente em pistas de protensão, as cordoalhas sem bainhas são posicionadas na montagem da ferragem, a tensão é aplicada após o concreto atingir certa resistência e pode-se realizar aplicação total de tensões de protensão, sendo que a tensão final só é aplicada com um avanço considerável na resistência do concreto.
Metodologia adotada geralmente em campo, as cordoalhas com bainhas engraxadas são posicionadas na montagem da ferragem, a tensão é aplicada logo após o concreto ser lançado, sendo que a tensão final só é aplicada com um avanço considerável na resistência do concreto.
Metodologia adotada geralmente em pistas de protensão, as cordoalhas com bainhas engraxadas são posicionadas na montagem da ferragem, a tensão é aplicada após o concreto atingir certa resistência e pode-se realizar aplicação parcial de tensões de protensão, sendo que a tensão final só é aplicada com um avanço considerável na resistência do concreto.
Metodologia adotada geralmente em campo, as cordoalhas com bainhas engraxadas são posicionadas na montagem da ferragem, a tensão é aplicada após o concreto atingir certa resistência e pode-se realizar aplicação parcial de tensões de protensão, sendo que a tensão final só é aplicada com um avanço considerável na resistência do concreto.
Metodologia adotada geralmente em pistas de protensão, as cordoalhas com bainhas engraxadas são posicionadas na montagem da ferragem, a tensão é aplicada logo após o concreto ser lançado, sendo que a tensão final só é aplicada com um avanço considerável na resistência do concreto.
Com relação ao local de aplicação da força de protensão. Qual o local mais indicado da seção transversal para alocação das cordoalhas de protensão.
Acima do centróide, o mais próximo da borda garantindo um bom cobrimento e uma distribuição das forças de compressão adequadas.
Abaixo da armadura de flexão, o mais próximo da borda.
Abaixo do centróide, o mais próximo da borda inferior garantindo um bom cobrimento e uma distribuição das forças de compressão adequadas.
No centróide, garantindo um bom cobrimento e uma distribuição das forças de compressão adequadas.
No lado direito do centróide, garantindo um bom cobrimento e uma distribuição das forças de compressão adequadas.
Sobre os “10 Mandamentos do Concreto Protendido”, todas as afirmações têm grande importância, ainda assim existe uma verificação que é citada duas vezes. Escolha entre as alternativas a seguir qual é a verificação citada duas vezes por Leonhardt.
A verificação citada duas vezes é a de que deve ser verificada a resistência do concreto para esforços de tração.
A verificação citada duas vezes é a de que deve ser verificada se a peça pode sofrer encurtamento pois protender significa realizar esforços que irão encurtar a peça.
A verificação citada duas vezes é a de que o aço de protensão é um material que deve ser manuseado com cuidado.
A verificação citada duas vezes é a de que devem ser verificadas as dimensões da peça para que ocorra uma concretagem adequada.
A verificação citada duas vezes é a de que deve ser verificada a armadura de fretagem da região de aplicação da protensão
Sobre os conceitos de protensão, podemos definir melhor a protensão como:
Conseguir economizar aço utilizando taxas de armadura diferentes para os estribos.
Escolher uma maneira melhor para o sistema estrutural.
Uma força externa aplicado na estrutura a fim de que a mesma tenha um melhor comportamento estrutural devido a aplicação da mesma.
Definir melhor as dimensões das peças dos elementos estruturais.
Adoção de contra-flexas para redução de deslocamentos da estrutura quando essa estiver carregada.
O Concreto protendido é uma técnica onde as peças de concreto recebem uma força de compressão na direção de seu eixo. Essa força altera as características e os cuidados que devem ser tomados pelo engenheiro de campo.
Marque com (V) de Verdadeiro e (F) de Falso as afirmativas a seguir:
( ) a execução da protensão deve ser realizada de maneira lenta, mas pode ocorrer em qualquer fase da cura do concreto.
( ) para execução de concreto com aderência inicial, as cordoalhas devem estar previamente tensionadas e só podem ser soltas de suas ancoragens após o atingimento de uma resistência adequada do concreto.
( ) para aplicação de cordoalhas com bainhas engraxadas, o engenheiro deve estar atento para o traçado dos cabos obedecendo criteriosamente o projeto estrutural, pois corre o risco de elevar as tensões de compressão em regiões que podem já estar submetidas a compressão e ao invés de obter ganhos de protensão causará prejuízo para a estrutura.
