COMPETÊNCIA E HABILIDADES NAS ORGANIZAÇÕES


Com base na leitura do capítulo “Gestão de pessoas e a base do modelo de competência”. Explique quais as finalidades na gestão de pessoas por competências dos recursos humanos como centro dos resultados.   Analise as afirmativas a seguir.   I)     Os recursos humanos devem ser apoiados num sistema de gestão efetiva que vise gerar resultados, II)    Os recursos humanos devem promover retornos acima da média para organizações, com a necessária integração de suas funções. III)  Os recursos humanos devem ter a capacidade de atrair, desenvolver e reter pessoas talentosas. IV) Todas as funções apresentadas nas afirmativas acima são fatores determinantes para quantificar o desempenho empresarial.   Assinale a alternativa correta. 

IV, apenas.
III e IV. 
I, apenas.
I e II.
I, II, III e IV. 
Com base na leitura do capítulo “Gestão de pessoas e a base do modelo de competência”. Quanto ao desenvolvimento que envolve as pessoas e as organizações, de acordo com Dutra (2004) qual é o atual contexto.   Assinale a alternativa correta.  

De perspectivas quanto as propostas estratégicas de desenvolvimento das organizações, por meio dos recursos humanos e da valorização das pessoas.
De propostas estratégicas para implantação, modelagem, implementação e sistematização da gestão por competências, do conhecimento, da sua manutenção no mercado globalizado.
De perspectivas de desenvolvimento das organizações no mercado por representar a valorização das pessoas pela concorrência globalizada e das competências individuais.
De preocupação das organizações quanto ao desenvolvimento que envolve as pessoas e as empresas. Onde se faz presente a complexidade, carreira e competência. 
De preocupação das organizações quanto ao desenvolvimento da integração de valor a trajetória profissional, ou seja, conhecimentos, habilidades e atitudes. 
De acordo com o capítulo “Gestão de pessoas e a base do modelo de competência”. A gestão de pessoas envolve a compreensão do comportamento, que pode dentre os diversos fatores ser influenciada pela motivação, quanto a essa afirmativa, a motivação de cada pessoa depende da: Assinale a alternativa correta. 

Interpretação aos estímulos (sensoriais e extra-sensoriais), as demandas, a inteligência e a neutralidade das finalidades.
Interpretação aos estímulos motores, racionais, cognitivos, emocionais de ações concretas na subjetividade desses elementos.
Interpretação aos estímulos financeiros, de estabilidade nas ações e aos objetivos unificado de seus agentes.
Interpretação aos estímulos (externos e internos), as necessidades, a cognição e aos objetivos.
Interpretação aos estímulos motivacionais, de estudo, benefícios, salário e conservadorismo das ações.

De acordo com o capítulo “Gestão de pessoas e a base do modelo de competência”.  Conforme assinala Dutra (2009) a gestão de pessoas e organização, deve se apoiar em eixos de desenvolvimento que atenda as expectativas pessoais e empresariais. Segundo o autor citado, quais seriam esses eixos?

Analise as afirmativas a seguir.

I) Planejamento e organização, Comunicação e Relacionamento Interpessoal.

II) Implementação e organização, Tecnologia e Relacionamento em grupo.

III) Planejamento e interação, Comunicação e Relacionamento extra-institucional.

Assinale a alternativa correta. 


I, apenas. 


II e III, apenas.


III, apenas. 


I e II, apenas. 


I, II e III.

Conforme trata o capítulo “Banco de identificação de talentos e domínio de competências”. Quais fatores devem ser considerados para a formação do banco de talentos e a identificação de potenciais.

Analise as afirmativas a seguir.

I) Disponibilidade de ações e tarefas inerentes ao desenvolvimento continuado

II) Número de Colaboradores, urgência e necessidade de organização;

III) Disponibilidade financeira, capacidade técnica da equipe de perfis;

Assinale a alternativa correta. 


I, apenas.


II e III, apenas.


I, II e III.


III, apenas.


II, apenas.

