COMPLEXOS AGROINDUSTRIAIS II
. Considere as afirmativas sobre Commodities e julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente:
( ) Commodities, significa mercadorias, é utilizado nas transações comerciais de produtos de origem primária nas bolsas de mercadorias.
( ) Usada como referência aos produtos de base em estado bruto (matérias-primas) ou com pequeno grau de industrialização, de qualidade quase uniforme, produzidos em grandes quantidades e por diferentes produtores.
( ) Commodities são artigos de comércio, bens que não sofrem processos de alteração (ou que são pouco diferenciados), como frutas, legumes, cereais e alguns metais.
( ) A commodity, para permitir liquidez nas negociações em um mercado organizado, deve possuir simultaneamente, os seguintes atributos: o ativo deve ser totalmente padronizado em suas características; deve ser um bem de demanda generalizada; deve ser um bem não perecível, ou seja, o ativo não deve perder valor com a mera passagem do tempo; o valor do ativo deve ser proporcional ao volume.
( ) Como seguem um determinado padrão, o preço das commodities é negociado na Bolsa de Valores Internacionais, e depende de algumas circunstâncias do mercado, como a oferta e demanda.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, V.
Considere os itens abaixo sobre alimentos seguros e BPA escolha a alternativa correta.
Todas as alternativas estão corretas.
Os produtores rurais, por fazerem parte da base da cadeia de produção de alimentos para consumo humano e animal, assim como as agroindústrias, devem estar capacitados e estar conscientes do seu papel e responsabilidade quanto à segurança e qualidade dos seus produtos. Neste sentido, a promoção e implementação das Boas Práticas Agropecuárias (BPAs) proporcionam meios para que os produtores rurais atinjam e cumpram com as mais altas expectativas da indústria de alimentos e dos consumidores, agregando valor aos seus produtos, maximizando a renda e viabilizando a permanência do produtor e das empresas em suas atividades.
As práticas adequadas de produção, por mais simples que sejam, visam promover e assegurar que os produtos agropecuários e os seus derivados sejam de qualidade, seguros e adequados para o uso a que se destinam.
Boas Práticas Agropecuárias (BPAs) é o conjunto de princípios, conceitos, práticas, tecnologias, métodos e recomendações técnicas apropriadas aos sistemas de produção de insumos, de animais e de alimentos aplicados e implementados em nível de campo a fim de fomentar e agregar valor às atividades agropecuárias e de promover a saúde e o bem-estar humano e animal.
Boas Práticas Agropecuárias (BPAs) é parte fundamental das Boas Práticas nas Cadeias Agroalimentares que significa a utilização e a implementação de procedimentos adequados em todas as etapas de obtenção, produção, processamento, armazenamento, transporte e distribuição de matérias-primas, insumos e produtos agroalimentares, devendo ser mantidos desde os elos primários de produção à campo até os consumidores, fornecendo garantias auditáveis de qualidade e de segurança, assim como a agregação de valores aos sistemas de produção de alimentos e animais.
Considere as afirmativas sobre o agronegócio e as tendências do consumidor brasileiro: hábitos, atitudes e comportamento e julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente:
( ) Em relação às três principais refeições do dia, café da manhã, almoço e jantar, 59% dos entrevistados têm o costume de tomar café da manhã em casa.
( ) Esse momento do café da manhã é caracterizado por uma refeição ligeira e com familiares dispersos em diferentes horários.
( ) O almoço é o menos praticado no ambiente doméstico: 53% dos moradores dos grandes centros declararam que ao menos um dia da semana almoçam fora de casa.
( ) O almoço é considerado a principal refeição do dia e é nela que se buscam pratos substanciosos, caseiros e focados no conceito particular de saudabilidade.
( ) Já o jantar é a refeição mais realizada em casa: 65% declararam que em nenhum dia da semana a realizam fora do lar.
V, F, V, V, V.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, V.
Os estudos e/ou gestão dos Sistemas Agroindustriais seguem duas principais correntes metodológicas, que surgiram em tempos, locais e contextos diferentes: Agribusiness e Commodity System Approach e Analyse de Filière, conforme estudado no material didático e, sobre estas correntes é correto afirmar:
Todas estão corretas.
Durante os anos de 1960, na França, foi desenvolvido o conceito de Analyse de Filière. O conceito, que inicialmente não foi desenvolvido para estudar as questões agroindustriais, teve entre os economistas agrícolas e pesquisadores dos setores rurais e agroindustriais seus principais defensores.
Além disso, estas duas correntes metodológicas são utilizadas para “[...] fundamentar as discussões sobre a utilização de novas ferramentas gerenciais e conceituais aplicadas ao entendimento da dinâmica de funcionamento e a busca da eficiência [...]” (BATALHA; SILVA apud BATALHA, 2001).
A primeira corrente teve origem nos Estados Unidos, na Universidade de Harvard, nos trabalhos de Davis e Goldberg, com a criação do conceito de agribusiness, tendo como foco inicial uma análise histórica e evolutiva do caso particular do agribusiness americano e depois no trabalho de Goldberg com a primeira utilização de Commodity System Approach.
Estas duas correntes metodológicas, também entendidas como enfoques teóricos e vertentes metodológicas representam uma evolução histórica do conceito de Sistemas Agroindustriais.
Considere os itens abaixo sobre a preocupação internacional das BPA escolha a alternativa correta.
Através do Acordo Sanitário e Fitossanitário, a OMC indica o Codex Alimentarius, a Organização Internacional de Epizootias e a Convenção Internacional de Plantas como organismos cujas normas, diretrizes e códigos que necessitam de justificativa científica, por terem sido estabelecidos de comum acordo entre os países membros da ONU.
No aspecto internacional, vários órgãos estão desenvolvendo critérios para a segurança dos alimentos e podem ser citados: CCA (Comissão do Codex Alimentarius) e OIE (Organização Internacional de Epizootias).
O CCA é um organismo misto, desvinculado da Organização Mundial da Saúde e pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), ambos pertencentes à ONU (Organização das Nações Unidas) que tem como objetivos principais a prevenção da saúde do consumidor e as práticas leais do comércio internacional de alimentos.
O impacto do efeito potencial das atividades da produção primária na segurança do alimento e na adequação para seu consumo é uma preocupação e responsabilidade constante, pois que devem atender as prerrogativas de segurança de alimentos exclusivamente para a população do próprio país.
A Organização Mundial do Comércio (OMC), através dos Acordos Sanitário e Fitossanitário e de Barreiras Técnicas ao Comércio (OMC), reconhece o direito e o dever dos países de cuidarem apenas da saúde humana do seu território.
Considere as afirmativas sobre os canais de comercialização, julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente:
( ) Conhecer e escolher o melhor canal para comercializar os produtos requer informações referentes ao custo de produção, a preços pagos pelos produtos, quantidade e época demandada, condições de pagamento, freqüência da entrega, tipo de embalagem e de transporte, etc.
( ) Canal de comercialização ou de distribuição, ou, ainda, de marketing, é, por sua vez, a sequência de etapas por onde passa o produto agrícola até chegar ao consumidor final, configurando a organização dos intermediários, cada qual desempenhando uma ou mais funções de comercialização, e o arranjo institucional que viabiliza as relações de mercado nas cadeias produtivas agroindustriais.
( ) Para qualquer mercadoria, pode-se falar em diferentes níveis de mercado, tais como tradings, atacadistas, varejistas, centrais de compra e distribuição e serviços de alimentação, transportadores, armazenadores e agroindústrias processadoras. Assim, no caso de produtos agropecuários, costuma-se referir ao mercado do produtor, mercado atacadista e mercado varejista.
( ) O mercado do produtor é aquele em que os produtores oferecem sua produção aos intermediários (atacadistas, varejistas e outros) em mercados localizados na região de produção (volumes médios e grandes).
( ) O mercado atacadista, refere-se ao segmento onde as transações (geralmente grandes volumes) têm lugar. Neste nível ocorre fundamentalmente transações entre intermediários (de atacadistas para varejistas). A presença de produtores é menor que nos mercados dos produtores (mas não menos importante), e, geralmente, não ocorre a presença de consumidores.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, V.
V, V, V, V, V.
Considere os itens abaixo sobre alimentos seguros e BPA escolha a alternativa correta.
De início, a incorporação destas técnicas e parâmetros das BPA através de procedimentos e práticas, podem necessitar de investimento financeiro. Com a sua consolidação, entretanto, o retorno do investimento é certo permitindo a diminuição de perda de produtos, o uso inteligente do solo e da água, a preservação do meio ambiente e a diminuição da força competitiva no comércio nacional e internacional.
Todo produtor responsável e consciente garante a ausência de fraude de seus produtos, ou seja, a ilegitimidade de sua origem, natureza e pureza.
