ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO I


Determine a altura da viga para que ela tenha adequado comportamento dúctil e que o posicionamento da linha neutra após o carregamento fique no domínio 3; para o calculo do d' considere um cobrimento de 2,5cm, diâmetro da armadura longitudinal de 20mm  e diâmetro dos estribos de 6,3mm; sabe-se ainda que a viga tem uma largura de 20cm e tem um carregamento total, incluindo o peso próprio da estrutura e a carga de utilização, de 65kN/m, considere ainda que a viga foi feita com concreto de 30 MPa e em sua armadura longitudinal será utilizado aço CA-50 , e que a viga é bi apoiada de vão 6m.


66,50cm
54,67 cm
50 cm
60 cm
62,37cm

Uma viga de seção retangular tem seu comportamento dúctil determinado pela profundidade da linha neutra. Deste modo, o calculista determina, através da altura final da seção, deduzida da área desprezada sob as ações de tração, a profundidade de cálculo da linha neutra, bem como as deformações impostas ao conjunto concreto/aço. Para uma viga bi-apoiada com as características listadas abaixo, determine o máximo carregamento distribuído que a mesma poderá suportar para que a profundidade da linha neutra seja de 14,8 cm (a contar da borda comprimida).

Vão teórico: 5,5 m

Seção transversal: 15 x 40 cm.

Concreto C-25

Cobrimento considerado = 2,0 cm

Diâmetro da armadura longitudinal à flexão = 10,0 mm

Diâmetro dos estribos = 5,0 mm.

Obs: Desprezar o engastamento elástico que possa ocorrer na ligação com os pilares de extremidade.


q =14,22 KN/m
q =16,95 KN/m
q =10,55 KN/m
q =17,30 KN/m
q =15,51 KN/m

Com relação as disposições construtivas, as diferentes espessuras e consequentemente as inércias de duas lajes adjacentes, avalie a metodologia de cálculo que representa uma melhor distribuição dos momentos fletores nas mesmas:

I) Quando uma laje tiver um comprimento"L" muito maior do que a outra convém considerar a mesma apoiada na laje de menor comprimento. A de menor comprimento deverá ser calculada como engastada.

II) Lajes em balanço deverão serem consideradas apoiadas nas lajes adjacentes.

III) Para que uma laje tenha o dobro da inércia da laje adjacente deverá possuir uma altura de cálculo "d" 26 % maior.

IV) Os momentos fletores somente deverão ser compatibilizados conforme a média aritmética entre os mesmos, nas lajes adjacentes.

 

É correto o que se afirma em:


I, II e IV, somente.
I e III, somente.
I, IV, somente.
I, III e IV, somente.
IV, apenas.
Para o cálculo das reações de apoio das lajes maciças retangulares com carga uniforme, podem ser feitas as seguintes aproximações e quando a análise plástica não for efetuada, as charneiras podem ser aproximadas por retas inclinadas, a partir dos vértices, com os seguintes ângulos:

— 90° entre dois apoios do mesmo tipo; — 45° a partir do apoio considerado engastado, se o outro for considerado simplesmente apoiado; — 60° a partir do apoio, quando a borda vizinha for livre.
— 60° entre dois apoios diferentes; — 45° a partir do apoio considerado engastado, se o outro for considerado simplesmente apoiado; — 90° a partir do engaste, quando a borda vizinha for apoiada.
— 45° entre dois apoios do mesmo tipo; — 60° a partir do apoio considerado engastado, se o outro for considerado simplesmente apoiado; — 90° a partir do apoio, quando a borda vizinha for livre.
— 60° entre dois apoios do mesmo tipo; — 90° a partir do apoio considerado engastado, se o outro for considerado simplesmente apoiado; — 45° a partir do apoio, quando a borda vizinha for livre.
— 90° entre dois apoios diferentes; — 45° a partir do apoio considerado engastado, se o outro for considerado simplesmente apoiado; — 60° a partir do engaste, quando a borda vizinha for apoiada.

As lajes maciças de concreto armado, quando verificadas ao E.L.S - Estado Limite de Serviço, podem estar trabalhando em dois estádios, I e II. Qual procedimento abaixo está correto quando da verificação das flechas com a estrutura no estádio I?


Quando no estádio I, o elemento não iniciou o processo de fissuração, podendo, deste modo, ser considerado para cálculo o momento de Inércia da seção bruta de concreto.
No estádio I o elemento não está fissurado. Esta verificação é feita pela comparação entre o maior momento fletor absoluto solicitante de cálculo e o momento de fissuração.
O concreto armado é dimensionado para trabalhar fissurado. Deste modo ainda no estádio I o mesmo apresentará fissuras, e deste modo deve-se clacular a inércia equivalente à seção fissurada.
Se o momento fletor de característico for maior que o momento fissurante deve-se encontrar um módulo de elasticidade equivalente ao material através de uma redução baseada na fluencia do concreto.
Se as lajes maciças apresentarem momentos fletores menores que o momento de fissuração dispensa-se a necessidade de verificação da flecha diferida.

