ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA


Sobre a abordagem de temas de Física Moderna e Contemporânea nas coleções de Física, marque a opção que considera INCORRETA.

 


Os conteúdos de FMC podem ser inseridos em momentos oportunos durante a 1ª ou 2ª série do ensino médio, não havendo a necessidade de esperar o último bimestre da 3ª série para serem ensinados.


Encontram-se todas as obras, discussões sobre dualidade onda-partícula, princípio da incerteza e spin.


Os temas mais recorrentes são a Teoria da relatividade restrita, a Física Quântica como radiação do corpo negro, conceito de fóton, efeito fotoelétrico, átomo de Rutherford e de Bohr.


Nas obras a contextualização dos conceitos de Física Moderna e Contemporânea é auxiliada pela apresentação de exemplos de suas aplicações tecnológica.


No PNLD de 2017, constatou-se que grande parte das obras dedica capítulos exclusivos, sendo que algumas optaram por estender a abordagem inserindo conceitos ao longo dos três volumes da coleção.

As Feiras de Ciências podem ser definidas como:

 


Um empreendimento técnico-científico-cultural que se destina a estabelecer o inter-relacionamento entre a escola e a comunidade, oportunizando aos professores demonstrarem seus projetos.


Locais relevantes para a divulgação científica, tendo o grande desafio de levar informações científicas e tecnológicas ao público sem ocasionar “reducionismos” nos conceitos.


Uma reunião da comunidade científica em torno de um assunto específico com vistas a agregar resultados e considerações de modo a promover avanço no sentido de sua clarificação.


Uma reunião de pessoas com interesses em comum, que visa tratar de determinados assuntos, comunicar trabalhos, apresentar propostas ou trocar ideias.


Uma exposição pública de trabalhos científicos e culturais realizados por professores. Estes efetuam demonstrações, oferecem explicações orais, contestam perguntas sobre os métodos utilizados e suas condições.

Analise as afirmações sobre o vestibular classificando-as em V(verdadeiro) e F (falso). Em seguida, escolha a alternativa que traz a resposta correta:

 

I. O vestibular tradicional constitui uma das maneiras mais habitual de acesso a um curso de graduação em instituições de nosso país. Nele são testados os conhecimentos dos candidatos sobre as matérias aprendidas durante os três anos do ensino médio.

II. No vestibular com provas de habilidades específicas a avaliação é direcionada para avaliar a aptidão do estudante para a vaga em que está concorrendo. Percebe-se, que ela não cobra conteúdos estudados ao longo do Ensino Médio.

III. O vestibular seriado ou continuado, é uma alternativa para ingresso ao ensino superior onde são testados conhecimentos sobre as matérias aprendidas durante os três anos do ensino médio.

IV. No Vestibular agendado o candidato tem autonomia de poder decidir o melhor dia para realizar a avaliação, tendo como objetivo facilitar o acesso do estudante à universidade.


F – F – F – F.


V – V – V – V.


F – F – F – V.


V – F – V – F.


 V – V – F – V.

Cada uma das áreas do conhecimento é construída por um conjunto específico de disciplinas. A área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias é formada pelas disciplinas:


Biologia, Química e Matemática


Biologia, História da ciência, Química e Matemática


Biologia, Física e Química.


Sociologia, Biologia, Física, Química e Matemática


 Biologia, Física, Química e Matemática

Apesar de a TCT ser muito útil, a teoria apresenta algumas limitações. Assinale a alternativa correta.


As limitações da TCT estão relacionadas com o número de respostas omitidas e a probabilidade de um indivíduo responder corretamente ao item pelo acaso.


As limitações referem-se a dificuldade em estabelecer características para avaliar e selecionar os melhores itens de um conjunto muito maior do que o necessário.


A grande limitação da TCT está na dificuldade de elaborar estratégias para controlar ou avaliar a magnitude do erro.


As principais limitações da TCT referem-se ao fato de que todas as medidas são dependentes da amostra dos indivíduos que responderam ao instrumento e que quando uma mesma habilidade é avaliada por dois instrumentos diferentes os resultados não são expressos na mesma escala, impedindo uma comparação direta.


A limitação está relacionada com as características dificuldade e discriminação utilizadas para selecionar os melhores itens.

Para Benhamin Bloom, há três formas de avaliação:


A avaliação aditiva; a avaliação diagnóstica e a avaliação formativa.


A avaliação aditiva; a avaliação preventiva e a avaliação construtiva.


A avaliação somativa; a avaliação preventiva e a avaliação formativa.


A avaliação somativa; a avaliação diagnóstica e a avaliação formativa.


A avaliação somativa; a avaliação preventiva e a avaliação construtiva.

O que se entende por contextualização proposto pelos PCNEM:


A contextualização estabelecida pelo documento aponta para uma organização curricular do ensino médio a partir de temas estruturadores, tendo o papel de oferecer orientações e subsídios aos educadores para alcançar os objetivos propostos.


Com a contextualização, segundo os PCNEM, se almeja aproveitar as relações entre os conteúdos e o contexto, num esforço para dar significado ao aprendido, instigar a participação do educando estimulando sua autonomia intelectual.


A contextualização sugerida pelos PCNEM, estabelece relações entre os conteúdos de diferentes disciplinas auxiliando o entendimento de um determinado fenômeno estimulando a participação do educando e sua autonomia intelectual.


Do documento propõe a contextualização como um ponto de encontro entre atividades disciplinares e interdisciplinares com lógicas diferentes.


A linha da contextualização é o trabalho conjunto das disciplinas, de modo que os professores precisam estar aptos a realizar planejamentos juntos, conversando entre si.

A principal contribuição do PNC+ Ensino Médio está relacionada com:


A reestruturação do modo de trabalhar do professor, descartando tudo que já havia sido proposto pelo documento anterior.


A proposta de duas sugestões, primeira a exemplificação das competências propostas para o ensino médio; e segunda a criação dos Temas Estruturadores.


Sugestões para a organização do currículo a partir de conteúdos básicos e de uma parte diversificada.


Sugestões indicando aos professores, em especial de física, que utilize como metodologia a solução de exercícios repetitivos, de forma que o aprendizado ocorra pela automatização ou memorização;


Uma mudança radical no currículo do Ensino Médio.

) Leia atentamente os enunciados abaixo sobre o PNLD e assinale V (verdadeiro) ou F (falso). Posteriormente, escolha a alternativa que indica a opção que você considera correta.

 

  1. O programa tem como objetivo levar material didático adequado para cada nível educacional para todos os estudantes da rede pública e, por isso, a escolha é minuciosa desde o momento da inscrição das editoras.
  2. Todos os professores do país têm oportunidade de escolher os livros de sua preferência para serem trabalhados pelo período de três anos por meio do Guia do Livro Didático.
  3. Os Guias de Livro Didático são compostos apresentam apenas os dados técnicos como: nomes do coordenador de área e equipe de avaliadores.
  4. O programa contempla os anos final do Ensino Fundamental, do 5° ao 9° ano, e o Ensino Médio, da 1ª a 3ª série.

V – V – V – V


F – F – F – V


 V – F – V – V


V – V – F – F


F – F – F – F

De acordo com Choppin (2004), os livros didáticos podem ser atribuídas quatro funções aos livros didáticos no contexto da educação escolar. As funções apresentas por Choppin são:

 


referencial, ferramental, ideológica e cultural e documental.


bibliográfica, instrumental, social e cultural e documental.

 


bibliográfica, ferramental, doutrinadora e documental.


referencial, instrumental, doutrinadora e cultural.


referencial, instrumental, ideológica e cultural e documental.

Páginas: 12345