Apenas a identidade é o objetivo de produtores conscientes, entretanto, a técnica de produção usada e os respectivos parâmetros de avaliação devem ser estruturados, visando à garantir a qualidade do produto.
A fraude econômica se refere à falsificações que lesam a economia e enganam o consumidor, como por exemplo, a presença de cascas e paus no café torrado e moído, semente de mamão misturado com pimenta-do-reino preta, hortaliças e outros produtos agrícolas cultivados por processo tradicional sendo vendidos como hidropônicos ou orgânicos.
Para o seu sucesso, um programa de segurança deve incluir a importância de contar com pessoal qualificado, monitorização efetiva dos registros de importância e da revisão e manutenção do programa de gerenciamento, para garantir que todos os componentes e elementos do programa de segurança estejam funcionando corretamente, independente da rastreabilidade de todos os níveis de distribuição.
Considere as afirmativas sobre os modais da logística do agronegócio, julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente:
( ) A palavra modal vem de modo, ou maneira de transportar cargas de um ponto a outro. Fisicamente, só podemos transportar cargas por meio de maneiras: via água (transporte aquaviário), via ar (transporte aéreo), via terra (transporte terrestre). Esses três grandes grupos subdividem-se em segmentos ou modais específicos.
( ) O transporte envolve a escolha de um conjunto de modais (tipos de transporte) e de diferentes rotas que buscam facilitar toda a logística de comercialização bem como a redução de custos para tornar o produto competitivo.
( ) O transporte por via aquática apresenta três tipos de navegação: Cabotagem – é realizada entre portos ou pontos do território nacional (até 12 milhas da costa); Interior – é realizada em hidrovias interiores em percurso nacional ou internacional; Longo Curso – realizada entre porto brasileiros e estrangeiros.
( ) Cerca de 13,9% do movimento de transporte hidroviário de cargas registrado no Brasil, divide-se entre os modais fluvial e marítimo. Existem 44 portos no território nacional sendo 6 na região norte, 13 na nordeste, 13 na sudeste, 10 na sul e 2 na centro-oeste.
( ) Atualmente há uma frota registrada de 172 navios, sendo 121 de cabotagem (que fazem a navegação entre portos brasileiros) e 51 navios de longo curso, que realizam viagens internacionais.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, V, V, F.
Considere as afirmativas sobre a soja brasileira e julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente:
( ) Com o total da produção quase atingindo 250 milhões de toneladas por ano, essa cultura vem ganhando grande importância no cenário mundial num momento em que o mercado mundial de alimentos tem ocupado o centro das atenções das discussões atuais, principalmente no que diz respeito aos riscos de uma crise de abastecimento global.
( ) A soja se configura hoje como uma das mais importantes commodities para a economia mundial, essa importância está ligada a produção de óleo e de farelo que são os principais subprodutos do processo de moagem do grão.
( ) O óleo, com participação de 30% da demanda mundial por soja e direcionado ao consumo humano enquanto o farelo que representa 69% dessa demanda e utilizado como um componente proteico em formulações de rações, sendo destinado ao consumo animal. Dentro desse contexto, a soja aparece com uma tendência de alta de produção nos países em desenvolvimento, no qual soma-se a isso as boas condições de demanda e preço do produto nos mercados internacionais.
( ) A partir dos anos 40 a soja adquiriu importância econômica e mereceu o primeiro registro estatístico nacional em 1941, com área cultivada de 640 ha, produção de 450t e rendimento de 700 kg/ha. Nesse mesmo ano instalou-se a primeira indústria processadora de soja do país (Santa Rosa, RS) e, em 1949, com produção de 25.000t, o Brasil figurou pela primeira vez como produtor de soja nas estatísticas internacionais.
( ) Foi a partir da década de 60 que a soja se estabeleceu como cultura economicamente importante para o Brasil. Nessa década, a sua produção multiplicou-se por cinco e 98% desse volume era produzido nos três estados da Região Sul e na década seguinte se consolidou como a principal cultura do agronegócio brasileiro.
V, V, F, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, V.
Considere os itens abaixo sobre alimentos seguros e BPA escolha a alternativa correta.
Todas as alternativas estão corretas.
Os produtores rurais, por fazerem parte da base da cadeia de produção de alimentos para consumo humano e animal, assim como as agroindústrias, devem estar capacitados e estar conscientes do seu papel e responsabilidade quanto à segurança e qualidade dos seus produtos. Neste sentido, a promoção e implementação das Boas Práticas Agropecuárias (BPAs) proporcionam meios para que os produtores rurais atinjam e cumpram com as mais altas expectativas da indústria de alimentos e dos consumidores, agregando valor aos seus produtos, maximizando a renda e viabilizando a permanência do produtor e das empresas em suas atividades.
As práticas adequadas de produção, por mais simples que sejam, visam promover e assegurar que os produtos agropecuários e os seus derivados sejam de qualidade, seguros e adequados para o uso a que se destinam.
Boas Práticas Agropecuárias (BPAs) é o conjunto de princípios, conceitos, práticas, tecnologias, métodos e recomendações técnicas apropriadas aos sistemas de produção de insumos, de animais e de alimentos aplicados e implementados em nível de campo a fim de fomentar e agregar valor às atividades agropecuárias e de promover a saúde e o bem-estar humano e animal.
Boas Práticas Agropecuárias (BPAs) é parte fundamental das Boas Práticas nas Cadeias Agroalimentares que significa a utilização e a implementação de procedimentos adequados em todas as etapas de obtenção, produção, processamento, armazenamento, transporte e distribuição de matérias-primas, insumos e produtos agroalimentares, devendo ser mantidos desde os elos primários de produção à campo até os consumidores, fornecendo garantias auditáveis de qualidade e de segurança, assim como a agregação de valores aos sistemas de produção de alimentos e animais.
Considere as afirmativas sobre o agronegócio e as tendências do consumidor brasileiro: hábitos, atitudes e comportamento e julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente:
( ) Em relação às três principais refeições do dia, café da manhã, almoço e jantar, 59% dos entrevistados têm o costume de tomar café da manhã em casa.
( ) Esse momento do café da manhã é caracterizado por uma refeição ligeira e com familiares dispersos em diferentes horários.
( ) O almoço é o menos praticado no ambiente doméstico: 53% dos moradores dos grandes centros declararam que ao menos um dia da semana almoçam fora de casa.
( ) O almoço é considerado a principal refeição do dia e é nela que se buscam pratos substanciosos, caseiros e focados no conceito particular de saudabilidade.
( ) Já o jantar é a refeição mais realizada em casa: 65% declararam que em nenhum dia da semana a realizam fora do lar.
V, F, V, V, V.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, V.
Os estudos e/ou gestão dos Sistemas Agroindustriais seguem duas principais correntes metodológicas, que surgiram em tempos, locais e contextos diferentes: Agribusiness e Commodity System Approach e Analyse de Filière, conforme estudado no material didático e, sobre estas correntes é correto afirmar:
Todas estão corretas.
Durante os anos de 1960, na França, foi desenvolvido o conceito de Analyse de Filière. O conceito, que inicialmente não foi desenvolvido para estudar as questões agroindustriais, teve entre os economistas agrícolas e pesquisadores dos setores rurais e agroindustriais seus principais defensores.
Além disso, estas duas correntes metodológicas são utilizadas para “[...] fundamentar as discussões sobre a utilização de novas ferramentas gerenciais e conceituais aplicadas ao entendimento da dinâmica de funcionamento e a busca da eficiência [...]” (BATALHA; SILVA apud BATALHA, 2001).
A primeira corrente teve origem nos Estados Unidos, na Universidade de Harvard, nos trabalhos de Davis e Goldberg, com a criação do conceito de agribusiness, tendo como foco inicial uma análise histórica e evolutiva do caso particular do agribusiness americano e depois no trabalho de Goldberg com a primeira utilização de Commodity System Approach.
Estas duas correntes metodológicas, também entendidas como enfoques teóricos e vertentes metodológicas representam uma evolução histórica do conceito de Sistemas Agroindustriais.
Considere os itens abaixo sobre a preocupação internacional das BPA escolha a alternativa correta.
Através do Acordo Sanitário e Fitossanitário, a OMC indica o Codex Alimentarius, a Organização Internacional de Epizootias e a Convenção Internacional de Plantas como organismos cujas normas, diretrizes e códigos que necessitam de justificativa científica, por terem sido estabelecidos de comum acordo entre os países membros da ONU.
No aspecto internacional, vários órgãos estão desenvolvendo critérios para a segurança dos alimentos e podem ser citados: CCA (Comissão do Codex Alimentarius) e OIE (Organização Internacional de Epizootias).
