COLONIZAÇÃO E EMANCIPAÇÃO DAS AMÉRICAS


A falta de organização política nos primeiros anos pós-independência levou ao surgimento de uma política caudilhista, na maioria dos países latino-americanos. Sobre o caudilhismo, analise as afirmações a seguir:

 

I - Foi um fenômeno político próprio da América Latina no século XIX, após as independências.
II - Relacionava-se com as dificuldades de consolidação dos Estado Nacionais na América Latina.
III - Teve como principal objetivo a defesa de um Estado unificado e com forte poder central.
IV - Teve expressiva presença em países de tradição militarista como México, Argentina e Paraguai.

 

É correto o que se afirma em:

 


II e IV, apenas.


I, II e IV, apenas.


III e IV, apenas.


I, II, III e IV.


I e II, apenas.

Leia com atenção:

 

“Em nome de Deus (...) Nós (...) tornamos presentes (...) a nossa intenção de tudo ajustar e combinar em boa união, irmanados em uma corporação civil política, para nossa melhor organização (...) e em virtude de que serão estipuladas, constituídas e fixadas leis justas e imparciais (...)”. (Trechos do Pacto do Mayflower, de 21 de novembro de 1620, MORRIS, R. B., p.12).

 

No Pacto do Mayflower, assinado pelos puritanos antes de desembarcar na Terra Nova, fica explícito a vontade de autogoverno e independência em relação à Inglaterra, diferentemente das colônias ibéricas, que foram submetidas ao pacto colonial. Sobre a montagem do sistema administrativo das colônias inglesas do Norte, analise as afirmativas a seguir:

 

I - O desenvolvimento do autogoverno foi favorecido pela falta de influência controladora do governo inglês nas colônias.

II - As assembleias asseguravam os interesses da metrópole inglesa na administração colonial e dispunha de amplos poderes.

III - Embora autônomas, cada colônia possuía um governador que deveria ser escolhido obrigatoriamente pela Coroa inglesa.

IV - As assembleias eram eleitas pelos homens livres, proprietários de terras, colonos que possuíam rendas ou pertenciam a determinada religião.

 

É CORRETO apenas o que se afirma em:

 


I e IV.


I, II e III.


II, III e IV.


I, III e IV.


II e IV.

O sistema colonial implantado pela Espanha, na América, apresentava características gerais que se enquadravam no conjunto das transformações que se operavam na época. A respeito dessas características, analise as afirmativas a seguir:


I - O exclusivismo metropolitano permitia que a metrópole vendesse caro seus produtos manufaturados às colônias e ao mesmo tempo comprasse barato dessas últimas suas exportações.
II - Toda a organização da sociedade colonial era concebida a partir do autoritarismo monárquico da Coroa espanhola, através dos seus representantes, das leis e das instituições.
III - Para efetivar a colonização foram instituídos privilégios e proibições econômicas à metrópole, que visavam preservar todas as riquezas para uso exclusivo das colônias.
IV - A combinação de autoritarismo e monopólio comercial resultou num sistema extremamente coercitivo que empobreceu a metrópole e beneficiou as colônias.


As afirmativas corretas estão contidas em:

 


I e II, apenas.


I, II, III e IV.


II e III, apenas.


III e IV, apenas.


I, II e IV, apenas.

Leia com atenção:

 

“A terra queimará e haverá grandes círculos brancos no céu. A amargura surgirá e a abundância desaparecerá. Será o tempo da dor, das lágrimas e da miséria. É o que está por vir”. (Profecia Maia)

 

O texto aborda uma profecia maia, que foi cumprida pelos conquistadores espanhois, ao dominarem os povos indígenas. Esse domínio se deu, principalmente, por meio:

 

I – das epidemias, transmitidas pelos europeus aos indígenas.

II – da utilização da espada e do cavalo, demonstrando a superioridade bélica dos espanhóis.

III – da cruz, representando o trabalho de evangelização e consequentemente dominação do indígena.

IV – da fome, causada pela destruição das colheitas de milho e cacau para se comercializar a cana-de-açúcar.

 

As afirmativas corretas estão contidas em:

 


I, II e III, apenas.


I, III e IV, apenas.


I, II, III e IV.


II e III, apenas.


III e IV, apenas.

Leia com atenção a citação a seguir:

"Sem colonização não há uma boa conquista e, se a terra não é conquistada, as pessoas não serão convertidas. Portanto, o lema do conquistador deve ser colonizar." (GÓMARA, Francisco López de, 1852. apud BETHEL, 1988. p.135.)


