CLIMATOLOGIA


Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Os múltiplos fatores climáticos”. Durante a etapa você aprendeu que o termo ‘radiação’ corresponde à forma como o calor do Sol chega ao nosso planeta. Sabe-se que existem três formas de propagação do calor: condução; convecção; e radiação. Sobre a temática, associe as colunas.   Fenômeno Como ocorre A. Condução (    ) O calor se propaga no espaço, sem necessidade de matéria. B. Convecção (    ) O calor propaga-se pelo objeto, por meio do choque entre as moléculas. Os sólidos são melhores condutores do que os líquidos e gases. C. Radiação (   ) A transmissão de calor é acompanhada por transporte de massa. Esse fenômeno pode ocorrer em líquidos e gases, onde há ascensão de partículas.   A sequência que preenche corretamente as lacunas da direita está em:

ACB
CAB
BCA
CBA
ABC

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “as formações climáticas, do global ao local”.

 

A Terra, formada por acresção planetária há cerca de 4,5 bilhões de anos, tem sua história marcada por grandes eventos de transformação da sua configuração, além de mudanças climáticas e grandes extinções de espécies. De acordo com nossos estudos sobre a história e a atual configuração do planeta Terra, assinale a alternativa CORRETA:

 


Os principais agentes de transformação da configuração atual dos contornos dos continentes são, sem dúvida, os seres humanos.


O continente que uniu todos os atuais continentes no passado era denominado Gondwana. Não é possível que ele volte a existir.


Pangeia era o nome de um supercontinente que unia a atual África, América do Sul, Antártida e Oceania.  


Há cerca de duzentos e vinte e cinco milhões de anos o supercontinente Pangeia se dividiu em dois, formando os antigos continentes Laurásia e Gondwana.


Desde cerca de sessenta milhões de anos o continente apresenta uma configuração estática, estando os continentes imóveis.

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “os fenômenos climáticos El Niño e La Niña”.

Conforme seus estudos e conhecimentos a respeito dos fenômenos climáticos El Niño e La Niña, leia as afirmações abaixo, julgue-as e, em seguida, assinale a opção que indique as afirmativas CORRETAS:

I) Enquanto o El Niño se forma quando cessa a ação dos ventos alísios, o La Niña se forma exatamente pelo aumento da intensidade destes ventos.

II) Durante a atuação do fenômeno climático La Niña, os ventos se tornam mais intensos no Pacífico Equatorial Oriental, bem como a ressurgência. Desta forma, há mais nutrientes vindos das profundezas para a superfície do Oceano.

III) A ressurgência, consequência da circulação das correntes marítimas, faz da costa Oeste da América do Sul uma das regiões mais piscosas do mundo.

IV) Quando os ventos alísios aumentam de intensidade, as águas mais quentes (superfície) ficam represadas mais a oeste do que o normal. Em anos de La Niña, portanto, chove mais no Índico e oeste do Pacífico.

V) Em anos de El Niño há rentabilidade na pesca dos peruanos, devido às consequências do fenômeno da ressurgência.

Pode-se afirmar que estão CORRETAS as alternativas:


I, III, IV e V.


I, II, III e V.


II, III e IV.


I, II, III e IV.


II, III e V.

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “formação e dinâmica do sistema atmosférico terrestre”.

 

Um dos problemas ambientais mais comuns que ocorrem nas cidades, especialmente as maiores e mais industrializadas, é a inversão térmica.

 

“A inversão térmica é um fenômeno atmosférico muito comum nos centros urbanos industrializados. Os poluentes retidos nas camadas da atmosfera próximas à superfície provocam doenças respiratórias e irritações nos olhos”. (http://www.brasilescola.com/geografia/inversao-termica.htm, acesso em Jun 2016)


O fenômeno inversão térmica ocorre quando:




O gradiente de temperatura é invertido. 


A temperatura do ar se torna homogênia.


O ar aquecido das cidades fica retido próximo à superfície. 


A quantidade de oxigênio do ar diminui. 


A convecção força as camadas poluídas a circularem.

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Os múltiplos fatores climáticos”.

As modificações climáticas urbanas e suas consequências afetam seriamente a qualidade de vida nas cidades. A derivação nos atributos climáticos locais faz com que a configuração da cidade se aproxime do caos, muitas vezes. Sobre a urbanização como fator climático, assinale o que for correto:

I)             Os elementos que tem origem nas áreas produtoras e vão para as áreas consumidoras urbanas, em sua maioria não têm retorno, acumulando-se na cidade em forma de poluentes, excesso de energia e geração de entropia.

II)            As alterações climáticas dos centros urbanos estão associadas ao revestimento natural preservado, que reduz o albedo pela capacidade de absorção da radiação solar e controla a temperatura média diária.

III)           As influências urbanas no clima podem ser resumidas em três categorias principais, a saber, modificação da composição do ar, alteração do equilíbrio térmico e alteração no balanço hídrico.

IV)          As catástrofes ambientais da atualidade tendem a não mais ocorrer nos próximos anos, já que o tempo e o clima tendem a se adaptar conforme os ambientes, passando de um período de turbulência à uma fase de calmaria.

V)           Não há dúvidas de que as relações humanas com seu ambiente se tornaram mais complexas após a criação dos aglomerados urbanos, com o crescimento e intensificação do metabolismo desses novos ambientes.

Estão corretas as assertivas:


II, III e IV.


III, IV e V.


I, II e III.


II, IV e V.


I, III e V.

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “as formações climáticas, do global ao local”.