Conforme trata o capítulo “Mapeamento e desdobramentos da gestão por competências”. Os avanços das diferenças entre as competências, também, conhecidas com GAP podem:

Analise as afirmativas a seguir.

I) Pode afetar os resultados da empresa, que necessita se atualizar frente ao mercado.

II) As competências primárias podem se tornar obsoletas. E as novas muito necessária para atender as mudanças do mercado. 

III) Deixar as competências em níveis iguais, devido a complexidade do mercado. 

Assinale a alternativa correta. 


I, apenas. 


I e III, apenas. 


I e II, apenas. 


II, apenas. 


III, apenas.

Com base no capítulo “Mapeamento e desdobramentos da gestão por competências”. De acordo com Gramigna (2007), algumas competências de suporte devem ser utilizadas na fase do mapeamento, algumas são as capacidades de:

Analise as afirmativas a seguir.

I) Competitividade, iniciativa, autoritarismo, introspecção, visão pulverizada, empreendedorismo, liderança, conhecimento, gestão de decisão, relacionamento interpessoal.

II) Autodesenvolvimento, gestão do conhecimento, adaptação, flexibilidade, empreendedorismo, capacidade de negociação, comunicação e interação, tomada de decisão, liderança e visão sistêmica.

III) Criatividade e inovação, cultura da qualidade, motivação e energia para o trabalho, orientação para os resultados, planejamento e organização, relacionamento interpessoal e trabalho em equipe.

Assinale a alternativa correta. 


II e III, apenas. 


III, apenas.


II, apenas.


I, II e III.


I e III, apenas.

Conforme com o estudo do capítulo “Modelo de gestão de pessoas por competências”. Sabe se que o mapa de poder te uma importância dentro das organizações, especificamente aqui ao se trata da implementação da gestão de pessoas por competências. Leia o trecho do texto a seguir. 

 

De acordo com Ruas, Antonello e Boff (2005, p. 35), a construção de noção de competência tem como “[...] a crescente instabilidade da atividade econômica, a baixa previsibilidade da relação das empresas com seus mercados e clientes e pela intensificação de estratégias de customização. Com isso, os processos de previsão tendem a ser mais [...] " :

 

Analise as afirmativas a seguir.

 

I -   focados naquilo que deve ser obtido com o trabalho (seu resultado) do que a forma como deve ser (processo).

II -  especialmente no setor de serviços, atividade econômica, predominante no contexto atual, de negócios.

III – com o foco cada vez mais dirigido para os resultados e para as responsabilidade do que para a tarefa. 

 

Assinale a alternativa correta.

 


II, apenas. 


III, apenas.


I, II e III.


I e II, apenas. 


I, apenas. 

De acordo com o capítulo “Modelo de Gestão de Pessoas por Competências”.  Em relação a citação de Ruas, Antonello e Boff (2005, p.35), a racionalidade da administração científica deixou de existir na atualidade. Com isso as organizações buscam:

Analise as afirmativas a seguir.

I) Pessoas que contribuam com seu conhecimento para o processo;

II) Pessoas com conhecimento que possam ser potencializados;

III) Pessoas com conhecimento dispostas a buscar benefícios para si e a empresa.

Assinale a alternativa correta. 


II apenas. 


I e II, apenas.


III apenas. 


II e III, apenas.


I, II e III. 

De acordo com o capítulo “Modelo de Gestão de Pessoas por Competências”.  Um dos questionamentos feitos pelos gestores refere-se ao desenvolvimento das competências dentro de uma organização. Nesse sentido, segundo Fleury (1994) destaca que:

Analise as afirmativas a seguir.

I – Para esse desenvolvimento de competências deve se considerar as aprendizagens individuais, as individuais para em grupos, e as em grupos para as organizações.

II -   A aprendizagem pode ser considerada um processo de constante mudança que pode ou não se manifestar no comportamento das pessoas.

III - Alguns modelos de aprendizagens são considerados na observação e mensuração dos comportamentos.

Assinale a alternativa correta. 


III, apenas.


II e III, apenas.


II, apenas. 


I, II e III.


I, apenas.

Páginas: 123456