ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO I
Deslocamentos-limites são valores práticos utilizados para verificação em serviço do estado-limite de deformações excessivas da estrutura. Para os efeitos da Norma 6118:2014, são classificados nos quatro grupos básicos a seguir relacionados:
a) aceitabilidade sensorial: o limite é caracterizado por vibrações indesejáveis ou efeito visual desagradável. A limitação da flecha para prevenir essas vibrações, em situações especiais de utilização,deve ser realizada como estabelecido na Seção 23 da NBR 6118:2014;
b) efeitos específicos: os deslocamentos podem impedir a utilização adequada da construção;
c) efeitos em elementos não estruturais: deslocamentos estruturais podem ocasionar o mau funcionamento de elementos que, apesar de não fazerem parte da estrutura, estão a ela ligados;
d) efeitos em elementos estruturais: os deslocamentos podem afetar o comportamento do elemento estrutural, provocando afastamento em relação às hipóteses de cálculo adotadas. Se os deslocamentos forem relevantes para o elemento considerado, seus efeitos sobre as tensões ou sobre a estabilidade da estrutura devem ser considerados, incorporando-as ao modelo estrutural adotado.
De acordo com a Norma qual seria o valor do deslocamento-limite para Efeitos estruturais em serviço, em Pavimentos que devem permanecer planos, como por exemplo Ginásios de pista de boliche, considere o deslocamento após a construção do piso.
Assinale a alternativa correta.