CONTABILIDADE AVANÇADA
Os investimentos temporários decorrentes de participação no capital social de outras sociedades devem ser avaliados pelo custo de aquisição ou pelo valor de mercado, se este for menor, deduzido das provisões adequadas para ajustá-lo ao valor provável de realização. Já os demais investimentos, por exemplo, os títulos públicos, debêntures, ouro e moeda estrangeira, deverão ser avaliados pelo custo de aquisição ou pelo valor de mercado, quando este for menor. Ocorrendo essa última hipótese, o valor contábil da aplicação deverá sofrer uma redução por meio de uma provisão para ajuste ao valor de mercado.
Com base nas informações apresentadas no exposto, sobre os investimentos avaliados pelo Método do Custo de Aquisição, é INCORRETO afirmar que:
No método do custo de aquisição, a investidora não reconhece, como parte do valor do investimento, os resultados apurados pela investida. Não há, portanto, equivalência entre o valor do investimento registrado pela investidora e o valor de patrimônio líquido da participação.
No método do custo de aquisição, a investidora reconhece as modificações ocorridas no patrimônio líquido da investida em virtude de resultados e reservas, enquanto não houver a sua distribuição ou pagamento na forma de dividendos ou lucros.
Há investimentos cujos rendimentos devem ser apropriados periodicamente como ocorre com os investimentos em Fundos de Renda Fixa ou Variável, inclusive aqueles que oferecem liquidez imediata, enquanto há outros cujos rendimentos devem ser reconhecidos somente no momento de sua alienação, como ocorre com as aplicações em ouro, com as aplicações em ações classificadas no Ativo Não Circulante.
Conforme disciplina contida no artigo 183 da Lei nº 6.404/1976, estão sujeitos à avaliação pelo Método do Custo de Aquisição todos os investimentos classificados no Ativo Circulante e no Ativo Não Circulante, exceto aqueles efetuados em empresas controladas, e também aqueles considerados relevantes em coligadas e em suas equiparadas.
A avaliação de investimentos pelo método do custo de aquisição consiste em atribuir ao investimento o valor originalmente pago por ele, e quando couber, acrescer a correção monetária, a variação cambial e os juros, e deduzir a provisão para ajustá-lo ao valor de mercado ou à Provisão para Perdas.
Podemos entender que mediante a DOAR é possível identificar as origens do capital circulante líquido vindas das atividades da companhia, por exemplo, o lucro líquido ajustado, os aumentos de capital, da alienação de bens do ativo imobilizado, dos recursos obtidos de terceiros etc. A posição financeira de curto prazo da empresa é representada pelo valor do Capital Circulante Líquido, ou seja, o CCL. O CCL também é conhecido como Capital de Giro Líquido, o CGL, que corresponde à diferença do Ativo Circulante (AC) e o Passivo Circulante (PC).
Sobre o CCL, analise os itens a seguir:
I - O CCL poderá ser próprio ou positivo, quando o AC for superior ao PC;
II - O CCL poderá ser de terceiros ou negativo, quando o AC for superior ao PC;
III - O CCL poderá ser nulo, quando o AC for igual ao PC.
Sobre o capital circulante líquido, está correto o que se afirma em:
I e III, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
II, apenas.
I, apenas.
Sabemos que a consolidação das Demonstrações Contábeis é o processo que ocorre pela soma ou pela agregação de saldos ou grupos de contas, excluídas as transações entre entidades incluídas na consolidação, formando uma unidade contábil consolidada, e que dessa maneira, substitui a verificação de balanços isolados por cada empresa. O balanço consolidado foi instituído pelo art. 249 da Lei nº 6.404/1976 e pela Resolução nº CFC 1.240/2009 e normatizada pela Instrução Normativa CVM nº 247/1996.
Sendo assim, analise os itens a seguir e depois, assinale a alternativa correta:
I - A companhia aberta que tiver mais de 30% (trinta por cento) do valor do seu patrimônio líquido representado por investimentos em sociedades controladas deverá elaborar e divulgar, juntamente com suas demonstrações financeiras, demonstrações consolidadas.
II - A consolidação das demonstrações contábeis certamente foi uma das importantes inovações introduzidas no Brasil pela Lei das S/A. Vale lembrar ainda que, os princípios que regem a consolidação das demonstrações vêm do Pronunciamento Técnico CPC 36 - Demonstrações Consolidadas.
III - A consolidação das demonstrações contábeis não é utilizada em outros países, principalmente naqueles em que o sistema de captação de recursos por meio da emissão de ações ao público pela Bolsa de Valores é importante às sociedades empresárias.
IV - Somente por meio das demonstrações contábeis não consolidadas é possível ver a real posição do grupo empresarial em questão, ou seja, da empresa controladora e das demais empresas do grupo.
Somente I está correta.
Somente III e IV estão corretas.
Somente II e IV estão corretas.
Somente III está correta.
Somente I e II estão corretas.
Só assim, por meio desses processos de reorganização societária, as empresas se tornam fortes e competitivas. Ao fisco, não lhe interessa um monte de pequenas empresas. Isto não significa dizer que deva ser adotada uma política contrária às pequenas empresas. Pelo contrário, a microempresa e empresa de pequeno porte também devem ser incentivadas e estimuladas.
Tomando como base o exposto, assinale a alternativa correta:
As operações de incorporação, fusão e cisão não devem ser submetidas à deliberação da assembleia geral das companhias interessadas, mediante justificação.
Quando houver versão de parcela do patrimônio em sociedade já existente, a fusão obedecerá às disposições sobre incorporação, isto é, a sociedade que absorver parcela do patrimônio da pessoa jurídica cindida suceder-lhe-á em todos os direitos e obrigações.
As operações de fusão abrangem todas as sociedades empresárias, inclusive as firmas mercantis individuais.
As sociedades podem se reorganizar mediante processos de incorporações, fusões ou cisões, ou de outras maneiras. Estes processos podem ser simples ou complexos e envolver valores e operações de pequena, média ou grande monta.
Com a cisão desaparecem todas as sociedades anteriores para dar lugar a uma só, na qual todas elas se fundem, extinguindo-se todas as pessoas jurídicas existentes, surgindo outra em seu lugar. A sociedade que surge assumirá todos os ativos e passivos das sociedades fusionadas.
As aplicações financeiras visam rentabilizar as disponibilidades em dinheiro, e os empréstimos que uma empresa contrata têm o objetivo de complementar o capital próprio para financiar as operações comerciais ou viabilizar um investimento. Tanto as aplicações financeiras quanto os empréstimos podem ser feitos utilizando diversos tipos de instrumentos financeiros.
Sabendo disso, assinale a alternativa INCORRETA:
Nas operações pós-fixadas, os juros ganhos, no caso de aplicação, ou os juros pagos, no caso de empréstimo, só serão conhecidos ao final do período.
As principais definições relacionadas a esse tema, encontram-se em três Pronunciamentos Técnicos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis: CPC 38, CPC 39 e CPC 40.
Podemos definir inicialmente então que nas prefixadas, no ato da operação, o contratante da aplicação ou empréstimo já define com a instituição financeira os juros que vai ganhar, no caso de aplicação, ou os juros a pagar, no caso de empréstimo.
Instrumento financeiro é qualquer contrato que dê origem a um Ativo financeiro para a entidade e a um Passivo financeiro ou instrumento patrimonial para outra entidade.
Instrumento financeiro é qualquer contrato que evidencia uma participação nos Ativos de uma entidade após a dedução de todos os seus Passivos.
Sabemos que ambos os métodos (custo de aquisição e equivalência patrimonial) são utilizados para efetuar a avaliação do valor dos investimentos permanentes no capital de outras sociedades, conforme disciplina contida nos artigos 183 e 248 da Lei nº 6.404/76.
Sabendo disso, assinale a alternativa correta.
A grande desvantagem da aplicação do método da equivalência patrimonial, principalmente para aqueles que aplicam recursos financeiros no mercado de capitais, por intermédio das Bolsas de Valores ou diretamente na subscrição de capital de outras empresas, está no reconhecimento dos resultados auferidos pelas investidas, no momento em que eles são apurados, passando a integrar os resultados da investidora, independentemente de ocorrer ou não a distribuição de dividendos pelas investidas.
