As lajes maciças de concreto armado, quando verificadas ao E.L.S - Estado Limite de Serviço, podem estar trabalhando em dois estádios, I e II. Qual procedimento abaixo está correto quando da verificação das flechas com a estrutura no estádio I?
Quando no estádio I, o elemento não iniciou o processo de fissuração, podendo, deste modo, ser considerado para cálculo o momento de Inércia da seção bruta de concreto.
No estádio I o elemento não está fissurado. Esta verificação é feita pela comparação entre o maior momento fletor absoluto solicitante de cálculo e o momento de fissuração.
O concreto armado é dimensionado para trabalhar fissurado. Deste modo ainda no estádio I o mesmo apresentará fissuras, e deste modo deve-se clacular a inércia equivalente à seção fissurada.
Se o momento fletor de característico for maior que o momento fissurante deve-se encontrar um módulo de elasticidade equivalente ao material através de uma redução baseada na fluencia do concreto.
Se as lajes maciças apresentarem momentos fletores menores que o momento de fissuração dispensa-se a necessidade de verificação da flecha diferida.