Existem algumas situações especiais que afetam a elaboração da DVA, por exemplo, a depreciação de itens avaliados ou reavaliados ao valor justo, na qual a avaliação de ativos ao seu valor justo ou a reavaliação provoca mudanças na estrutura patrimonial da empresa. As referidas alterações promovem efeitos tributários que devem ser registrados contabilmente. Desta forma, a realização de ativos reavaliados ou avaliados ao seu valor justo afeta os resultados da empresa, e por consequência a DVA.
Sabendo que existem outras situações que afetam diretamente a elaboração da DVA, analise as alternativas a seguir e assinale a correta:
As normas legais vigentes permitem a transferência da responsabilidade (parcial ou total) tributária a um terceiro, desde que vinculado ao fato gerador do tributo, por meio de duas formas, onde uma delas é a Substituição Tributária Progressiva, onde ocorre a antecipação do pagamento do tributo devido apenas na operação seguinte. Para o substituto tributário (fabricante ou importador), o valor do imposto antecipado primeiro é incluído e depois deduzido do faturamento.
Substituição Tributária Regressiva: ocorre com a antecipação do pagamento do tributo devido apenas na operação seguinte. Para o substituto tributário (fabricante ou importador), o valor do imposto antecipado primeiro é incluído e depois deduzido do faturamento.
A construção de ativos na empresa destinada a uso próprio é procedimento comum e engloba a utilização de recursos externos (materiais etc.) e internos (mão de obra). Na elaboração da DVA, o valor contábil dessa construção não será considerado receita, pois não se equipara à produção vendida para a própria empresa.
A DVA, embora elaborada a partir da DRE, também se estrutura a partir da Demonstração dos Fluxos de Caixa na parte em que movimentações nesta conta dizem respeito à distribuição do resultado do exercício apurado na demonstração própria. Embora seja permitida pela entidade a distribuição de lucros relativos a exercícios anteriores ou vigentes para a elaboração da DVA, deverão ser considerados apenas os dividendos apurados com base nos resultados do próprio período.
Os ajustes de exercícios anteriores dispensam adaptação na DVA relativa ao período mais antigo apresentado, da mesma forma que os valores comparativos apresentados.