DAS COMUNIDADES PRIMITIVAS À ANTIGUIDADE


Leia os dois textos com atenção:

 

Texto 1 foi escrito pelo filósofo alemão Gerg F. Hegel (1770 - 1831)

“[ A África ] não tem interesse histórico próprio, senão o de que os homens vivem ali na barbárie e na selvageria, sem fornecer nenhum elemento à civilização.” (HEGEL. Filosofia da história universal. Citado em HERNANDEZ, Leila Leite. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005.p.20.)

 

 Texto 2 é da antropóloga Marta Heloisa Leuba Salum

“Para compreendermos a cultura material das sociedades africanas, a primeira questão que se impõe que é a imagem que até hoje perdura da África, como se até sua ‘descoberta’ fosse esse continente perdido na obscuridade dos primórdios da civilização, em plena barbárie, numa luta entre homem e natureza. De fato, a história dos povos africanos é a mesma de toda humanidade: a da sobrevivência material, mas também espiritual, intelectual e artística, o que ficou à margem da compreensão nas bases do pensamento ocidental, como se a reflexão entre homem e cultura fosse seu atributo exclusivo, e como se natureza e cultura fossem fatores antagônicos.” (SALUM, Marta Heloisa Leuba. África: culturas e sociedades – guia temático para professores. São Paulo: MAE/ USP, 1999.) Os textos abaixo apresentam duas opiniões, uma positiva outra negativa, sobre a importância histórica do continente africano.  

 

Após, a leitura dos textos, aponte a alternativa que comenta corretamente as visões que cada autor defende sobre a África e qual delas reflete as diretrizes que norteiam o ensino de cultura africana na educação brasileira:


Ambos os textos, apresentam duas visões negativas sobre a importância histórica do continente africano. Aliás, a escola brasileira ainda sustenta uma visão negativa do ensino de cultura africana.


Os autores sustentam pontos de vista ambíguos, suas visões são, a um só tempo, positivas e negativas sobre a África. Também, não há consenso na escola brasileira quanto à visão que deva adotar.


Os autores procuram não evidenciar seus pontos de vista, adotando, ambos, uma atitude de neutralidade. Assim, tem procedido a gestão de nossas escolas públicas.


Os textos apresentam duas visões, uma positiva outra negativa, sobre a importância histórica do continente africano. Porém, as ideias da antropóloga Marta Heloisa Leuba se afinam com o que é ensinado em nossas escolas.


Ambos os textos, apresentam visões positivas sobre a importância histórica do continente africano. Parte de nossos grandes educadores defendem uma visão negativa e outro grupo defende uma visão positiva.

Leia o fragmento a seguir:


"A civilização grega, em especial a cidade de Atenas, fundava-se em ideais de liberdade, otimismo, secularismo, racionalismo, glorificação tanto do corpo como do espírito e de grande respeito pela dignidade e mérito do indivíduo. A religião era terrena e prática, servindo aos interesses dos homens. A religião era um meio de enobrecimento do homem." 

(BURNS, Edward McNall. História da Civilização Ocidental. Rio de Janeiro: Globo, 1986. v.1. p.123.)

 

O fragmento trata principalmente do seguinte aspecto:


O esporte grego, marcado pelo culto ao corpo e alusão ao exercício militar.


A estrutura econômica do povo grego, suas técnicas agrícolas e estratégias comerciais.


As especificidades da arte agrega, suas peculiaridades estéticas e formais.


A mentalidade povo grego, sua visão de mundo, crenças e valores sociais.


A tradição de guerra do povo grego, suas conquistas e derrotas no campo militar.

No Egito antigo, o nome empregado para designar o escultor era “aquele que mantém vivo”

 

PORQUE

 

as manifestações artísticas visavam deleitar e alegrar a existência cotidiana da nobreza, do faraó e de seus familiares.

 

Considerando o texto apresentado, pode-se afirmar que a:


asserção e a razão estão corretas, mas a razão não. 
asserção e a razão estão corretas, e a razão explica. 
asserção e a razão estão incorretas. 
asserção está correta e a razão está incorreta. 
asserção está incorreta e a razão está certa. 

A disponibilidade de instalações adequadas para atender à geração de resíduos industriais é essencial para o êxito de qualquer sistema de gestão ambiental (Braga et al, 2005).

 

Com relação à Gestão de Resíduos, analise as assertivas que seguem:

 

I) No Brasil, ainda existe escassez de instalações tanto para tratamento quanto para disposição final desses resíduos, sendo necessários incentivos à criação e/ou implementação de tais instalações, e ao desenvolvimento de novas tecnologias de processamento destes resíduos.

 

II) O gerenciamento de resíduos passa por questões polêmicas como custos à sociedade para adequar os sistemas de limpeza pública, alterações nos processos produtivos, discussão e desenvolvimento de políticas públicas, entre outras, mas não se pode negligenciar a urgência de medidas de controle na produção, processamento e destino dos RSI.

 

III) Para gerenciar os RSI são desenvolvidos os “Programas de Controle de Resíduos Sólidos”, especialmente nas indústrias consideradas prioritárias quanto à geração de resíduos da construção civil (Classe I).

 

São CORRETAS as assertivas:


III apenas
II apenas
II e III apenas
I e II apenas
I apenas

Com relação ao desenvolvimento sustentável e ao modelo de desenvolvimento econômico vigente, assinale V para o que for Verdadeiro e F para o que for Falso.