O CCA é um organismo misto, desvinculado da Organização Mundial da Saúde e pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), ambos pertencentes à ONU (Organização das Nações Unidas) que tem como objetivos principais a prevenção da saúde do consumidor e as práticas leais do comércio internacional de alimentos.
O impacto do efeito potencial das atividades da produção primária na segurança do alimento e na adequação para seu consumo é uma preocupação e responsabilidade constante, pois que devem atender as prerrogativas de segurança de alimentos exclusivamente para a população do próprio país.
A Organização Mundial do Comércio (OMC), através dos Acordos Sanitário e Fitossanitário e de Barreiras Técnicas ao Comércio (OMC), reconhece o direito e o dever dos países de cuidarem apenas da saúde humana do seu território.
Considere as afirmativas sobre os canais de comercialização, julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente:
( ) Conhecer e escolher o melhor canal para comercializar os produtos requer informações referentes ao custo de produção, a preços pagos pelos produtos, quantidade e época demandada, condições de pagamento, freqüência da entrega, tipo de embalagem e de transporte, etc.
( ) Canal de comercialização ou de distribuição, ou, ainda, de marketing, é, por sua vez, a sequência de etapas por onde passa o produto agrícola até chegar ao consumidor final, configurando a organização dos intermediários, cada qual desempenhando uma ou mais funções de comercialização, e o arranjo institucional que viabiliza as relações de mercado nas cadeias produtivas agroindustriais.
( ) Para qualquer mercadoria, pode-se falar em diferentes níveis de mercado, tais como tradings, atacadistas, varejistas, centrais de compra e distribuição e serviços de alimentação, transportadores, armazenadores e agroindústrias processadoras. Assim, no caso de produtos agropecuários, costuma-se referir ao mercado do produtor, mercado atacadista e mercado varejista.
( ) O mercado do produtor é aquele em que os produtores oferecem sua produção aos intermediários (atacadistas, varejistas e outros) em mercados localizados na região de produção (volumes médios e grandes).
( ) O mercado atacadista, refere-se ao segmento onde as transações (geralmente grandes volumes) têm lugar. Neste nível ocorre fundamentalmente transações entre intermediários (de atacadistas para varejistas). A presença de produtores é menor que nos mercados dos produtores (mas não menos importante), e, geralmente, não ocorre a presença de consumidores.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, V.
V, V, V, V, V.
Considere os itens abaixo sobre alimentos seguros e BPA escolha a alternativa correta.
De início, a incorporação destas técnicas e parâmetros das BPA através de procedimentos e práticas, podem necessitar de investimento financeiro. Com a sua consolidação, entretanto, o retorno do investimento é certo permitindo a diminuição de perda de produtos, o uso inteligente do solo e da água, a preservação do meio ambiente e a diminuição da força competitiva no comércio nacional e internacional.
Todo produtor responsável e consciente garante a ausência de fraude de seus produtos, ou seja, a ilegitimidade de sua origem, natureza e pureza.
Apenas a identidade é o objetivo de produtores conscientes, entretanto, a técnica de produção usada e os respectivos parâmetros de avaliação devem ser estruturados, visando à garantir a qualidade do produto.
A fraude econômica se refere à falsificações que lesam a economia e enganam o consumidor, como por exemplo, a presença de cascas e paus no café torrado e moído, semente de mamão misturado com pimenta-do-reino preta, hortaliças e outros produtos agrícolas cultivados por processo tradicional sendo vendidos como hidropônicos ou orgânicos.
Para o seu sucesso, um programa de segurança deve incluir a importância de contar com pessoal qualificado, monitorização efetiva dos registros de importância e da revisão e manutenção do programa de gerenciamento, para garantir que todos os componentes e elementos do programa de segurança estejam funcionando corretamente, independente da rastreabilidade de todos os níveis de distribuição.
Considere as afirmativas sobre os modais da logística do agronegócio, julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente:
( ) A palavra modal vem de modo, ou maneira de transportar cargas de um ponto a outro. Fisicamente, só podemos transportar cargas por meio de maneiras: via água (transporte aquaviário), via ar (transporte aéreo), via terra (transporte terrestre). Esses três grandes grupos subdividem-se em segmentos ou modais específicos.
( ) O transporte envolve a escolha de um conjunto de modais (tipos de transporte) e de diferentes rotas que buscam facilitar toda a logística de comercialização bem como a redução de custos para tornar o produto competitivo.
( ) O transporte por via aquática apresenta três tipos de navegação: Cabotagem – é realizada entre portos ou pontos do território nacional (até 12 milhas da costa); Interior – é realizada em hidrovias interiores em percurso nacional ou internacional; Longo Curso – realizada entre porto brasileiros e estrangeiros.
( ) Cerca de 13,9% do movimento de transporte hidroviário de cargas registrado no Brasil, divide-se entre os modais fluvial e marítimo. Existem 44 portos no território nacional sendo 6 na região norte, 13 na nordeste, 13 na sudeste, 10 na sul e 2 na centro-oeste.
( ) Atualmente há uma frota registrada de 172 navios, sendo 121 de cabotagem (que fazem a navegação entre portos brasileiros) e 51 navios de longo curso, que realizam viagens internacionais.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, V, V, F.
Considere as afirmativas sobre a soja brasileira e julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente:
( ) Com o total da produção quase atingindo 250 milhões de toneladas por ano, essa cultura vem ganhando grande importância no cenário mundial num momento em que o mercado mundial de alimentos tem ocupado o centro das atenções das discussões atuais, principalmente no que diz respeito aos riscos de uma crise de abastecimento global.
( ) A soja se configura hoje como uma das mais importantes commodities para a economia mundial, essa importância está ligada a produção de óleo e de farelo que são os principais subprodutos do processo de moagem do grão.
( ) O óleo, com participação de 30% da demanda mundial por soja e direcionado ao consumo humano enquanto o farelo que representa 69% dessa demanda e utilizado como um componente proteico em formulações de rações, sendo destinado ao consumo animal. Dentro desse contexto, a soja aparece com uma tendência de alta de produção nos países em desenvolvimento, no qual soma-se a isso as boas condições de demanda e preço do produto nos mercados internacionais.
( ) A partir dos anos 40 a soja adquiriu importância econômica e mereceu o primeiro registro estatístico nacional em 1941, com área cultivada de 640 ha, produção de 450t e rendimento de 700 kg/ha. Nesse mesmo ano instalou-se a primeira indústria processadora de soja do país (Santa Rosa, RS) e, em 1949, com produção de 25.000t, o Brasil figurou pela primeira vez como produtor de soja nas estatísticas internacionais.
( ) Foi a partir da década de 60 que a soja se estabeleceu como cultura economicamente importante para o Brasil. Nessa década, a sua produção multiplicou-se por cinco e 98% desse volume era produzido nos três estados da Região Sul e na década seguinte se consolidou como a principal cultura do agronegócio brasileiro.
Todas as alternativas estão corretas.
Os produtores rurais, por fazerem parte da base da cadeia de produção de alimentos para consumo humano e animal, assim como as agroindústrias, devem estar capacitados e estar conscientes do seu papel e responsabilidade quanto à segurança e qualidade dos seus produtos. Neste sentido, a promoção e implementação das Boas Práticas Agropecuárias (BPAs) proporcionam meios para que os produtores rurais atinjam e cumpram com as mais altas expectativas da indústria de alimentos e dos consumidores, agregando valor aos seus produtos, maximizando a renda e viabilizando a permanência do produtor e das empresas em suas atividades.
As práticas adequadas de produção, por mais simples que sejam, visam promover e assegurar que os produtos agropecuários e os seus derivados sejam de qualidade, seguros e adequados para o uso a que se destinam.
Boas Práticas Agropecuárias (BPAs) é o conjunto de princípios, conceitos, práticas, tecnologias, métodos e recomendações técnicas apropriadas aos sistemas de produção de insumos, de animais e de alimentos aplicados e implementados em nível de campo a fim de fomentar e agregar valor às atividades agropecuárias e de promover a saúde e o bem-estar humano e animal.
Boas Práticas Agropecuárias (BPAs) é parte fundamental das Boas Práticas nas Cadeias Agroalimentares que significa a utilização e a implementação de procedimentos adequados em todas as etapas de obtenção, produção, processamento, armazenamento, transporte e distribuição de matérias-primas, insumos e produtos agroalimentares, devendo ser mantidos desde os elos primários de produção à campo até os consumidores, fornecendo garantias auditáveis de qualidade e de segurança, assim como a agregação de valores aos sistemas de produção de alimentos e animais.
Considere as afirmativas sobre o agronegócio e as tendências do consumidor brasileiro: hábitos, atitudes e comportamento e julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente:
( ) Em relação às três principais refeições do dia, café da manhã, almoço e jantar, 59% dos entrevistados têm o costume de tomar café da manhã em casa.
