CONTABILIDADE AVANÇADA


As aplicações financeiras visam rentabilizar as disponibilidades em dinheiro, e os empréstimos que uma empresa contrata têm o objetivo de complementar o capital próprio para financiar as operações comerciais ou viabilizar um investimento. Tanto as aplicações financeiras quanto os empréstimos podem ser feitos utilizando diversos tipos de instrumentos financeiros. 

Sabendo disso, assinale a alternativa INCORRETA:




  • Nas operações pós-fixadas, os juros ganhos, no caso de aplicação, ou os juros pagos, no caso de empréstimo, só serão conhecidos ao final do período.
  • As principais definições relacionadas a esse tema, encontram-se em três Pronunciamentos Técnicos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis: CPC 38, CPC 39 e CPC 40.
  • Podemos definir inicialmente então que nas prefixadas, no ato da operação, o contratante da aplicação ou empréstimo já define com a instituição financeira os juros que vai ganhar, no caso de aplicação, ou os juros a pagar, no caso de empréstimo.
  • Instrumento financeiro é qualquer contrato que dê origem a um Ativo financeiro para a entidade e a um Passivo financeiro ou instrumento patrimonial para outra entidade.
  • Instrumento financeiro é qualquer contrato que evidencia uma participação nos Ativos de uma entidade após a dedução de todos os seus Passivos.