( ) para execução de elemento protendido com cordoalhas dentro de bainhas é desnecessária a utilização de cimbramentos ou escoramentos, uma vez que as cordoalhas manterão a peça na posição.
( ) para execução da protensão é necessário a utilização de um equipamento que aplique a tensão nas cordoalhas. O equipamento mais comum para isso é o macaco hidráulico que é utilizado juntamente com um manômetro, ambos devem ser calibrados por um laboratório de metrologia em conjunto.
( ) a aplicação de força de protensão parcial durante a cura e endurecimento do concreto busca prevenir a formação de fissuras e garantir uma melhor distribuição da força de protensão no elemento comprimido.
( ) a aplicação de protensão em vigas visa vencer vãos maiores se utilizando de peças com menor altura útil.
A alternativa que melhor representa a sequência correta é:
F, V, V, F, V, V, V
V, V, F, V, V, F, F
F, V, F, F, V, F, V
V, F, V, F, F, F, V
F, V, V, F, V, F, V
Com relação às perdas de protensão que ocorrem em pistas de protensão com a realização da pré-tração com cordoalhas para aderência inicial, assinale a primeira perda de protensão.
A primeira perda que ocorre em pistas de protensão é o deslizamento dos fios na ancoragem, que ocorre no momento de fixação das cordoalhas nas cabeceiras
de ancoragem.
A primeira perda de protensão é a relaxação do aço.
A primeira perda de protensão é a de atrito das cordoalhas com as bainhas.
A primeira perda de protensão é a deformação inicial do concreto.
A primeira perda que ocorre em pistas de protensão é a fluência do concreto devido à cura térmica.
No estudo da protensão, foram definidos graus de protensão que levam em conta a intensidade da força de protensão em relação ao estado de tensões em que a estrutura estará em determinados tipos de carregamentos. Assinale a alternativa que lista somente características da protensão limitada:
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação quase rara de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação quase frequente de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação quase permanente de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação rara de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação frequente de ações.
Metodologia adotada geralmente em pistas de protensão, as cordoalhas sem bainhas são posicionadas na montagem da ferragem, a tensão é aplicada após o concreto atingir certa resistência e pode-se realizar aplicação total de tensões de protensão, sendo que a tensão final só é aplicada com um avanço considerável na resistência do concreto.
Metodologia adotada geralmente em campo, as cordoalhas com bainhas engraxadas são posicionadas na montagem da ferragem, a tensão é aplicada logo após o concreto ser lançado, sendo que a tensão final só é aplicada com um avanço considerável na resistência do concreto.
Metodologia adotada geralmente em pistas de protensão, as cordoalhas com bainhas engraxadas são posicionadas na montagem da ferragem, a tensão é aplicada após o concreto atingir certa resistência e pode-se realizar aplicação parcial de tensões de protensão, sendo que a tensão final só é aplicada com um avanço considerável na resistência do concreto.
Metodologia adotada geralmente em campo, as cordoalhas com bainhas engraxadas são posicionadas na montagem da ferragem, a tensão é aplicada após o concreto atingir certa resistência e pode-se realizar aplicação parcial de tensões de protensão, sendo que a tensão final só é aplicada com um avanço considerável na resistência do concreto.
Metodologia adotada geralmente em pistas de protensão, as cordoalhas com bainhas engraxadas são posicionadas na montagem da ferragem, a tensão é aplicada logo após o concreto ser lançado, sendo que a tensão final só é aplicada com um avanço considerável na resistência do concreto.
Com relação ao local de aplicação da força de protensão. Qual o local mais indicado da seção transversal para alocação das cordoalhas de protensão.
Acima do centróide, o mais próximo da borda garantindo um bom cobrimento e uma distribuição das forças de compressão adequadas.
Abaixo da armadura de flexão, o mais próximo da borda.
Abaixo do centróide, o mais próximo da borda inferior garantindo um bom cobrimento e uma distribuição das forças de compressão adequadas.
No centróide, garantindo um bom cobrimento e uma distribuição das forças de compressão adequadas.
No lado direito do centróide, garantindo um bom cobrimento e uma distribuição das forças de compressão adequadas.
Sobre os “10 Mandamentos do Concreto Protendido”, todas as afirmações têm grande importância, ainda assim existe uma verificação que é citada duas vezes. Escolha entre as alternativas a seguir qual é a verificação citada duas vezes por Leonhardt.
A verificação citada duas vezes é a de que deve ser verificada a resistência do concreto para esforços de tração.
A verificação citada duas vezes é a de que deve ser verificada se a peça pode sofrer encurtamento pois protender significa realizar esforços que irão encurtar a peça.
A verificação citada duas vezes é a de que o aço de protensão é um material que deve ser manuseado com cuidado.
A verificação citada duas vezes é a de que devem ser verificadas as dimensões da peça para que ocorra uma concretagem adequada.
A verificação citada duas vezes é a de que deve ser verificada a armadura de fretagem da região de aplicação da protensão
Sobre os conceitos de protensão, podemos definir melhor a protensão como:
Conseguir economizar aço utilizando taxas de armadura diferentes para os estribos.
Escolher uma maneira melhor para o sistema estrutural.
Uma força externa aplicado na estrutura a fim de que a mesma tenha um melhor comportamento estrutural devido a aplicação da mesma.
Definir melhor as dimensões das peças dos elementos estruturais.
Adoção de contra-flexas para redução de deslocamentos da estrutura quando essa estiver carregada.
O Concreto protendido é uma técnica onde as peças de concreto recebem uma força de compressão na direção de seu eixo. Essa força altera as características e os cuidados que devem ser tomados pelo engenheiro de campo.
Marque com (V) de Verdadeiro e (F) de Falso as afirmativas a seguir:
( ) a execução da protensão deve ser realizada de maneira lenta, mas pode ocorrer em qualquer fase da cura do concreto.
( ) para execução de concreto com aderência inicial, as cordoalhas devem estar previamente tensionadas e só podem ser soltas de suas ancoragens após o atingimento de uma resistência adequada do concreto.
( ) para aplicação de cordoalhas com bainhas engraxadas, o engenheiro deve estar atento para o traçado dos cabos obedecendo criteriosamente o projeto estrutural, pois corre o risco de elevar as tensões de compressão em regiões que podem já estar submetidas a compressão e ao invés de obter ganhos de protensão causará prejuízo para a estrutura.
( ) para execução de elemento protendido com cordoalhas dentro de bainhas é desnecessária a utilização de cimbramentos ou escoramentos, uma vez que as cordoalhas manterão a peça na posição.
( ) para execução da protensão é necessário a utilização de um equipamento que aplique a tensão nas cordoalhas. O equipamento mais comum para isso é o macaco hidráulico que é utilizado juntamente com um manômetro, ambos devem ser calibrados por um laboratório de metrologia em conjunto.
( ) a aplicação de força de protensão parcial durante a cura e endurecimento do concreto busca prevenir a formação de fissuras e garantir uma melhor distribuição da força de protensão no elemento comprimido.
( ) a aplicação de protensão em vigas visa vencer vãos maiores se utilizando de peças com menor altura útil.
A alternativa que melhor representa a sequência correta é:
F, V, V, F, V, V, V
V, V, F, V, V, F, F
F, V, F, F, V, F, V
V, F, V, F, F, F, V
F, V, V, F, V, F, V
Com relação às perdas de protensão que ocorrem em pistas de protensão com a realização da pré-tração com cordoalhas para aderência inicial, assinale a primeira perda de protensão.
A primeira perda que ocorre em pistas de protensão é o deslizamento dos fios na ancoragem, que ocorre no momento de fixação das cordoalhas nas cabeceiras
de ancoragem.
A primeira perda de protensão é a relaxação do aço.
A primeira perda de protensão é a de atrito das cordoalhas com as bainhas.
A primeira perda de protensão é a deformação inicial do concreto.
A primeira perda que ocorre em pistas de protensão é a fluência do concreto devido à cura térmica.
No estudo da protensão, foram definidos graus de protensão que levam em conta a intensidade da força de protensão em relação ao estado de tensões em que a estrutura estará em determinados tipos de carregamentos. Assinale a alternativa que lista somente características da protensão limitada:
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação quase rara de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação quase frequente de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação quase permanente de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação rara de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação frequente de ações.
Acima do centróide, o mais próximo da borda garantindo um bom cobrimento e uma distribuição das forças de compressão adequadas.
Abaixo da armadura de flexão, o mais próximo da borda.
Abaixo do centróide, o mais próximo da borda inferior garantindo um bom cobrimento e uma distribuição das forças de compressão adequadas.
No centróide, garantindo um bom cobrimento e uma distribuição das forças de compressão adequadas.
No lado direito do centróide, garantindo um bom cobrimento e uma distribuição das forças de compressão adequadas.
Sobre os “10 Mandamentos do Concreto Protendido”, todas as afirmações têm grande importância, ainda assim existe uma verificação que é citada duas vezes. Escolha entre as alternativas a seguir qual é a verificação citada duas vezes por Leonhardt.
