CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE


Devemos considerar o movimento revolucionário francês como fundamento para a elaboração da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789. Uma carta que fixa princípios básicos relativos ao moderno conceito de cidadania.

Sobre os fundamentos dessa Declaração podemos afirmar que:

I) afirmou a igualdade legal entre os cidadãos, condenando as regalias e concessões restritas a um só grupo.

II) reforça o acesso irrestrito à educação, à saúde e à moradia oferecidos a qualquer cidadão.

III) institui o nivelamento econômico entre todos (como princípio de igualdade).  

IV) assinala a noção da Liberdade como bem maior de todo cidadão (maior, ainda, que a qualidade de vida).

Assinale:


Se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
Se apenas as afirmativas III e IV estiverem corretas.
Se apenas as afirmativas I e IV estiverem corretas.
Se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
Se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

Leia com atenção:

"...nos espaços dessa malha, persistem os conflitos cuja complexidade é proporcional à complexidade da natureza de homens e mulheres. Desta forma coloca-se a questão: por que existem conflitos no trânsito? Parece que uma possível resposta a essa constatação está associada ao uso do carro como a extensão da casa do motorista, como se evidencia a seguir, gerando consequências significativas na configuração dos referidos conflitos." (HOFFMANN, Maria Helena e CRUZ, Roberto Moraes (orgs). Comportamento Humano no Trânsito. São Paulo: Casa do psicólogo, 2011.)

Marque V para verdadeiro e F para falso no que concerne ao motorista brasileiro e sua relação com o seu automóvel:

(  ) Referindo-se ao uso do carro como escritório, 62% afirmam que aproveitam enquanto estão estacionados para fazer anotações;

(  ) 80% se preocupam com o conforto e 95% consideram seu carro um lugar seguro;

(  ) 49% se identificam com o carro e não gostam quando alguém faz alguma alteração nele;

(  ) Chegam afirmar, até mesmo, que o carro tem a "sua" cara, escolhem a sua placa e o consideram como a sua 2ª casa.

Assinale a sequência correta:


F; V; F; V
F; F; F; F
F; F; V; V
V; V; V; V
V; F; V; F

Leia a seguir:

92% dos acidentes de trânsito são provocados direta ou indiretamente pelo chamado fator humano. Essa constatação eleva a preocupação governamental, observada a flagrante indiferença do cidadão brasileiro com respeito às leis de trânsito... (HOFFMANN, Maria Helena. CRUZ, Roberto Moraes. (org) Comportamento Humano no Trânsito. São Paulo: Casa do psicólogo, 2011.) 

Dentre os fatores seguintes, qual pode ser apontado como um fator humano? Assinale a alternativa correta:


Pista molhada
Animais no asfalto
Pneu furado
Forte neblina
Dirigir embriagado

Sobre a Lei Maria da Penha é possível afirmar que:


Não pode ser entendida como violência contra a mulher o dano social e psicológico causado à integridade de uma cidadã brasileira.
Trata-se de um Projeto de Lei que tardará a vigorar em função de seu conteúdo polêmico e demasiadamente subjetivo. 
Não é necessário que o agressor coabite, ou tenha coabitado, com a vítima para que se aplique ao caso a Lei Maria da Penha.
O Estado pode se eximir de qualquer responsabilidade sobre atos discriminatórios e ofensivos contra a dignidade feminina.
O dano patrimonial imposto à vítima mulher não pode ser entendido como coisa a que se aplique a Lei Maria da Penha.

Leia atentamente:

"A personalidade não muda quando nos sentamos diante do volante do carro. O que pode acontecer é que certos traços que normalmente são controlados na nossa convivência com os outros, comecem a se manifestar mais abertamente. [...] Normalmente pode-se dizer que o homem dirige assim como vive” (HOFFMANN, Maria Helena e CRUZ, Roberto Moraes (orgs). Comportamento Humano no Trânsito. São Paulo: Casa do psicólogo, 2011.)

