DIAGNÓSTICO SOCIAL EM SAÚDE


Na etapa de tabulação dos dados obtidos no trabalho de campo é realizada a decomposição do material. Na etapa seguinte procede-se à distribuição desse material em categorias. Os resultados obtidos são, então, submetidos à interpretação com o auxílio da fundamentação teórica adotada. Dessa forma, o processo de interpretação corresponde à última etapa do processo de análise dos dados.
 
Considerando o texto acima, assinale com a letra ‘V’ as afirmativas a seguir que são corretas quanto à interpretação do material coletado e, assinale com a letra ‘F’ aquelas que não expressam conceitos verdadeiros sobre essa etapa do processo.
 

(  )  Na interpretação o pesquisador procura atribuir sentidos mais amplos às características do texto ou conteúdo analisados, articulando modelos subjacentes às ideias ou seja, buscando a fundamentação teórica adotada, as informações provenientes de outros estudos acerca do assunto.
(  )  Corresponde à etapa final do processo e nela elaboramos uma síntese interpretativa através de uma redação que possa dialogar temas, objetivos, questões e pressupostos da pesquisa.
(  )  Chegamos a uma interpretação quando conseguimos realizar uma síntese entre: as questões da pesquisa; os resultados obtidos a partir da análise do material coletado, as inferências realizadas e a perspectiva teórica adotada.
(  )  Dentre os procedimentos de interpretação do material coletado no trabalho de campo podemos citar as técnicas de grupo focal e as de brainstorming, ou chuva de ideias.
(  )  A interpretação compreende um conjunto de técnicas de análise de comunicação que se propõem, por meio de procedimentos sistemáticos e objetivos permitir a replicação e validação de inferências sobre dados obtidos em um determinado contexto.
 

Escolha abaixo a alternativa que indica a sequência CORRETA de F e V...
 


a)    V; V; V; F; V


d)    V; V; V; F; F


e)    F; V; V; V; F


c)    V; V; F; F; V


b)    F; F; V; V; V

Após definição da questão inicial, o investigador precisa delimitar melhor o seu objeto de estudo. Esse objeto de estudo constitui o ‘problema’ que se propõe investigar. As etapas de escolha do tema e de delimitação do problema estão profundamente imbricadas, mas, didaticamente, podemos dizer que, uma vez enunciado o tema, pode-se passar à formulação do problema ou objeto de pesquisa.

Considerando o texto estudado, assinale com a letra ‘V’ as afirmativas abaixo que são corretas quanto à delimitação do problema e utilize a letra ‘F’ para indicar aquelas que não expressam conceitos verdadeiros sobre essa fase.
 

(  ) A delimitação do problema ou objeto deve ser compreendida como a identificação de uma parte de determinada totalidade que por sua significação desperta nosso interesse de análise quanto às suas dimensões.
(  ) A definição de variáveis auxilia a restringir o problema a uma dimensão viável, indicando a abordagem a ser efetuada, de forma que o problema seja descrito de maneira clara, compreensível e operacional. 
(  ) Nesta fase são delimitadas as justificativas de ordem teórica identificando as contribuições que a pesquisa poderá trazer para a compreensão do problema exposto.
(  ) A elaboração do problema na forma de pergunta propicia a vinculação dos conhecimentos já produzidos aos questionamentos levantados pelo investigador. 
(  ) A formulação do problema em forma de pergunta facilita sua identificação no corpo do projeto de pesquisa, tornando-o mais claro e específico.
 

Escolha a alternativa abaixo que indique a sequência correta quanto à avaliação das afirmações anteriores:
 


a)    V; V; V; F; V


e)    V; V; F; V; V


c)    V; V; V; V; F


b)    V; V; F; F; V


d)    F; V; V; V; F

Didaticamente podemos tratar a metodologia como uma das seções do projeto de pesquisa onde o pesquisador descreverá a fase de exploração de campo. Não se trata de restringir a metodologia à descrição de técnicas e instrumentos, desconsiderando o sentido dos questionamentos, os conceitos e hipóteses que as fundamentam. Mas de apresentar, no projeto de pesquisa, a descrição de como a pesquisa será realizada, discriminando suas etapas e o modo como cada uma delas será executada. O tipo de pesquisa é um dos componentes que deve estar contemplado.

