COLONIZAÇÃO E EMANCIPAÇÃO DAS AMÉRICAS


Leia com atenção o fragmento a seguir:

 

Quando no curso dos acontecimentos humanos, se torna necessário para um povo dissolver os grupos políticos que os têm unidos, uns aos outros, e para assegurar entre os poderes da terra a posição separada e igualitária com que as Leis da Natureza e a Natureza Divina os capacita, o respeito às opiniões dos homens exige que sejam declaradas as causas que os levam a tal separação. (Trecho da Declaração de Independência dos EUA).

 

Em 1776, o processo de separação das Treze Colônias em relação à metrópole inglesa era irreversível. Um comitê liderado por Thomas Jefferson elaborou o documento de independência da nova nação, que se tornou um dos principais documentos da formação dos Estados Unidos da América.

Sobre a importância da Declaração de Independência dos Estados Unidos para o contexto da época, assinale a alternativa correta:




  • A declaração anunciava o nascimento de uma nova nação, estabelecia a liberdade individual e os direitos do Estado, tornando-se um manifesto geral.

  • A Declaração de Independência enunciou uma filosofia política cuja essência é a ideia de igualdade popular.

  • A Declaração evidenciou uma intransigente defesa da intervenção do Estado nas atividades econômicas, visando controlar os abusos da burguesia.

  • O documento revolucionou a nova política do país ao traçar o desenvolvimento da sociedade de classes até o início do capitalismo industrial.

  • Com a Declaração de Independência, os EUA colocaram em prática uma política imperialista, impondo seus interesses econômicos às demais nações do continente americano.