( ) Esse momento do café da manhã é caracterizado por uma refeição ligeira e com familiares dispersos em diferentes horários.
( ) O almoço é o menos praticado no ambiente doméstico: 53% dos moradores dos grandes centros declararam que ao menos um dia da semana almoçam fora de casa.
( ) O almoço é considerado a principal refeição do dia e é nela que se buscam pratos substanciosos, caseiros e focados no conceito particular de saudabilidade.
( ) Já o jantar é a refeição mais realizada em casa: 65% declararam que em nenhum dia da semana a realizam fora do lar.
V, F, V, V, V.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, V.
Os estudos e/ou gestão dos Sistemas Agroindustriais seguem duas principais correntes metodológicas, que surgiram em tempos, locais e contextos diferentes: Agribusiness e Commodity System Approach e Analyse de Filière, conforme estudado no material didático e, sobre estas correntes é correto afirmar:
Todas estão corretas.
Durante os anos de 1960, na França, foi desenvolvido o conceito de Analyse de Filière. O conceito, que inicialmente não foi desenvolvido para estudar as questões agroindustriais, teve entre os economistas agrícolas e pesquisadores dos setores rurais e agroindustriais seus principais defensores.
Além disso, estas duas correntes metodológicas são utilizadas para “[...] fundamentar as discussões sobre a utilização de novas ferramentas gerenciais e conceituais aplicadas ao entendimento da dinâmica de funcionamento e a busca da eficiência [...]” (BATALHA; SILVA apud BATALHA, 2001).
A primeira corrente teve origem nos Estados Unidos, na Universidade de Harvard, nos trabalhos de Davis e Goldberg, com a criação do conceito de agribusiness, tendo como foco inicial uma análise histórica e evolutiva do caso particular do agribusiness americano e depois no trabalho de Goldberg com a primeira utilização de Commodity System Approach.
Estas duas correntes metodológicas, também entendidas como enfoques teóricos e vertentes metodológicas representam uma evolução histórica do conceito de Sistemas Agroindustriais.
Considere os itens abaixo sobre a preocupação internacional das BPA escolha a alternativa correta.
Através do Acordo Sanitário e Fitossanitário, a OMC indica o Codex Alimentarius, a Organização Internacional de Epizootias e a Convenção Internacional de Plantas como organismos cujas normas, diretrizes e códigos que necessitam de justificativa científica, por terem sido estabelecidos de comum acordo entre os países membros da ONU.
No aspecto internacional, vários órgãos estão desenvolvendo critérios para a segurança dos alimentos e podem ser citados: CCA (Comissão do Codex Alimentarius) e OIE (Organização Internacional de Epizootias).
O CCA é um organismo misto, desvinculado da Organização Mundial da Saúde e pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), ambos pertencentes à ONU (Organização das Nações Unidas) que tem como objetivos principais a prevenção da saúde do consumidor e as práticas leais do comércio internacional de alimentos.
O impacto do efeito potencial das atividades da produção primária na segurança do alimento e na adequação para seu consumo é uma preocupação e responsabilidade constante, pois que devem atender as prerrogativas de segurança de alimentos exclusivamente para a população do próprio país.
A Organização Mundial do Comércio (OMC), através dos Acordos Sanitário e Fitossanitário e de Barreiras Técnicas ao Comércio (OMC), reconhece o direito e o dever dos países de cuidarem apenas da saúde humana do seu território.
Considere as afirmativas sobre os canais de comercialização, julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente:
( ) Conhecer e escolher o melhor canal para comercializar os produtos requer informações referentes ao custo de produção, a preços pagos pelos produtos, quantidade e época demandada, condições de pagamento, freqüência da entrega, tipo de embalagem e de transporte, etc.
( ) Canal de comercialização ou de distribuição, ou, ainda, de marketing, é, por sua vez, a sequência de etapas por onde passa o produto agrícola até chegar ao consumidor final, configurando a organização dos intermediários, cada qual desempenhando uma ou mais funções de comercialização, e o arranjo institucional que viabiliza as relações de mercado nas cadeias produtivas agroindustriais.
( ) Para qualquer mercadoria, pode-se falar em diferentes níveis de mercado, tais como tradings, atacadistas, varejistas, centrais de compra e distribuição e serviços de alimentação, transportadores, armazenadores e agroindústrias processadoras. Assim, no caso de produtos agropecuários, costuma-se referir ao mercado do produtor, mercado atacadista e mercado varejista.
( ) O mercado do produtor é aquele em que os produtores oferecem sua produção aos intermediários (atacadistas, varejistas e outros) em mercados localizados na região de produção (volumes médios e grandes).
( ) O mercado atacadista, refere-se ao segmento onde as transações (geralmente grandes volumes) têm lugar. Neste nível ocorre fundamentalmente transações entre intermediários (de atacadistas para varejistas). A presença de produtores é menor que nos mercados dos produtores (mas não menos importante), e, geralmente, não ocorre a presença de consumidores.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, V.
V, V, V, V, V.
Considere os itens abaixo sobre alimentos seguros e BPA escolha a alternativa correta.
De início, a incorporação destas técnicas e parâmetros das BPA através de procedimentos e práticas, podem necessitar de investimento financeiro. Com a sua consolidação, entretanto, o retorno do investimento é certo permitindo a diminuição de perda de produtos, o uso inteligente do solo e da água, a preservação do meio ambiente e a diminuição da força competitiva no comércio nacional e internacional.
Todo produtor responsável e consciente garante a ausência de fraude de seus produtos, ou seja, a ilegitimidade de sua origem, natureza e pureza.
Apenas a identidade é o objetivo de produtores conscientes, entretanto, a técnica de produção usada e os respectivos parâmetros de avaliação devem ser estruturados, visando à garantir a qualidade do produto.
A fraude econômica se refere à falsificações que lesam a economia e enganam o consumidor, como por exemplo, a presença de cascas e paus no café torrado e moído, semente de mamão misturado com pimenta-do-reino preta, hortaliças e outros produtos agrícolas cultivados por processo tradicional sendo vendidos como hidropônicos ou orgânicos.
Para o seu sucesso, um programa de segurança deve incluir a importância de contar com pessoal qualificado, monitorização efetiva dos registros de importância e da revisão e manutenção do programa de gerenciamento, para garantir que todos os componentes e elementos do programa de segurança estejam funcionando corretamente, independente da rastreabilidade de todos os níveis de distribuição.
Considere as afirmativas sobre os modais da logística do agronegócio, julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente:
( ) A palavra modal vem de modo, ou maneira de transportar cargas de um ponto a outro. Fisicamente, só podemos transportar cargas por meio de maneiras: via água (transporte aquaviário), via ar (transporte aéreo), via terra (transporte terrestre). Esses três grandes grupos subdividem-se em segmentos ou modais específicos.
( ) O transporte envolve a escolha de um conjunto de modais (tipos de transporte) e de diferentes rotas que buscam facilitar toda a logística de comercialização bem como a redução de custos para tornar o produto competitivo.
( ) O transporte por via aquática apresenta três tipos de navegação: Cabotagem – é realizada entre portos ou pontos do território nacional (até 12 milhas da costa); Interior – é realizada em hidrovias interiores em percurso nacional ou internacional; Longo Curso – realizada entre porto brasileiros e estrangeiros.
( ) Cerca de 13,9% do movimento de transporte hidroviário de cargas registrado no Brasil, divide-se entre os modais fluvial e marítimo. Existem 44 portos no território nacional sendo 6 na região norte, 13 na nordeste, 13 na sudeste, 10 na sul e 2 na centro-oeste.
( ) Atualmente há uma frota registrada de 172 navios, sendo 121 de cabotagem (que fazem a navegação entre portos brasileiros) e 51 navios de longo curso, que realizam viagens internacionais.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, V, V, F.
Considere as afirmativas sobre a soja brasileira e julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente:
( ) Com o total da produção quase atingindo 250 milhões de toneladas por ano, essa cultura vem ganhando grande importância no cenário mundial num momento em que o mercado mundial de alimentos tem ocupado o centro das atenções das discussões atuais, principalmente no que diz respeito aos riscos de uma crise de abastecimento global.
( ) A soja se configura hoje como uma das mais importantes commodities para a economia mundial, essa importância está ligada a produção de óleo e de farelo que são os principais subprodutos do processo de moagem do grão.
( ) O óleo, com participação de 30% da demanda mundial por soja e direcionado ao consumo humano enquanto o farelo que representa 69% dessa demanda e utilizado como um componente proteico em formulações de rações, sendo destinado ao consumo animal. Dentro desse contexto, a soja aparece com uma tendência de alta de produção nos países em desenvolvimento, no qual soma-se a isso as boas condições de demanda e preço do produto nos mercados internacionais.