A verificação citada duas vezes é a de que deve ser verificada a resistência do concreto para esforços de tração.
A verificação citada duas vezes é a de que deve ser verificada se a peça pode sofrer encurtamento pois protender significa realizar esforços que irão encurtar a peça.
A verificação citada duas vezes é a de que o aço de protensão é um material que deve ser manuseado com cuidado.
A verificação citada duas vezes é a de que devem ser verificadas as dimensões da peça para que ocorra uma concretagem adequada.
A verificação citada duas vezes é a de que deve ser verificada a armadura de fretagem da região de aplicação da protensão
Sobre os conceitos de protensão, podemos definir melhor a protensão como:
Conseguir economizar aço utilizando taxas de armadura diferentes para os estribos.
Escolher uma maneira melhor para o sistema estrutural.
Uma força externa aplicado na estrutura a fim de que a mesma tenha um melhor comportamento estrutural devido a aplicação da mesma.
Definir melhor as dimensões das peças dos elementos estruturais.
Adoção de contra-flexas para redução de deslocamentos da estrutura quando essa estiver carregada.
O Concreto protendido é uma técnica onde as peças de concreto recebem uma força de compressão na direção de seu eixo. Essa força altera as características e os cuidados que devem ser tomados pelo engenheiro de campo.
Marque com (V) de Verdadeiro e (F) de Falso as afirmativas a seguir:
( ) a execução da protensão deve ser realizada de maneira lenta, mas pode ocorrer em qualquer fase da cura do concreto.
( ) para execução de concreto com aderência inicial, as cordoalhas devem estar previamente tensionadas e só podem ser soltas de suas ancoragens após o atingimento de uma resistência adequada do concreto.
( ) para aplicação de cordoalhas com bainhas engraxadas, o engenheiro deve estar atento para o traçado dos cabos obedecendo criteriosamente o projeto estrutural, pois corre o risco de elevar as tensões de compressão em regiões que podem já estar submetidas a compressão e ao invés de obter ganhos de protensão causará prejuízo para a estrutura.
( ) para execução de elemento protendido com cordoalhas dentro de bainhas é desnecessária a utilização de cimbramentos ou escoramentos, uma vez que as cordoalhas manterão a peça na posição.
( ) para execução da protensão é necessário a utilização de um equipamento que aplique a tensão nas cordoalhas. O equipamento mais comum para isso é o macaco hidráulico que é utilizado juntamente com um manômetro, ambos devem ser calibrados por um laboratório de metrologia em conjunto.
( ) a aplicação de força de protensão parcial durante a cura e endurecimento do concreto busca prevenir a formação de fissuras e garantir uma melhor distribuição da força de protensão no elemento comprimido.
( ) a aplicação de protensão em vigas visa vencer vãos maiores se utilizando de peças com menor altura útil.
A alternativa que melhor representa a sequência correta é:
F, V, V, F, V, V, V
V, V, F, V, V, F, F
F, V, F, F, V, F, V
V, F, V, F, F, F, V
F, V, V, F, V, F, V
Com relação às perdas de protensão que ocorrem em pistas de protensão com a realização da pré-tração com cordoalhas para aderência inicial, assinale a primeira perda de protensão.
A primeira perda que ocorre em pistas de protensão é o deslizamento dos fios na ancoragem, que ocorre no momento de fixação das cordoalhas nas cabeceiras
de ancoragem.
A primeira perda de protensão é a relaxação do aço.
A primeira perda de protensão é a de atrito das cordoalhas com as bainhas.
A primeira perda de protensão é a deformação inicial do concreto.
A primeira perda que ocorre em pistas de protensão é a fluência do concreto devido à cura térmica.
No estudo da protensão, foram definidos graus de protensão que levam em conta a intensidade da força de protensão em relação ao estado de tensões em que a estrutura estará em determinados tipos de carregamentos. Assinale a alternativa que lista somente características da protensão limitada:
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação quase rara de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação quase frequente de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação quase permanente de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação rara de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação frequente de ações.
A verificação citada duas vezes é a de que deve ser verificada a resistência do concreto para esforços de tração.
A verificação citada duas vezes é a de que deve ser verificada se a peça pode sofrer encurtamento pois protender significa realizar esforços que irão encurtar a peça.
A verificação citada duas vezes é a de que o aço de protensão é um material que deve ser manuseado com cuidado.
A verificação citada duas vezes é a de que devem ser verificadas as dimensões da peça para que ocorra uma concretagem adequada.
