ELABORAÇÃO E ANÁLISE ORÇAMENTÁRIA


O orçamento de capital contempla os projetos identificados, analisados e escolhidos dentre várias opções de propostas de investimentos do ativo permanente da entidade. Essas propostas de projetos, além de um racional para defender sua necessidade, análise financeira demonstrando o seu retorno, devem ser estruturadas e agrupadas. Sistematicamente, a elaboração do orçamento envolve:


a campanha de marketing de cada proposta


a equipe de vendas que estará ligada a cada proposta


a equipe de produção que estará ligada a cada projeto


a estimação dos fluxos de caixa das diversas propostas


a geração de propostas de despesas

No que diz respeito ao ORÇAMENTO DE MÃO DE OBRA DIRETA, assinale a alternativa que representa a sequência CORRETA após classificar as afirmações abaixo em verdadeiro (V) ou falso (F).

 

Neste orçamento está implícita uma das mais importantes decisões por parte da empresa, ou seja, a definição de sua política de recompensas. 

A elaboração deste tipo de orçamento para as empresas possui pouca importância, uma vez que este absorve uma parcela pequena dos custos totais.

Orçar a mão de obra direta significa estimar a quantidade de mão de obra direta que será necessária para cumprir o programa de produção.

A despesa com mão de obra direta é representada pelos salários pagos aos trabalhadores ocupados em operações não produtivas.

Este orçamento pode ser apresentado detalhando-se as quantidades e os valores de mão de obra direta por produto, centro de custo e período de tempo.

 


V, V, F, V, F


V, F, V, F, V


F, F, V, F, V


F, F, V, V, F


V, V, F, F, F

A elaboração e projeção de fluxo de caixa consistem em estimar as entradas de caixa decorrentes de vendas e outras receitas, cem como as saídas de caixa resultantes das despesas administrativas, operacionais, comerciais, investimentos e outras. Esta estimativa possibilita:


Calcular o nível de vendas a ser praticado, permitindo projetar a produção com certa antecedência.


Calcular o resultado econômico da empresa, permitindo projetar investimentos com certa antecedência.


Calcular os excessos de matérias primas compradas, permitindo projetar investimentos com certa antecedência.


Calcular os excessos de mão de obra direta, permitindo projetar investimentos em maquinários com certa antecedência.


Calcular os excessos de recursos, permitindo projetar investimentos com certa antecedência.

O orçamento de mão de obra direta é extremamente importante para a determinação da mão de obra necessária, bem como a apuração dos custos indiretos. Diante dessa afirmativa, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nas frases a seguir e assinale a alternativa que representa a sequência CORRETA.

 

A despesa com a mão de obra direta é representada pelos salários pagos aos trabalhadores ocupados em operações produtivas ou que têm a seu cargo o controle de operações específicas de fabricação.

Um dos métodos utilizados para fornecer os subsídios para que os responsáveis pelos departamentos e o executivo de produção façam as estimativas finais, que é o método de Estimativas Diretas do Supervisor não tem a vantagem de conseguir a participação e, consequentemente, maior motivação dos diversos departamentos.

A determinação do número de horas necessárias para o atendimento das exigências da produção não é feita necessariamente por tipo ou categoria de trabalhador; normalmente, trabalha-se ao nível de seção. As diferenças entre categorias não são levadas em consideração quando da fixação de taxas horárias. Também não devem ser considerados os tempos denominados improdutivos, tais como paradas para descanso, café, etc.

A mão-de-obra direta não inclui os custos de pessoal que são identificáveis como atividades específicas de produção. Uma questão controversa, que normalmente se levanta quando o assunto é mão de obra direta, é a classificação que deve ser dada aos encargos sociais correspondentes, aos prêmios e aos valores de horas extras.

Para a elaboração do orçamento de mão de obra direta são utilizados basicamente três informações: número de unidades a serem produzidas, número de horas-padrão, que é o número de horas de mão de obra direta que devem ser utilizadas na fabricação de uma unidade de cada produto e a taxa por hora.

