CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE
A definição de desenvolvimento sustentável mais usualmente utilizada é a que procura atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras. O mundo assiste a um questionamento crescente de paradigmas estabelecidos na economia e também na cultura política. O campo do desenvolvimento sustentável pode ser conceitualmente dividido em três componentes: sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sociopolítica.
Nesse contexto, o desenvolvimento sustentável pressupõe:
A distribuição homogênea das reservas naturais entre as nações e as regiões em nível global e regional.
A redefinição dos critérios de produção e consumo, que reflitam sobre os efeitos socioeconômicos, buscando diminuir a degradação ambiental.
O reconhecimento de que, apesar de os recursos naturais serem ilimitados, deve ser privilegiado um modelo de desenvolvimento econômico para a humanidade.
A preservação do equilíbrio global e do valor das reservas de capital natural, o que não justifica a desaceleração do desenvolvimento econômico e político de uma sociedade.
A redução do consumo das reservas naturais com a consequente estagnação do desenvolvimento econômico e tecnológico.
A luta pela garantia de direitos para a população negra data e longa época, porém o Brasil não se reconhecia como país racista e tal postura dificultou a implementação de políticas públicas que visassem à correção da desigualdade entre negros, pardos e brancos. Qual foi o marco histórico que tornou possível ao Brasil reconhecer a desigualdade racial no país e se comprometer com a implantação de medidas de ação afirmativa, sob os enfoques de gênero e etnia?
A luta do povo negro e o fortalecimento dos movimentos sociais na década de 1980.
O estabelecimento de uma política de cotas para as universidades federais, com a Lei n. 12.711/2012.
A aprovação da Lei n. 10.639/2003, que estabelece o ensino de História e cultura africana e afro-brasileira na Educação Básica.
A Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata, realizada em 2001.
A criação do Estatuto da Igualdade Racial, Lei n. 12.288/2010, destinada à defesa dos direitos étnicos individuais.
Em ‘A Produção do Espaço Urbano’; por periferia compreende-se, no modo de dizer científico ou cotidiano:
Região urbana ocupada por população de baixa renda.
Localidade urbana distante do centro e habitada por população de baixa ou precária renda.
Localidade longe do centro urbano mas ao redor da área edificada da cidade.
Localidade onde situam-se condomínios fechados que tem fácil acesso ás cidades por rodovias.
Arredores urbanos normalmente ocupados por empresas que se aproximam das vias de acesso da cidade para escoamento de suas produções/mercadorias.
Os desafios sociais propostos pelo mundo contemporâneo exigem profissionais competentes na manutenção de um clima harmônico entre os membros que integram a sua equipe de trabalho. Por isso, dominar conhecimentos relativos aos direitos e deveres de um cidadão é de vital importância. Constitui a pauta de elementos fundamentais para formação de qualquer profissional os temas pertinentes ao estudo da Cidadania. A Cidadania nas relações étnico-raciais; nas relações de gênero; no convívio com a Terceira Idade; na interação com o deficiente físico... Enfim, a Cidadania nas práticas sociais como um todo.
Considerando a importância desse tópico, assinale a alternativa que define corretamente o que vem a ser o conceito-chave Cidadania:
Condição de indivíduos que tenham como antepassados (até a 5ª geração) brasileiros legítimos e participantes do processo de constituição da nação.
Condição dos indivíduos que já contribuíram para a ordem social, servindo ao Estado brasileiro através do serviço militar obrigatório.
É a condição dos indivíduos que, sendo membros de um Estado soberano, gozam de direitos que lhes permitem participar da vida política.
Condição de indivíduos que pertencem a um grupo restrito de pessoas que tiveram acesso à escolaridade completa (Educação básica, média e superior).
É a condição de qualquer pessoa que contribua com altos valores monetários para o desenvolvimento da nação.
À medida que uma sociedade se desenvolve vai se tornando mais complexa, principalmente do ponto de vista da distribuição da riqueza e do poder. Os cientistas sociais utilizam critérios de estratificação para descrever as desigualdades existentes entre indivíduos e grupos nas sociedades humanas. Sendo assim, entende-se por estratificação social:
I - As desigualdades estruturadas entre diferentes agrupamentos de pessoas, considerando o acesso e controle sobre os recursos valorizados – renda monetária, propriedades, poder e prestígio.
II - Um critério científico para estudar as diferenças e as desigualdades entre as pessoas e grupos em uma sociedade ou em parte dela, que permite identificar a posição que cada um ocupa na estrutura social.
III - Um método de análise que visa reconhecer uma distribuição desigual dos recursos socialmente valorizados, bem como reconhecer os mecanismos institucionais por meio dos quais são geradas e mantidas as desigualdades sociais.
É correto o que se afirma em:
I, II e III.