A verificação citada duas vezes é a de que deve ser verificada a armadura de fretagem da região de aplicação da protensão
Sobre os conceitos de protensão, podemos definir melhor a protensão como:
Conseguir economizar aço utilizando taxas de armadura diferentes para os estribos.
Escolher uma maneira melhor para o sistema estrutural.
Uma força externa aplicado na estrutura a fim de que a mesma tenha um melhor comportamento estrutural devido a aplicação da mesma.
Definir melhor as dimensões das peças dos elementos estruturais.
Adoção de contra-flexas para redução de deslocamentos da estrutura quando essa estiver carregada.
O Concreto protendido é uma técnica onde as peças de concreto recebem uma força de compressão na direção de seu eixo. Essa força altera as características e os cuidados que devem ser tomados pelo engenheiro de campo.
Marque com (V) de Verdadeiro e (F) de Falso as afirmativas a seguir:
( ) a execução da protensão deve ser realizada de maneira lenta, mas pode ocorrer em qualquer fase da cura do concreto.
( ) para execução de concreto com aderência inicial, as cordoalhas devem estar previamente tensionadas e só podem ser soltas de suas ancoragens após o atingimento de uma resistência adequada do concreto.
( ) para aplicação de cordoalhas com bainhas engraxadas, o engenheiro deve estar atento para o traçado dos cabos obedecendo criteriosamente o projeto estrutural, pois corre o risco de elevar as tensões de compressão em regiões que podem já estar submetidas a compressão e ao invés de obter ganhos de protensão causará prejuízo para a estrutura.
( ) para execução de elemento protendido com cordoalhas dentro de bainhas é desnecessária a utilização de cimbramentos ou escoramentos, uma vez que as cordoalhas manterão a peça na posição.
( ) para execução da protensão é necessário a utilização de um equipamento que aplique a tensão nas cordoalhas. O equipamento mais comum para isso é o macaco hidráulico que é utilizado juntamente com um manômetro, ambos devem ser calibrados por um laboratório de metrologia em conjunto.
( ) a aplicação de força de protensão parcial durante a cura e endurecimento do concreto busca prevenir a formação de fissuras e garantir uma melhor distribuição da força de protensão no elemento comprimido.
( ) a aplicação de protensão em vigas visa vencer vãos maiores se utilizando de peças com menor altura útil.
A alternativa que melhor representa a sequência correta é:
F, V, V, F, V, V, V
V, V, F, V, V, F, F
F, V, F, F, V, F, V
V, F, V, F, F, F, V
F, V, V, F, V, F, V
Com relação às perdas de protensão que ocorrem em pistas de protensão com a realização da pré-tração com cordoalhas para aderência inicial, assinale a primeira perda de protensão.
A primeira perda que ocorre em pistas de protensão é o deslizamento dos fios na ancoragem, que ocorre no momento de fixação das cordoalhas nas cabeceiras
de ancoragem.
A primeira perda de protensão é a relaxação do aço.
A primeira perda de protensão é a de atrito das cordoalhas com as bainhas.
A primeira perda de protensão é a deformação inicial do concreto.
A primeira perda que ocorre em pistas de protensão é a fluência do concreto devido à cura térmica.
No estudo da protensão, foram definidos graus de protensão que levam em conta a intensidade da força de protensão em relação ao estado de tensões em que a estrutura estará em determinados tipos de carregamentos. Assinale a alternativa que lista somente características da protensão limitada:
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação quase rara de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação quase frequente de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação quase permanente de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação rara de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação frequente de ações.
Conseguir economizar aço utilizando taxas de armadura diferentes para os estribos.
Escolher uma maneira melhor para o sistema estrutural.
Uma força externa aplicado na estrutura a fim de que a mesma tenha um melhor comportamento estrutural devido a aplicação da mesma.
Definir melhor as dimensões das peças dos elementos estruturais.
Adoção de contra-flexas para redução de deslocamentos da estrutura quando essa estiver carregada.
O Concreto protendido é uma técnica onde as peças de concreto recebem uma força de compressão na direção de seu eixo. Essa força altera as características e os cuidados que devem ser tomados pelo engenheiro de campo.
Marque com (V) de Verdadeiro e (F) de Falso as afirmativas a seguir:
( ) a execução da protensão deve ser realizada de maneira lenta, mas pode ocorrer em qualquer fase da cura do concreto.
( ) para execução de concreto com aderência inicial, as cordoalhas devem estar previamente tensionadas e só podem ser soltas de suas ancoragens após o atingimento de uma resistência adequada do concreto.