( ) A partir dos anos 40 a soja adquiriu importância econômica e mereceu o primeiro registro estatístico nacional em 1941, com área cultivada de 640 ha, produção de 450t e rendimento de 700 kg/ha. Nesse mesmo ano instalou-se a primeira indústria processadora de soja do país (Santa Rosa, RS) e, em 1949, com produção de 25.000t, o Brasil figurou pela primeira vez como produtor de soja nas estatísticas internacionais.
( ) Foi a partir da década de 60 que a soja se estabeleceu como cultura economicamente importante para o Brasil. Nessa década, a sua produção multiplicou-se por cinco e 98% desse volume era produzido nos três estados da Região Sul e na década seguinte se consolidou como a principal cultura do agronegócio brasileiro.
V, F, V, V, V.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, V.
Os estudos e/ou gestão dos Sistemas Agroindustriais seguem duas principais correntes metodológicas, que surgiram em tempos, locais e contextos diferentes: Agribusiness e Commodity System Approach e Analyse de Filière, conforme estudado no material didático e, sobre estas correntes é correto afirmar:
Todas estão corretas.
Durante os anos de 1960, na França, foi desenvolvido o conceito de Analyse de Filière. O conceito, que inicialmente não foi desenvolvido para estudar as questões agroindustriais, teve entre os economistas agrícolas e pesquisadores dos setores rurais e agroindustriais seus principais defensores.
Além disso, estas duas correntes metodológicas são utilizadas para “[...] fundamentar as discussões sobre a utilização de novas ferramentas gerenciais e conceituais aplicadas ao entendimento da dinâmica de funcionamento e a busca da eficiência [...]” (BATALHA; SILVA apud BATALHA, 2001).
A primeira corrente teve origem nos Estados Unidos, na Universidade de Harvard, nos trabalhos de Davis e Goldberg, com a criação do conceito de agribusiness, tendo como foco inicial uma análise histórica e evolutiva do caso particular do agribusiness americano e depois no trabalho de Goldberg com a primeira utilização de Commodity System Approach.
Estas duas correntes metodológicas, também entendidas como enfoques teóricos e vertentes metodológicas representam uma evolução histórica do conceito de Sistemas Agroindustriais.
Considere os itens abaixo sobre a preocupação internacional das BPA escolha a alternativa correta.
Através do Acordo Sanitário e Fitossanitário, a OMC indica o Codex Alimentarius, a Organização Internacional de Epizootias e a Convenção Internacional de Plantas como organismos cujas normas, diretrizes e códigos que necessitam de justificativa científica, por terem sido estabelecidos de comum acordo entre os países membros da ONU.
No aspecto internacional, vários órgãos estão desenvolvendo critérios para a segurança dos alimentos e podem ser citados: CCA (Comissão do Codex Alimentarius) e OIE (Organização Internacional de Epizootias).
O CCA é um organismo misto, desvinculado da Organização Mundial da Saúde e pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), ambos pertencentes à ONU (Organização das Nações Unidas) que tem como objetivos principais a prevenção da saúde do consumidor e as práticas leais do comércio internacional de alimentos.
O impacto do efeito potencial das atividades da produção primária na segurança do alimento e na adequação para seu consumo é uma preocupação e responsabilidade constante, pois que devem atender as prerrogativas de segurança de alimentos exclusivamente para a população do próprio país.
A Organização Mundial do Comércio (OMC), através dos Acordos Sanitário e Fitossanitário e de Barreiras Técnicas ao Comércio (OMC), reconhece o direito e o dever dos países de cuidarem apenas da saúde humana do seu território.
Considere as afirmativas sobre os canais de comercialização, julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente:
( ) Conhecer e escolher o melhor canal para comercializar os produtos requer informações referentes ao custo de produção, a preços pagos pelos produtos, quantidade e época demandada, condições de pagamento, freqüência da entrega, tipo de embalagem e de transporte, etc.
( ) Canal de comercialização ou de distribuição, ou, ainda, de marketing, é, por sua vez, a sequência de etapas por onde passa o produto agrícola até chegar ao consumidor final, configurando a organização dos intermediários, cada qual desempenhando uma ou mais funções de comercialização, e o arranjo institucional que viabiliza as relações de mercado nas cadeias produtivas agroindustriais.
( ) Para qualquer mercadoria, pode-se falar em diferentes níveis de mercado, tais como tradings, atacadistas, varejistas, centrais de compra e distribuição e serviços de alimentação, transportadores, armazenadores e agroindústrias processadoras. Assim, no caso de produtos agropecuários, costuma-se referir ao mercado do produtor, mercado atacadista e mercado varejista.
( ) O mercado do produtor é aquele em que os produtores oferecem sua produção aos intermediários (atacadistas, varejistas e outros) em mercados localizados na região de produção (volumes médios e grandes).
( ) O mercado atacadista, refere-se ao segmento onde as transações (geralmente grandes volumes) têm lugar. Neste nível ocorre fundamentalmente transações entre intermediários (de atacadistas para varejistas). A presença de produtores é menor que nos mercados dos produtores (mas não menos importante), e, geralmente, não ocorre a presença de consumidores.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, V.
V, V, V, V, V.
Considere os itens abaixo sobre alimentos seguros e BPA escolha a alternativa correta.
De início, a incorporação destas técnicas e parâmetros das BPA através de procedimentos e práticas, podem necessitar de investimento financeiro. Com a sua consolidação, entretanto, o retorno do investimento é certo permitindo a diminuição de perda de produtos, o uso inteligente do solo e da água, a preservação do meio ambiente e a diminuição da força competitiva no comércio nacional e internacional.
Todo produtor responsável e consciente garante a ausência de fraude de seus produtos, ou seja, a ilegitimidade de sua origem, natureza e pureza.
Apenas a identidade é o objetivo de produtores conscientes, entretanto, a técnica de produção usada e os respectivos parâmetros de avaliação devem ser estruturados, visando à garantir a qualidade do produto.
A fraude econômica se refere à falsificações que lesam a economia e enganam o consumidor, como por exemplo, a presença de cascas e paus no café torrado e moído, semente de mamão misturado com pimenta-do-reino preta, hortaliças e outros produtos agrícolas cultivados por processo tradicional sendo vendidos como hidropônicos ou orgânicos.
Para o seu sucesso, um programa de segurança deve incluir a importância de contar com pessoal qualificado, monitorização efetiva dos registros de importância e da revisão e manutenção do programa de gerenciamento, para garantir que todos os componentes e elementos do programa de segurança estejam funcionando corretamente, independente da rastreabilidade de todos os níveis de distribuição.
Considere as afirmativas sobre os modais da logística do agronegócio, julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente:
( ) A palavra modal vem de modo, ou maneira de transportar cargas de um ponto a outro. Fisicamente, só podemos transportar cargas por meio de maneiras: via água (transporte aquaviário), via ar (transporte aéreo), via terra (transporte terrestre). Esses três grandes grupos subdividem-se em segmentos ou modais específicos.
( ) O transporte envolve a escolha de um conjunto de modais (tipos de transporte) e de diferentes rotas que buscam facilitar toda a logística de comercialização bem como a redução de custos para tornar o produto competitivo.
( ) O transporte por via aquática apresenta três tipos de navegação: Cabotagem – é realizada entre portos ou pontos do território nacional (até 12 milhas da costa); Interior – é realizada em hidrovias interiores em percurso nacional ou internacional; Longo Curso – realizada entre porto brasileiros e estrangeiros.
( ) Cerca de 13,9% do movimento de transporte hidroviário de cargas registrado no Brasil, divide-se entre os modais fluvial e marítimo. Existem 44 portos no território nacional sendo 6 na região norte, 13 na nordeste, 13 na sudeste, 10 na sul e 2 na centro-oeste.
( ) Atualmente há uma frota registrada de 172 navios, sendo 121 de cabotagem (que fazem a navegação entre portos brasileiros) e 51 navios de longo curso, que realizam viagens internacionais.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, V, V, F.
Considere as afirmativas sobre a soja brasileira e julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente:
( ) Com o total da produção quase atingindo 250 milhões de toneladas por ano, essa cultura vem ganhando grande importância no cenário mundial num momento em que o mercado mundial de alimentos tem ocupado o centro das atenções das discussões atuais, principalmente no que diz respeito aos riscos de uma crise de abastecimento global.
( ) A soja se configura hoje como uma das mais importantes commodities para a economia mundial, essa importância está ligada a produção de óleo e de farelo que são os principais subprodutos do processo de moagem do grão.
( ) O óleo, com participação de 30% da demanda mundial por soja e direcionado ao consumo humano enquanto o farelo que representa 69% dessa demanda e utilizado como um componente proteico em formulações de rações, sendo destinado ao consumo animal. Dentro desse contexto, a soja aparece com uma tendência de alta de produção nos países em desenvolvimento, no qual soma-se a isso as boas condições de demanda e preço do produto nos mercados internacionais.
