ELABORAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS


A DFC - Demonstração do Fluxo de Caixa indica as movimentações de entrada e saída, ocorridas para um determinado período em seu grupo de disponibilidades, notadamente o Caixa e seus Equivalentes de Caixa (aplicações financeiras, bancos, dentre outros).

No entanto, essas movimentações e ou fluxos de entradas e saídas de caixa e equivalentes de caixa deverão ser agrupadas e/ou subdivididas em três grupos.

Assinale qual das alternativas abaixo apresenta corretamente estes grupos:


Fluxo das Operações, Financiamentos e Investimentos Permanentes
Fluxo das Operações, Financiamentos e Participações em Controladas
Fluxo das Operações, Investimentos e Financiamentos em Debêntures
Fluxo das Operações, Financiamentos e Investimentos
Fluxo das Operações, Financiamentos e Participações em Investimentos

A receita bruta, para fins contábeis, é o produto da venda de bens e serviços. Em outras palavras, podemos afirmar que a Receita Bruta é a receita total decorrente das atividades-fim da organização, isto é, das atividades para as quais a empresa foi constituída, segundo seus estatutos ou contrato social.

Marque a alternativa correta.

Os impostos dedutíveis da Receita Bruta são identificáveis:

 


Pela proporcionalidade com as vendas.
Por serem impostos federais.
Por incidirem sobre a fabricação dos produtos.
Por incidirem sobre a circulação dos produtos.
por serem impostos estaduais.

O balanço social é um demonstrativo de elaboração espontânea e voluntária, publicado anualmente pelas empresas, reunindo um conjunto de informações sobre os projetos, benefícios e ações sociais dirigidos aos empregados, aos investidores, aos analistas de mercado, aos acionistas e à comunidade. É também um instrumento estratégico para avaliar e multiplicar o exercício da responsabilidade social corporativa. 

De acordo com estas informações, e com o conteúdo estudado, assinale a alternativa INCORRETA:


O balanço social é um valoroso documento porque propicia analisar a situação econômica e financeira da empresa, bem como seu comprometimento com o social e o meio ambiente, dando mais elementos aos investidores e mais clareza aos órgãos financiadores.
Entende-se por balanço patrimonial o documento pelo qual a empresa apresenta dados que permitam identificar o perfil da sua atuação socioambiental, a quantidade de suas relações com os empregados, a participação destes nos resultados econômicos da empresa e as possibilidades de seu desenvolvimento pessoal, o cumprimento das cláusulas sociais e a interação da empresa com a comunidade e sua relação com o meio ambiente.
O balanço social é uma ferramenta que, quando construída por múltiplos profissionais, tem a capacidade de explicitar e medir a preocupação da empresa com as pessoas e a vida no planeta.
Entende-se por balanço social o documento pelo qual a empresa apresenta dados que permitam identificar o perfil da sua atuação socioambiental, a quantidade de suas relações com os empregados, a participação destes nos resultados econômicos da empresa e as possibilidades de seu desenvolvimento pessoal, o cumprimento das cláusulas sociais e a interação da empresa com a comunidade e sua relação com o meio ambiente.
No balanço social, a empresa mostra o que faz por seus profissionais, dependentes, colaboradores e comunidade, dando transparência às atividades e buscando melhorar a qualidade de vida, ou seja, sua função principal é tornar pública a responsabilidade social empresarial, construindo maiores vínculos entre as empresas, a sociedade e o meio ambiente.

A Empresa KWM apresentou um lucro líquido do exercício para um determinado período. A fim de atender à legislação, ela propõe a destinação do lucro líquido do exercício da seguinte forma:

a.    Aumento de Capital Social

b.    Proposta para futuro aumento de Capital Social

c.    Reserva Legal de acordo com a legislação em vigor

Assinale a alternativa que indica o lançamento contábil correto:


D-Reserva Legal C-Capital Social C-Capital Nominal C-Reserva para Futuro Aumento de Capital
D-Lucros Acumulados C-Reserva Legal C-Capital Social C-Reserva para Futuro Aumento de Capital
D-Capital Social C-Lucros Acumulados C-Reserva Legal C-Reserva para Futuro Aumento de Capital
D-Caixa/Bancos C-Reserva Legal C-Capital Social C-Reserva para Futuro Aumento de Capital
D-Caixa/Bancos C-Capital Social C-Reserva para Contingências C-Reserva para Futuro Aumento de Capital

A Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados tem por objetivo evidenciar os elementos que provocam mutações, para mais ou menos, no saldo da conta Lucros ou Prejuízos Acumulados. Por isso podemos afirmar que determinadas operações afetam o lucro ou prejuízo acumulado, e ainda, os que não afetam.

