DESENVOLVIMENTO BIOPSICOMOTOR E SOCIAL DA CRIANÇA


O esquema corporal diz respeito à consciência que temos do próprio corpo, de suas partes, dos movimentos corporais, das posturas e das atitudes. A imagem do corpo representa para o ser humano uma forma de equilíbrio que, como núcleo central da personalidade, se organiza em um contexto de relações mútuas do organismo e do meio. Sendo assim, podemos dizer que o esquema corporal é a comunicação que a pessoa tem consigo mesma e com o meio. É um elemento básico, indispensável para a formação da personalidade – um dado mais concreto, real e permanente que a criança possui, ponto de referência para qualquer aprendizagem. Esse esquema possibilita o desenvolvimento de habilidades motoras, espaciais e temporais da criança – é base para todos os outros elementos. A caracterização da percepção do esquema corporal pela criança, dos 3 aos 12 anos, é classificada em três etapas: 1ª etapa – corpo vivido; 2ª etapa – corpo percebido ou descoberto; 3ª etapa – corpo representado.” (OLIVEIRA, 2016, p. 12).

Em relação aos estudos sobre a aprendizagem pelo movimento, especificamente sobre o esquema corporal,  as autoras do texto proposto ressaltam que a percepção do esquema corporal pela criança se classifica em três etapas evolutivas, sobre a etapa do Corpo representado - (de 7 a 12 anos), é correto afirmar que:

I. Nessa fase a criança é capaz de criar pontos de referência exteriores a seu corpo.

II. Nessa fase o “EU” se torna unificado e individualizado.

III. Nessa fase a criança já adquiriu as noções do todo e das partes do seu corpo.

IV. Nessa fase a imagem do corpo, para a criança, passa a ser antecipatória e não mais somente reprodutora.

 

Estão corretas apenas as afirmativas:


II, III e IV.


I, III e IV.


I, II, III e IV.


II e IV.


I e IV.

As instituições de Educação Infantil devem favorecer um ambiente físico e social desafiador para os alunos. Quanto mais rico for o ambiente maior será a ampliação de conhecimento de si, dos outros e com o meio, fazendo com que a criança se desenvolva de forma satisfatória. Nesse sentido, é possível afirmar que:

I- O movimento humano representa a dimensão do desenvolvimento e da cultura humana.

II- O movimento humano constitui em uma linguagem que permitem as crianças agirem sobre o meio físico e atuarem sobre o ambiente humano em seu teor expressivo.

III- O movimento humano construído em função das diferentes necessidades, interesses e possibilidades corporais humanas, está presente nas diferentes culturas e diversas épocas, construindo assim uma cultura corporal.

IV- O movimento humano pode ser observado pelas diferentes manifestações como a dança, os jogos, as brincadeiras, as práticas esportivas, nos diferentes gestos, posturas e expressões corporais que modificam de acordo com a intencionalidade de cada momento.

V- O trabalho com o movimento contempla uma multiplicidade de funções e manifestações considerando o ato motor de cada criança como único elemento que leva ao aprendizado.

 

Estão corretas apenas as alternativas:


I, III e V;


I, II, III e IV;


I, III e IV;


II, IV e V;


III e IV.

Compreender sobre o desenvolvimento humano no que diz respeito à construção moral contribui para refletir sobre a nossa relação com o mundo e com os outros, sobre o papel da família e da escola, bem como para lidar com a questão da moralidade no âmbito da esfera escolar.
Considerando o estudo que aborda a construção da moralidade e a construção da moral infantil na perspectiva de Jean Piaget, avalie as asserções que se seguem e julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):

I - É importante reconhecer que o processo de construção da moralidade deve ser discutido e vivenciado fora do contexto escolar, pois em uma perspectiva pedagógica a construção moral é desconsiderada do currículo escolar, considerando que é na relação familiar que essa construção acontece.
II - A construção da moralidade e a construção da moral infantil na perspectiva de Jean Piaget, pode auxiliar o educador a compreender e a desenvolver, junto a seus alunos, um trabalho consistente de formação da moralidade. Pode, ainda, gerar a reflexão sobre sua prática ao reconhecer e respeitar a criança como sujeito inteligente, porém, em formação.
III - A construção da moralidade é uma construção inata à espécie humana e a mesma para todas as culturas e indivíduos. Dessa forma, é importante que o professor evite desenvolver atividades sobre a construção moral com seus alunos em sala aula, dado que já chegam a escola com esta construção formada.
IV - O professor pode contribuir de forma efetiva para a construção da moralidade infantil e ao mesmo tempo cumprir os objetivos da sua prática pedagógica, pois pode desenvolver atividades de forma interdisciplinar buscando abordar os conteúdos e, também, as questões morais e éticas na sala de aula.

A alternativa CORRETA está contida em:

Apenas as sentenças II e IV são verdadeiras.
Apenas as sentenças I e II são verdadeiras.
Apenas as sentenças II e III são verdadeiras.
Apenas as sentenças I e IV são verdadeiras.
Apenas as sentenças I e III são verdadeiras.

Os estudos sobre o desenvolvimento neuropsicomotor e sua relação com o processo ensino-aprendizagem na infância, trouxe uma abordagem articulando à pedagogia os conhecimentos de neurociências produzidos pela área médica que contribuem na melhor formação do professor. Com base nesse estudo, analise as assertivas abaixo e classifique-as em V para verdadeiras ou F para falsas.

(   ) O sistema nervoso é um conjunto de estruturas que formam o tecido nervoso. Não há uma definição de sistema nervoso senão por suas funções e atribuições.

(   ) O neurônio é a principal célula do sistema nervoso, uma célula com um prolongamento que se conecta com vários outros por meio de pontos chamados sinapses. 

(  ) A neuroplasticidade se refere a um conjunto de recursos que cada neurônio tem, assim como do sistema nervoso de se reorganizar frente a processos de aprendizagem ou após sofrer lesões e agressões físicas, psicológicas, biológicas.

(    ) Todo aprendizado tem como base a neuroplasticidade. O cérebro tem como função principal aprender, conhecer e, se motivado, desenvolver.

(   ) Um fator importante no processo de aprendizagem é a motivação e o interesse da criança, assim como o nível maturacional, o desenvolvimento e as experiências de aprendizagem.

 

 

A alternativa com a sequência correta é:


V, V, F, V e V.


V, V, V, V, e V.


V, V, F, V e F.


V, F, F, V e V.


V, V, V, F e F.

É importante compreender a relevância do contexto social e da cultura para o desenvolvimento humano, sendo fundamental desde a construção da identidade até a humanização. Desta forma, avalie as assertivas abaixo, sobre o papel social para o desenvolvimento dos indivíduos sob a ótica de Piaget:

I- Defende a questão da interação entre fatores biológicos e meio como sendo fundamental para a aprendizagem.

II- O conhecimento é uma construção efetiva e contínua proveniente das trocas na relação indivíduo e meio ambiente.

III- O conhecimento não se encontra pré-determinado nas estruturas internas do indivíduo nem nas características externas dos objetos.

IV- Reconhece o aspecto social como condição para o desenvolvimento humano.

 

Estão corretas as assertivas:


I, II e III apenas.


II e IV apenas.


I e III apenas.


II, III e IV apenas.


I, II, III e IV.

“A discriminação auditiva diz respeito à capacidade do ser humano se perceber e discriminar auditivamente todos os sons existentes” (OLIVEIRA, 2011, p. 25). 

Considerando a citação acima apresentada analise o seguinte enunciado.

 

É necessário, desde cedo, auxiliar os alunos na discriminação dos sons dentro da linguagem oral. No aprendizado da leitura, os alunos terão de associar o som percebido a uma grafia.

 

PORQUE

 

Assim, os alunos terão menos dificuldades em associar o som à grafia e confundirão bem menos os sons de algumas letras como: P por B ou B por P; C por G ou G por C; F por V ou V por F, entre outros.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

Durante longo tempo, a concepção dominante da inteligência foi – e em muitos casos ainda é – a de algo que podia ser medido, principalmente pelos testes de QI. Sobre este assunto, os testes de inteligência, analise as assertivas abaixo:

I. Foram criados com base em questões lógico-matemáticas e linguísticas, tinham por função medir quanta inteligência uma pessoa possuía, ou seja, o quociente de inteligência – o conhecido QI – que identificaria sua capacidade intelectual.
II. Foram elaborados e utilizados com as mais variadas finalidades – explicar o fracasso escolar, avaliar candidatos a empregos, justificar determinados comportamentos etc.
III. Foram utilizados de forma coerente e perspicaz para conhecer as pessoas em sua totalidade e ressaltar suas qualidades intelectuais, afirma Stephen Gould sobre esse instrumento.
IV. Foram utilizados de maneira estigmatizadora, para rotular e classificar pessoas, além de gerar julgamentos a respeito das limitações dos indivíduos.