I, apenas.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
Leia com atenção:
Além da precariedade do sistema carcerário, as políticas de encarceramento e aumento de pena se voltam, via de regra, contra a população negra e pobre. Entre os presos, 61,7% são pretos ou pardos. Vale lembrar que 53,63% da população brasileira têm essa característica. Os brancos, inversamente, são 37,22% dos presos, enquanto são 45,48% na população em geral. (Disponível em: https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cdhm/noticias/sistema-carcerario-brasileiro-negros-e-pobres-na-prisao. Acesso: 10/07/2019)
Após a leitura do texto anterior, reflita sobre as afirmações seguintes, escolhendo a alternativa coerente com os textos indicados como leitura obrigatória para esse módulo.
I – As desigualdades em nosso país estão presentes desde a colonização e manifestam-se, sobretudo, nas questões socioeconômicas e étnico-raciais.
II – A participação política e a dignidade humana podem ser vistas como pressupostos da cidadania democrática, que pode ser exercida por meio de ações que demonstram a participação do povo no exercício de seus direitos e deveres junto ao Estado.
III – Os problemas sociais não estarão resolvidos pelo fato de termos direito à liberdade de expressão e pensamento, o direito ao voto e participação política. A cidadania ativa vem aprimorar o processo de participação popular.
IV – Pessoas e grupos sociais buscam liberdade dentro dos espaços públicos para que possam coexistir em harmonia, vivenciando a diversidade de forma pacífica.
V – A visão de que as diferenças entre grupos étnico-raciais não têm nada a ver com inferioridade ou superioridade dos mesmos dentro da pirâmide social deverá ser cultivada no ambiente escolar, comprometido com a construção de uma metodologia que deve negar as desigualdades para manter-se despolitizada.
É correto o que se afirma em:
I; II; III e IV.
I; III e IV.
III e IV.
I e II.
IV e V.
(I).
A cidadania é aquele estatuto que se concede aos membros de pleno direito de uma comunidade. Os seus beneficiários são iguais no que respeita a direitos e obrigações.
(MARSHALL, T.H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967, p. 76).
Portanto
(II).
[...] podemos definir cidadania como um complexo de direitos e deveres atribuídos aos indivíduos que integram uma Nação, complexo que abrange direitos políticos, sociais e civis.
(SILVA, Kalina Vanderlei. Cidadania. In: Dicionário de conceitos históricos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2009, p. 47)
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II nega a I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a I nega a II.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A compreensão do diálogo inter-religioso passa pelo conhecimento e amadurecimento daquilo que diz respeito à compaixão e ao compromisso de relações que beneficiam a humanidade. Por isso, existem dimensões que estabelecem pontes entre as relações ecumênicas e inter-religiosas. De acordo com a leitura indicada, aponte corretamente quais são as quatro dimensões que conduzem a essa compreensão:
Humana, mística, ética e política.
Humana, filosófica, cultural e pastoral.
Humana, espiritual, intelectual e pastoral.
Teológica, prática, intelectual e estudiosa.
Ambiental, intelectual, financeira e comportamental.
Historicamente, o poder social sempre foi praticado e exercido pelos homens, pois as mulheres eram consideradas subalternas. As rações de poder impõem desigualdades que são produzidas e reproduzidas em diferentes espaços – no âmbito doméstico, no trabalho, nas religiões, nas profissões, etc. Considerando as características da formação da sociedade brasileira, são comportamentos que levam à violência contra a mulher e às relações desiguais de gênero:
Nesse contexto, o desenvolvimento sustentável pressupõe:
A distribuição homogênea das reservas naturais entre as nações e as regiões em nível global e regional.
A redefinição dos critérios de produção e consumo, que reflitam sobre os efeitos socioeconômicos, buscando diminuir a degradação ambiental.
O reconhecimento de que, apesar de os recursos naturais serem ilimitados, deve ser privilegiado um modelo de desenvolvimento econômico para a humanidade.
A preservação do equilíbrio global e do valor das reservas de capital natural, o que não justifica a desaceleração do desenvolvimento econômico e político de uma sociedade.
A redução do consumo das reservas naturais com a consequente estagnação do desenvolvimento econômico e tecnológico.
A luta pela garantia de direitos para a população negra data e longa época, porém o Brasil não se reconhecia como país racista e tal postura dificultou a implementação de políticas públicas que visassem à correção da desigualdade entre negros, pardos e brancos. Qual foi o marco histórico que tornou possível ao Brasil reconhecer a desigualdade racial no país e se comprometer com a implantação de medidas de ação afirmativa, sob os enfoques de gênero e etnia?
A luta do povo negro e o fortalecimento dos movimentos sociais na década de 1980.
O estabelecimento de uma política de cotas para as universidades federais, com a Lei n. 12.711/2012.
A aprovação da Lei n. 10.639/2003, que estabelece o ensino de História e cultura africana e afro-brasileira na Educação Básica.
A Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata, realizada em 2001.
A criação do Estatuto da Igualdade Racial, Lei n. 12.288/2010, destinada à defesa dos direitos étnicos individuais.
Em ‘A Produção do Espaço Urbano’; por periferia compreende-se, no modo de dizer científico ou cotidiano:
Região urbana ocupada por população de baixa renda.
Localidade urbana distante do centro e habitada por população de baixa ou precária renda.
Localidade longe do centro urbano mas ao redor da área edificada da cidade.
Localidade onde situam-se condomínios fechados que tem fácil acesso ás cidades por rodovias.
Arredores urbanos normalmente ocupados por empresas que se aproximam das vias de acesso da cidade para escoamento de suas produções/mercadorias.
Os desafios sociais propostos pelo mundo contemporâneo exigem profissionais competentes na manutenção de um clima harmônico entre os membros que integram a sua equipe de trabalho. Por isso, dominar conhecimentos relativos aos direitos e deveres de um cidadão é de vital importância. Constitui a pauta de elementos fundamentais para formação de qualquer profissional os temas pertinentes ao estudo da Cidadania. A Cidadania nas relações étnico-raciais; nas relações de gênero; no convívio com a Terceira Idade; na interação com o deficiente físico... Enfim, a Cidadania nas práticas sociais como um todo.
Considerando a importância desse tópico, assinale a alternativa que define corretamente o que vem a ser o conceito-chave Cidadania:
Condição de indivíduos que tenham como antepassados (até a 5ª geração) brasileiros legítimos e participantes do processo de constituição da nação.
Condição dos indivíduos que já contribuíram para a ordem social, servindo ao Estado brasileiro através do serviço militar obrigatório.
É a condição dos indivíduos que, sendo membros de um Estado soberano, gozam de direitos que lhes permitem participar da vida política.
Condição de indivíduos que pertencem a um grupo restrito de pessoas que tiveram acesso à escolaridade completa (Educação básica, média e superior).
É a condição de qualquer pessoa que contribua com altos valores monetários para o desenvolvimento da nação.
À medida que uma sociedade se desenvolve vai se tornando mais complexa, principalmente do ponto de vista da distribuição da riqueza e do poder. Os cientistas sociais utilizam critérios de estratificação para descrever as desigualdades existentes entre indivíduos e grupos nas sociedades humanas. Sendo assim, entende-se por estratificação social:
I - As desigualdades estruturadas entre diferentes agrupamentos de pessoas, considerando o acesso e controle sobre os recursos valorizados – renda monetária, propriedades, poder e prestígio.
II - Um critério científico para estudar as diferenças e as desigualdades entre as pessoas e grupos em uma sociedade ou em parte dela, que permite identificar a posição que cada um ocupa na estrutura social.
III - Um método de análise que visa reconhecer uma distribuição desigual dos recursos socialmente valorizados, bem como reconhecer os mecanismos institucionais por meio dos quais são geradas e mantidas as desigualdades sociais.
É correto o que se afirma em:
I, II e III.
I, apenas.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
Leia com atenção:
Além da precariedade do sistema carcerário, as políticas de encarceramento e aumento de pena se voltam, via de regra, contra a população negra e pobre. Entre os presos, 61,7% são pretos ou pardos. Vale lembrar que 53,63% da população brasileira têm essa característica. Os brancos, inversamente, são 37,22% dos presos, enquanto são 45,48% na população em geral. (Disponível em: https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cdhm/noticias/sistema-carcerario-brasileiro-negros-e-pobres-na-prisao. Acesso: 10/07/2019)
Após a leitura do texto anterior, reflita sobre as afirmações seguintes, escolhendo a alternativa coerente com os textos indicados como leitura obrigatória para esse módulo.
I – As desigualdades em nosso país estão presentes desde a colonização e manifestam-se, sobretudo, nas questões socioeconômicas e étnico-raciais.
II – A participação política e a dignidade humana podem ser vistas como pressupostos da cidadania democrática, que pode ser exercida por meio de ações que demonstram a participação do povo no exercício de seus direitos e deveres junto ao Estado.
III – Os problemas sociais não estarão resolvidos pelo fato de termos direito à liberdade de expressão e pensamento, o direito ao voto e participação política. A cidadania ativa vem aprimorar o processo de participação popular.
IV – Pessoas e grupos sociais buscam liberdade dentro dos espaços públicos para que possam coexistir em harmonia, vivenciando a diversidade de forma pacífica.
V – A visão de que as diferenças entre grupos étnico-raciais não têm nada a ver com inferioridade ou superioridade dos mesmos dentro da pirâmide social deverá ser cultivada no ambiente escolar, comprometido com a construção de uma metodologia que deve negar as desigualdades para manter-se despolitizada.
É correto o que se afirma em:
I; II; III e IV.
I; III e IV.
III e IV.
I e II.
IV e V.
(I).
A cidadania é aquele estatuto que se concede aos membros de pleno direito de uma comunidade. Os seus beneficiários são iguais no que respeita a direitos e obrigações.
(MARSHALL, T.H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967, p. 76).
Portanto
(II).
[...] podemos definir cidadania como um complexo de direitos e deveres atribuídos aos indivíduos que integram uma Nação, complexo que abrange direitos políticos, sociais e civis.
(SILVA, Kalina Vanderlei. Cidadania. In: Dicionário de conceitos históricos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2009, p. 47)
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II nega a I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a I nega a II.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A compreensão do diálogo inter-religioso passa pelo conhecimento e amadurecimento daquilo que diz respeito à compaixão e ao compromisso de relações que beneficiam a humanidade. Por isso, existem dimensões que estabelecem pontes entre as relações ecumênicas e inter-religiosas. De acordo com a leitura indicada, aponte corretamente quais são as quatro dimensões que conduzem a essa compreensão:
Humana, mística, ética e política.
Humana, filosófica, cultural e pastoral.
Humana, espiritual, intelectual e pastoral.
Teológica, prática, intelectual e estudiosa.
Ambiental, intelectual, financeira e comportamental.
Historicamente, o poder social sempre foi praticado e exercido pelos homens, pois as mulheres eram consideradas subalternas. As rações de poder impõem desigualdades que são produzidas e reproduzidas em diferentes espaços – no âmbito doméstico, no trabalho, nas religiões, nas profissões, etc. Considerando as características da formação da sociedade brasileira, são comportamentos que levam à violência contra a mulher e às relações desiguais de gênero:
A luta do povo negro e o fortalecimento dos movimentos sociais na década de 1980.
O estabelecimento de uma política de cotas para as universidades federais, com a Lei n. 12.711/2012.
A aprovação da Lei n. 10.639/2003, que estabelece o ensino de História e cultura africana e afro-brasileira na Educação Básica.
A Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata, realizada em 2001.
A criação do Estatuto da Igualdade Racial, Lei n. 12.288/2010, destinada à defesa dos direitos étnicos individuais.
Em ‘A Produção do Espaço Urbano’; por periferia compreende-se, no modo de dizer científico ou cotidiano:
Região urbana ocupada por população de baixa renda.
Localidade urbana distante do centro e habitada por população de baixa ou precária renda.
Localidade longe do centro urbano mas ao redor da área edificada da cidade.
Localidade onde situam-se condomínios fechados que tem fácil acesso ás cidades por rodovias.
Arredores urbanos normalmente ocupados por empresas que se aproximam das vias de acesso da cidade para escoamento de suas produções/mercadorias.
Os desafios sociais propostos pelo mundo contemporâneo exigem profissionais competentes na manutenção de um clima harmônico entre os membros que integram a sua equipe de trabalho. Por isso, dominar conhecimentos relativos aos direitos e deveres de um cidadão é de vital importância. Constitui a pauta de elementos fundamentais para formação de qualquer profissional os temas pertinentes ao estudo da Cidadania. A Cidadania nas relações étnico-raciais; nas relações de gênero; no convívio com a Terceira Idade; na interação com o deficiente físico... Enfim, a Cidadania nas práticas sociais como um todo.
Considerando a importância desse tópico, assinale a alternativa que define corretamente o que vem a ser o conceito-chave Cidadania:
Condição de indivíduos que tenham como antepassados (até a 5ª geração) brasileiros legítimos e participantes do processo de constituição da nação.
Condição dos indivíduos que já contribuíram para a ordem social, servindo ao Estado brasileiro através do serviço militar obrigatório.
É a condição dos indivíduos que, sendo membros de um Estado soberano, gozam de direitos que lhes permitem participar da vida política.
Condição de indivíduos que pertencem a um grupo restrito de pessoas que tiveram acesso à escolaridade completa (Educação básica, média e superior).
É a condição de qualquer pessoa que contribua com altos valores monetários para o desenvolvimento da nação.
À medida que uma sociedade se desenvolve vai se tornando mais complexa, principalmente do ponto de vista da distribuição da riqueza e do poder. Os cientistas sociais utilizam critérios de estratificação para descrever as desigualdades existentes entre indivíduos e grupos nas sociedades humanas. Sendo assim, entende-se por estratificação social:
I - As desigualdades estruturadas entre diferentes agrupamentos de pessoas, considerando o acesso e controle sobre os recursos valorizados – renda monetária, propriedades, poder e prestígio.
II - Um critério científico para estudar as diferenças e as desigualdades entre as pessoas e grupos em uma sociedade ou em parte dela, que permite identificar a posição que cada um ocupa na estrutura social.
III - Um método de análise que visa reconhecer uma distribuição desigual dos recursos socialmente valorizados, bem como reconhecer os mecanismos institucionais por meio dos quais são geradas e mantidas as desigualdades sociais.
É correto o que se afirma em:
I, II e III.
I, apenas.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
Leia com atenção:
Além da precariedade do sistema carcerário, as políticas de encarceramento e aumento de pena se voltam, via de regra, contra a população negra e pobre. Entre os presos, 61,7% são pretos ou pardos. Vale lembrar que 53,63% da população brasileira têm essa característica. Os brancos, inversamente, são 37,22% dos presos, enquanto são 45,48% na população em geral. (Disponível em: https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cdhm/noticias/sistema-carcerario-brasileiro-negros-e-pobres-na-prisao. Acesso: 10/07/2019)
Após a leitura do texto anterior, reflita sobre as afirmações seguintes, escolhendo a alternativa coerente com os textos indicados como leitura obrigatória para esse módulo.
I – As desigualdades em nosso país estão presentes desde a colonização e manifestam-se, sobretudo, nas questões socioeconômicas e étnico-raciais.
II – A participação política e a dignidade humana podem ser vistas como pressupostos da cidadania democrática, que pode ser exercida por meio de ações que demonstram a participação do povo no exercício de seus direitos e deveres junto ao Estado.
III – Os problemas sociais não estarão resolvidos pelo fato de termos direito à liberdade de expressão e pensamento, o direito ao voto e participação política. A cidadania ativa vem aprimorar o processo de participação popular.
IV – Pessoas e grupos sociais buscam liberdade dentro dos espaços públicos para que possam coexistir em harmonia, vivenciando a diversidade de forma pacífica.
V – A visão de que as diferenças entre grupos étnico-raciais não têm nada a ver com inferioridade ou superioridade dos mesmos dentro da pirâmide social deverá ser cultivada no ambiente escolar, comprometido com a construção de uma metodologia que deve negar as desigualdades para manter-se despolitizada.
É correto o que se afirma em:
I; II; III e IV.
I; III e IV.
III e IV.
I e II.
IV e V.
(I).
A cidadania é aquele estatuto que se concede aos membros de pleno direito de uma comunidade. Os seus beneficiários são iguais no que respeita a direitos e obrigações.
(MARSHALL, T.H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967, p. 76).
Portanto
(II).
[...] podemos definir cidadania como um complexo de direitos e deveres atribuídos aos indivíduos que integram uma Nação, complexo que abrange direitos políticos, sociais e civis.
(SILVA, Kalina Vanderlei. Cidadania. In: Dicionário de conceitos históricos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2009, p. 47)
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II nega a I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a I nega a II.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A compreensão do diálogo inter-religioso passa pelo conhecimento e amadurecimento daquilo que diz respeito à compaixão e ao compromisso de relações que beneficiam a humanidade. Por isso, existem dimensões que estabelecem pontes entre as relações ecumênicas e inter-religiosas. De acordo com a leitura indicada, aponte corretamente quais são as quatro dimensões que conduzem a essa compreensão:
Humana, mística, ética e política.
Humana, filosófica, cultural e pastoral.
Humana, espiritual, intelectual e pastoral.
Teológica, prática, intelectual e estudiosa.
Ambiental, intelectual, financeira e comportamental.
Historicamente, o poder social sempre foi praticado e exercido pelos homens, pois as mulheres eram consideradas subalternas. As rações de poder impõem desigualdades que são produzidas e reproduzidas em diferentes espaços – no âmbito doméstico, no trabalho, nas religiões, nas profissões, etc. Considerando as características da formação da sociedade brasileira, são comportamentos que levam à violência contra a mulher e às relações desiguais de gênero:
Região urbana ocupada por população de baixa renda.
Localidade urbana distante do centro e habitada por população de baixa ou precária renda.
Localidade longe do centro urbano mas ao redor da área edificada da cidade.
Localidade onde situam-se condomínios fechados que tem fácil acesso ás cidades por rodovias.
Arredores urbanos normalmente ocupados por empresas que se aproximam das vias de acesso da cidade para escoamento de suas produções/mercadorias.
Os desafios sociais propostos pelo mundo contemporâneo exigem profissionais competentes na manutenção de um clima harmônico entre os membros que integram a sua equipe de trabalho. Por isso, dominar conhecimentos relativos aos direitos e deveres de um cidadão é de vital importância. Constitui a pauta de elementos fundamentais para formação de qualquer profissional os temas pertinentes ao estudo da Cidadania. A Cidadania nas relações étnico-raciais; nas relações de gênero; no convívio com a Terceira Idade; na interação com o deficiente físico... Enfim, a Cidadania nas práticas sociais como um todo.
Considerando a importância desse tópico, assinale a alternativa que define corretamente o que vem a ser o conceito-chave Cidadania:
Condição de indivíduos que tenham como antepassados (até a 5ª geração) brasileiros legítimos e participantes do processo de constituição da nação.
Condição dos indivíduos que já contribuíram para a ordem social, servindo ao Estado brasileiro através do serviço militar obrigatório.
É a condição dos indivíduos que, sendo membros de um Estado soberano, gozam de direitos que lhes permitem participar da vida política.
Condição de indivíduos que pertencem a um grupo restrito de pessoas que tiveram acesso à escolaridade completa (Educação básica, média e superior).
É a condição de qualquer pessoa que contribua com altos valores monetários para o desenvolvimento da nação.
À medida que uma sociedade se desenvolve vai se tornando mais complexa, principalmente do ponto de vista da distribuição da riqueza e do poder. Os cientistas sociais utilizam critérios de estratificação para descrever as desigualdades existentes entre indivíduos e grupos nas sociedades humanas. Sendo assim, entende-se por estratificação social:
I - As desigualdades estruturadas entre diferentes agrupamentos de pessoas, considerando o acesso e controle sobre os recursos valorizados – renda monetária, propriedades, poder e prestígio.
II - Um critério científico para estudar as diferenças e as desigualdades entre as pessoas e grupos em uma sociedade ou em parte dela, que permite identificar a posição que cada um ocupa na estrutura social.