A grande vantagem da aplicação do método do custo de aquisição, principalmente para aqueles que aplicam recursos financeiros no mercado de capitais, por intermédio das Bolsas de Valores ou diretamente na subscrição de capital de outras empresas, está no reconhecimento dos resultados auferidos pelas investidas, no momento em que eles são apurados, passando a integrar os resultados da investidora, independentemente de ocorrer ou não a distribuição de dividendos pelas investidas.
Pelo método do custo, os investimentos permanentes efetuados no capital de outras sociedades, considerados não relevantes, são avaliados pelo custo de aquisição, deduzidos de provisão para perdas prováveis na realização do seu valor.
Já pelo método do custo de aquisição, os investimentos permanentes são avaliados em função da variação ocorrida no Patrimônio Líquido das empresas investidas, mantendo o valor dos investimentos equivalentes ao percentual de participação no capital das empresas controladas, coligadas e de suas equiparadas.
Pelo método da equivalência patrimonial, os resultados auferidos pelas empresas investidas somente são reconhecidos pela investidora por ocasião da distribuição e/ou do recebimento dos dividendos, fato esse que ocorre normalmente no período seguinte ao da apuração do resultado e elaboração das demonstrações contábeis da investidora.
Entende-se por valor adicionado a riqueza criada pela empresa e mensurada pela diferença entre o valor das vendas e dos insumos adquiridos. Referida riqueza também pode decorrer de transferências realizadas por terceiros à entidade.
Assim sendo, analise as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA:
O valor adicionado que uma empresa ou uma pessoa física pode gerar fazendo negócios com a venda de mercadorias é calculado pela simples diferença entre o valor da venda e o custo da mercadoria vendida.
Consideram-se outras receitas as importâncias decorrentes da baixa de ativos não circulantes por ocasião da venda e demais transações incluídas na DRE que não configurem transferência de uma entidade à outra.
As outras receitas também incluem, para o propósito da elaboração e divulgação da DVA, valores que não transitam pela DRE, tais como os relativos à construção de ativos para uso próprio da entidade e aos juros pagos ou creditados incorporados aos valores dos ativos de longo prazo.
Representa receita de venda de produtos e serviços a importância reconhecida na contabilidade a esse título segundo o regime de competência e incluída na demonstração do resultado do período a que se refere.
Os insumos adquiridos de terceiros são representativos dos valores correspondentes às aquisições de matérias-primas, energia, serviços etc., que tenham sido transformados em despesas do período. Enquanto se mantiverem nos estoques, os insumos adquiridos de terceiros compõem a formação de riqueza.
Sabendo que moeda funcional é a moeda do ambiente econômico principal no qual a entidade opera, julgue os itens a seguir, sobre os critérios para determinar a moeda funcional, como verdadeiros (V) ou falsos (F), e depois, assinale a alternativa correta:
( ) Moeda mais utilizada para determinar o preço de bens e serviços.
( ) Moeda do país que mais influencia para determinar o preço de venda de seus produtos ou serviços.
( ) Moeda que determina a mão de obra, materiais e outros custos para o fornecimento de produtos ou serviços.
( ) Moeda do país que menos influencia para determinar o preço de venda de seus produtos ou serviços.
V, V, F, V.
V, V, V, F.
F, V, V, V.
V, F, F, F.
F, F, V, F.
A abrangência das demonstrações contábeis consolidadas deve incluir todas as controladas da controladora, isso é o que tratamos da abrangência das demonstrações contábeis consolidadas. Ainda, podemos afirmar que o controle ocorre entre as empresas quando a controladora possui, direta ou indiretamente por meio de suas controladas, mais da metade do poder de voto da entidade.
Assim, julgue os itens a seguir em verdadeiros (V) ou falsos (F) e depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) A existência e o efeito dos potenciais direitos de voto, devem ser considerados quando da avaliação da influência significativa de uma entidade sobre outra.
( ) A exclusão de uma controlada não deve ocorrer da consolidação somente pelo fato do investidor ser uma organização de capital de risco, fundo mútuo, truste ou entidade similar, assim como não deve ser excluída da consolidação porque suas atividades de negócio são diferentes daquelas das demais entidades do grupo econômico.
( ) A controladora deve realizar a elaboração das demonstrações consolidadas utilizando políticas contábeis uniformes para transações similares e outros eventos em circunstâncias similares. A consolidação da investida se inicia a partir da data em que o investidor obtiver o controle da investida e cessa quando o investidor perder o controle da investida.
( ) Na determinação do controle existente entre investida e investidor existe um único requisito que deve ser avaliado: o poder existente sobre a investida.
No método do custo de aquisição, a investidora não reconhece, como parte do valor do investimento, os resultados apurados pela investida. Não há, portanto, equivalência entre o valor do investimento registrado pela investidora e o valor de patrimônio líquido da participação.
No método do custo de aquisição, a investidora reconhece as modificações ocorridas no patrimônio líquido da investida em virtude de resultados e reservas, enquanto não houver a sua distribuição ou pagamento na forma de dividendos ou lucros.
Há investimentos cujos rendimentos devem ser apropriados periodicamente como ocorre com os investimentos em Fundos de Renda Fixa ou Variável, inclusive aqueles que oferecem liquidez imediata, enquanto há outros cujos rendimentos devem ser reconhecidos somente no momento de sua alienação, como ocorre com as aplicações em ouro, com as aplicações em ações classificadas no Ativo Não Circulante.
Conforme disciplina contida no artigo 183 da Lei nº 6.404/1976, estão sujeitos à avaliação pelo Método do Custo de Aquisição todos os investimentos classificados no Ativo Circulante e no Ativo Não Circulante, exceto aqueles efetuados em empresas controladas, e também aqueles considerados relevantes em coligadas e em suas equiparadas.
A avaliação de investimentos pelo método do custo de aquisição consiste em atribuir ao investimento o valor originalmente pago por ele, e quando couber, acrescer a correção monetária, a variação cambial e os juros, e deduzir a provisão para ajustá-lo ao valor de mercado ou à Provisão para Perdas.
Podemos entender que mediante a DOAR é possível identificar as origens do capital circulante líquido vindas das atividades da companhia, por exemplo, o lucro líquido ajustado, os aumentos de capital, da alienação de bens do ativo imobilizado, dos recursos obtidos de terceiros etc. A posição financeira de curto prazo da empresa é representada pelo valor do Capital Circulante Líquido, ou seja, o CCL. O CCL também é conhecido como Capital de Giro Líquido, o CGL, que corresponde à diferença do Ativo Circulante (AC) e o Passivo Circulante (PC).
Sobre o CCL, analise os itens a seguir:
I - O CCL poderá ser próprio ou positivo, quando o AC for superior ao PC;
II - O CCL poderá ser de terceiros ou negativo, quando o AC for superior ao PC;
III - O CCL poderá ser nulo, quando o AC for igual ao PC.
Sobre o capital circulante líquido, está correto o que se afirma em:
I e III, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
II, apenas.
I, apenas.
Sabemos que a consolidação das Demonstrações Contábeis é o processo que ocorre pela soma ou pela agregação de saldos ou grupos de contas, excluídas as transações entre entidades incluídas na consolidação, formando uma unidade contábil consolidada, e que dessa maneira, substitui a verificação de balanços isolados por cada empresa. O balanço consolidado foi instituído pelo art. 249 da Lei nº 6.404/1976 e pela Resolução nº CFC 1.240/2009 e normatizada pela Instrução Normativa CVM nº 247/1996.
Sendo assim, analise os itens a seguir e depois, assinale a alternativa correta:
I - A companhia aberta que tiver mais de 30% (trinta por cento) do valor do seu patrimônio líquido representado por investimentos em sociedades controladas deverá elaborar e divulgar, juntamente com suas demonstrações financeiras, demonstrações consolidadas.