( ) A partir dos anos 40 a soja adquiriu importância econômica e mereceu o primeiro registro estatístico nacional em 1941, com área cultivada de 640 ha, produção de 450t e rendimento de 700 kg/ha. Nesse mesmo ano instalou-se a primeira indústria processadora de soja do país (Santa Rosa, RS) e, em 1949, com produção de 25.000t, o Brasil figurou pela primeira vez como produtor de soja nas estatísticas internacionais.
( ) Foi a partir da década de 60 que a soja se estabeleceu como cultura economicamente importante para o Brasil. Nessa década, a sua produção multiplicou-se por cinco e 98% desse volume era produzido nos três estados da Região Sul e na década seguinte se consolidou como a principal cultura do agronegócio brasileiro.
Todas estão corretas.
Durante os anos de 1960, na França, foi desenvolvido o conceito de Analyse de Filière. O conceito, que inicialmente não foi desenvolvido para estudar as questões agroindustriais, teve entre os economistas agrícolas e pesquisadores dos setores rurais e agroindustriais seus principais defensores.
Além disso, estas duas correntes metodológicas são utilizadas para “[...] fundamentar as discussões sobre a utilização de novas ferramentas gerenciais e conceituais aplicadas ao entendimento da dinâmica de funcionamento e a busca da eficiência [...]” (BATALHA; SILVA apud BATALHA, 2001).
A primeira corrente teve origem nos Estados Unidos, na Universidade de Harvard, nos trabalhos de Davis e Goldberg, com a criação do conceito de agribusiness, tendo como foco inicial uma análise histórica e evolutiva do caso particular do agribusiness americano e depois no trabalho de Goldberg com a primeira utilização de Commodity System Approach.
Estas duas correntes metodológicas, também entendidas como enfoques teóricos e vertentes metodológicas representam uma evolução histórica do conceito de Sistemas Agroindustriais.
Considere os itens abaixo sobre a preocupação internacional das BPA escolha a alternativa correta.
Através do Acordo Sanitário e Fitossanitário, a OMC indica o Codex Alimentarius, a Organização Internacional de Epizootias e a Convenção Internacional de Plantas como organismos cujas normas, diretrizes e códigos que necessitam de justificativa científica, por terem sido estabelecidos de comum acordo entre os países membros da ONU.
No aspecto internacional, vários órgãos estão desenvolvendo critérios para a segurança dos alimentos e podem ser citados: CCA (Comissão do Codex Alimentarius) e OIE (Organização Internacional de Epizootias).
O CCA é um organismo misto, desvinculado da Organização Mundial da Saúde e pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), ambos pertencentes à ONU (Organização das Nações Unidas) que tem como objetivos principais a prevenção da saúde do consumidor e as práticas leais do comércio internacional de alimentos.
O impacto do efeito potencial das atividades da produção primária na segurança do alimento e na adequação para seu consumo é uma preocupação e responsabilidade constante, pois que devem atender as prerrogativas de segurança de alimentos exclusivamente para a população do próprio país.
A Organização Mundial do Comércio (OMC), através dos Acordos Sanitário e Fitossanitário e de Barreiras Técnicas ao Comércio (OMC), reconhece o direito e o dever dos países de cuidarem apenas da saúde humana do seu território.
Considere as afirmativas sobre os canais de comercialização, julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente:
( ) Conhecer e escolher o melhor canal para comercializar os produtos requer informações referentes ao custo de produção, a preços pagos pelos produtos, quantidade e época demandada, condições de pagamento, freqüência da entrega, tipo de embalagem e de transporte, etc.
( ) Canal de comercialização ou de distribuição, ou, ainda, de marketing, é, por sua vez, a sequência de etapas por onde passa o produto agrícola até chegar ao consumidor final, configurando a organização dos intermediários, cada qual desempenhando uma ou mais funções de comercialização, e o arranjo institucional que viabiliza as relações de mercado nas cadeias produtivas agroindustriais.
( ) Para qualquer mercadoria, pode-se falar em diferentes níveis de mercado, tais como tradings, atacadistas, varejistas, centrais de compra e distribuição e serviços de alimentação, transportadores, armazenadores e agroindústrias processadoras. Assim, no caso de produtos agropecuários, costuma-se referir ao mercado do produtor, mercado atacadista e mercado varejista.
( ) O mercado do produtor é aquele em que os produtores oferecem sua produção aos intermediários (atacadistas, varejistas e outros) em mercados localizados na região de produção (volumes médios e grandes).
( ) O mercado atacadista, refere-se ao segmento onde as transações (geralmente grandes volumes) têm lugar. Neste nível ocorre fundamentalmente transações entre intermediários (de atacadistas para varejistas). A presença de produtores é menor que nos mercados dos produtores (mas não menos importante), e, geralmente, não ocorre a presença de consumidores.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, V.
V, V, V, V, V.
Considere os itens abaixo sobre alimentos seguros e BPA escolha a alternativa correta.
De início, a incorporação destas técnicas e parâmetros das BPA através de procedimentos e práticas, podem necessitar de investimento financeiro. Com a sua consolidação, entretanto, o retorno do investimento é certo permitindo a diminuição de perda de produtos, o uso inteligente do solo e da água, a preservação do meio ambiente e a diminuição da força competitiva no comércio nacional e internacional.
Todo produtor responsável e consciente garante a ausência de fraude de seus produtos, ou seja, a ilegitimidade de sua origem, natureza e pureza.
Apenas a identidade é o objetivo de produtores conscientes, entretanto, a técnica de produção usada e os respectivos parâmetros de avaliação devem ser estruturados, visando à garantir a qualidade do produto.
A fraude econômica se refere à falsificações que lesam a economia e enganam o consumidor, como por exemplo, a presença de cascas e paus no café torrado e moído, semente de mamão misturado com pimenta-do-reino preta, hortaliças e outros produtos agrícolas cultivados por processo tradicional sendo vendidos como hidropônicos ou orgânicos.
Para o seu sucesso, um programa de segurança deve incluir a importância de contar com pessoal qualificado, monitorização efetiva dos registros de importância e da revisão e manutenção do programa de gerenciamento, para garantir que todos os componentes e elementos do programa de segurança estejam funcionando corretamente, independente da rastreabilidade de todos os níveis de distribuição.
Considere as afirmativas sobre os modais da logística do agronegócio, julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente:
( ) A palavra modal vem de modo, ou maneira de transportar cargas de um ponto a outro. Fisicamente, só podemos transportar cargas por meio de maneiras: via água (transporte aquaviário), via ar (transporte aéreo), via terra (transporte terrestre). Esses três grandes grupos subdividem-se em segmentos ou modais específicos.
( ) O transporte envolve a escolha de um conjunto de modais (tipos de transporte) e de diferentes rotas que buscam facilitar toda a logística de comercialização bem como a redução de custos para tornar o produto competitivo.
( ) O transporte por via aquática apresenta três tipos de navegação: Cabotagem – é realizada entre portos ou pontos do território nacional (até 12 milhas da costa); Interior – é realizada em hidrovias interiores em percurso nacional ou internacional; Longo Curso – realizada entre porto brasileiros e estrangeiros.
( ) Cerca de 13,9% do movimento de transporte hidroviário de cargas registrado no Brasil, divide-se entre os modais fluvial e marítimo. Existem 44 portos no território nacional sendo 6 na região norte, 13 na nordeste, 13 na sudeste, 10 na sul e 2 na centro-oeste.
( ) Atualmente há uma frota registrada de 172 navios, sendo 121 de cabotagem (que fazem a navegação entre portos brasileiros) e 51 navios de longo curso, que realizam viagens internacionais.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, V, V, F.
Considere as afirmativas sobre a soja brasileira e julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente:
( ) Com o total da produção quase atingindo 250 milhões de toneladas por ano, essa cultura vem ganhando grande importância no cenário mundial num momento em que o mercado mundial de alimentos tem ocupado o centro das atenções das discussões atuais, principalmente no que diz respeito aos riscos de uma crise de abastecimento global.
( ) A soja se configura hoje como uma das mais importantes commodities para a economia mundial, essa importância está ligada a produção de óleo e de farelo que são os principais subprodutos do processo de moagem do grão.
( ) O óleo, com participação de 30% da demanda mundial por soja e direcionado ao consumo humano enquanto o farelo que representa 69% dessa demanda e utilizado como um componente proteico em formulações de rações, sendo destinado ao consumo animal. Dentro desse contexto, a soja aparece com uma tendência de alta de produção nos países em desenvolvimento, no qual soma-se a isso as boas condições de demanda e preço do produto nos mercados internacionais.
