CONTABILIDADE AVANÇADA


A abrangência das demonstrações contábeis consolidadas deve incluir todas as controladas da controladora, isso é o que tratamos da abrangência das demonstrações contábeis consolidadas. Ainda, podemos afirmar que o controle ocorre entre as empresas quando a controladora possui, direta ou indiretamente por meio de suas controladas, mais da metade do poder de voto da entidade. 

Assim, julgue os itens a seguir em verdadeiros (V) ou falsos (F) e depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

(    ) A existência e o efeito dos potenciais direitos de voto, devem ser considerados quando da avaliação da influência significativa de uma entidade sobre outra.

(    ) A exclusão de uma controlada não deve ocorrer da consolidação somente pelo fato do investidor ser uma organização de capital de risco, fundo mútuo, truste ou entidade similar, assim como não deve ser excluída da consolidação porque suas atividades de negócio são diferentes daquelas das demais entidades do grupo econômico.

(    ) A controladora deve realizar a elaboração das demonstrações consolidadas utilizando políticas contábeis uniformes para transações similares e outros eventos em circunstâncias similares. A consolidação da investida se inicia a partir da data em que o investidor obtiver o controle da investida e cessa quando o investidor perder o controle da investida.

(    ) Na determinação do controle existente entre investida e investidor existe um único requisito que deve ser avaliado: o poder existente sobre a investida.




  • V, V, V, F.

  • V, F, V, V.

  • V, V, F, F.

  • V, V, F, V.

  • V, F, F, V.