II - A consolidação das demonstrações contábeis certamente foi uma das importantes inovações introduzidas no Brasil pela Lei das S/A. Vale lembrar ainda que, os princípios que regem a consolidação das demonstrações vêm do Pronunciamento Técnico CPC 36 - Demonstrações Consolidadas.
III - A consolidação das demonstrações contábeis não é utilizada em outros países, principalmente naqueles em que o sistema de captação de recursos por meio da emissão de ações ao público pela Bolsa de Valores é importante às sociedades empresárias.
IV - Somente por meio das demonstrações contábeis não consolidadas é possível ver a real posição do grupo empresarial em questão, ou seja, da empresa controladora e das demais empresas do grupo.
Somente I está correta.
Somente III e IV estão corretas.
Somente II e IV estão corretas.
Somente III está correta.
Somente I e II estão corretas.
Só assim, por meio desses processos de reorganização societária, as empresas se tornam fortes e competitivas. Ao fisco, não lhe interessa um monte de pequenas empresas. Isto não significa dizer que deva ser adotada uma política contrária às pequenas empresas. Pelo contrário, a microempresa e empresa de pequeno porte também devem ser incentivadas e estimuladas.
Tomando como base o exposto, assinale a alternativa correta:
As operações de incorporação, fusão e cisão não devem ser submetidas à deliberação da assembleia geral das companhias interessadas, mediante justificação.
Quando houver versão de parcela do patrimônio em sociedade já existente, a fusão obedecerá às disposições sobre incorporação, isto é, a sociedade que absorver parcela do patrimônio da pessoa jurídica cindida suceder-lhe-á em todos os direitos e obrigações.
As operações de fusão abrangem todas as sociedades empresárias, inclusive as firmas mercantis individuais.
As sociedades podem se reorganizar mediante processos de incorporações, fusões ou cisões, ou de outras maneiras. Estes processos podem ser simples ou complexos e envolver valores e operações de pequena, média ou grande monta.
Com a cisão desaparecem todas as sociedades anteriores para dar lugar a uma só, na qual todas elas se fundem, extinguindo-se todas as pessoas jurídicas existentes, surgindo outra em seu lugar. A sociedade que surge assumirá todos os ativos e passivos das sociedades fusionadas.
As aplicações financeiras visam rentabilizar as disponibilidades em dinheiro, e os empréstimos que uma empresa contrata têm o objetivo de complementar o capital próprio para financiar as operações comerciais ou viabilizar um investimento. Tanto as aplicações financeiras quanto os empréstimos podem ser feitos utilizando diversos tipos de instrumentos financeiros.
Sabendo disso, assinale a alternativa INCORRETA:
Nas operações pós-fixadas, os juros ganhos, no caso de aplicação, ou os juros pagos, no caso de empréstimo, só serão conhecidos ao final do período.
As principais definições relacionadas a esse tema, encontram-se em três Pronunciamentos Técnicos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis: CPC 38, CPC 39 e CPC 40.
Podemos definir inicialmente então que nas prefixadas, no ato da operação, o contratante da aplicação ou empréstimo já define com a instituição financeira os juros que vai ganhar, no caso de aplicação, ou os juros a pagar, no caso de empréstimo.
Instrumento financeiro é qualquer contrato que dê origem a um Ativo financeiro para a entidade e a um Passivo financeiro ou instrumento patrimonial para outra entidade.
Instrumento financeiro é qualquer contrato que evidencia uma participação nos Ativos de uma entidade após a dedução de todos os seus Passivos.
Sabemos que ambos os métodos (custo de aquisição e equivalência patrimonial) são utilizados para efetuar a avaliação do valor dos investimentos permanentes no capital de outras sociedades, conforme disciplina contida nos artigos 183 e 248 da Lei nº 6.404/76.
Sabendo disso, assinale a alternativa correta.
A grande desvantagem da aplicação do método da equivalência patrimonial, principalmente para aqueles que aplicam recursos financeiros no mercado de capitais, por intermédio das Bolsas de Valores ou diretamente na subscrição de capital de outras empresas, está no reconhecimento dos resultados auferidos pelas investidas, no momento em que eles são apurados, passando a integrar os resultados da investidora, independentemente de ocorrer ou não a distribuição de dividendos pelas investidas.
A grande vantagem da aplicação do método do custo de aquisição, principalmente para aqueles que aplicam recursos financeiros no mercado de capitais, por intermédio das Bolsas de Valores ou diretamente na subscrição de capital de outras empresas, está no reconhecimento dos resultados auferidos pelas investidas, no momento em que eles são apurados, passando a integrar os resultados da investidora, independentemente de ocorrer ou não a distribuição de dividendos pelas investidas.
Pelo método do custo, os investimentos permanentes efetuados no capital de outras sociedades, considerados não relevantes, são avaliados pelo custo de aquisição, deduzidos de provisão para perdas prováveis na realização do seu valor.
Já pelo método do custo de aquisição, os investimentos permanentes são avaliados em função da variação ocorrida no Patrimônio Líquido das empresas investidas, mantendo o valor dos investimentos equivalentes ao percentual de participação no capital das empresas controladas, coligadas e de suas equiparadas.
Pelo método da equivalência patrimonial, os resultados auferidos pelas empresas investidas somente são reconhecidos pela investidora por ocasião da distribuição e/ou do recebimento dos dividendos, fato esse que ocorre normalmente no período seguinte ao da apuração do resultado e elaboração das demonstrações contábeis da investidora.
Entende-se por valor adicionado a riqueza criada pela empresa e mensurada pela diferença entre o valor das vendas e dos insumos adquiridos. Referida riqueza também pode decorrer de transferências realizadas por terceiros à entidade.
Assim sendo, analise as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA:
O valor adicionado que uma empresa ou uma pessoa física pode gerar fazendo negócios com a venda de mercadorias é calculado pela simples diferença entre o valor da venda e o custo da mercadoria vendida.
Consideram-se outras receitas as importâncias decorrentes da baixa de ativos não circulantes por ocasião da venda e demais transações incluídas na DRE que não configurem transferência de uma entidade à outra.
As outras receitas também incluem, para o propósito da elaboração e divulgação da DVA, valores que não transitam pela DRE, tais como os relativos à construção de ativos para uso próprio da entidade e aos juros pagos ou creditados incorporados aos valores dos ativos de longo prazo.
Representa receita de venda de produtos e serviços a importância reconhecida na contabilidade a esse título segundo o regime de competência e incluída na demonstração do resultado do período a que se refere.
Os insumos adquiridos de terceiros são representativos dos valores correspondentes às aquisições de matérias-primas, energia, serviços etc., que tenham sido transformados em despesas do período. Enquanto se mantiverem nos estoques, os insumos adquiridos de terceiros compõem a formação de riqueza.
Sabendo que moeda funcional é a moeda do ambiente econômico principal no qual a entidade opera, julgue os itens a seguir, sobre os critérios para determinar a moeda funcional, como verdadeiros (V) ou falsos (F), e depois, assinale a alternativa correta:
( ) Moeda mais utilizada para determinar o preço de bens e serviços.
( ) Moeda do país que mais influencia para determinar o preço de venda de seus produtos ou serviços.
( ) Moeda que determina a mão de obra, materiais e outros custos para o fornecimento de produtos ou serviços.
( ) Moeda do país que menos influencia para determinar o preço de venda de seus produtos ou serviços.
V, V, F, V.
V, V, V, F.
F, V, V, V.
V, F, F, F.
F, F, V, F.
A abrangência das demonstrações contábeis consolidadas deve incluir todas as controladas da controladora, isso é o que tratamos da abrangência das demonstrações contábeis consolidadas. Ainda, podemos afirmar que o controle ocorre entre as empresas quando a controladora possui, direta ou indiretamente por meio de suas controladas, mais da metade do poder de voto da entidade.
Assim, julgue os itens a seguir em verdadeiros (V) ou falsos (F) e depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) A existência e o efeito dos potenciais direitos de voto, devem ser considerados quando da avaliação da influência significativa de uma entidade sobre outra.