Com base nas palavras do cronista e nos estudos sobre a conquista da América Espanhola, analise as afirmativas a seguir:

 

I - A superioridade numérica de armamentos e a experiência bélica dos espanhóis permitiram uma conquista pacífica e sem traumas para os povos nativos.

II - A colonização da América iniciou com uma ação militar e teve sequência com a conquista espiritual dos nativos e a dominação dos territórios.

III - A "boa conquista" limitava-se a assaltar, saquear e tomar posse das riquezas encontradas, como ouro, prata e pedras preciosas.

 

É CORRETO o que se afirma em:

 


I, II e III.


II e III, apenas.


II, apenas.


I e II, apenas.


III, apenas.

O processo de independência das Treze Colônias Inglesas da América do Norte, que deu origem aos Estados Unidos da América, articulou-se à outras questões em curso na Europa ocidental, na segunda metade do século XVIII. Entre tais questões estão:

 

I - A difusão das idéias liberais, ligadas ao Iluminismo, hostis à exploração exercidas pelas metrópoles sobre suas colônias.

II - A ampla divulgação das idéias fisiocratas, favoráveis às restrições impostas pelas autoridades inglesas e à autonomia político-administrativa das Treze Colônias.

III - O desenvolvimento acelerado do capitalismo na Inglaterra, favorecendo os segmentos políticos e sociais contrários ao protecionismo mercantilista.

IV - O conflito colonial e comercial entre a França e a Inglaterra, que influenciou economicamente em suas respectivas colônias na América do Norte.

 

As afirmativas CORRETAS estão contidas em:

 


I, III e IV, apenas.


I, II, III e IV.


I e II, apenas.


I e IV, apenas.


II e III, apenas.

No século XIX, após a emancipação da América Espanhola, surgiram diferentes manifestações de ideais pan-americanos, que se evidenciaram a partir de projetos formulados por representantes das elites sociais. Pode-se afirmar que o surgimento de um ideal pan-americano na América, nesse contexto, estava ligado à/ao:

 


Expansão do ideário liberal, monopólio comercial e integração dos países caudilhistas em uma só nação.


Necessidade de defesa contra a ameaças externas, visando preservar a independência e estimular o inter-relacionamento entre os países.


Organização das lutas pela independência após retomada do trono espanhol por Fernando VII.


Estabelecimento de uma política mercantilista, tendo em vista as realidades distintas dos países independentes.


Apoio da Inglaterra para a formação de um Tratado de União das Américas contra a reconquista espanhola.

Analise cada uma das afirmações a seguir e a relação estabelecida entre elas:


Se compararmos a influência da Inglaterra e a dos Estados Unidos, na América Latina, ao longo do século XIX, chegamos à conclusão que a influência inglesa foi mais efetiva.

 

PORQUE


O que a Inglaterra desejava era assumir a política dos novos países latino-americanos, buscando o apoio da aristocracia local para implantar um sistema neocolonial.


Assinale a opção correta acerca dessas afirmações:

 


As duas afirmações são verdadeiras, sendo a segunda uma justificativa correta da primeira.


As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.


As duas afirmações são falsas.


A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.

Sobre a presença da Igreja Católica na América espanhola, analise as afirmativas a seguir:


I - O Catolicismo era a religião oficial da Espanha, sendo o seu discurso, também o discurso oficial, considerando-se a si próprio superior a todos os outros.
II - Devida à intensa atuação do clero secular na conversão dos nativos a relação entre a Igreja e a Coroa espanhola era caracterizada pela instituição de um Estado secular.
III - A presença, em grande número, de eclesiásticos junto aos conquistadores foi suficiente para dar a legitimidade ideológica que os conquistadores precisavam.
IV - A organização eclesiástica presente na América Espanhola era bem diversificada, composta de arcebispados, bispados, membros do alto clero, padres seculares, membros de ordens mendicantes.
 

É correto apenas o que se afirma em:


I e IV.


II e III.


I, II e III.


II, III e IV.


I, III e IV.

Leia com atenção a declaração do presidente norte-americano Abraham Lincoln, em 1858:

 

“Uma casa dividida contra si mesma não subsistirá. Acredito que esse governo, meio escravista e meio livre, não poderá durar para sempre. Não espero que a União se dissolva; não espero que a casa caia. Mas espero que deixe de ser dividida. Ela se transformará só numa coisa ou só na outra.”

 

Considerando o contexto político dos EUA no século XIX, podemos afirmar que a declaração de Lincoln expressa:

 


sua posição política autoritária à frente do governo.


uma proposta para abolir a escravidão.


os interesses dos representantes do sul dos EUA.


sua preocupação com uma possível guerra civil.


a declaração nortista para o fim da guerra civil.

Páginas: 1234567