 

( ) A classe trabalhadora não conta com os gestores do capital, pelo fato de estes últimos exercerem papel central no controle, na gestão e no sistema de mando do capital. Ainda se excluem dessa classe, os pequenos empresários, a pequena burguesia urbana e rural, que é proprietária e detentora, ainda que em pequena escala, dos meios de sua produção.

 

( ) Compreender o mundo do trabalho hoje, de modo ampliado, implica entender o conjunto de seres sociais que vivem da venda da sua força de trabalho. A grande diferença que se encontra, quando se compara o passado ao presente, é que hoje essa classe é mais fragmentada, mais heterogênea, mais complexificada.

 

( ) O capitalismo vai, ao longo dos anos, reforçando a necessidade de desestimular o consumo, na tentativa de substituir a felicidade vendida e comprada pela felicidade gratuita.

 

( ) O ecodesenvolvimento se baseia em alguns princípios, dentre eles, a solidariedade com as gerações futuras e a preservação dos recursos naturais e do meio ambiente em geral.

Agora, assinale a sequência correta:


F,V,F,F
V, V, F, V
F,F,V,V
V,V,V,V
V, F, F,V

A região da Mesopotâmia, atual Iraque, situada entre os rios Tigre e Eufrates, se sobressaiu pela utilização de um sistema de agricultura que foi considerada uma das mais importantes da
Antiguidade. Nesse sentido, pode-se afirmar que a agricultura caracterizava-se:


Pelo emprego do trabalho animal, especialmente do cavalo e do camelo.
Pelo ritmo da produção em função das cheias do rio Nilo.
Pela ação dos rituais religiosos que visavam fertilizar o solo.
Pela fertilidade do solo associada à quantidade de mão de obra usada.
Pelo controle dos cursos d''água por meio de canais e diques que possibilitaram o desenvolvimento a agricultura por intermédio de processos de irrigação

O Período Neolítico foi de grandes avanços para a espécie humana. Assinale a alternativa que apresenta uma mudança compatível com esse período:


Vida mais sedentária; a mais recuada transição da coleta para produção de alimentos.
Vários instrumentos e armas feitos de pedra e osso; cocção de alimentos; pinturas rupestres. 
Agricultura; domesticação de animais; cerâmica; aldeamentos; origem dos Estados.
Posição ereta; uso de objetos, tirados da natureza, como instrumentos; caça.
Fala; capacidade de pensamento abstrato; início da fabricação de instrumentos

O Estado surgiu como uma necessidade social. As primeiras comunidades, em especial aquelas concentradas no Crescente Fértil, foram berço dos primeiros organismos estatais. Sobre esse assunto, analise as seguintes afirmativas.

I - A função gerenciadora do Estado atendia às carências específicas das comunidades do final do Neolítico.

II - Gerenciar as obras hidráulicas que permitiam o aproveitamento econômico dos grandes rios, à margem dos quais se estabeleceram as primeiras comunidades sedentárias era uma função do Estado.

III - As obras hidráulicas  não eram uma necessidade justificadora da ação estatal quando do surgimento das primeiras comunidades às margens dos grandes rios.


Estão corretas as assertivas contidas em:


II e III apenas
III apenas 
I e III apenas
I e II apenas
II apenas

A partir da análise da figura abaixo, é possível afirmar que:

 Fonte: Acervo Uniube/EAD.

 

I) Vive-se hoje a insustentabilidade da sustentabilidade. Os modelos econômicos vigentes, de desenvolvimento, impostos pelos sete países mais ricos do mundo, juntamente com o FMI, o Banco Mundial e outros, e das suas influências nos sistemas políticos, de educação e de informação, em quase todo o planeta, fazem-nos chegar a essa conclusão.

 

II) Sabe-se que o atual modelo de desenvolvimento econômico fundamenta-se no lucro, a qualquer custo, e este está atrelado à lógica do aumento da produção, em que o meio ambiente é encarado como um grande supermercado, onde os recursos naturais são utilizados sem nenhum critério.

 

III) O consumismo é estimulado pelos meios de comunicação, o que, de certa forma, colabora para o desenvolvimento dos países de modo sustentável.

 

IV) O binômio produção-consumo gera uma maior pressão sobre os recursos naturais, o que aumenta ainda mais a degradação ambiental, que, consequentemente, refletirá na perda da qualidade de vida, por condições inadequadas de moradia, poluição em todas as suas expressões, destruição de hábitats naturais e intervenções antrópicas desastrosas nos mecanismos que sustentam a vida no planeta.

 

São corretas as assertivas:


I e III apenas
I apenas
I, II e IV apenas
III e IV apenas
I e IV apenas

Há uma produção de lixo considerável em todas as cidades brasileiras. Graças ao avanço da tecnologia, já existem tratamento e técnicas que se dedicam ao cuidado com esses resíduos, o que promove vários benefícios, dentre eles o econômico e o socioambiental. Como exemplo, restos de alimentos, lixo hospitalar e resíduos sólidos, devem ser conduzidos, respectivamente, para:


lixão, recuperação energética e biodigestão.
biodigestão, recuperação energética e compostagem.
incineração, aterro sanitário e lixão.
compostagem, incineração e reciclagem.
compostagem, incineração e aterro sanitário.
Páginas: 123456