DIAGNÓSTICO SOCIAL EM SAÚDE
A onda desenvolvimentista ocorrida nos países capitalistas, a partir da Segunda Guerra Mundial, não propiciou a socialização do bem-estar. Na verdade, percebe-se o aumento das desigualdades entre ricos e pobres, entre países centrais e países periféricos e um crescente caos ecológico e social dos grandes centros urbanos. Neste contexto, os movimentos de esquerda surgidos no Ocidente, questionando as relações de produção e os esquemas de dominação presentes na ordem capitalista, acabaram aproximando, na década de 60 do século XX, os autores da 'linha compreensiva' dos autores da 'linha marxista', numa crítica severa à conjuntura macrossocial. Entretanto, após a metade dos anos 70, delinearam-se profundas diferenças teóricas e ideológicas que determinaram o surgimento de propostas bastante diferenciadas para as mudanças na área da saúde.
Considerando o exposto acima, analise as afirmações que se seguem e assinale como verdadeira (V), aquelas que apontam repercussões da Sociologia Compreensiva no campo da saúde e, como falsa (F) aquelas que NÃO se relacionam à concepção da Sociologia Compreensiva. Em seguida, escolha a alternativa que representa a sequência CORRETA de V e F...
( ) As teorias compreensivas influenciaram o surgimento de linhas holísticas na concepção da saúde e da doença, entendendo a saúde de forma mais ampla, como um bem-estar integral: físico, mental, social e espiritual.
( ) Para as teorias de inspiração compreensiva os indivíduos devem assumir responsabilidades frente às questões de sua saúde e entendem como papel do setor saúde promover ações que ajudem as pessoas a desenvolverem atitudes, disposições, hábitos e práticas que promovam seu bem-estar integral.
( ) A adoção de propostas delineadas por abordagens compreensivas favorecem a interação entre os agentes do setor saúde e a população, propiciando a compreensão de fenômenos locais e específicos, humanizando os serviços institucionalizados de saúde
( ) A ideia de serviços mais pessoais, compreensivos e interativos se expressa na estratégia de Saúde da Família. Ainda que apresente muitos problemas em sua implementação, permite a ‘capilarização’ dos serviços básicos de assistência e promoção da saúde, englobando responsabilidades do Estado, da sociedade e dos indivíduos.
( ) Apesar de sua contribuição, a sociologia compreensiva foi alvo de críticas, principalmente de correntes marxistas. São críticas voltadas à possibilidade do Estado adotar algumas das proposições compreensivas como programas alternativos de autocuidado de saúde e oferta de serviços de atenção primária por pessoal não- profissional – alternativas de baixo custo que não responderiam às reais necessidades da população mas que representariam para o Estado economia de custeio com a saúde pública.
Escolha abaixo a alternativa abaixo que representa a sequência CORRETA de V e F...