DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL


 

Segundo Matos (2009) Quando falamos sobre as bases para uma boa comunicação na empresa e na vida, é preciso considerar que, para que ocorra a comunicação eficaz entre duas pessoas (emissor/receptor) é vital que se observem algumas regras:

 

I)                    Saiba o que vai dizer

 

II)                  A quem vai se dirigir?

 

III)                Determine seus objetivos

 

IV)               Consulte outras pessoas

 

V)                 Saiba como dizer

 

Estão corretas as assertivas:

  


     II, III e IV   
     III, IV e V       
     I, II, III e IV   
      I, II, III, IV e V   
      I, II e III   

Sabemos que existem nas organizações, os canais de comunicação não oficiais, mas que são muito utilizados pelos colaboradores. São causados pelas conversas de corredor e acabam por ocasionar todo tipo de notícia falsa e que circula com incrível rapidez por toda a organização.

 

Assinale a alternativa que representa um canal de comunicação não oficial:

  


Reunião
E-mail
Mural
Memorando
Radio peão

Sobre cultura organizacional e cultura nacional, analise as assertivas:

 

 

 

I.  As diferenças nacionais, ou seja, a cultura de cada país, precisam ser levadas em consideração para que se possa prever com maior exatidão o comportamento organizacional em várias nações.

 

 

 

II.  Mesmo que a cultura organizacional seja forte e estruturada na definição do comportamento do colaborador, a cultura do país sempre será mais influente.

 

 

 

III.  A cultura é construída desde quando nascemos e é explicitada a cada momento em nossos comportamentos e ações.

 

 

 

IV.  A não consideração das crenças e valores das pessoas pertencentes a uma organização, que por sua vez estão inseridas na cultura de uma sociedade, provoca falhas graves nos processos de desenvolvimento das organizações.

 

 

 

 

 

É correto o que se afirma em:

  


III
I e II 
III e IV 
II, III e IV 
I, II, III e IV 

De acordo com o que estudamos sobre cultura organizacional.

 

leia as assertivas:

 

A cultura de uma organização pode levá-la ao sucesso ou ao fracasso, pois a maioria das decisões organizacionais são tomadas com base nas normas, valores, comportamentos e atitudes que definem a cultura de uma organização. Na maioria das vezes, a cultura de uma organização é criada pela diretoria da organização que faz com que ela seja assimilada e entendida por seus colaboradores. Por isso, a importância de realizar um estudo da cultura da organização antes de desenvolver qualquer projeto. É preciso que as organizações estejam abertas às promover ajustes na cultura interna mediante necessidades, ou melhor, exigências do mercado.   Pois as organizações que não criam resistências às mudanças, têm mais condições de desenvolver-se do que as que mostram-se mais rígidas e resistentes. Quando a cultura da organização é inovadora, criativa e está sempre em busca de mudanças ela cresce e se destaca no mercado pelo seu arrojo e desperta o desejo dos profissionais de trabalharem nela. Contudo, a organização não consegue promover o crescimento.

 

 

 

ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:

  


1 apenas.  
1, 3, 4 
3 apenas
3 e 4  
1, 2, 3

Segundo Ribeiro (2005), aprender refere-se à aquisição de novas atitudes, novos hábitos e comportamentos após a vivência de novas experiências. Nesse sentido, a aprendizagem organizacional pode ser aprendida através de algumas ferramentas. Uma das ferramentas de aprendizagem organizacional que são utilizadas nas organizações busca traduzir o processo dinâmico por meio do qual o colaborador adquire novos conhecimentos, novas habilidades e também atitudes, resultando em uma melhor execução de tarefas, ou seja, excelência em seu trabalho. Que ferramenta de aprendizagem é essa?     

 

Assinale a alternativa correta:

  


Recrutamento e seleção 
Mudança organizacional 
Pesquisa de clima 
Avaliação de desempenho 
Treinamento 

Segundo Chiavenato (2010) existem alguns tipos de mudanças organizacionais. 

Analise as assertivas e assinale a alternativa correta.

 

 

 

I. Mudanças salariais

 

II. Mudanças na tecnologia

 

III. Mudanças estruturais

 

IV. Mudanças nos produtos ou serviços

 

V. Mudanças culturais

  


II, III, IV e V
III e V
I, II e IV
I, IV e V
V apenas
Sobre os elementos do processo de comunicação analise a assertiva: Refere-se a todo sinal considerado indesejável na transmissão de uma mensagem por um canal. Tudo o que dificulta a comunicação, que interfere na transmissão e perturba a recepção ou a compreensão da mensagem. Assinale a alternativa que o representa:  

Emissor 
Fonte 
Ruído 
Linguagem 
Canal 
Segundo Chiavenato (2010), quando falamos de talento humano somos conduzidos ao conceito inestimável de uma organização. Contudo, para alcançá-lo é preciso atentar-se para dois aspectos principais:       Assinale a alternativa correta:   

Competência e conhecimento  
Capital humano e capital intelectual  
Conhecimento e talento  
Cultura e clima organizacional  
Talentos e contexto  
A “organização que aprende” é aquela que toma como compromisso a gestão da qualidade, com uma cultura organizacional que valoriza a assunção de riscos, o conflito funcional e a liderança transformacional que auxilia na implementação da visão compartilhada.   Analise as assertivas 1 e 2 e assinale a alternativa correta. 1.       Na organização que aprende as pessoas precisam aprender a desaprender antigas ideias, convicções e formas de trabalhar e abrir-se para novas ideias, para outras pessoas e para o conhecimento que podem obter por meio de seus relacionamentos, sejam no trabalho ou não.                                           PORQUE 2.       Uma organização com capacidade de aprendizagem torna-se alvo de interesse de grandes profissionais, que buscam adequar-se a um mundo de mudanças.     

A primeira é verdadeira, e a segunda é falsa.
As duas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
A primeira é falsa, e a segunda é verdadeira.
As duas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
As duas são falsas.
  Segundo Chiavenato (2010), a cultura organizacional se caracteriza pela aceitação implícita de seus membros e usa do processo de seleção para eliminar candidatos que estejam fora dos padrões de características exigidos. O autor afirma que temos algumas opções de socialização de novos colaboradores que podem fazer parte do programa de integração:       I.                    Formal ou informal   II.                  Individual ou coletivo   III.                Uniforme ou variável   IV.                Seriado ou randômico   V.                  Reforço ou eliminação           Estão corretas as assertivas:   

 III, IV e V   
  II, III e IV   
 I, II, III, IV e V   
    I, II, III e IV   
  I, II e III   
Páginas: 1234567