DAS COMUNIDADES PRIMITIVAS À ANTIGUIDADE


A partir da análise da figura abaixo, é possível afirmar que:

 Fonte: Acervo Uniube/EAD.

 

I) Vive-se hoje a insustentabilidade da sustentabilidade. Os modelos econômicos vigentes, de desenvolvimento, impostos pelos sete países mais ricos do mundo, juntamente com o FMI, o Banco Mundial e outros, e das suas influências nos sistemas políticos, de educação e de informação, em quase todo o planeta, fazem-nos chegar a essa conclusão.

 

II) Sabe-se que o atual modelo de desenvolvimento econômico fundamenta-se no lucro, a qualquer custo, e este está atrelado à lógica do aumento da produção, em que o meio ambiente é encarado como um grande supermercado, onde os recursos naturais são utilizados sem nenhum critério.

 

III) O consumismo é estimulado pelos meios de comunicação, o que, de certa forma, colabora para o desenvolvimento dos países de modo sustentável.

 

IV) O binômio produção-consumo gera uma maior pressão sobre os recursos naturais, o que aumenta ainda mais a degradação ambiental, que, consequentemente, refletirá na perda da qualidade de vida, por condições inadequadas de moradia, poluição em todas as suas expressões, destruição de hábitats naturais e intervenções antrópicas desastrosas nos mecanismos que sustentam a vida no planeta.

 

São corretas as assertivas:




  • I e III apenas
  • I apenas
  • I, II e IV apenas
  • III e IV apenas
  • I e IV apenas