CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE
Leia com atenção:
Além da precariedade do sistema carcerário, as políticas de encarceramento e aumento de pena se voltam, via de regra, contra a população negra e pobre. Entre os presos, 61,7% são pretos ou pardos. Vale lembrar que 53,63% da população brasileira têm essa característica. Os brancos, inversamente, são 37,22% dos presos, enquanto são 45,48% na população em geral. (Disponível em: https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cdhm/noticias/sistema-carcerario-brasileiro-negros-e-pobres-na-prisao. Acesso: 10/07/2019)
Após a leitura do texto anterior, reflita sobre as afirmações seguintes, escolhendo a alternativa coerente com os textos indicados como leitura obrigatória para esse módulo.
I – As desigualdades em nosso país estão presentes desde a colonização e manifestam-se, sobretudo, nas questões socioeconômicas e étnico-raciais.
II – A participação política e a dignidade humana podem ser vistas como pressupostos da cidadania democrática, que pode ser exercida por meio de ações que demonstram a participação do povo no exercício de seus direitos e deveres junto ao Estado.
III – Os problemas sociais não estarão resolvidos pelo fato de termos direito à liberdade de expressão e pensamento, o direito ao voto e participação política. A cidadania ativa vem aprimorar o processo de participação popular.
IV – Pessoas e grupos sociais buscam liberdade dentro dos espaços públicos para que possam coexistir em harmonia, vivenciando a diversidade de forma pacífica.
V – A visão de que as diferenças entre grupos étnico-raciais não têm nada a ver com inferioridade ou superioridade dos mesmos dentro da pirâmide social deverá ser cultivada no ambiente escolar, comprometido com a construção de uma metodologia que deve negar as desigualdades para manter-se despolitizada.
É correto o que se afirma em: