CLIMATOLOGIA


Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Os múltiplos fatores climáticos”.

As modificações climáticas urbanas e suas consequências afetam seriamente a qualidade de vida nas cidades. A derivação nos atributos climáticos locais faz com que a configuração da cidade se aproxime do caos, muitas vezes. Sobre a urbanização como fator climático, assinale o que for correto:

I)             Os elementos que tem origem nas áreas produtoras e vão para as áreas consumidoras urbanas, em sua maioria não têm retorno, acumulando-se na cidade em forma de poluentes, excesso de energia e geração de entropia.

II)            As alterações climáticas dos centros urbanos estão associadas ao revestimento natural preservado, que reduz o albedo pela capacidade de absorção da radiação solar e controla a temperatura média diária.

III)           As influências urbanas no clima podem ser resumidas em três categorias principais, a saber, modificação da composição do ar, alteração do equilíbrio térmico e alteração no balanço hídrico.

IV)          As catástrofes ambientais da atualidade tendem a não mais ocorrer nos próximos anos, já que o tempo e o clima tendem a se adaptar conforme os ambientes, passando de um período de turbulência à uma fase de calmaria.

V)           Não há dúvidas de que as relações humanas com seu ambiente se tornaram mais complexas após a criação dos aglomerados urbanos, com o crescimento e intensificação do metabolismo desses novos ambientes.

Estão corretas as assertivas:




  • II, III e IV.

  • III, IV e V.

  • I, II e III.

  • II, IV e V.

  • I, III e V.