DAS COMUNIDADES PRIMITIVAS À ANTIGUIDADE


Leia os dois textos com atenção:

 

Texto 1 foi escrito pelo filósofo alemão Gerg F. Hegel (1770 - 1831)

“[ A África ] não tem interesse histórico próprio, senão o de que os homens vivem ali na barbárie e na selvageria, sem fornecer nenhum elemento à civilização.” (HEGEL. Filosofia da história universal. Citado em HERNANDEZ, Leila Leite. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005.p.20.)

 

 Texto 2 é da antropóloga Marta Heloisa Leuba Salum

“Para compreendermos a cultura material das sociedades africanas, a primeira questão que se impõe que é a imagem que até hoje perdura da África, como se até sua ‘descoberta’ fosse esse continente perdido na obscuridade dos primórdios da civilização, em plena barbárie, numa luta entre homem e natureza. De fato, a história dos povos africanos é a mesma de toda humanidade: a da sobrevivência material, mas também espiritual, intelectual e artística, o que ficou à margem da compreensão nas bases do pensamento ocidental, como se a reflexão entre homem e cultura fosse seu atributo exclusivo, e como se natureza e cultura fossem fatores antagônicos.” (SALUM, Marta Heloisa Leuba. África: culturas e sociedades – guia temático para professores. São Paulo: MAE/ USP, 1999.) Os textos abaixo apresentam duas opiniões, uma positiva outra negativa, sobre a importância histórica do continente africano.  

 

Após, a leitura dos textos, aponte a alternativa que comenta corretamente as visões que cada autor defende sobre a África e qual delas reflete as diretrizes que norteiam o ensino de cultura africana na educação brasileira:




  • Ambos os textos, apresentam duas visões negativas sobre a importância histórica do continente africano. Aliás, a escola brasileira ainda sustenta uma visão negativa do ensino de cultura africana.

  • Os autores sustentam pontos de vista ambíguos, suas visões são, a um só tempo, positivas e negativas sobre a África. Também, não há consenso na escola brasileira quanto à visão que deva adotar.

  • Os autores procuram não evidenciar seus pontos de vista, adotando, ambos, uma atitude de neutralidade. Assim, tem procedido a gestão de nossas escolas públicas.

  • Os textos apresentam duas visões, uma positiva outra negativa, sobre a importância histórica do continente africano. Porém, as ideias da antropóloga Marta Heloisa Leuba se afinam com o que é ensinado em nossas escolas.

  • Ambos os textos, apresentam visões positivas sobre a importância histórica do continente africano. Parte de nossos grandes educadores defendem uma visão negativa e outro grupo defende uma visão positiva.