( ) A exclusão de uma controlada não deve ocorrer da consolidação somente pelo fato do investidor ser uma organização de capital de risco, fundo mútuo, truste ou entidade similar, assim como não deve ser excluída da consolidação porque suas atividades de negócio são diferentes daquelas das demais entidades do grupo econômico.
( ) A controladora deve realizar a elaboração das demonstrações consolidadas utilizando políticas contábeis uniformes para transações similares e outros eventos em circunstâncias similares. A consolidação da investida se inicia a partir da data em que o investidor obtiver o controle da investida e cessa quando o investidor perder o controle da investida.
( ) Na determinação do controle existente entre investida e investidor existe um único requisito que deve ser avaliado: o poder existente sobre a investida.
I e III, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
II, apenas.
I, apenas.
Sabemos que a consolidação das Demonstrações Contábeis é o processo que ocorre pela soma ou pela agregação de saldos ou grupos de contas, excluídas as transações entre entidades incluídas na consolidação, formando uma unidade contábil consolidada, e que dessa maneira, substitui a verificação de balanços isolados por cada empresa. O balanço consolidado foi instituído pelo art. 249 da Lei nº 6.404/1976 e pela Resolução nº CFC 1.240/2009 e normatizada pela Instrução Normativa CVM nº 247/1996.
Sendo assim, analise os itens a seguir e depois, assinale a alternativa correta:
I - A companhia aberta que tiver mais de 30% (trinta por cento) do valor do seu patrimônio líquido representado por investimentos em sociedades controladas deverá elaborar e divulgar, juntamente com suas demonstrações financeiras, demonstrações consolidadas.
II - A consolidação das demonstrações contábeis certamente foi uma das importantes inovações introduzidas no Brasil pela Lei das S/A. Vale lembrar ainda que, os princípios que regem a consolidação das demonstrações vêm do Pronunciamento Técnico CPC 36 - Demonstrações Consolidadas.
III - A consolidação das demonstrações contábeis não é utilizada em outros países, principalmente naqueles em que o sistema de captação de recursos por meio da emissão de ações ao público pela Bolsa de Valores é importante às sociedades empresárias.
IV - Somente por meio das demonstrações contábeis não consolidadas é possível ver a real posição do grupo empresarial em questão, ou seja, da empresa controladora e das demais empresas do grupo.
Somente I está correta.
Somente III e IV estão corretas.
Somente II e IV estão corretas.
Somente III está correta.
Somente I e II estão corretas.
Só assim, por meio desses processos de reorganização societária, as empresas se tornam fortes e competitivas. Ao fisco, não lhe interessa um monte de pequenas empresas. Isto não significa dizer que deva ser adotada uma política contrária às pequenas empresas. Pelo contrário, a microempresa e empresa de pequeno porte também devem ser incentivadas e estimuladas.
Tomando como base o exposto, assinale a alternativa correta:
As operações de incorporação, fusão e cisão não devem ser submetidas à deliberação da assembleia geral das companhias interessadas, mediante justificação.
Quando houver versão de parcela do patrimônio em sociedade já existente, a fusão obedecerá às disposições sobre incorporação, isto é, a sociedade que absorver parcela do patrimônio da pessoa jurídica cindida suceder-lhe-á em todos os direitos e obrigações.
As operações de fusão abrangem todas as sociedades empresárias, inclusive as firmas mercantis individuais.
As sociedades podem se reorganizar mediante processos de incorporações, fusões ou cisões, ou de outras maneiras. Estes processos podem ser simples ou complexos e envolver valores e operações de pequena, média ou grande monta.
Com a cisão desaparecem todas as sociedades anteriores para dar lugar a uma só, na qual todas elas se fundem, extinguindo-se todas as pessoas jurídicas existentes, surgindo outra em seu lugar. A sociedade que surge assumirá todos os ativos e passivos das sociedades fusionadas.
As aplicações financeiras visam rentabilizar as disponibilidades em dinheiro, e os empréstimos que uma empresa contrata têm o objetivo de complementar o capital próprio para financiar as operações comerciais ou viabilizar um investimento. Tanto as aplicações financeiras quanto os empréstimos podem ser feitos utilizando diversos tipos de instrumentos financeiros.
Sabendo disso, assinale a alternativa INCORRETA:
Nas operações pós-fixadas, os juros ganhos, no caso de aplicação, ou os juros pagos, no caso de empréstimo, só serão conhecidos ao final do período.
As principais definições relacionadas a esse tema, encontram-se em três Pronunciamentos Técnicos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis: CPC 38, CPC 39 e CPC 40.
Podemos definir inicialmente então que nas prefixadas, no ato da operação, o contratante da aplicação ou empréstimo já define com a instituição financeira os juros que vai ganhar, no caso de aplicação, ou os juros a pagar, no caso de empréstimo.
Instrumento financeiro é qualquer contrato que dê origem a um Ativo financeiro para a entidade e a um Passivo financeiro ou instrumento patrimonial para outra entidade.
Instrumento financeiro é qualquer contrato que evidencia uma participação nos Ativos de uma entidade após a dedução de todos os seus Passivos.
Sabemos que ambos os métodos (custo de aquisição e equivalência patrimonial) são utilizados para efetuar a avaliação do valor dos investimentos permanentes no capital de outras sociedades, conforme disciplina contida nos artigos 183 e 248 da Lei nº 6.404/76.
Sabendo disso, assinale a alternativa correta.
A grande desvantagem da aplicação do método da equivalência patrimonial, principalmente para aqueles que aplicam recursos financeiros no mercado de capitais, por intermédio das Bolsas de Valores ou diretamente na subscrição de capital de outras empresas, está no reconhecimento dos resultados auferidos pelas investidas, no momento em que eles são apurados, passando a integrar os resultados da investidora, independentemente de ocorrer ou não a distribuição de dividendos pelas investidas.
A grande vantagem da aplicação do método do custo de aquisição, principalmente para aqueles que aplicam recursos financeiros no mercado de capitais, por intermédio das Bolsas de Valores ou diretamente na subscrição de capital de outras empresas, está no reconhecimento dos resultados auferidos pelas investidas, no momento em que eles são apurados, passando a integrar os resultados da investidora, independentemente de ocorrer ou não a distribuição de dividendos pelas investidas.
Pelo método do custo, os investimentos permanentes efetuados no capital de outras sociedades, considerados não relevantes, são avaliados pelo custo de aquisição, deduzidos de provisão para perdas prováveis na realização do seu valor.
Já pelo método do custo de aquisição, os investimentos permanentes são avaliados em função da variação ocorrida no Patrimônio Líquido das empresas investidas, mantendo o valor dos investimentos equivalentes ao percentual de participação no capital das empresas controladas, coligadas e de suas equiparadas.
Pelo método da equivalência patrimonial, os resultados auferidos pelas empresas investidas somente são reconhecidos pela investidora por ocasião da distribuição e/ou do recebimento dos dividendos, fato esse que ocorre normalmente no período seguinte ao da apuração do resultado e elaboração das demonstrações contábeis da investidora.
Entende-se por valor adicionado a riqueza criada pela empresa e mensurada pela diferença entre o valor das vendas e dos insumos adquiridos. Referida riqueza também pode decorrer de transferências realizadas por terceiros à entidade.
Assim sendo, analise as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA:
O valor adicionado que uma empresa ou uma pessoa física pode gerar fazendo negócios com a venda de mercadorias é calculado pela simples diferença entre o valor da venda e o custo da mercadoria vendida.
Consideram-se outras receitas as importâncias decorrentes da baixa de ativos não circulantes por ocasião da venda e demais transações incluídas na DRE que não configurem transferência de uma entidade à outra.
As outras receitas também incluem, para o propósito da elaboração e divulgação da DVA, valores que não transitam pela DRE, tais como os relativos à construção de ativos para uso próprio da entidade e aos juros pagos ou creditados incorporados aos valores dos ativos de longo prazo.
Representa receita de venda de produtos e serviços a importância reconhecida na contabilidade a esse título segundo o regime de competência e incluída na demonstração do resultado do período a que se refere.