Encontramos na literatura diversas formas de categorização de uma pesquisa. As classificações não devem ser aplicadas de forma rígida, uma vez que em certas pesquisas não é fácil delinear seu enquadramento em um ou outro modelo de classificação. Ademais, é sempre recomendável utilizar a classificação que melhor evidencie a natureza e a qualidade do estudo.
 

No capitulo estudado foi utilizada a proposta de classificação segundo a natureza, os objetivos, a abordagem e os procedimentos adotados na investigação.
 

Identifique, nas afirmações abaixo, aquelas que se referem à classificação segundo a NATUREZA (1) e as que se referem à classificação segundo os OBJETIVOS (2):
 

( ) As pesquisas exploratórias se prestam ao levantamento de informações a respeito de determinado problema, estabelecendo uma visão geral e maior aproximação do pesquisador com o fato investigado.
(  ) A pesquisa Básica, também denominada  Pura ou Fundamental por alguns autores, se baseia no propósito principal com que se aborda o objeto de investigação. De maneira geral as pesquisas Básicas têm como foco o avanço do conhecimento, sem uma preocupação inicial com a utilização prática de suas descobertas.
(  ) As pesquisas explicativas buscam identificar as causas, as motivações que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos e caracterizam-se por permitir o aprofundamento do conhecimento sobre a realidade investigada.
(  ) A pesquisa Aplicada é geralmente descrita como aquela que se caracteriza por apresentar como ponto central de seu interesse a aplicação, utilização e consequências práticas dos conhecimentos produzidos.
(  ) O conceito de pesquisa estratégica é utilizado para definir as pesquisas que baseiam-se nas teorias das ciências sociais, mas orienta-se para problemas existentes na sociedade, ainda que não seja competência do pesquisador propor soluções práticas para os problemas apontados. É utilizado por alguns autores como proposta de superação da antiga dicotomia entre as ciências básica e aplicada.
(  ) As pesquisas descritivas são utilizadas com a finalidade de descrever as características de fatos e fenômenos estudados.
 

Escolha a alternativa abaixo que indique a sequência correta quanto à avaliação das afirmações anteriores:
 


b)    2; 2; 1; 1; 2; 1


a)    1; 2; 2; 1; 1; 1


d)    2; 2; 1; 1; 2; 1


e)    2; 1; 2; 1; 1; 2


c)    1; 2; 1; 1; 1; 2

A onda desenvolvimentista ocorrida nos países capitalistas, a partir da Segunda Guerra Mundial, não propiciou a socialização do bem-estar. Na verdade, percebe-se o aumento das desigualdades entre ricos e pobres, entre países centrais e países periféricos e um crescente caos ecológico e social dos grandes centros urbanos. Neste contexto, os movimentos de esquerda surgidos no Ocidente, questionando as relações de produção e os esquemas de dominação presentes na ordem capitalista, acabaram aproximando, na década de 60 do século XX, os autores da 'linha compreensiva' dos autores da 'linha marxista', numa crítica severa à conjuntura macrossocial. Entretanto, após a metade dos anos 70, delinearam-se profundas diferenças teóricas e ideológicas que determinaram o surgimento de propostas bastante diferenciadas para as mudanças na área da saúde.

Considerando o exposto acima, analise as afirmações que se seguem e assinale como verdadeira (V), aquelas que apontam repercussões da Sociologia Compreensiva no campo da saúde e, como falsa (F) aquelas que NÃO se relacionam à concepção da Sociologia Compreensiva. Em seguida, escolha a alternativa que representa a sequência CORRETA de V e F...


