CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE


A definição de desenvolvimento sustentável mais usualmente utilizada é a que procura atender às necessidades atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras. O mundo assiste a um questionamento crescente de paradigmas estabelecidos na economia e também na cultura política. O campo do desenvolvimento sustentável pode ser conceitualmente dividido em três componentes: sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sociopolítica.
Nesse contexto, o desenvolvimento sustentável pressupõe:

 


A distribuição homogênea das reservas naturais entre as nações e as regiões em nível global e regional.


A redefinição dos critérios de produção e consumo, que reflitam sobre os efeitos socioeconômicos, buscando diminuir a degradação ambiental.


O reconhecimento de que, apesar de os recursos naturais serem ilimitados, deve ser privilegiado um modelo de desenvolvimento econômico para a humanidade.


A preservação do equilíbrio global e do valor das reservas de capital natural, o que não justifica a desaceleração do desenvolvimento econômico e político de uma sociedade.


A redução do consumo das reservas naturais com a consequente estagnação do desenvolvimento econômico e tecnológico.

A luta pela garantia de direitos para a população negra data e longa época, porém o Brasil não se reconhecia como país racista e tal postura dificultou a implementação de políticas públicas que visassem à correção da desigualdade entre negros, pardos e brancos. Qual foi o marco histórico que tornou possível ao Brasil reconhecer a desigualdade racial no país e se comprometer com a implantação de medidas de ação afirmativa, sob os enfoques de gênero e etnia? 

 


A luta do povo negro e o fortalecimento dos movimentos sociais na década de 1980.


O estabelecimento de uma política de cotas para as universidades federais, com a Lei n. 12.711/2012.


A aprovação da Lei n. 10.639/2003, que estabelece o ensino de História e cultura africana e afro-brasileira na Educação Básica.


A Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata, realizada em 2001.


A criação do Estatuto da Igualdade Racial, Lei n. 12.288/2010, destinada à defesa dos direitos étnicos individuais.

Em ‘A Produção do Espaço Urbano’; por periferia compreende-se, no modo de dizer científico ou cotidiano:

 


Região urbana ocupada por população de baixa renda.


Localidade urbana distante do centro e habitada por população de baixa ou precária renda.


Localidade longe do centro urbano mas ao redor da área edificada da cidade.


Localidade onde situam-se condomínios fechados que tem fácil acesso ás cidades por rodovias.


Arredores urbanos normalmente ocupados por empresas que se aproximam das vias de acesso da cidade para escoamento de suas produções/mercadorias.

Os desafios sociais propostos pelo mundo contemporâneo exigem profissionais competentes na manutenção de um clima harmônico entre os membros que integram a sua equipe de trabalho. Por isso, dominar conhecimentos relativos aos direitos e deveres de um cidadão é de vital importância. Constitui a pauta de elementos fundamentais para formação de qualquer profissional os temas pertinentes ao estudo da Cidadania. A Cidadania nas relações étnico-raciais; nas relações de gênero; no convívio com a Terceira Idade; na interação com o deficiente físico... Enfim, a Cidadania nas práticas sociais como um todo.

 

Considerando a importância desse tópico, assinale a alternativa que define corretamente o que vem a ser o conceito-chave Cidadania:

 


Condição de indivíduos que tenham como antepassados (até a 5ª geração) brasileiros legítimos e participantes do processo de constituição da nação.


Condição dos indivíduos que já contribuíram para a ordem social, servindo ao Estado brasileiro através do serviço militar obrigatório.


É a condição dos indivíduos que, sendo membros de um Estado soberano, gozam de direitos que lhes permitem participar da vida política.


Condição de indivíduos que pertencem a um grupo restrito de pessoas que tiveram acesso à escolaridade completa (Educação básica, média e superior).


É a condição de qualquer pessoa que contribua com altos valores monetários para o desenvolvimento da nação.

À medida que uma sociedade se desenvolve vai se tornando mais complexa, principalmente do ponto de vista da distribuição da riqueza e do poder. Os cientistas sociais utilizam critérios de estratificação para descrever as desigualdades existentes entre indivíduos e grupos nas sociedades humanas. Sendo assim, entende-se por estratificação social:

 

I - As desigualdades estruturadas entre diferentes agrupamentos de pessoas, considerando o acesso e controle sobre os recursos valorizados – renda monetária, propriedades, poder e prestígio.

II - Um critério científico para estudar as diferenças e as desigualdades entre as pessoas e grupos em uma sociedade ou em parte dela, que permite identificar a posição que cada um ocupa na estrutura social.

III - Um método de análise que visa reconhecer uma distribuição desigual dos recursos socialmente valorizados, bem como reconhecer os mecanismos institucionais por meio dos quais são geradas e mantidas as desigualdades sociais.

 

É correto o que se afirma em:

 


I, II e III.


I, apenas.


I e III, apenas.


I e II, apenas.


III, apenas.