Os insumos adquiridos de terceiros são representativos dos valores correspondentes às aquisições de matérias-primas, energia, serviços etc., que tenham sido transformados em despesas do período. Enquanto se mantiverem nos estoques, os insumos adquiridos de terceiros compõem a formação de riqueza.
Sabendo que moeda funcional é a moeda do ambiente econômico principal no qual a entidade opera, julgue os itens a seguir, sobre os critérios para determinar a moeda funcional, como verdadeiros (V) ou falsos (F), e depois, assinale a alternativa correta:
( ) Moeda mais utilizada para determinar o preço de bens e serviços.
( ) Moeda do país que mais influencia para determinar o preço de venda de seus produtos ou serviços.
( ) Moeda que determina a mão de obra, materiais e outros custos para o fornecimento de produtos ou serviços.
( ) Moeda do país que menos influencia para determinar o preço de venda de seus produtos ou serviços.
V, V, F, V.
V, V, V, F.
F, V, V, V.
V, F, F, F.
F, F, V, F.
A abrangência das demonstrações contábeis consolidadas deve incluir todas as controladas da controladora, isso é o que tratamos da abrangência das demonstrações contábeis consolidadas. Ainda, podemos afirmar que o controle ocorre entre as empresas quando a controladora possui, direta ou indiretamente por meio de suas controladas, mais da metade do poder de voto da entidade.
Assim, julgue os itens a seguir em verdadeiros (V) ou falsos (F) e depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) A existência e o efeito dos potenciais direitos de voto, devem ser considerados quando da avaliação da influência significativa de uma entidade sobre outra.
( ) A exclusão de uma controlada não deve ocorrer da consolidação somente pelo fato do investidor ser uma organização de capital de risco, fundo mútuo, truste ou entidade similar, assim como não deve ser excluída da consolidação porque suas atividades de negócio são diferentes daquelas das demais entidades do grupo econômico.
( ) A controladora deve realizar a elaboração das demonstrações consolidadas utilizando políticas contábeis uniformes para transações similares e outros eventos em circunstâncias similares. A consolidação da investida se inicia a partir da data em que o investidor obtiver o controle da investida e cessa quando o investidor perder o controle da investida.
( ) Na determinação do controle existente entre investida e investidor existe um único requisito que deve ser avaliado: o poder existente sobre a investida.
Somente I está correta.
Somente III e IV estão corretas.
Somente II e IV estão corretas.
Somente III está correta.
Somente I e II estão corretas.
Só assim, por meio desses processos de reorganização societária, as empresas se tornam fortes e competitivas. Ao fisco, não lhe interessa um monte de pequenas empresas. Isto não significa dizer que deva ser adotada uma política contrária às pequenas empresas. Pelo contrário, a microempresa e empresa de pequeno porte também devem ser incentivadas e estimuladas.
Tomando como base o exposto, assinale a alternativa correta:
As operações de incorporação, fusão e cisão não devem ser submetidas à deliberação da assembleia geral das companhias interessadas, mediante justificação.
Quando houver versão de parcela do patrimônio em sociedade já existente, a fusão obedecerá às disposições sobre incorporação, isto é, a sociedade que absorver parcela do patrimônio da pessoa jurídica cindida suceder-lhe-á em todos os direitos e obrigações.
As operações de fusão abrangem todas as sociedades empresárias, inclusive as firmas mercantis individuais.
As sociedades podem se reorganizar mediante processos de incorporações, fusões ou cisões, ou de outras maneiras. Estes processos podem ser simples ou complexos e envolver valores e operações de pequena, média ou grande monta.
Com a cisão desaparecem todas as sociedades anteriores para dar lugar a uma só, na qual todas elas se fundem, extinguindo-se todas as pessoas jurídicas existentes, surgindo outra em seu lugar. A sociedade que surge assumirá todos os ativos e passivos das sociedades fusionadas.
As aplicações financeiras visam rentabilizar as disponibilidades em dinheiro, e os empréstimos que uma empresa contrata têm o objetivo de complementar o capital próprio para financiar as operações comerciais ou viabilizar um investimento. Tanto as aplicações financeiras quanto os empréstimos podem ser feitos utilizando diversos tipos de instrumentos financeiros.
Sabendo disso, assinale a alternativa INCORRETA:
Nas operações pós-fixadas, os juros ganhos, no caso de aplicação, ou os juros pagos, no caso de empréstimo, só serão conhecidos ao final do período.
As principais definições relacionadas a esse tema, encontram-se em três Pronunciamentos Técnicos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis: CPC 38, CPC 39 e CPC 40.
Podemos definir inicialmente então que nas prefixadas, no ato da operação, o contratante da aplicação ou empréstimo já define com a instituição financeira os juros que vai ganhar, no caso de aplicação, ou os juros a pagar, no caso de empréstimo.
Instrumento financeiro é qualquer contrato que dê origem a um Ativo financeiro para a entidade e a um Passivo financeiro ou instrumento patrimonial para outra entidade.
Instrumento financeiro é qualquer contrato que evidencia uma participação nos Ativos de uma entidade após a dedução de todos os seus Passivos.
Sabemos que ambos os métodos (custo de aquisição e equivalência patrimonial) são utilizados para efetuar a avaliação do valor dos investimentos permanentes no capital de outras sociedades, conforme disciplina contida nos artigos 183 e 248 da Lei nº 6.404/76.
Sabendo disso, assinale a alternativa correta.
A grande desvantagem da aplicação do método da equivalência patrimonial, principalmente para aqueles que aplicam recursos financeiros no mercado de capitais, por intermédio das Bolsas de Valores ou diretamente na subscrição de capital de outras empresas, está no reconhecimento dos resultados auferidos pelas investidas, no momento em que eles são apurados, passando a integrar os resultados da investidora, independentemente de ocorrer ou não a distribuição de dividendos pelas investidas.
A grande vantagem da aplicação do método do custo de aquisição, principalmente para aqueles que aplicam recursos financeiros no mercado de capitais, por intermédio das Bolsas de Valores ou diretamente na subscrição de capital de outras empresas, está no reconhecimento dos resultados auferidos pelas investidas, no momento em que eles são apurados, passando a integrar os resultados da investidora, independentemente de ocorrer ou não a distribuição de dividendos pelas investidas.
Pelo método do custo, os investimentos permanentes efetuados no capital de outras sociedades, considerados não relevantes, são avaliados pelo custo de aquisição, deduzidos de provisão para perdas prováveis na realização do seu valor.
Já pelo método do custo de aquisição, os investimentos permanentes são avaliados em função da variação ocorrida no Patrimônio Líquido das empresas investidas, mantendo o valor dos investimentos equivalentes ao percentual de participação no capital das empresas controladas, coligadas e de suas equiparadas.
Pelo método da equivalência patrimonial, os resultados auferidos pelas empresas investidas somente são reconhecidos pela investidora por ocasião da distribuição e/ou do recebimento dos dividendos, fato esse que ocorre normalmente no período seguinte ao da apuração do resultado e elaboração das demonstrações contábeis da investidora.
Entende-se por valor adicionado a riqueza criada pela empresa e mensurada pela diferença entre o valor das vendas e dos insumos adquiridos. Referida riqueza também pode decorrer de transferências realizadas por terceiros à entidade.
Assim sendo, analise as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA:
O valor adicionado que uma empresa ou uma pessoa física pode gerar fazendo negócios com a venda de mercadorias é calculado pela simples diferença entre o valor da venda e o custo da mercadoria vendida.
Consideram-se outras receitas as importâncias decorrentes da baixa de ativos não circulantes por ocasião da venda e demais transações incluídas na DRE que não configurem transferência de uma entidade à outra.
As outras receitas também incluem, para o propósito da elaboração e divulgação da DVA, valores que não transitam pela DRE, tais como os relativos à construção de ativos para uso próprio da entidade e aos juros pagos ou creditados incorporados aos valores dos ativos de longo prazo.
Representa receita de venda de produtos e serviços a importância reconhecida na contabilidade a esse título segundo o regime de competência e incluída na demonstração do resultado do período a que se refere.