III - Um método de análise que visa reconhecer uma distribuição desigual dos recursos socialmente valorizados, bem como reconhecer os mecanismos institucionais por meio dos quais são geradas e mantidas as desigualdades sociais.
É correto o que se afirma em:
I, II e III.
I, apenas.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
Leia com atenção:
Além da precariedade do sistema carcerário, as políticas de encarceramento e aumento de pena se voltam, via de regra, contra a população negra e pobre. Entre os presos, 61,7% são pretos ou pardos. Vale lembrar que 53,63% da população brasileira têm essa característica. Os brancos, inversamente, são 37,22% dos presos, enquanto são 45,48% na população em geral. (Disponível em: https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cdhm/noticias/sistema-carcerario-brasileiro-negros-e-pobres-na-prisao. Acesso: 10/07/2019)
Após a leitura do texto anterior, reflita sobre as afirmações seguintes, escolhendo a alternativa coerente com os textos indicados como leitura obrigatória para esse módulo.
I – As desigualdades em nosso país estão presentes desde a colonização e manifestam-se, sobretudo, nas questões socioeconômicas e étnico-raciais.
II – A participação política e a dignidade humana podem ser vistas como pressupostos da cidadania democrática, que pode ser exercida por meio de ações que demonstram a participação do povo no exercício de seus direitos e deveres junto ao Estado.
III – Os problemas sociais não estarão resolvidos pelo fato de termos direito à liberdade de expressão e pensamento, o direito ao voto e participação política. A cidadania ativa vem aprimorar o processo de participação popular.
IV – Pessoas e grupos sociais buscam liberdade dentro dos espaços públicos para que possam coexistir em harmonia, vivenciando a diversidade de forma pacífica.
V – A visão de que as diferenças entre grupos étnico-raciais não têm nada a ver com inferioridade ou superioridade dos mesmos dentro da pirâmide social deverá ser cultivada no ambiente escolar, comprometido com a construção de uma metodologia que deve negar as desigualdades para manter-se despolitizada.
É correto o que se afirma em:
I; II; III e IV.
I; III e IV.
III e IV.
I e II.
IV e V.
(I).
A cidadania é aquele estatuto que se concede aos membros de pleno direito de uma comunidade. Os seus beneficiários são iguais no que respeita a direitos e obrigações.
(MARSHALL, T.H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967, p. 76).
Portanto
(II).
[...] podemos definir cidadania como um complexo de direitos e deveres atribuídos aos indivíduos que integram uma Nação, complexo que abrange direitos políticos, sociais e civis.
(SILVA, Kalina Vanderlei. Cidadania. In: Dicionário de conceitos históricos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2009, p. 47)
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II nega a I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a I nega a II.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A compreensão do diálogo inter-religioso passa pelo conhecimento e amadurecimento daquilo que diz respeito à compaixão e ao compromisso de relações que beneficiam a humanidade. Por isso, existem dimensões que estabelecem pontes entre as relações ecumênicas e inter-religiosas. De acordo com a leitura indicada, aponte corretamente quais são as quatro dimensões que conduzem a essa compreensão:
Humana, mística, ética e política.
Humana, filosófica, cultural e pastoral.
Humana, espiritual, intelectual e pastoral.
Teológica, prática, intelectual e estudiosa.
Ambiental, intelectual, financeira e comportamental.
Historicamente, o poder social sempre foi praticado e exercido pelos homens, pois as mulheres eram consideradas subalternas. As rações de poder impõem desigualdades que são produzidas e reproduzidas em diferentes espaços – no âmbito doméstico, no trabalho, nas religiões, nas profissões, etc. Considerando as características da formação da sociedade brasileira, são comportamentos que levam à violência contra a mulher e às relações desiguais de gênero:
Condição de indivíduos que tenham como antepassados (até a 5ª geração) brasileiros legítimos e participantes do processo de constituição da nação.
Condição dos indivíduos que já contribuíram para a ordem social, servindo ao Estado brasileiro através do serviço militar obrigatório.
É a condição dos indivíduos que, sendo membros de um Estado soberano, gozam de direitos que lhes permitem participar da vida política.
Condição de indivíduos que pertencem a um grupo restrito de pessoas que tiveram acesso à escolaridade completa (Educação básica, média e superior).
É a condição de qualquer pessoa que contribua com altos valores monetários para o desenvolvimento da nação.
À medida que uma sociedade se desenvolve vai se tornando mais complexa, principalmente do ponto de vista da distribuição da riqueza e do poder. Os cientistas sociais utilizam critérios de estratificação para descrever as desigualdades existentes entre indivíduos e grupos nas sociedades humanas. Sendo assim, entende-se por estratificação social:
I - As desigualdades estruturadas entre diferentes agrupamentos de pessoas, considerando o acesso e controle sobre os recursos valorizados – renda monetária, propriedades, poder e prestígio.
II - Um critério científico para estudar as diferenças e as desigualdades entre as pessoas e grupos em uma sociedade ou em parte dela, que permite identificar a posição que cada um ocupa na estrutura social.