 Portanto, assinale dentre as alternativas abaixo, aquela que representa, corretamente, uma operação que não afeta o lucro ou prejuízo acumulado:


Acréscimo pelo lucro ou redução pelo prejuízo líquido do exercício
Acréscimo por reavaliação de ativos (quando o resultado for credor)
Reversões de reservas patrimoniais para a conta de Lucros ou Prejuízos Acumulados
Redução por dividendos
Acréscimo por doações e subvenções para investimentos recebidos

O Passivo é um dos grupos do Balanço Patrimonial que retrata as obrigações para com terceiros, sejam eles de curto ou longo prazo, ou seja, circulante e não-circulante respectivamente.

Desta forma, devemos classificar como passivo circulante quando:


É esperada sua liquidação dentro de 12 meses à data do balanço, e não mantido com a finalidade de ser transacionado
É esperada sua liquidação dentro de 12 meses seguintes à data do balanço, e mantido com a finalidade de ser transacionado
É esperada sua liquidação dentro de 24 meses seguintes à data do balanço, e mantido com a finalidade de ser transacionado mesmo que por disposições contratuais ou renegociação não estiver obrigada a liquidá-la
É esperada sua liquidação dentre de 24 meses seguintes à data do balanço, e mantido com a finalidade de ser transacionado
É esperada sua liquidação dentro de 24 meses seguintes à data do balanço, e não mantido com a finalidade de ser transacionado

O Balanço Patrimonial é um conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade, evidenciando a situação patrimonial e estática de uma determinada empresa, apresentando de forma ordenada em três elementos componentes do Patrimônio, quais sejam:

a.    Ativo

b.    Passivo

c.    Patrimônio Líquido

Assinale  a alternativa que contenha corretamente o conjunto de contas cuja classificação seja de Capital de Terceiros:


Fornecedores a Pagar e Impostos a Recolher
Fornecedores a Pagar e Duplicatas a Receber/Clientes
Fornecedores a Pagar e Patrimônio Líquido
Fornecedores a Pagar e Reservas Legal
Fornecedores a Pagar e Capital Próprio

Existem algumas situações especiais que afetam a elaboração da DVA, por exemplo, a depreciação de itens avaliados ou reavaliados ao valor justo, na qual a avaliação de ativos ao seu valor justo ou a reavaliação provoca mudanças na estrutura patrimonial da empresa. As referidas alterações promovem efeitos tributários que devem ser registrados contabilmente. Desta forma, a realização de ativos reavaliados ou avaliados ao seu valor justo afeta os resultados da empresa, e por consequência a DVA. 

Sabendo que existem outras situações que afetam diretamente a elaboração da DVA, analise as alternativas a seguir e assinale a correta:


As normas legais vigentes permitem a transferência da responsabilidade (parcial ou total) tributária a um terceiro, desde que vinculado ao fato gerador do tributo, por meio de duas formas, onde uma delas é a Substituição Tributária Progressiva, onde ocorre a antecipação do pagamento do tributo devido apenas na operação seguinte. Para o substituto tributário (fabricante ou importador), o valor do imposto antecipado primeiro é incluído e depois deduzido do faturamento.
Substituição Tributária Regressiva: ocorre com a antecipação do pagamento do tributo devido apenas na operação seguinte. Para o substituto tributário (fabricante ou importador), o valor do imposto antecipado primeiro é incluído e depois deduzido do faturamento.
A construção de ativos na empresa destinada a uso próprio é procedimento comum e engloba a utilização de recursos externos (materiais etc.) e internos (mão de obra). Na elaboração da DVA, o valor contábil dessa construção não será considerado receita, pois não se equipara à produção vendida para a própria empresa.
A DVA, embora elaborada a partir da DRE, também se estrutura a partir da Demonstração dos Fluxos de Caixa na parte em que movimentações nesta conta dizem respeito à distribuição do resultado do exercício apurado na demonstração própria. Embora seja permitida pela entidade a distribuição de lucros relativos a exercícios anteriores ou vigentes para a elaboração da DVA, deverão ser considerados apenas os dividendos apurados com base nos resultados do próprio período.
Os ajustes de exercícios anteriores dispensam adaptação na DVA relativa ao período mais antigo apresentado, da mesma forma que os valores comparativos apresentados.

Ao elaborarmos a DOAR – Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos, é necessário compreender o que são movimentações válidas e não válidas.

Assim, assinale a alternativa correta quanto aos exemplos mais comuns de movimentações válidas:


Integralização de Capital em dinheiro, lucro distribuído e pagamento a fornecedores
Integralização de Capital em dinheiro, lucro distribuído e empréstimos obtidos a longo prazo.
Integralização de Capital em dinheiro, pagamento a fornecedores e empréstimos obtidos a longo prazo
Integralização de Capital em dinheiro, lucro distribuído e compra de mercadorias a prazo
Integralização de Capital em dinheiro, compra e venda de mercadorias a vista e lucro distribuído

A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados é uma demonstração financeira, elaborada pela diretoria de uma sociedade por ações, de divulgação obrigatória segundo a Lei 6.404/76.

Marque a alternativa correta.

No fim da DLPA, geralmente encontra-se:


Valor patrimonial da ação
Valor de ágio das ações
Dividendo por ação do capital social
Lucro por ação do capital social
Valor de venda da ação
Páginas: 123456