Os insumos adquiridos de terceiros são representativos dos valores correspondentes às aquisições de matérias-primas, energia, serviços etc., que tenham sido transformados em despesas do período. Enquanto se mantiverem nos estoques, os insumos adquiridos de terceiros compõem a formação de riqueza.
Sabendo que moeda funcional é a moeda do ambiente econômico principal no qual a entidade opera, julgue os itens a seguir, sobre os critérios para determinar a moeda funcional, como verdadeiros (V) ou falsos (F), e depois, assinale a alternativa correta:
( ) Moeda mais utilizada para determinar o preço de bens e serviços.
( ) Moeda do país que mais influencia para determinar o preço de venda de seus produtos ou serviços.
( ) Moeda que determina a mão de obra, materiais e outros custos para o fornecimento de produtos ou serviços.
( ) Moeda do país que menos influencia para determinar o preço de venda de seus produtos ou serviços.
V, V, F, V.
V, V, V, F.
F, V, V, V.
V, F, F, F.
F, F, V, F.
A abrangência das demonstrações contábeis consolidadas deve incluir todas as controladas da controladora, isso é o que tratamos da abrangência das demonstrações contábeis consolidadas. Ainda, podemos afirmar que o controle ocorre entre as empresas quando a controladora possui, direta ou indiretamente por meio de suas controladas, mais da metade do poder de voto da entidade.
Assim, julgue os itens a seguir em verdadeiros (V) ou falsos (F) e depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) A existência e o efeito dos potenciais direitos de voto, devem ser considerados quando da avaliação da influência significativa de uma entidade sobre outra.
( ) A exclusão de uma controlada não deve ocorrer da consolidação somente pelo fato do investidor ser uma organização de capital de risco, fundo mútuo, truste ou entidade similar, assim como não deve ser excluída da consolidação porque suas atividades de negócio são diferentes daquelas das demais entidades do grupo econômico.
( ) A controladora deve realizar a elaboração das demonstrações consolidadas utilizando políticas contábeis uniformes para transações similares e outros eventos em circunstâncias similares. A consolidação da investida se inicia a partir da data em que o investidor obtiver o controle da investida e cessa quando o investidor perder o controle da investida.
( ) Na determinação do controle existente entre investida e investidor existe um único requisito que deve ser avaliado: o poder existente sobre a investida.
As operações de incorporação, fusão e cisão não devem ser submetidas à deliberação da assembleia geral das companhias interessadas, mediante justificação.
Quando houver versão de parcela do patrimônio em sociedade já existente, a fusão obedecerá às disposições sobre incorporação, isto é, a sociedade que absorver parcela do patrimônio da pessoa jurídica cindida suceder-lhe-á em todos os direitos e obrigações.
As operações de fusão abrangem todas as sociedades empresárias, inclusive as firmas mercantis individuais.
As sociedades podem se reorganizar mediante processos de incorporações, fusões ou cisões, ou de outras maneiras. Estes processos podem ser simples ou complexos e envolver valores e operações de pequena, média ou grande monta.
Com a cisão desaparecem todas as sociedades anteriores para dar lugar a uma só, na qual todas elas se fundem, extinguindo-se todas as pessoas jurídicas existentes, surgindo outra em seu lugar. A sociedade que surge assumirá todos os ativos e passivos das sociedades fusionadas.
As aplicações financeiras visam rentabilizar as disponibilidades em dinheiro, e os empréstimos que uma empresa contrata têm o objetivo de complementar o capital próprio para financiar as operações comerciais ou viabilizar um investimento. Tanto as aplicações financeiras quanto os empréstimos podem ser feitos utilizando diversos tipos de instrumentos financeiros.
Sabendo disso, assinale a alternativa INCORRETA:
Nas operações pós-fixadas, os juros ganhos, no caso de aplicação, ou os juros pagos, no caso de empréstimo, só serão conhecidos ao final do período.
As principais definições relacionadas a esse tema, encontram-se em três Pronunciamentos Técnicos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis: CPC 38, CPC 39 e CPC 40.
Podemos definir inicialmente então que nas prefixadas, no ato da operação, o contratante da aplicação ou empréstimo já define com a instituição financeira os juros que vai ganhar, no caso de aplicação, ou os juros a pagar, no caso de empréstimo.
Instrumento financeiro é qualquer contrato que dê origem a um Ativo financeiro para a entidade e a um Passivo financeiro ou instrumento patrimonial para outra entidade.
Instrumento financeiro é qualquer contrato que evidencia uma participação nos Ativos de uma entidade após a dedução de todos os seus Passivos.
Sabemos que ambos os métodos (custo de aquisição e equivalência patrimonial) são utilizados para efetuar a avaliação do valor dos investimentos permanentes no capital de outras sociedades, conforme disciplina contida nos artigos 183 e 248 da Lei nº 6.404/76.
Sabendo disso, assinale a alternativa correta.
A grande desvantagem da aplicação do método da equivalência patrimonial, principalmente para aqueles que aplicam recursos financeiros no mercado de capitais, por intermédio das Bolsas de Valores ou diretamente na subscrição de capital de outras empresas, está no reconhecimento dos resultados auferidos pelas investidas, no momento em que eles são apurados, passando a integrar os resultados da investidora, independentemente de ocorrer ou não a distribuição de dividendos pelas investidas.
A grande vantagem da aplicação do método do custo de aquisição, principalmente para aqueles que aplicam recursos financeiros no mercado de capitais, por intermédio das Bolsas de Valores ou diretamente na subscrição de capital de outras empresas, está no reconhecimento dos resultados auferidos pelas investidas, no momento em que eles são apurados, passando a integrar os resultados da investidora, independentemente de ocorrer ou não a distribuição de dividendos pelas investidas.
Pelo método do custo, os investimentos permanentes efetuados no capital de outras sociedades, considerados não relevantes, são avaliados pelo custo de aquisição, deduzidos de provisão para perdas prováveis na realização do seu valor.
Já pelo método do custo de aquisição, os investimentos permanentes são avaliados em função da variação ocorrida no Patrimônio Líquido das empresas investidas, mantendo o valor dos investimentos equivalentes ao percentual de participação no capital das empresas controladas, coligadas e de suas equiparadas.
Pelo método da equivalência patrimonial, os resultados auferidos pelas empresas investidas somente são reconhecidos pela investidora por ocasião da distribuição e/ou do recebimento dos dividendos, fato esse que ocorre normalmente no período seguinte ao da apuração do resultado e elaboração das demonstrações contábeis da investidora.
Entende-se por valor adicionado a riqueza criada pela empresa e mensurada pela diferença entre o valor das vendas e dos insumos adquiridos. Referida riqueza também pode decorrer de transferências realizadas por terceiros à entidade.
Assim sendo, analise as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA:
O valor adicionado que uma empresa ou uma pessoa física pode gerar fazendo negócios com a venda de mercadorias é calculado pela simples diferença entre o valor da venda e o custo da mercadoria vendida.
Consideram-se outras receitas as importâncias decorrentes da baixa de ativos não circulantes por ocasião da venda e demais transações incluídas na DRE que não configurem transferência de uma entidade à outra.
As outras receitas também incluem, para o propósito da elaboração e divulgação da DVA, valores que não transitam pela DRE, tais como os relativos à construção de ativos para uso próprio da entidade e aos juros pagos ou creditados incorporados aos valores dos ativos de longo prazo.
Representa receita de venda de produtos e serviços a importância reconhecida na contabilidade a esse título segundo o regime de competência e incluída na demonstração do resultado do período a que se refere.
Os insumos adquiridos de terceiros são representativos dos valores correspondentes às aquisições de matérias-primas, energia, serviços etc., que tenham sido transformados em despesas do período. Enquanto se mantiverem nos estoques, os insumos adquiridos de terceiros compõem a formação de riqueza.
Sabendo que moeda funcional é a moeda do ambiente econômico principal no qual a entidade opera, julgue os itens a seguir, sobre os critérios para determinar a moeda funcional, como verdadeiros (V) ou falsos (F), e depois, assinale a alternativa correta:
( ) Moeda mais utilizada para determinar o preço de bens e serviços.