III - Um método de análise que visa reconhecer uma distribuição desigual dos recursos socialmente valorizados, bem como reconhecer os mecanismos institucionais por meio dos quais são geradas e mantidas as desigualdades sociais.
É correto o que se afirma em:
I, II e III.
I, apenas.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
Leia com atenção:
Além da precariedade do sistema carcerário, as políticas de encarceramento e aumento de pena se voltam, via de regra, contra a população negra e pobre. Entre os presos, 61,7% são pretos ou pardos. Vale lembrar que 53,63% da população brasileira têm essa característica. Os brancos, inversamente, são 37,22% dos presos, enquanto são 45,48% na população em geral. (Disponível em: https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cdhm/noticias/sistema-carcerario-brasileiro-negros-e-pobres-na-prisao. Acesso: 10/07/2019)
Após a leitura do texto anterior, reflita sobre as afirmações seguintes, escolhendo a alternativa coerente com os textos indicados como leitura obrigatória para esse módulo.
I – As desigualdades em nosso país estão presentes desde a colonização e manifestam-se, sobretudo, nas questões socioeconômicas e étnico-raciais.
II – A participação política e a dignidade humana podem ser vistas como pressupostos da cidadania democrática, que pode ser exercida por meio de ações que demonstram a participação do povo no exercício de seus direitos e deveres junto ao Estado.
III – Os problemas sociais não estarão resolvidos pelo fato de termos direito à liberdade de expressão e pensamento, o direito ao voto e participação política. A cidadania ativa vem aprimorar o processo de participação popular.
IV – Pessoas e grupos sociais buscam liberdade dentro dos espaços públicos para que possam coexistir em harmonia, vivenciando a diversidade de forma pacífica.
V – A visão de que as diferenças entre grupos étnico-raciais não têm nada a ver com inferioridade ou superioridade dos mesmos dentro da pirâmide social deverá ser cultivada no ambiente escolar, comprometido com a construção de uma metodologia que deve negar as desigualdades para manter-se despolitizada.
É correto o que se afirma em:
I; II; III e IV.
I; III e IV.
III e IV.
I e II.
IV e V.
(I).
A cidadania é aquele estatuto que se concede aos membros de pleno direito de uma comunidade. Os seus beneficiários são iguais no que respeita a direitos e obrigações.
(MARSHALL, T.H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967, p. 76).
Portanto
(II).
[...] podemos definir cidadania como um complexo de direitos e deveres atribuídos aos indivíduos que integram uma Nação, complexo que abrange direitos políticos, sociais e civis.
(SILVA, Kalina Vanderlei. Cidadania. In: Dicionário de conceitos históricos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2009, p. 47)
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II nega a I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a I nega a II.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A compreensão do diálogo inter-religioso passa pelo conhecimento e amadurecimento daquilo que diz respeito à compaixão e ao compromisso de relações que beneficiam a humanidade. Por isso, existem dimensões que estabelecem pontes entre as relações ecumênicas e inter-religiosas. De acordo com a leitura indicada, aponte corretamente quais são as quatro dimensões que conduzem a essa compreensão:
Humana, mística, ética e política.
Humana, filosófica, cultural e pastoral.
Humana, espiritual, intelectual e pastoral.
Teológica, prática, intelectual e estudiosa.
Ambiental, intelectual, financeira e comportamental.
Historicamente, o poder social sempre foi praticado e exercido pelos homens, pois as mulheres eram consideradas subalternas. As rações de poder impõem desigualdades que são produzidas e reproduzidas em diferentes espaços – no âmbito doméstico, no trabalho, nas religiões, nas profissões, etc. Considerando as características da formação da sociedade brasileira, são comportamentos que levam à violência contra a mulher e às relações desiguais de gênero:
I, II e III.
I, apenas.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
Leia com atenção:
Além da precariedade do sistema carcerário, as políticas de encarceramento e aumento de pena se voltam, via de regra, contra a população negra e pobre. Entre os presos, 61,7% são pretos ou pardos. Vale lembrar que 53,63% da população brasileira têm essa característica. Os brancos, inversamente, são 37,22% dos presos, enquanto são 45,48% na população em geral. (Disponível em: https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cdhm/noticias/sistema-carcerario-brasileiro-negros-e-pobres-na-prisao. Acesso: 10/07/2019)
Após a leitura do texto anterior, reflita sobre as afirmações seguintes, escolhendo a alternativa coerente com os textos indicados como leitura obrigatória para esse módulo.
I – As desigualdades em nosso país estão presentes desde a colonização e manifestam-se, sobretudo, nas questões socioeconômicas e étnico-raciais.
II – A participação política e a dignidade humana podem ser vistas como pressupostos da cidadania democrática, que pode ser exercida por meio de ações que demonstram a participação do povo no exercício de seus direitos e deveres junto ao Estado.
III – Os problemas sociais não estarão resolvidos pelo fato de termos direito à liberdade de expressão e pensamento, o direito ao voto e participação política. A cidadania ativa vem aprimorar o processo de participação popular.
IV – Pessoas e grupos sociais buscam liberdade dentro dos espaços públicos para que possam coexistir em harmonia, vivenciando a diversidade de forma pacífica.