 


F, V, V, F, V


V, F, F, F, F


V, F, V, F, F


V, F, F, F, V


F, V, F, V, V

Com a produção constante a empresa mantém um nível de produção durante todo seu exercício. Os excessos ou faltas de produção em relação às vendas serão atendidos ou supridos pelo estoque. Baseando-se no conceito de orçamento de produção constante, enumere a 1ª coluna de acordo com a 2ª coluna:

  • A estabilidade de produção garante que não haverá picos de produção e portanto, não há necessidade de altos volumes de estoques de matéria prima.
  • Requer capacidade produtiva suficiente para atendimento nos meses de maior venda.
  • A estabilidade de produção deve resultar em baixa rotatividade da Mão de obra da empresa.

1)    Menor capacidade produtiva:

2)    Maior produtividade:

3)    Redução do estoque necessário de matérias primas:

De acordo com as colunas acima, assinale a alternativa que representa a sequência correta:


3, 2, 1


2, 1, 3


3, 1, 2


1, 2, 3


2, 3, 1

Classifique as afirmações abaixo em verdadeiro (V) ou falso (F) considerando que o Método de avaliação de proposta é um tipo de análise de custo e benefício e assinale a alternativa que representa a sequência CORRETA.

I - Custos são representados pelo investimento bruto e os beneficios pelas entradas liquidas.

II - Investimento líquido de um projeto é montante dos fundos aplicados em sua execução, relacionado a vendas líquidas.

III - Benefício monetários líquidos inclui os aumentos de entrada de caixa, bem como reduções de saídas de caixa geradas pelo projeto.

IV - O método do payback de um investimento é o número de anos ou período necessários para que esse investimento seja recuperado.

V - A relação custo-beneficio é um indicador que relaciona os benefícios de um projeto ou proposta, expressos em termos qualitativos, e o seus custos expressos em termos quantitativos. 


I, II e V.
III e IV.
I , II e IV.
I , III e IV.
II , III e IV e V.

Para a elaboração do orçamento de produção são necessários alguns condicionantes básicos para que se possa dar início a tal processo. Assinale as alternativas que contenha tais condicionantes e em seguida, marque a que representa a sequência correta:

 

I - Objetivos e metas de produção

II - Orçamento de caixa

III - Política de pessoal

IV - Orçamento de novos investimentos

V - Análise de séries de tempo

 


I, II, III e V
I, III e IV
I e II
I e IV
I, II e III

No Orçamento de Mão de Obra Direta temos formas é métodos para determinar o número de horas trabalhadas. Diante dos cenários apresentados abaixo, identifique qual(is) das afirmativas está(ão) correta(s).

 

I - Quem determina a quantidade de horas necessárias à produção sempre são os departamentos produtivos, essas decisões não envolvem a parte executiva da empresa, que apenas acata as decisões tomadas.

II - Podem ser utilizados vários métodos para determinar o número de horas a serem trabalhadas, tais como: registros de tempo e movimentos, estimativas do supervisor da área e métodos estatísticos.

III - O método utilizado não deve considerar às características da empresa, porém, sempre visando o melhor desempenho da mesma.

IV - Não há necessidade de mensurar no momento de determinar a horas necessárias as paradas da produção, como por exemplo, descansos, reparos, carregamento de máquinas, manutenção. Estas fazem parte do coeficiente de perda natural do processo.

 


II e III
I e IV
I, II e III
II e IV
II

Enumere a 1ª coluna de acordo com a 2ª coluna, baseando-se no conceito de orçamento de produção constante. Na produção constante mantém um nível durante todo seu exercício, os excessos ou falta de produção em relação às vendas será atendido pelo estoque.

 

Através da redução dos custos de treinamento, seleção e adaptação de pessoal.

Requer capacidade produtiva suficiente para atendimento nos meses de maior venda.

A estabilidade de produção deve resultar em baixa rotatividade da Mão de obra da empresa.

 

1 - Redução dos custos com MOD:

2 - Menor capacidade produtiva:

3 - Maior produtividade:

De acordo com as colunas acima, assinale a alternativa que representa a sequência correta:

 


1, 2, 3


3, 1, 2


2, 1, 3


3, 2, 1


2, 3, 1

Assinale a alternativa que fundamenta as Normas Técnicas de fabricação.


Procedimentos e técnicas produtivas estabelecidos no departamento de produção.


São índices que quantificam o rendimento de um processo produtivo.


São procedimentos de qualidade criados no Controle de Qualidade.


São normas a serem seguidas na empresa.


São normas ligadas ao processo produtivo no intuito de estabelecer ligação com o departamento administrativo.

Páginas: 12345678