( ) Moeda do país que mais influencia para determinar o preço de venda de seus produtos ou serviços.
( ) Moeda que determina a mão de obra, materiais e outros custos para o fornecimento de produtos ou serviços.
( ) Moeda do país que menos influencia para determinar o preço de venda de seus produtos ou serviços.
V, V, F, V.
V, V, V, F.
F, V, V, V.
V, F, F, F.
F, F, V, F.
A abrangência das demonstrações contábeis consolidadas deve incluir todas as controladas da controladora, isso é o que tratamos da abrangência das demonstrações contábeis consolidadas. Ainda, podemos afirmar que o controle ocorre entre as empresas quando a controladora possui, direta ou indiretamente por meio de suas controladas, mais da metade do poder de voto da entidade.
Assim, julgue os itens a seguir em verdadeiros (V) ou falsos (F) e depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) A existência e o efeito dos potenciais direitos de voto, devem ser considerados quando da avaliação da influência significativa de uma entidade sobre outra.
( ) A exclusão de uma controlada não deve ocorrer da consolidação somente pelo fato do investidor ser uma organização de capital de risco, fundo mútuo, truste ou entidade similar, assim como não deve ser excluída da consolidação porque suas atividades de negócio são diferentes daquelas das demais entidades do grupo econômico.
( ) A controladora deve realizar a elaboração das demonstrações consolidadas utilizando políticas contábeis uniformes para transações similares e outros eventos em circunstâncias similares. A consolidação da investida se inicia a partir da data em que o investidor obtiver o controle da investida e cessa quando o investidor perder o controle da investida.
( ) Na determinação do controle existente entre investida e investidor existe um único requisito que deve ser avaliado: o poder existente sobre a investida.
Nas operações pós-fixadas, os juros ganhos, no caso de aplicação, ou os juros pagos, no caso de empréstimo, só serão conhecidos ao final do período.
As principais definições relacionadas a esse tema, encontram-se em três Pronunciamentos Técnicos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis: CPC 38, CPC 39 e CPC 40.
Podemos definir inicialmente então que nas prefixadas, no ato da operação, o contratante da aplicação ou empréstimo já define com a instituição financeira os juros que vai ganhar, no caso de aplicação, ou os juros a pagar, no caso de empréstimo.
Instrumento financeiro é qualquer contrato que dê origem a um Ativo financeiro para a entidade e a um Passivo financeiro ou instrumento patrimonial para outra entidade.
Instrumento financeiro é qualquer contrato que evidencia uma participação nos Ativos de uma entidade após a dedução de todos os seus Passivos.
Sabemos que ambos os métodos (custo de aquisição e equivalência patrimonial) são utilizados para efetuar a avaliação do valor dos investimentos permanentes no capital de outras sociedades, conforme disciplina contida nos artigos 183 e 248 da Lei nº 6.404/76.
Sabendo disso, assinale a alternativa correta.
A grande desvantagem da aplicação do método da equivalência patrimonial, principalmente para aqueles que aplicam recursos financeiros no mercado de capitais, por intermédio das Bolsas de Valores ou diretamente na subscrição de capital de outras empresas, está no reconhecimento dos resultados auferidos pelas investidas, no momento em que eles são apurados, passando a integrar os resultados da investidora, independentemente de ocorrer ou não a distribuição de dividendos pelas investidas.
A grande vantagem da aplicação do método do custo de aquisição, principalmente para aqueles que aplicam recursos financeiros no mercado de capitais, por intermédio das Bolsas de Valores ou diretamente na subscrição de capital de outras empresas, está no reconhecimento dos resultados auferidos pelas investidas, no momento em que eles são apurados, passando a integrar os resultados da investidora, independentemente de ocorrer ou não a distribuição de dividendos pelas investidas.
Pelo método do custo, os investimentos permanentes efetuados no capital de outras sociedades, considerados não relevantes, são avaliados pelo custo de aquisição, deduzidos de provisão para perdas prováveis na realização do seu valor.
Já pelo método do custo de aquisição, os investimentos permanentes são avaliados em função da variação ocorrida no Patrimônio Líquido das empresas investidas, mantendo o valor dos investimentos equivalentes ao percentual de participação no capital das empresas controladas, coligadas e de suas equiparadas.
Pelo método da equivalência patrimonial, os resultados auferidos pelas empresas investidas somente são reconhecidos pela investidora por ocasião da distribuição e/ou do recebimento dos dividendos, fato esse que ocorre normalmente no período seguinte ao da apuração do resultado e elaboração das demonstrações contábeis da investidora.
Entende-se por valor adicionado a riqueza criada pela empresa e mensurada pela diferença entre o valor das vendas e dos insumos adquiridos. Referida riqueza também pode decorrer de transferências realizadas por terceiros à entidade.
Assim sendo, analise as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA:
O valor adicionado que uma empresa ou uma pessoa física pode gerar fazendo negócios com a venda de mercadorias é calculado pela simples diferença entre o valor da venda e o custo da mercadoria vendida.
Consideram-se outras receitas as importâncias decorrentes da baixa de ativos não circulantes por ocasião da venda e demais transações incluídas na DRE que não configurem transferência de uma entidade à outra.
As outras receitas também incluem, para o propósito da elaboração e divulgação da DVA, valores que não transitam pela DRE, tais como os relativos à construção de ativos para uso próprio da entidade e aos juros pagos ou creditados incorporados aos valores dos ativos de longo prazo.
Representa receita de venda de produtos e serviços a importância reconhecida na contabilidade a esse título segundo o regime de competência e incluída na demonstração do resultado do período a que se refere.
Os insumos adquiridos de terceiros são representativos dos valores correspondentes às aquisições de matérias-primas, energia, serviços etc., que tenham sido transformados em despesas do período. Enquanto se mantiverem nos estoques, os insumos adquiridos de terceiros compõem a formação de riqueza.
Sabendo que moeda funcional é a moeda do ambiente econômico principal no qual a entidade opera, julgue os itens a seguir, sobre os critérios para determinar a moeda funcional, como verdadeiros (V) ou falsos (F), e depois, assinale a alternativa correta:
( ) Moeda mais utilizada para determinar o preço de bens e serviços.
( ) Moeda do país que mais influencia para determinar o preço de venda de seus produtos ou serviços.
( ) Moeda que determina a mão de obra, materiais e outros custos para o fornecimento de produtos ou serviços.
( ) Moeda do país que menos influencia para determinar o preço de venda de seus produtos ou serviços.
V, V, F, V.
V, V, V, F.
F, V, V, V.
V, F, F, F.
F, F, V, F.
A abrangência das demonstrações contábeis consolidadas deve incluir todas as controladas da controladora, isso é o que tratamos da abrangência das demonstrações contábeis consolidadas. Ainda, podemos afirmar que o controle ocorre entre as empresas quando a controladora possui, direta ou indiretamente por meio de suas controladas, mais da metade do poder de voto da entidade.
Assim, julgue os itens a seguir em verdadeiros (V) ou falsos (F) e depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) A existência e o efeito dos potenciais direitos de voto, devem ser considerados quando da avaliação da influência significativa de uma entidade sobre outra.
( ) A exclusão de uma controlada não deve ocorrer da consolidação somente pelo fato do investidor ser uma organização de capital de risco, fundo mútuo, truste ou entidade similar, assim como não deve ser excluída da consolidação porque suas atividades de negócio são diferentes daquelas das demais entidades do grupo econômico.
( ) A controladora deve realizar a elaboração das demonstrações consolidadas utilizando políticas contábeis uniformes para transações similares e outros eventos em circunstâncias similares. A consolidação da investida se inicia a partir da data em que o investidor obtiver o controle da investida e cessa quando o investidor perder o controle da investida.
( ) Na determinação do controle existente entre investida e investidor existe um único requisito que deve ser avaliado: o poder existente sobre a investida.
