ESTRUTURAS ESPECIAIS


Com relação à perda de protensão referente a deformação imediata do concreto, assinale a alternativa que descreve essa perda e como é realizada o cálculo dessa perda.




  • A perda por deformação imediata do concreto é a perda que ocorre quando a força de protensão é aplicada no concreto. Para pistas de protensão, ela ocorre quando as cordoalhas são liberadas das cabeceiras de ancoragem, no caso de protensão com macacos de protensão ela ocorre enquanto o macaco traciona as cordoalhas. Para se dimensionar o valor dessa perda é considerado o tipo de carregamentos que serão utilizados, é necessário ter conhecimento dos valores das ações acidentais e permanentes.
  • A perda por deformação imediata do concreto acontece quando as cordoalhas de protensão são posicionadas dentro da fôrma antes da concretagem, essa perda se dá devido ao processo de cura do concreto que ao endurecer se deforma, causando perdas de protensão.
  • A perda por deformação imediata do concreto é a perda que ocorre quando a força de protensão é aplicada no concreto. Para pistas de protensão, ela ocorre quando as cordoalhas são liberadas das cabeceiras de ancoragem, no caso de protensão com macacos de protensão ela ocorre enquanto o macaco traciona as cordoalhas. Para se dimensionar o valor dessa perda é considerado o número de cordoalhas e as tensões que são aplicadas na protensão e no concreto e também a razão entre o módulo de elasticidade do aço de protensão e do concreto.
  • A perda por deformação imediata do concreto é a perda que ocorre quando a força de protensão é aplicada no concreto. Para pistas de protensão, ela ocorre quando as cordoalhas são liberadas das cabeceiras de ancoragem, no caso de protensão com macacos de protensão ela ocorre enquanto o macaco traciona as cordoalhas. Para se dimensionar o valor dessa perda é considerado o coeficiente de fluência do aço, os coeficientes de atrito entre a peça protendida e o aparelho de apoio.
  • A perda por deformação imediata do concreto é a perda que ocorre quando a força de protensão é aplicada no concreto. Para pistas de protensão, ela ocorre quando as cordoalhas são liberadas das cabeceiras de ancoragem, no caso de protensão com macacos de protensão ela ocorre enquanto o macaco traciona as cordoalhas. Para se dimensionar o valor dessa perda é considerado o coeficiente de fluência do concreto, os coeficientes de atrito entre cordoalhas de bainhas e principalmente se o aço é de relaxação baixa ou relaxação normal.