Calcular a área de aço transversal (estribos) para uma viga contínua cujo maior cortante observado no DEC tem módulo igual a Vk = 114 KN.
Concreto C-20, Feito com Britas 1 e 2
Aço CA-50
Seção da Viga 14 cm X 40 cm
Altura útil da viga de 37 cm

obs. Por simplicidade e a favor da segurança a força cortante no apoio não será reduzida conforme permitido na ABNT 6118
 


Asw = 10,74 cm²/m
Asw = 6,65 cm²/m
Asw = 9,67 cm²/m
Asw = 7,41 cm²/m
Asw = 8,65 cm²/m

Marque a alternativa que contém a deformação do concreto (Encurtamento) para uma viga de concreto armado de base igual a 20 cm e altura de 50 cm, sabendo que o maior momento fletor que a solicita tem valor igual a MK= 50,90 kN.m e para o calculo do d’ adotar estribos com diâmetro de 5,0 mm e armadura longitudinal com diâmetro de 10 mm e cobrimento de 2,0 cm.

Considere: fck = 25 MPa; aço CA-50;   f = 1,40;  c = 1,40;  s = 1,15; E AÇO=21000 kN/cm²


3,15 ‰
2,05 ‰
1,63 ‰
1,95 ‰
2,77 ‰

Calcular a armadura para uma viga cujo momento fletor característico máximo solicitante tem módulo igual a Mk = 239 KN.m.

Dados: Aço CA-50; Concreto C- 25; bf = 42 cm; hf = 9 cm; bw = 14 cm; h = 65 cm; d' = 2,5 cm.
 


As = 21,96 cm²
As = 13,33cm²
As = 15,75 cm²
As = 18,47 cm²
As = 10,82 cm²

Uma viga de seção retangular tem seu comportamento dúctil determinado pela profundidade da linha neutra. Deste modo, o calculista determina, através da altura final da seção, deduzida da área desprezada sob as ações de tração, a profundidade de cálculo da linha neutra, bem como as deformações impostas ao conjunto concreto/aço. Para uma viga bi-apoiada com as características listadas abaixo, determine o máximo carregamento distribuído que a mesma poderá suportar para que a deformação do concreto seja de 3,5 ‰ e do aço seja de 6,22 ‰.

Vão teórico: 8,5 m

Seção transversal: 18 x 65 cm.

Concreto C-25

Cobrimento considerado = 2,0 cm

Diâmetro da armadura longitudinal à flexão = 16,0 mm

Diâmetro dos estribos = 5,0 mm.

Obs: Desprezar o engastamento elástico que possa ocorrer na ligação com os pilares de extremidade.


q = 25,10 KN/m
q = 27,10 KN/m
q = 17,98 KN/m
q = 22,22 KN/m
q = 20,07 KN/m

Deslocamentos-limites são valores práticos utilizados para verificação em serviço do estado-limite de deformações excessivas da estrutura. Para os efeitos da Norma 6118:2014, são classificados nos quatro grupos básicos a seguir relacionados:

a) aceitabilidade sensorial: o limite é caracterizado por vibrações indesejáveis ou efeito visual desagradável. A limitação da flecha para prevenir essas vibrações, em situações especiais de utilização,deve ser realizada como estabelecido na Seção 23 da NBR 6118:2014;
b) efeitos específicos: os deslocamentos podem impedir a utilização adequada da construção;
c) efeitos em elementos não estruturais: deslocamentos estruturais podem ocasionar o mau funcionamento de elementos que, apesar de não fazerem parte da estrutura, estão a ela ligados;
d) efeitos em elementos estruturais: os deslocamentos podem afetar o comportamento do elemento estrutural, provocando afastamento em relação às hipóteses de cálculo adotadas. Se os deslocamentos forem relevantes para o elemento considerado, seus efeitos sobre as tensões ou sobre a estabilidade da estrutura devem ser considerados, incorporando-as ao modelo estrutural adotado.

De acordo com a Norma qual seria o valor do deslocamento-limite para Efeitos estruturais em serviço, em Pavimentos que devem permanecer planos, como por exemplo Ginásios de pista de boliche, considere o deslocamento após a construção do piso.

 

 

Assinale a alternativa correta.

 


H/1 700 e Hi/850 e entre pavimentos
De acordo com recomendação do fabricante do equipamento
l/350
l/250
l/600