(  ) As teorias compreensivas influenciaram o surgimento de linhas holísticas na concepção da saúde e da doença, entendendo a saúde de forma mais ampla, como um bem-estar integral: físico, mental, social e espiritual.
(  ) Para as teorias  de inspiração compreensiva os indivíduos devem assumir responsabilidades frente às questões de sua saúde e entendem como papel do setor saúde promover ações que ajudem as pessoas a desenvolverem atitudes, disposições, hábitos e práticas que promovam seu bem-estar integral. 
(  ) A adoção de propostas delineadas por abordagens compreensivas favorecem a interação entre os agentes do setor saúde e a população, propiciando a compreensão de fenômenos locais e específicos, humanizando os serviços institucionalizados de saúde 
(  ) A ideia de serviços mais pessoais, compreensivos e interativos se expressa na estratégia de Saúde da Família. Ainda que apresente muitos problemas em sua implementação, permite a ‘capilarização’ dos serviços básicos de assistência e promoção da saúde, englobando responsabilidades do Estado, da sociedade e dos indivíduos.
(  ) Apesar de sua contribuição, a sociologia compreensiva foi alvo de críticas, principalmente de correntes marxistas. São críticas voltadas à possibilidade do Estado adotar algumas das proposições compreensivas como programas alternativos de autocuidado de saúde e oferta de serviços de atenção primária por pessoal não- profissional – alternativas de baixo custo que não responderiam às reais necessidades da população mas que representariam para o Estado economia de custeio com a saúde pública.

Escolha abaixo a alternativa abaixo que representa a sequência CORRETA de V e F...
 


d)    F, V, V, V, F


b)    V, V, V, F, F


c)    V, V, F, F, F 


a)    V, V, V, V, V 


e)    V, F, F, V, V

Desde a década de 70, do século XX, as descobertas principalmente nos campos da biologia, da cibernética e da física, revolucionaram novamente o conhecimento científico. Características antes consideradas específicas dos seres vivos, são hoje conferidas aos sistemas pré-celulares de moléculas. Esses avanços permitem questionar a distinção vigente entre seres vivos e matéria inerte, entre o orgânico e o inorgânico; enfim, entre o humano e o não humano.
Para atender à necessidade de novas categorias teóricas que possam responder as questões referentes ao amplo espectro dos seres vivos, novas correntes de pensamento vem se desenvolvendo. O pensamento sistêmico é uma delas e apresenta a Teoria dos Sistemas. 
Uma leitura superficial pode fazer supor que a ideia de sistema remete às correntes funcionalistas do positivismo, onde a sociedade é comparada ao organismo humano, que por sua vez é visto, no positivismo, segundo a determinação mecanicista.
 
Considerando o que foi exposto acima, identifique qual das alternativas abaixo expressa a distinção entre o determinismo mecanicista e a visão sistêmica da pós-modernidade.
 


e)    O pensamento sistêmico reconhece os métodos que utilizam o rigor matemático e estatístico, que são usados nas abordagens chamadas quantitativas. Entretanto, os estudos apontam que a abordagem numérica (quantitativa) dos problemas sociais não favorece a compreensão de suas causas e com efeito, as análises qualitativas, guiadas para a compreensão e preservação das diferenciações sociais usualmente não vão de encontro às necessidades das autoridades que solicitam esses estudos.


c)    Enquanto nas teorias positivistas a concepção da sociedade como um corpo remete à ideia de um conjunto de órgãos que podem ser analisados separadamente, nas teorias sistêmicas a analogia a sistemas é concebida como resultante das interações dos subsistemas, como componentes de uma totalidade. Compreende-se como sistema uma rede de elementos interdependentes que interagem para alcançar um objetivo comum, formando um todo complexo e unificado. 


b)    Para o pensamento sistêmico a realidade é constituída por processos naturalizados que exercem uma coerção sobre o indivíduo, sendo papel da sociologia desnaturalizar esses fatos, apresentando-os como construção da sociedade. O esclarecimento da realidade social envolve a descrição dos fatos, sua explicação, organizando-os, correlacionando-os de maneira objetiva e sempre impessoal.


a)    O pensamento sistêmico fundamenta teórica e metodologicamente o positivismo. Seguindo os princípios mecanicistas, compara a sociedade a um organismo que funciona como um corpo, sendo que cada órgão tem uma função e depende dos outros para sobreviver. A teoria sistêmica defende que a sociologia deve lidar com fatos, coisas concretas, que existem na realidade e que os fatos devem ser abordados como ‘coisas’, ou seja, elementos externos ao indivíduo.


d)    O pensamento sistêmico consagra a visão do conhecimento técnico como superior ao conhecimento das pessoas da comunidade. A ideologia sistêmica, pode ser identificada como origem desse pensamento tão comum nos processos de diagnóstico realizados no campo da saúde e, ao mesmo tempo, tão prejudicial à compreensão real das necessidades da população.