( ) para aplicação de cordoalhas com bainhas engraxadas, o engenheiro deve estar atento para o traçado dos cabos obedecendo criteriosamente o projeto estrutural, pois corre o risco de elevar as tensões de compressão em regiões que podem já estar submetidas a compressão e ao invés de obter ganhos de protensão causará prejuízo para a estrutura.
( ) para execução de elemento protendido com cordoalhas dentro de bainhas é desnecessária a utilização de cimbramentos ou escoramentos, uma vez que as cordoalhas manterão a peça na posição.
( ) para execução da protensão é necessário a utilização de um equipamento que aplique a tensão nas cordoalhas. O equipamento mais comum para isso é o macaco hidráulico que é utilizado juntamente com um manômetro, ambos devem ser calibrados por um laboratório de metrologia em conjunto.
( ) a aplicação de força de protensão parcial durante a cura e endurecimento do concreto busca prevenir a formação de fissuras e garantir uma melhor distribuição da força de protensão no elemento comprimido.
( ) a aplicação de protensão em vigas visa vencer vãos maiores se utilizando de peças com menor altura útil.
A alternativa que melhor representa a sequência correta é:
F, V, V, F, V, V, V
V, V, F, V, V, F, F
F, V, F, F, V, F, V
V, F, V, F, F, F, V
F, V, V, F, V, F, V
Com relação às perdas de protensão que ocorrem em pistas de protensão com a realização da pré-tração com cordoalhas para aderência inicial, assinale a primeira perda de protensão.
A primeira perda que ocorre em pistas de protensão é o deslizamento dos fios na ancoragem, que ocorre no momento de fixação das cordoalhas nas cabeceiras
de ancoragem.
A primeira perda de protensão é a relaxação do aço.
A primeira perda de protensão é a de atrito das cordoalhas com as bainhas.
A primeira perda de protensão é a deformação inicial do concreto.
A primeira perda que ocorre em pistas de protensão é a fluência do concreto devido à cura térmica.
No estudo da protensão, foram definidos graus de protensão que levam em conta a intensidade da força de protensão em relação ao estado de tensões em que a estrutura estará em determinados tipos de carregamentos. Assinale a alternativa que lista somente características da protensão limitada:
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação quase rara de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação quase frequente de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação quase permanente de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação rara de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação frequente de ações.
F, V, V, F, V, V, V
V, V, F, V, V, F, F
F, V, F, F, V, F, V
V, F, V, F, F, F, V
F, V, V, F, V, F, V
Com relação às perdas de protensão que ocorrem em pistas de protensão com a realização da pré-tração com cordoalhas para aderência inicial, assinale a primeira perda de protensão.
A primeira perda que ocorre em pistas de protensão é o deslizamento dos fios na ancoragem, que ocorre no momento de fixação das cordoalhas nas cabeceiras
de ancoragem.
A primeira perda de protensão é a relaxação do aço.
A primeira perda de protensão é a de atrito das cordoalhas com as bainhas.
A primeira perda de protensão é a deformação inicial do concreto.
A primeira perda que ocorre em pistas de protensão é a fluência do concreto devido à cura térmica.
No estudo da protensão, foram definidos graus de protensão que levam em conta a intensidade da força de protensão em relação ao estado de tensões em que a estrutura estará em determinados tipos de carregamentos. Assinale a alternativa que lista somente características da protensão limitada:
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação quase rara de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação quase frequente de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação quase permanente de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação rara de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação frequente de ações.
A primeira perda que ocorre em pistas de protensão é o deslizamento dos fios na ancoragem, que ocorre no momento de fixação das cordoalhas nas cabeceiras de ancoragem.
A primeira perda de protensão é a relaxação do aço.
A primeira perda de protensão é a de atrito das cordoalhas com as bainhas.
A primeira perda de protensão é a deformação inicial do concreto.
A primeira perda que ocorre em pistas de protensão é a fluência do concreto devido à cura térmica.
No estudo da protensão, foram definidos graus de protensão que levam em conta a intensidade da força de protensão em relação ao estado de tensões em que a estrutura estará em determinados tipos de carregamentos. Assinale a alternativa que lista somente características da protensão limitada:
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação quase rara de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação quase frequente de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação quase permanente de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação rara de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação frequente de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação quase rara de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação quase frequente de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação quase permanente de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação rara de ações.
Na borda inferior não haverá tensões de tração na combinação frequente de ações.