Estão corretas as assertivas:


III e IV apenas.


I, II e IV apenas.


I, II, III e IV.


I, II e III apenas.


II e III apenas.

A criança por si só já representa a ação em movimento. Dessa forma, precisamos nos preocupar constantemente com as diferentes estratégias que contribuem para o seu desenvolvimento, sem atropelar as especificidades que lhes são próprias. E assim, compreender a relação entre a prática pedagógica e a psicomotricidade.

 

Considerando o fragmento acima apresentado analise o seguinte enunciado.

 

É importante desenvolvermos atividades psicomotoras para as crianças em idade pré-escolar a partir de exercícios repetitivos em folhas xerocadas com curvas, retas, bolinhas, ondinhas, etc.

 

PORQUE

 

o conjunto de movimentos realizados pela criança contribui para a estruturação do seu desenvolvimento integral, ou seja, corpo, linguagem e socialização.

 

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta. 


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.


Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

“A definição e a denominação dos campos de experiências também se baseiam no que dispõem as DCNEI em relação aos saberes e conhecimentos fundamentais a ser propiciados às crianças e associados às suas experiências.” (BNCC, 2018, p.38)

Neste sentido, sobre o campo de experiência “Corpo, gestos e movimentos”, é correto afirmar que:

I. A instituição escolar precisa promover oportunidades ricas para que as crianças possam, sempre animadas pelo espírito lúdico e na interação com seus pares, explorar e vivenciar um amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, sons e mímicas com o corpo.

II. É por meio das diferentes linguagens, como a música, a dança, o teatro, as brincadeiras de faz de conta, que as crianças se comunicam e se expressam no entrelaçamento entre corpo, emoção e linguagem.

III. O corpo das crianças ganha centralidade, pois ele é o partícipe privilegiado das práticas pedagógicas de cuidado físico, orientadas para a emancipação e a liberdade, e não para a submissão.

IV. É importante que as crianças possam descobrir variados modos de ocupação e uso do espaço com o corpo (tais como sentar com apoio, rastejar, engatinhar, escorregar, caminhar apoiando-se em berços, mesas e cordas, saltar, escalar, equilibrar-se, correr, dar cambalhotas, alongar-se etc.).

 

Estão corretas apenas as afirmativas:


III e IV.


II, III e IV.


I, II e III.


I, II, III e IV.


I, II e IV.

Você estudou que entre o brincar e a psicomotricidade existe uma ligação visível que contribui para o melhor desenvolvimento da criança. Por meio das brincadeiras há um envolvimento que engloba todo o corpo propiciando nos menores gestos um crescimento cognitivo e ao mesmo tempo o desenvolvimento da motricidade.

Desta forma, analise as afirmativas a seguir:

I – É importante que os educadores propiciem atividades interdisciplinares que vislumbrem o desenvolvimento psicomotor da criança. Por meio dos diferentes movimentos do brincar intencional, ele estará atuando como mediador no processo de aprendizagem da criança e contribuindo para a organização das suas habilidades perceptivas, intelectuais e emocionais.

II – A influência do brincar no processo de desenvolvimento psicomotor está justamente em não deixar que o recrear-se seja algo que apenas ocupe o tempo e sim que possibilite ao professor estar atento às conquistas e dificuldades que cada criança poderá apresentar em dada ocasião, ou fase de seu desenvolvimento.

III – Ao observar o brincar da criança a permissão do erro nos novos ensaios, na fantasia, na criação e no recomeçar, não são fatores relevantes a serem considerados pelo professor uma vez que são inerentes à magia da ação de brincar da criança.

IV – Tão importante quanto as brincadeiras espontâneas, que são necessárias às construções psicológicas das crianças, a brincadeira intencional planejada com outros fins específicos, também deve fazer parte das atividades do planejamento.

 

As afirmativas corretas estão contempladas em:


II, III e IV apenas.


I, II e III apenas.


I e II apenas.


I, II e IV apenas.


III e IV apenas.