Leia com atenção:

 

Além da precariedade do sistema carcerário, as políticas de encarceramento e aumento de pena se voltam, via de regra, contra a população negra e pobre. Entre os presos, 61,7% são pretos ou pardos. Vale lembrar que 53,63% da população brasileira têm essa característica. Os brancos, inversamente, são 37,22% dos presos, enquanto são 45,48% na população em geral. (Disponível em: https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cdhm/noticias/sistema-carcerario-brasileiro-negros-e-pobres-na-prisao. Acesso: 10/07/2019)

 

Após a leitura do texto anterior, reflita sobre as afirmações seguintes, escolhendo a alternativa coerente com os textos indicados como leitura obrigatória para esse módulo.

 

I – As desigualdades em nosso país estão presentes desde a colonização e manifestam-se, sobretudo, nas questões socioeconômicas e étnico-raciais.

II – A participação política e a dignidade humana podem ser vistas como pressupostos da cidadania democrática, que pode ser exercida por meio de ações que demonstram a participação do povo no exercício de seus direitos e deveres junto ao Estado.

III – Os problemas sociais não estarão resolvidos pelo fato de termos direito à liberdade de expressão e pensamento, o direito ao voto e participação política. A cidadania ativa vem aprimorar o processo de participação popular.

IV – Pessoas e grupos sociais buscam liberdade dentro dos espaços públicos para que possam coexistir em harmonia, vivenciando a diversidade de forma pacífica.

V – A visão de que as diferenças entre grupos étnico-raciais não têm nada a ver com inferioridade ou superioridade dos mesmos dentro da pirâmide social deverá ser cultivada no ambiente escolar, comprometido com a construção de uma metodologia que deve negar as desigualdades para manter-se despolitizada.

 

É correto o que se afirma em:


I; II; III e IV.


I; III e IV.


III e IV.


I e II.


IV e V.

(I).

A cidadania é aquele estatuto que se concede aos membros de pleno direito de uma comunidade. Os seus beneficiários são iguais no que respeita a direitos e obrigações.

(MARSHALL, T.H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967, p. 76).

 

Portanto

 

(II).

[...] podemos definir cidadania como um complexo de direitos e deveres atribuídos aos indivíduos que integram uma Nação, complexo que abrange direitos políticos, sociais e civis.

(SILVA, Kalina Vanderlei. Cidadania. In: Dicionário de conceitos históricos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2009, p. 47)

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

 


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II nega a I.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições verdadeiras.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a I nega a II.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

A compreensão do diálogo inter-religioso passa pelo conhecimento e amadurecimento daquilo que diz respeito à compaixão e ao compromisso de relações que beneficiam a humanidade. Por isso, existem dimensões que estabelecem pontes entre as relações ecumênicas e inter-religiosas. De acordo com a leitura indicada, aponte corretamente quais são as quatro dimensões que conduzem a essa compreensão:

 


Humana, mística, ética e política.


Humana, filosófica, cultural e pastoral.


Humana, espiritual, intelectual e pastoral.


Teológica, prática, intelectual e estudiosa.


Ambiental, intelectual, financeira e comportamental.

Historicamente, o poder social sempre foi praticado e exercido pelos homens, pois as mulheres eram consideradas subalternas. As rações de poder impõem desigualdades que são produzidas e reproduzidas em diferentes espaços – no âmbito doméstico, no trabalho, nas religiões, nas profissões, etc. Considerando as características da formação da sociedade brasileira, são comportamentos que levam à violência contra a mulher e às relações desiguais de gênero:

 


Machismo e racismo.


Feminismo e machismo.


Machismo e patriarcalismo.


Feminismo e etnocentrismo.


Sexismo e homofobia.

As Nações Unidas estimam que, até 2025, dois terços da população mundial sofrerão escassez, moderada ou severa, de água. Essa situação tem sido interpretada como resultante da falta física de água doce para o atendimento da demanda das populações da Terra. De fato, este cenário de escassez significa que, no ano 2025, apenas um terço da humanidade deverá dispor de dinheiro suficiente para pagar o serviço de abastecimento d’água decente, isto é, com regularidade de fornecimento e qualidade garantida da água. (REBOUÇAS, Aldo. O ambiente brasileiro: 500 anos de exploração. In: RIBEIRO, Wagner Costa. (Org.) Patrimônio Ambiental Brasileiro. São Paulo: Edusp, 2003. pg. 206).

 

A relação sociedade-natureza resultou em um estado de desequilíbrio nos ambientes aquáticos e na deterioração de água e dos mananciais. Considerando essa realidade estabeleça a relação entre os impactos das atividades humanas sobre os ecossistemas aquáticos.

 

  1. Poluentes do ar.
  2. Construção de represas.
  3. Crescimento Populacional.
  4. Mudanças climáticas globais.
  5. Desmatamento/uso dos solos.

 

(    ) Altera o fluxo dos rios e o transporte de nutrientes e sedimentos. Interfere na migração e reprodução de peixes.

(    ) Altera padrões de drenagem, inibe a recarga natural dos aquíferos, aumenta a sedimentação.

(    ) Altera a composição química de rios e lagos.

(    ) Aumenta a pressão para construção de hidroelétricas.

(    ) Altera padrões de distribuição de precipitação e evaporação.

 

A sequência correta da associação é:

 


1, 2, 4, 5, 3.


1, 5, 4, 2, 3.


2, 5, 4, 1, 3.


3, 4, 5, 1, 2.


2, 5, 1, 3, 4.