V – A visão de que as diferenças entre grupos étnico-raciais não têm nada a ver com inferioridade ou superioridade dos mesmos dentro da pirâmide social deverá ser cultivada no ambiente escolar, comprometido com a construção de uma metodologia que deve negar as desigualdades para manter-se despolitizada.
É correto o que se afirma em:
I; II; III e IV.
I; III e IV.
III e IV.
I e II.
IV e V.
(I).
A cidadania é aquele estatuto que se concede aos membros de pleno direito de uma comunidade. Os seus beneficiários são iguais no que respeita a direitos e obrigações.
(MARSHALL, T.H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967, p. 76).
Portanto
(II).
[...] podemos definir cidadania como um complexo de direitos e deveres atribuídos aos indivíduos que integram uma Nação, complexo que abrange direitos políticos, sociais e civis.
(SILVA, Kalina Vanderlei. Cidadania. In: Dicionário de conceitos históricos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2009, p. 47)
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II nega a I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a I nega a II.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A compreensão do diálogo inter-religioso passa pelo conhecimento e amadurecimento daquilo que diz respeito à compaixão e ao compromisso de relações que beneficiam a humanidade. Por isso, existem dimensões que estabelecem pontes entre as relações ecumênicas e inter-religiosas. De acordo com a leitura indicada, aponte corretamente quais são as quatro dimensões que conduzem a essa compreensão:
Humana, mística, ética e política.
Humana, filosófica, cultural e pastoral.
Humana, espiritual, intelectual e pastoral.
Teológica, prática, intelectual e estudiosa.
Ambiental, intelectual, financeira e comportamental.
Historicamente, o poder social sempre foi praticado e exercido pelos homens, pois as mulheres eram consideradas subalternas. As rações de poder impõem desigualdades que são produzidas e reproduzidas em diferentes espaços – no âmbito doméstico, no trabalho, nas religiões, nas profissões, etc. Considerando as características da formação da sociedade brasileira, são comportamentos que levam à violência contra a mulher e às relações desiguais de gênero:
I; II; III e IV.
I; III e IV.
III e IV.
I e II.
IV e V.
(I).
A cidadania é aquele estatuto que se concede aos membros de pleno direito de uma comunidade. Os seus beneficiários são iguais no que respeita a direitos e obrigações.
(MARSHALL, T.H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967, p. 76).
Portanto
(II).
[...] podemos definir cidadania como um complexo de direitos e deveres atribuídos aos indivíduos que integram uma Nação, complexo que abrange direitos políticos, sociais e civis.
(SILVA, Kalina Vanderlei. Cidadania. In: Dicionário de conceitos históricos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2009, p. 47)
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II nega a I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a I nega a II.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A compreensão do diálogo inter-religioso passa pelo conhecimento e amadurecimento daquilo que diz respeito à compaixão e ao compromisso de relações que beneficiam a humanidade. Por isso, existem dimensões que estabelecem pontes entre as relações ecumênicas e inter-religiosas. De acordo com a leitura indicada, aponte corretamente quais são as quatro dimensões que conduzem a essa compreensão:
Humana, mística, ética e política.
Humana, filosófica, cultural e pastoral.
Humana, espiritual, intelectual e pastoral.
Teológica, prática, intelectual e estudiosa.
Ambiental, intelectual, financeira e comportamental.
Historicamente, o poder social sempre foi praticado e exercido pelos homens, pois as mulheres eram consideradas subalternas. As rações de poder impõem desigualdades que são produzidas e reproduzidas em diferentes espaços – no âmbito doméstico, no trabalho, nas religiões, nas profissões, etc. Considerando as características da formação da sociedade brasileira, são comportamentos que levam à violência contra a mulher e às relações desiguais de gênero:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II nega a I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a I nega a II.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A compreensão do diálogo inter-religioso passa pelo conhecimento e amadurecimento daquilo que diz respeito à compaixão e ao compromisso de relações que beneficiam a humanidade. Por isso, existem dimensões que estabelecem pontes entre as relações ecumênicas e inter-religiosas. De acordo com a leitura indicada, aponte corretamente quais são as quatro dimensões que conduzem a essa compreensão:
Humana, mística, ética e política.
Humana, filosófica, cultural e pastoral.
Humana, espiritual, intelectual e pastoral.
Teológica, prática, intelectual e estudiosa.
Ambiental, intelectual, financeira e comportamental.
Historicamente, o poder social sempre foi praticado e exercido pelos homens, pois as mulheres eram consideradas subalternas. As rações de poder impõem desigualdades que são produzidas e reproduzidas em diferentes espaços – no âmbito doméstico, no trabalho, nas religiões, nas profissões, etc. Considerando as características da formação da sociedade brasileira, são comportamentos que levam à violência contra a mulher e às relações desiguais de gênero:
Humana, mística, ética e política.
Humana, filosófica, cultural e pastoral.
Humana, espiritual, intelectual e pastoral.
Teológica, prática, intelectual e estudiosa.
Ambiental, intelectual, financeira e comportamental.