( ) A partir dos anos 40 a soja adquiriu importância econômica e mereceu o primeiro registro estatístico nacional em 1941, com área cultivada de 640 ha, produção de 450t e rendimento de 700 kg/ha. Nesse mesmo ano instalou-se a primeira indústria processadora de soja do país (Santa Rosa, RS) e, em 1949, com produção de 25.000t, o Brasil figurou pela primeira vez como produtor de soja nas estatísticas internacionais.
( ) Foi a partir da década de 60 que a soja se estabeleceu como cultura economicamente importante para o Brasil. Nessa década, a sua produção multiplicou-se por cinco e 98% desse volume era produzido nos três estados da Região Sul e na década seguinte se consolidou como a principal cultura do agronegócio brasileiro.
Através do Acordo Sanitário e Fitossanitário, a OMC indica o Codex Alimentarius, a Organização Internacional de Epizootias e a Convenção Internacional de Plantas como organismos cujas normas, diretrizes e códigos que necessitam de justificativa científica, por terem sido estabelecidos de comum acordo entre os países membros da ONU.
No aspecto internacional, vários órgãos estão desenvolvendo critérios para a segurança dos alimentos e podem ser citados: CCA (Comissão do Codex Alimentarius) e OIE (Organização Internacional de Epizootias).
O CCA é um organismo misto, desvinculado da Organização Mundial da Saúde e pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), ambos pertencentes à ONU (Organização das Nações Unidas) que tem como objetivos principais a prevenção da saúde do consumidor e as práticas leais do comércio internacional de alimentos.
O impacto do efeito potencial das atividades da produção primária na segurança do alimento e na adequação para seu consumo é uma preocupação e responsabilidade constante, pois que devem atender as prerrogativas de segurança de alimentos exclusivamente para a população do próprio país.
A Organização Mundial do Comércio (OMC), através dos Acordos Sanitário e Fitossanitário e de Barreiras Técnicas ao Comércio (OMC), reconhece o direito e o dever dos países de cuidarem apenas da saúde humana do seu território.
Considere as afirmativas sobre os canais de comercialização, julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente:
( ) Conhecer e escolher o melhor canal para comercializar os produtos requer informações referentes ao custo de produção, a preços pagos pelos produtos, quantidade e época demandada, condições de pagamento, freqüência da entrega, tipo de embalagem e de transporte, etc.
( ) Canal de comercialização ou de distribuição, ou, ainda, de marketing, é, por sua vez, a sequência de etapas por onde passa o produto agrícola até chegar ao consumidor final, configurando a organização dos intermediários, cada qual desempenhando uma ou mais funções de comercialização, e o arranjo institucional que viabiliza as relações de mercado nas cadeias produtivas agroindustriais.
( ) Para qualquer mercadoria, pode-se falar em diferentes níveis de mercado, tais como tradings, atacadistas, varejistas, centrais de compra e distribuição e serviços de alimentação, transportadores, armazenadores e agroindústrias processadoras. Assim, no caso de produtos agropecuários, costuma-se referir ao mercado do produtor, mercado atacadista e mercado varejista.
( ) O mercado do produtor é aquele em que os produtores oferecem sua produção aos intermediários (atacadistas, varejistas e outros) em mercados localizados na região de produção (volumes médios e grandes).
( ) O mercado atacadista, refere-se ao segmento onde as transações (geralmente grandes volumes) têm lugar. Neste nível ocorre fundamentalmente transações entre intermediários (de atacadistas para varejistas). A presença de produtores é menor que nos mercados dos produtores (mas não menos importante), e, geralmente, não ocorre a presença de consumidores.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, V.
V, V, V, V, V.
Considere os itens abaixo sobre alimentos seguros e BPA escolha a alternativa correta.
De início, a incorporação destas técnicas e parâmetros das BPA através de procedimentos e práticas, podem necessitar de investimento financeiro. Com a sua consolidação, entretanto, o retorno do investimento é certo permitindo a diminuição de perda de produtos, o uso inteligente do solo e da água, a preservação do meio ambiente e a diminuição da força competitiva no comércio nacional e internacional.
Todo produtor responsável e consciente garante a ausência de fraude de seus produtos, ou seja, a ilegitimidade de sua origem, natureza e pureza.
Apenas a identidade é o objetivo de produtores conscientes, entretanto, a técnica de produção usada e os respectivos parâmetros de avaliação devem ser estruturados, visando à garantir a qualidade do produto.
A fraude econômica se refere à falsificações que lesam a economia e enganam o consumidor, como por exemplo, a presença de cascas e paus no café torrado e moído, semente de mamão misturado com pimenta-do-reino preta, hortaliças e outros produtos agrícolas cultivados por processo tradicional sendo vendidos como hidropônicos ou orgânicos.
Para o seu sucesso, um programa de segurança deve incluir a importância de contar com pessoal qualificado, monitorização efetiva dos registros de importância e da revisão e manutenção do programa de gerenciamento, para garantir que todos os componentes e elementos do programa de segurança estejam funcionando corretamente, independente da rastreabilidade de todos os níveis de distribuição.
Considere as afirmativas sobre os modais da logística do agronegócio, julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente:
( ) A palavra modal vem de modo, ou maneira de transportar cargas de um ponto a outro. Fisicamente, só podemos transportar cargas por meio de maneiras: via água (transporte aquaviário), via ar (transporte aéreo), via terra (transporte terrestre). Esses três grandes grupos subdividem-se em segmentos ou modais específicos.
( ) O transporte envolve a escolha de um conjunto de modais (tipos de transporte) e de diferentes rotas que buscam facilitar toda a logística de comercialização bem como a redução de custos para tornar o produto competitivo.
( ) O transporte por via aquática apresenta três tipos de navegação: Cabotagem – é realizada entre portos ou pontos do território nacional (até 12 milhas da costa); Interior – é realizada em hidrovias interiores em percurso nacional ou internacional; Longo Curso – realizada entre porto brasileiros e estrangeiros.
( ) Cerca de 13,9% do movimento de transporte hidroviário de cargas registrado no Brasil, divide-se entre os modais fluvial e marítimo. Existem 44 portos no território nacional sendo 6 na região norte, 13 na nordeste, 13 na sudeste, 10 na sul e 2 na centro-oeste.
( ) Atualmente há uma frota registrada de 172 navios, sendo 121 de cabotagem (que fazem a navegação entre portos brasileiros) e 51 navios de longo curso, que realizam viagens internacionais.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, V, V, F.
Considere as afirmativas sobre a soja brasileira e julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente:
( ) Com o total da produção quase atingindo 250 milhões de toneladas por ano, essa cultura vem ganhando grande importância no cenário mundial num momento em que o mercado mundial de alimentos tem ocupado o centro das atenções das discussões atuais, principalmente no que diz respeito aos riscos de uma crise de abastecimento global.
( ) A soja se configura hoje como uma das mais importantes commodities para a economia mundial, essa importância está ligada a produção de óleo e de farelo que são os principais subprodutos do processo de moagem do grão.
( ) O óleo, com participação de 30% da demanda mundial por soja e direcionado ao consumo humano enquanto o farelo que representa 69% dessa demanda e utilizado como um componente proteico em formulações de rações, sendo destinado ao consumo animal. Dentro desse contexto, a soja aparece com uma tendência de alta de produção nos países em desenvolvimento, no qual soma-se a isso as boas condições de demanda e preço do produto nos mercados internacionais.
( ) A partir dos anos 40 a soja adquiriu importância econômica e mereceu o primeiro registro estatístico nacional em 1941, com área cultivada de 640 ha, produção de 450t e rendimento de 700 kg/ha. Nesse mesmo ano instalou-se a primeira indústria processadora de soja do país (Santa Rosa, RS) e, em 1949, com produção de 25.000t, o Brasil figurou pela primeira vez como produtor de soja nas estatísticas internacionais.
( ) Foi a partir da década de 60 que a soja se estabeleceu como cultura economicamente importante para o Brasil. Nessa década, a sua produção multiplicou-se por cinco e 98% desse volume era produzido nos três estados da Região Sul e na década seguinte se consolidou como a principal cultura do agronegócio brasileiro.
V, F, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, F, F, V.
V, V, V, F, V.
V, V, V, V, V.
Considere os itens abaixo sobre alimentos seguros e BPA escolha a alternativa correta.
De início, a incorporação destas técnicas e parâmetros das BPA através de procedimentos e práticas, podem necessitar de investimento financeiro. Com a sua consolidação, entretanto, o retorno do investimento é certo permitindo a diminuição de perda de produtos, o uso inteligente do solo e da água, a preservação do meio ambiente e a diminuição da força competitiva no comércio nacional e internacional.