O positivismo sociológico, ainda que tenha favorecido avanços no campo das pesquisas, é alvo de diversas análises críticas, principalmente quanto à sua aplicação nos estudos das ciências sociais. A compreensão dessas análises é importante para adotarmos uma postura de reflexão crítica a respeito das metodologias aplicadas para conhecimento da realidade nos diagnósticos sociais de saúde.

Identifique como verdadeira (V) as afirmativas abaixo que se associam às críticas direcionadas às correntes positivistas do pensamentoe, assinale como falsa (F) aquelas que não se relacionam a essas análises. Em seguida, assinale a alternativa que corresponda à sequência CORRETA...
 

(  ) A crítica principal às correntes positivista é direcionada à suposta capacidade do pesquisador de manter a neutralidade e a objetividade, como sujeito impassível ao objeto. 
(  ) É alvo de crítica, nas correntes positivistas, a desconsideração ao fato de a construção de técnicas sempre passar pela subjetividade dos cientistas que as elaboram e que as proposições e as concepções que as constituem internalizam interesses variados. 
(  ) Na prática, a noção de objetividade e de neutralidade confundem-se, ao longo da história do positivismo com a realização de estudos de cunho quantitativo.
(  ) Os princípios do positivismo clássico estão em acordo com o conservadorismo político e a aplicação de metodologias desenvolvidas sob sua orientação podem legitimar adoção de medidas que mantem situações de desigualdade vigentes na sociedade.
(  ) O positivismo reconhece os métodos que utilizam o rigor matemático e estatístico, que são usados nas abordagens chamadas quantitativas. A abordagem numérica (quantitativa) dos problemas sociais não favorece a compreensão de suas causas.
 

Assinale a alternativa abaixo que indique a sequência CORRETA ...
 


a)    V; V; V; F; F


b)    V; V; V; V; V


c)    V; V; F; F; F 


d)    V; V; V; V; F


e)    F; F; V; V; V

A hegemonia da racionalidade cientifica teve como repercussão a desconsideração do conhecimento chamado de ‘senso comum’, que é o conhecimento com o qual o ser humano busca explicar os fenômenos que o cercam por meio da expressão de opiniões, de emoções, de valores, de forma espontânea, instintiva, subjetiva, sem o planejamento das ações que o produzirá. Qual é o impacto da desconsideração do 'senso comum' sobre a eficácia do Diagnostico Social em Saúde?
 


a)    Essa visão, no diagnóstico social em saúde, distancia o planejador das pessoas que vivenciam a realidade. A desconsideração ao conhecimento do 'senso comum' traz a visão de que o conhecimento técnico é superior ao conhecimento das pessoas da comunidade, promovendo a adoção de medidas de caráter paliativo e assistencialista que não promovem alterações reais que possam causar impacto no enfrentamento das desigualdades sociais.


d)    No diagnostico social em saúde o pesquisador deve manter a neutralidade e a objetividade. Para conseguir isso ele não pode se envolver com percepções não cientificas da comunidade para a qual vai elaborar propostas de intervenção. 


e)    O diagnóstico social em saúde estuda os fatos sociais, devendo ser isento de interesses religiosos e políticos pois esses dificultam o avanço do conhecimento da realidade. O estudo da sociedade deve ocorrer de maneira isenta e imparcial, garantindo a obtenção de resultados objetivos e o encontro da verdade.


b)    No diagnostico social em saúde a análise dos fenômenos sociais deve aplicar a metodologia científica de modo objetivo, neutro, isento de juízo de valor e sem traços de subjetividade. A revolução cientifica comprovou que que o conhecimento técnico é superior ao conhecimento das pessoas da comunidade.


c)    O diagnóstico social em saúde tem que conhecer a sociedade para tratar suas disfunções pois, segundo o mecanicismo, ela funciona como um organismo, como um corpo, sendo que cada órgão tem uma função e depende dos outros para sobreviver. Para o mecanicismo o mundo, assim como as maquinas, é composto por partes que podem ser desmembradas e analisadas separadamente.

Páginas: 12