DIAGNÓSTICO SOCIAL EM SAÚDE
O positivismo sociológico, ainda que tenha favorecido avanços no campo das pesquisas, é alvo de diversas análises críticas, principalmente quanto à sua aplicação nos estudos das ciências sociais. A compreensão dessas análises é importante para adotarmos uma postura de reflexão crítica a respeito das metodologias aplicadas para conhecimento da realidade nos diagnósticos sociais de saúde.
Identifique como verdadeira (V) as afirmativas abaixo que se associam às críticas direcionadas às correntes positivistas do pensamentoe, assinale como falsa (F) aquelas que não se relacionam a essas análises. Em seguida, assinale a alternativa que corresponda à sequência CORRETA...
( ) A crítica principal às correntes positivista é direcionada à suposta capacidade do pesquisador de manter a neutralidade e a objetividade, como sujeito impassível ao objeto.
( ) É alvo de crítica, nas correntes positivistas, a desconsideração ao fato de a construção de técnicas sempre passar pela subjetividade dos cientistas que as elaboram e que as proposições e as concepções que as constituem internalizam interesses variados.
( ) Na prática, a noção de objetividade e de neutralidade confundem-se, ao longo da história do positivismo com a realização de estudos de cunho quantitativo.
( ) Os princípios do positivismo clássico estão em acordo com o conservadorismo político e a aplicação de metodologias desenvolvidas sob sua orientação podem legitimar adoção de medidas que mantem situações de desigualdade vigentes na sociedade.
( ) O positivismo reconhece os métodos que utilizam o rigor matemático e estatístico, que são usados nas abordagens chamadas quantitativas. A abordagem numérica (quantitativa) dos problemas sociais não favorece a compreensão de suas causas.
Assinale a alternativa abaixo que indique a sequência CORRETA ...