CLIMATOLOGIA


Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “as formações climáticas, do global ao local”.

Massas de ar são grandes porções de ar atmosférico individualizadas por suas características de pressão, temperatura e umidade. Tais características se associam às localidades de origem das massas de ar, que vão sofrendo modificações conforme seu deslocamento. De acordo com nossos estudos e seus conhecimentos acerca do assunto, leia e julgue as assertivas abaixo, assinalando a que estiver CORRETA: 




  • As massas de ar, via de regra, se deslocam de uma zona de alta pressão para uma de baixa pressão, onde a tendência é que o ar suba para camadas mais altas da atmosfera. 

  • As massas de ar secas se formam, invariavelmente, sobre regiões de grandes bacias hidrográficas e mares, onde chove muito, deixando o ar seco. 

  • As massas de ar polares são sempre muito úmidas, pois é o gelo derretido que sustenta as características do ar que se estabelece sobre os polos. 

  • Frentes são as dianteiras das massas de ar quentes úmidas que se formam sobre o Amazonas e se deslocam em direção ao Sul do país. 

  • Para classificar uma massa de ar como quente ou fria, estabelece-se o seguinte critério: as massas de ar quentes apresentam 15ºC ou mais e as frias apresentam menos de 15ºC.