ELABORAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS


O balanço social é um demonstrativo de elaboração espontânea e voluntária, publicado anualmente pelas empresas, reunindo um conjunto de informações sobre os projetos, benefícios e ações sociais dirigidos aos empregados, aos investidores, aos analistas de mercado, aos acionistas e à comunidade. É também um instrumento estratégico para avaliar e multiplicar o exercício da responsabilidade social corporativa. 

De acordo com estas informações, e com o conteúdo estudado, assinale a alternativa INCORRETA:




  • O balanço social é um valoroso documento porque propicia analisar a situação econômica e financeira da empresa, bem como seu comprometimento com o social e o meio ambiente, dando mais elementos aos investidores e mais clareza aos órgãos financiadores.
  • Entende-se por balanço patrimonial o documento pelo qual a empresa apresenta dados que permitam identificar o perfil da sua atuação socioambiental, a quantidade de suas relações com os empregados, a participação destes nos resultados econômicos da empresa e as possibilidades de seu desenvolvimento pessoal, o cumprimento das cláusulas sociais e a interação da empresa com a comunidade e sua relação com o meio ambiente.
  • O balanço social é uma ferramenta que, quando construída por múltiplos profissionais, tem a capacidade de explicitar e medir a preocupação da empresa com as pessoas e a vida no planeta.
  • Entende-se por balanço social o documento pelo qual a empresa apresenta dados que permitam identificar o perfil da sua atuação socioambiental, a quantidade de suas relações com os empregados, a participação destes nos resultados econômicos da empresa e as possibilidades de seu desenvolvimento pessoal, o cumprimento das cláusulas sociais e a interação da empresa com a comunidade e sua relação com o meio ambiente.
  • No balanço social, a empresa mostra o que faz por seus profissionais, dependentes, colaboradores e comunidade, dando transparência às atividades e buscando melhorar a qualidade de vida, ou seja, sua função principal é tornar pública a responsabilidade social empresarial, construindo maiores vínculos entre as empresas, a sociedade e o meio ambiente.