Todo produtor responsável e consciente garante a ausência de fraude de seus produtos, ou seja, a ilegitimidade de sua origem, natureza e pureza.
Apenas a identidade é o objetivo de produtores conscientes, entretanto, a técnica de produção usada e os respectivos parâmetros de avaliação devem ser estruturados, visando à garantir a qualidade do produto.
A fraude econômica se refere à falsificações que lesam a economia e enganam o consumidor, como por exemplo, a presença de cascas e paus no café torrado e moído, semente de mamão misturado com pimenta-do-reino preta, hortaliças e outros produtos agrícolas cultivados por processo tradicional sendo vendidos como hidropônicos ou orgânicos.
Para o seu sucesso, um programa de segurança deve incluir a importância de contar com pessoal qualificado, monitorização efetiva dos registros de importância e da revisão e manutenção do programa de gerenciamento, para garantir que todos os componentes e elementos do programa de segurança estejam funcionando corretamente, independente da rastreabilidade de todos os níveis de distribuição.
Considere as afirmativas sobre os modais da logística do agronegócio, julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente:
( ) A palavra modal vem de modo, ou maneira de transportar cargas de um ponto a outro. Fisicamente, só podemos transportar cargas por meio de maneiras: via água (transporte aquaviário), via ar (transporte aéreo), via terra (transporte terrestre). Esses três grandes grupos subdividem-se em segmentos ou modais específicos.
( ) O transporte envolve a escolha de um conjunto de modais (tipos de transporte) e de diferentes rotas que buscam facilitar toda a logística de comercialização bem como a redução de custos para tornar o produto competitivo.
( ) O transporte por via aquática apresenta três tipos de navegação: Cabotagem – é realizada entre portos ou pontos do território nacional (até 12 milhas da costa); Interior – é realizada em hidrovias interiores em percurso nacional ou internacional; Longo Curso – realizada entre porto brasileiros e estrangeiros.
( ) Cerca de 13,9% do movimento de transporte hidroviário de cargas registrado no Brasil, divide-se entre os modais fluvial e marítimo. Existem 44 portos no território nacional sendo 6 na região norte, 13 na nordeste, 13 na sudeste, 10 na sul e 2 na centro-oeste.
( ) Atualmente há uma frota registrada de 172 navios, sendo 121 de cabotagem (que fazem a navegação entre portos brasileiros) e 51 navios de longo curso, que realizam viagens internacionais.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, V, V, F.
Considere as afirmativas sobre a soja brasileira e julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente:
( ) Com o total da produção quase atingindo 250 milhões de toneladas por ano, essa cultura vem ganhando grande importância no cenário mundial num momento em que o mercado mundial de alimentos tem ocupado o centro das atenções das discussões atuais, principalmente no que diz respeito aos riscos de uma crise de abastecimento global.
( ) A soja se configura hoje como uma das mais importantes commodities para a economia mundial, essa importância está ligada a produção de óleo e de farelo que são os principais subprodutos do processo de moagem do grão.
( ) O óleo, com participação de 30% da demanda mundial por soja e direcionado ao consumo humano enquanto o farelo que representa 69% dessa demanda e utilizado como um componente proteico em formulações de rações, sendo destinado ao consumo animal. Dentro desse contexto, a soja aparece com uma tendência de alta de produção nos países em desenvolvimento, no qual soma-se a isso as boas condições de demanda e preço do produto nos mercados internacionais.
( ) A partir dos anos 40 a soja adquiriu importância econômica e mereceu o primeiro registro estatístico nacional em 1941, com área cultivada de 640 ha, produção de 450t e rendimento de 700 kg/ha. Nesse mesmo ano instalou-se a primeira indústria processadora de soja do país (Santa Rosa, RS) e, em 1949, com produção de 25.000t, o Brasil figurou pela primeira vez como produtor de soja nas estatísticas internacionais.
( ) Foi a partir da década de 60 que a soja se estabeleceu como cultura economicamente importante para o Brasil. Nessa década, a sua produção multiplicou-se por cinco e 98% desse volume era produzido nos três estados da Região Sul e na década seguinte se consolidou como a principal cultura do agronegócio brasileiro.
De início, a incorporação destas técnicas e parâmetros das BPA através de procedimentos e práticas, podem necessitar de investimento financeiro. Com a sua consolidação, entretanto, o retorno do investimento é certo permitindo a diminuição de perda de produtos, o uso inteligente do solo e da água, a preservação do meio ambiente e a diminuição da força competitiva no comércio nacional e internacional.
Todo produtor responsável e consciente garante a ausência de fraude de seus produtos, ou seja, a ilegitimidade de sua origem, natureza e pureza.
Apenas a identidade é o objetivo de produtores conscientes, entretanto, a técnica de produção usada e os respectivos parâmetros de avaliação devem ser estruturados, visando à garantir a qualidade do produto.
A fraude econômica se refere à falsificações que lesam a economia e enganam o consumidor, como por exemplo, a presença de cascas e paus no café torrado e moído, semente de mamão misturado com pimenta-do-reino preta, hortaliças e outros produtos agrícolas cultivados por processo tradicional sendo vendidos como hidropônicos ou orgânicos.
Para o seu sucesso, um programa de segurança deve incluir a importância de contar com pessoal qualificado, monitorização efetiva dos registros de importância e da revisão e manutenção do programa de gerenciamento, para garantir que todos os componentes e elementos do programa de segurança estejam funcionando corretamente, independente da rastreabilidade de todos os níveis de distribuição.
Considere as afirmativas sobre os modais da logística do agronegócio, julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente:
( ) A palavra modal vem de modo, ou maneira de transportar cargas de um ponto a outro. Fisicamente, só podemos transportar cargas por meio de maneiras: via água (transporte aquaviário), via ar (transporte aéreo), via terra (transporte terrestre). Esses três grandes grupos subdividem-se em segmentos ou modais específicos.
( ) O transporte envolve a escolha de um conjunto de modais (tipos de transporte) e de diferentes rotas que buscam facilitar toda a logística de comercialização bem como a redução de custos para tornar o produto competitivo.
( ) O transporte por via aquática apresenta três tipos de navegação: Cabotagem – é realizada entre portos ou pontos do território nacional (até 12 milhas da costa); Interior – é realizada em hidrovias interiores em percurso nacional ou internacional; Longo Curso – realizada entre porto brasileiros e estrangeiros.
( ) Cerca de 13,9% do movimento de transporte hidroviário de cargas registrado no Brasil, divide-se entre os modais fluvial e marítimo. Existem 44 portos no território nacional sendo 6 na região norte, 13 na nordeste, 13 na sudeste, 10 na sul e 2 na centro-oeste.
( ) Atualmente há uma frota registrada de 172 navios, sendo 121 de cabotagem (que fazem a navegação entre portos brasileiros) e 51 navios de longo curso, que realizam viagens internacionais.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, V, V, F.
Considere as afirmativas sobre a soja brasileira e julgue-as em verdadeiras ou falsas e escolha a alternativa correspondente:
( ) Com o total da produção quase atingindo 250 milhões de toneladas por ano, essa cultura vem ganhando grande importância no cenário mundial num momento em que o mercado mundial de alimentos tem ocupado o centro das atenções das discussões atuais, principalmente no que diz respeito aos riscos de uma crise de abastecimento global.
( ) A soja se configura hoje como uma das mais importantes commodities para a economia mundial, essa importância está ligada a produção de óleo e de farelo que são os principais subprodutos do processo de moagem do grão.
( ) O óleo, com participação de 30% da demanda mundial por soja e direcionado ao consumo humano enquanto o farelo que representa 69% dessa demanda e utilizado como um componente proteico em formulações de rações, sendo destinado ao consumo animal. Dentro desse contexto, a soja aparece com uma tendência de alta de produção nos países em desenvolvimento, no qual soma-se a isso as boas condições de demanda e preço do produto nos mercados internacionais.
( ) A partir dos anos 40 a soja adquiriu importância econômica e mereceu o primeiro registro estatístico nacional em 1941, com área cultivada de 640 ha, produção de 450t e rendimento de 700 kg/ha. Nesse mesmo ano instalou-se a primeira indústria processadora de soja do país (Santa Rosa, RS) e, em 1949, com produção de 25.000t, o Brasil figurou pela primeira vez como produtor de soja nas estatísticas internacionais.
( ) Foi a partir da década de 60 que a soja se estabeleceu como cultura economicamente importante para o Brasil. Nessa década, a sua produção multiplicou-se por cinco e 98% desse volume era produzido nos três estados da Região Sul e na década seguinte se consolidou como a principal cultura do agronegócio brasileiro.
V, V, V, V, V.
V, V, V, F, F.
V, V, V, F, V.
V, F, V, V, V.
V, V, V, V, F.