Massas de ar são grandes porções de ar atmosférico individualizadas por suas características de pressão, temperatura e umidade. Tais características se associam às localidades de origem das massas de ar, que vão sofrendo modificações conforme seu deslocamento. De acordo com nossos estudos e seus conhecimentos acerca do assunto, leia e julgue as assertivas abaixo, assinalando a que estiver CORRETA: 


Frentes são as dianteiras das massas de ar quentes úmidas que se formam sobre o Amazonas e se deslocam em direção ao Sul do país. 


As massas de ar polares são sempre muito úmidas, pois é o gelo derretido que sustenta as características do ar que se estabelece sobre os polos. 


As massas de ar, via de regra, se deslocam de uma zona de alta pressão para uma de baixa pressão, onde a tendência é que o ar suba para camadas mais altas da atmosfera. 


Uma massa de ar considerada úmida se forma apenas sobre os continentes, em regiões bastante drenadas, como é o caso da depressão do Chaco.


As massas de ar secas se formam, invariavelmente, sobre regiões de grandes bacias hidrográficas e mares, onde chove muito, deixando o ar seco. 

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “os fenômenos climáticos El Niño e La Niña”.

Vimos em nossos estudos que o clima estabelece relação direta com as atividades humanas, como a agropecuária e mesmo as atividades urbanas (industriais comerciais e de serviços). Com base nesse assunto assinale dentre as alternativas a seguir aquela que estiver correta:


Deslizamentos de terras, comuns em encostas de morros, são muito comuns em áreas rurais, embora raramente ocorrem em áreas urbanas.


O principal objetivo da humanidade ao estudar os fenômenos climáticos é planejar suas atividades visando à minimização de prejuízos econômicos.


Pesquisas concluem que o clima atual, se comparado ao clima do início do século XX, conserva a mesma estabilidade.


O Brasil não enfrenta problemas decorrentes de instabilidade climática, o que facilita a execução de atividades agropecuárias.


Em regiões do globo atingidas pelas catástrofes ligadas às alterações climáticas as populações periféricas são as menos afetadas.

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “as formações climáticas, do global ao local”.

A radiação solar varia espacial e temporalmente. Desta forma, ao longo do planeta, varia com a latitude, especialmente, mas também de acordo com a altitude e o material que recobre a superfície (se vegetação, geleira, construções, etc.). Em relação ao tempo, como a Terra apresenta movimento anual em torno do Sol, em função de sua inclinação, a radiação que incide em determinada região não será a mesma ao longo de todo o ano. 

De acordo com nossos estudos sobre variação espacial e temporal da radiação solar, analise as assertivas abaixo e julgue-as como verdadeiras e falsas:

(  ) Cada estação do ano apresenta características diferentes no que se refere ao tempo atmosférico. Isso acontece graças à variação de energia solar incidente em cada uma das estações.

(  )  Existem dois dias do ano em que a Terra recebe igual insolação. Estes momentos são denominados equinócios, e acontecem no outono e na primavera.

(  ) A região da linha do Equador é a que recebe insolação com maiores flutuações ao longo do ano. Isso acontece em função da grande variação na duração dos dias e das noites.

(  ) Considerando os polos Norte e Sul é correto afirmar que tratam-se das duas localidades da Terra onde há maior insolação durante os verões dos Hemisfério Norte e Sul, respectivamente.

(  ) O dia do ano em que o Hemisfério Sul recebe maior insolação é denominado solstício de verão e ocorre no mês de dezembro, quando inicia o inverno para o Hemisfério Norte. 

A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:


VVFFV


FVVFV


VFFFV


FFVVF


VVFFF

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “as formações climáticas, do global ao local”.

Tempo e clima apresentam definições diferenciadas. Conforme seus conhecimentos, preencha os parênteses com T, se o exemplo se referir a características de tempo e C, caso refira-se a clima.

(  ) Há dois dias Porto Alegre registra temperatura de 10 graus acima da média.

(  ) Regiões da Europa enfrentavam temperaturas elevadas nesta sexta-feira, e a onda de calor castigava países como Itália e Rússia.

( ) Presente, principalmente, no sertão nordestino, o semiárido caracteriza-se pela baixa umidade e pouquíssima quantidade de chuvas.

( ) Pela primeira vez no ano nevou em Cambará do Sul, na região serrana do Rio Grande do Sul, pouco depois das 23h desta segunda-feira.

( ) No sul dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, e na Região Sul, os verões são quentes e úmidos e os invernos frios e secos.

A sequência que preenche corretamente as lacunas é:


TCTTC


CCCTC


TTCCC


TTCTT


TTCTC

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “os fenômenos climáticos El Niño e La Niña”.

Vimos em nossos estudos que massas de ar são porções atmosféricas com características de pressão e umidades definidas de acordo com a região onde se originam. De acordo com seus conhecimentos sobre o assunto, analise as assertivas a seguir e veja quais estão corretas:

1.            A massa tropical atlântica atinge o Brasil, partindo do Oceano para o continente.

2.            A massa equatorial do Pacífico é responsável pelo regime de chuvas do Nordeste.

3.            A massa equatorial atlântica distribui umidade ao longo da Cordilheira dos Andes.

4.            A massa equatorial continental tem centro de origem sobre a Amazônia.

5.            O El Niño e a La Niña alteram o funcionamento habitual das massas de ar.

Estão corretas as frases:


1, 4 e 5.


1, 2 e 4.


2,3 e 4.


3, 4 e 5.


2, 4 e 5.

Páginas: 123456