A grande desvantagem da aplicação do método da equivalência patrimonial, principalmente para aqueles que aplicam recursos financeiros no mercado de capitais, por intermédio das Bolsas de Valores ou diretamente na subscrição de capital de outras empresas, está no reconhecimento dos resultados auferidos pelas investidas, no momento em que eles são apurados, passando a integrar os resultados da investidora, independentemente de ocorrer ou não a distribuição de dividendos pelas investidas.
A grande vantagem da aplicação do método do custo de aquisição, principalmente para aqueles que aplicam recursos financeiros no mercado de capitais, por intermédio das Bolsas de Valores ou diretamente na subscrição de capital de outras empresas, está no reconhecimento dos resultados auferidos pelas investidas, no momento em que eles são apurados, passando a integrar os resultados da investidora, independentemente de ocorrer ou não a distribuição de dividendos pelas investidas.
Pelo método do custo, os investimentos permanentes efetuados no capital de outras sociedades, considerados não relevantes, são avaliados pelo custo de aquisição, deduzidos de provisão para perdas prováveis na realização do seu valor.
Já pelo método do custo de aquisição, os investimentos permanentes são avaliados em função da variação ocorrida no Patrimônio Líquido das empresas investidas, mantendo o valor dos investimentos equivalentes ao percentual de participação no capital das empresas controladas, coligadas e de suas equiparadas.
Pelo método da equivalência patrimonial, os resultados auferidos pelas empresas investidas somente são reconhecidos pela investidora por ocasião da distribuição e/ou do recebimento dos dividendos, fato esse que ocorre normalmente no período seguinte ao da apuração do resultado e elaboração das demonstrações contábeis da investidora.
Entende-se por valor adicionado a riqueza criada pela empresa e mensurada pela diferença entre o valor das vendas e dos insumos adquiridos. Referida riqueza também pode decorrer de transferências realizadas por terceiros à entidade.
Assim sendo, analise as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA:
O valor adicionado que uma empresa ou uma pessoa física pode gerar fazendo negócios com a venda de mercadorias é calculado pela simples diferença entre o valor da venda e o custo da mercadoria vendida.
Consideram-se outras receitas as importâncias decorrentes da baixa de ativos não circulantes por ocasião da venda e demais transações incluídas na DRE que não configurem transferência de uma entidade à outra.
As outras receitas também incluem, para o propósito da elaboração e divulgação da DVA, valores que não transitam pela DRE, tais como os relativos à construção de ativos para uso próprio da entidade e aos juros pagos ou creditados incorporados aos valores dos ativos de longo prazo.
Representa receita de venda de produtos e serviços a importância reconhecida na contabilidade a esse título segundo o regime de competência e incluída na demonstração do resultado do período a que se refere.
Os insumos adquiridos de terceiros são representativos dos valores correspondentes às aquisições de matérias-primas, energia, serviços etc., que tenham sido transformados em despesas do período. Enquanto se mantiverem nos estoques, os insumos adquiridos de terceiros compõem a formação de riqueza.
Sabendo que moeda funcional é a moeda do ambiente econômico principal no qual a entidade opera, julgue os itens a seguir, sobre os critérios para determinar a moeda funcional, como verdadeiros (V) ou falsos (F), e depois, assinale a alternativa correta:
( ) Moeda mais utilizada para determinar o preço de bens e serviços.
( ) Moeda do país que mais influencia para determinar o preço de venda de seus produtos ou serviços.
( ) Moeda que determina a mão de obra, materiais e outros custos para o fornecimento de produtos ou serviços.
( ) Moeda do país que menos influencia para determinar o preço de venda de seus produtos ou serviços.
V, V, F, V.
V, V, V, F.
F, V, V, V.
V, F, F, F.
F, F, V, F.
A abrangência das demonstrações contábeis consolidadas deve incluir todas as controladas da controladora, isso é o que tratamos da abrangência das demonstrações contábeis consolidadas. Ainda, podemos afirmar que o controle ocorre entre as empresas quando a controladora possui, direta ou indiretamente por meio de suas controladas, mais da metade do poder de voto da entidade.
Assim, julgue os itens a seguir em verdadeiros (V) ou falsos (F) e depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) A existência e o efeito dos potenciais direitos de voto, devem ser considerados quando da avaliação da influência significativa de uma entidade sobre outra.
( ) A exclusão de uma controlada não deve ocorrer da consolidação somente pelo fato do investidor ser uma organização de capital de risco, fundo mútuo, truste ou entidade similar, assim como não deve ser excluída da consolidação porque suas atividades de negócio são diferentes daquelas das demais entidades do grupo econômico.
( ) A controladora deve realizar a elaboração das demonstrações consolidadas utilizando políticas contábeis uniformes para transações similares e outros eventos em circunstâncias similares. A consolidação da investida se inicia a partir da data em que o investidor obtiver o controle da investida e cessa quando o investidor perder o controle da investida.
( ) Na determinação do controle existente entre investida e investidor existe um único requisito que deve ser avaliado: o poder existente sobre a investida.
O valor adicionado que uma empresa ou uma pessoa física pode gerar fazendo negócios com a venda de mercadorias é calculado pela simples diferença entre o valor da venda e o custo da mercadoria vendida.
Consideram-se outras receitas as importâncias decorrentes da baixa de ativos não circulantes por ocasião da venda e demais transações incluídas na DRE que não configurem transferência de uma entidade à outra.
As outras receitas também incluem, para o propósito da elaboração e divulgação da DVA, valores que não transitam pela DRE, tais como os relativos à construção de ativos para uso próprio da entidade e aos juros pagos ou creditados incorporados aos valores dos ativos de longo prazo.
Representa receita de venda de produtos e serviços a importância reconhecida na contabilidade a esse título segundo o regime de competência e incluída na demonstração do resultado do período a que se refere.
Os insumos adquiridos de terceiros são representativos dos valores correspondentes às aquisições de matérias-primas, energia, serviços etc., que tenham sido transformados em despesas do período. Enquanto se mantiverem nos estoques, os insumos adquiridos de terceiros compõem a formação de riqueza.
Sabendo que moeda funcional é a moeda do ambiente econômico principal no qual a entidade opera, julgue os itens a seguir, sobre os critérios para determinar a moeda funcional, como verdadeiros (V) ou falsos (F), e depois, assinale a alternativa correta:
( ) Moeda mais utilizada para determinar o preço de bens e serviços.
( ) Moeda do país que mais influencia para determinar o preço de venda de seus produtos ou serviços.
( ) Moeda que determina a mão de obra, materiais e outros custos para o fornecimento de produtos ou serviços.
( ) Moeda do país que menos influencia para determinar o preço de venda de seus produtos ou serviços.
V, V, F, V.
V, V, V, F.
F, V, V, V.
V, F, F, F.
F, F, V, F.
A abrangência das demonstrações contábeis consolidadas deve incluir todas as controladas da controladora, isso é o que tratamos da abrangência das demonstrações contábeis consolidadas. Ainda, podemos afirmar que o controle ocorre entre as empresas quando a controladora possui, direta ou indiretamente por meio de suas controladas, mais da metade do poder de voto da entidade.
Assim, julgue os itens a seguir em verdadeiros (V) ou falsos (F) e depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) A existência e o efeito dos potenciais direitos de voto, devem ser considerados quando da avaliação da influência significativa de uma entidade sobre outra.
( ) A exclusão de uma controlada não deve ocorrer da consolidação somente pelo fato do investidor ser uma organização de capital de risco, fundo mútuo, truste ou entidade similar, assim como não deve ser excluída da consolidação porque suas atividades de negócio são diferentes daquelas das demais entidades do grupo econômico.
( ) A controladora deve realizar a elaboração das demonstrações consolidadas utilizando políticas contábeis uniformes para transações similares e outros eventos em circunstâncias similares. A consolidação da investida se inicia a partir da data em que o investidor obtiver o controle da investida e cessa quando o investidor perder o controle da investida.
( ) Na determinação do controle existente entre investida e investidor existe um único requisito que deve ser avaliado: o poder existente sobre a investida.
V, V, F, V.
V, V, V, F.
F, V, V, V.
V, F, F, F.
F, F, V, F.