ELABORAÇÃO E ANÁLISE ORÇAMENTÁRIA


O orçamento de mão de obra direta é extremamente importante para a determinação da mão de obra necessária, bem como a apuração dos custos indiretos. Diante dessa afirmativa, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nas frases a seguir e assinale a alternativa que representa a sequência CORRETA.

 

A despesa com a mão de obra direta é representada pelos salários pagos aos trabalhadores ocupados em operações produtivas ou que têm a seu cargo o controle de operações específicas de fabricação.

Um dos métodos utilizados para fornecer os subsídios para que os responsáveis pelos departamentos e o executivo de produção façam as estimativas finais, que é o método de Estimativas Diretas do Supervisor não tem a vantagem de conseguir a participação e, consequentemente, maior motivação dos diversos departamentos.

A determinação do número de horas necessárias para o atendimento das exigências da produção não é feita necessariamente por tipo ou categoria de trabalhador; normalmente, trabalha-se ao nível de seção. As diferenças entre categorias não são levadas em consideração quando da fixação de taxas horárias. Também não devem ser considerados os tempos denominados improdutivos, tais como paradas para descanso, café, etc.

A mão-de-obra direta não inclui os custos de pessoal que são identificáveis como atividades específicas de produção. Uma questão controversa, que normalmente se levanta quando o assunto é mão de obra direta, é a classificação que deve ser dada aos encargos sociais correspondentes, aos prêmios e aos valores de horas extras.

Para a elaboração do orçamento de mão de obra direta são utilizados basicamente três informações: número de unidades a serem produzidas, número de horas-padrão, que é o número de horas de mão de obra direta que devem ser utilizadas na fabricação de uma unidade de cada produto e a taxa por hora.

 




  • F, V, V, F, V

  • V, F, F, F, F

  • V, F, V, F, F

  • V, F, F, F, V

  • F, V, F, V, V