Dentre os ditos “traços”, normalmente controlados, mas manifestados no trânsito, podemos destacar uma das seguintes alternativas. Assinale a alternativa correta: 


a vontade incontida de assassinar, deliberadamente, não se importando com o fato de não haver motivo algum para isso.
a preocupação ostensiva com o bem do outro, com sua integridade física e psicológica, e que só se manifesta no trânsito.
o desejo de morrer, custe o que custar, para se livrar das pressões sociais que chegam de todos os ambientes de convivência.
o desejo de ser o melhor, ser mais corajoso, querer mostrar que se é capaz de arriscar sem incorrer em acidentes.
a cautela e a prudência que só afloram em situações que imprimem a noção de medo ao ser humano.

Faça uma pequena pesquisa na internet sobre o ensino brasileiro e a luta contra o racismo. Como o tema tem sido abordado nas escolas?

Agora que você tomou conhecimento da situação da escola brasileira no campo das tensões étnico-raciais, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) nas alternativas abaixo.

( ) Foram constantes as reivindicações durante décadas, de movimentos organizados, para que fosse incluído no currículo do ensino fundamental e médio, tanto na rede privada quanto na particular, o ensino de Cultura e História Afro-brasileira.

( ) A demanda da comunidade afro-brasileira por reconhecimento, valorização e afirmação de direitos, no que diz respeito à educação, passou a ser particularmente apoiada com a promulgação de leis que alteraram a Lei de Diretrizes e bases da Educação (Lei 9.394/1996).

( ) A Lei 12.288/2010 institui o Estatuto da Igualdade Racial, destinado a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica.

( )As desigualdades percebidas na sociedade são minimamente reduzidas pelos direitos sociais que visam garantir a justiça social. 


V, V, V, F
F, F, F, F
V, F, F, F
V, V, V, V
V, V, F, V

As medidas de proteção à pessoa com deficiência são aplicáveis sempre que os seus direitos, reconhecidos no Estatuto do deficiente ou em outra legislação, forem ameaçados ou violados (Art. 192). Podem ser destacadas como situações em que as medidas de proteção serão aplicadas os seguintes itens (Assinale V para verdadeiro e F para falso):

(  ) por falta, omissão ou abuso da família, tutor, curador ou entidade de atendimento;

(  ) por ação ou omissão da sociedade ou do Estado;

(  ) por negligência dos organismos internacionais;

(  ) por falta de investimentos das famílias mais ricas do país;

(  ) pela não aceitação de alguns deficientes face à própria deficiência.

Agora, assinale a alternativa contendo a sequência correta:


F; V; V; V; F
V; V; V; V; V
F; F; F; V; V
V; V; F; F; F
F; F; F; F; F

Pensando com seriedade a questão do lixo, constatamos uma contradição social inquestionável. O mesmo lixo, fruto de um sistema de consumo desorientado e frenético, também é fonte de renda para inúmeras famílias brasileiras em condição de risco social. Qual a melhor forma de regular essa questão? Assinale a alternativa correta.


Destinar o lixo produzido, exclusivamente, à incineração e descarte em áreas litorâneas.
Regulação do aproveitamento do lixo doméstico, obrigando (como exigência legal) a reciclagem domiciliar do material descartado.
Criminalizar a prática de apropriação do lixo destinados aos aterros sanitários.
Taxação de severos impostos sobre o aproveitamento do lixo para inibir essa prática.
Organização de cooperativas de catadores de lixo que promovam o aproveitamento e reciclagem de forma rentável e segura.

Para se produzir papel em escala industrial, consome-se quantidades absurdas de água. Depois, produz-se resíduos que podem levar danos irreparáveis às fontes de recurso hídrico. Em contrapartida, para produzir uma tonelada de papel, reciclando aquele que já foi usado e descartado, reduzir esse consumo e resíduos pela metade.

Considerando essas informações sobre a reciclagem de papel, assinale V para as afirmativas Verdadeiras e F para as falsas:

(  ) Também é possível afirmar que menos matéria-prima será consumida (evitando o impacto sobre a biodiversidade com a ampliação de áreas enormes de madeiramento não-nativo).

(  ) Geração de mais empregos associados à coleta do papel que foi usado e à sua reciclagem.

(  ) O processo de reciclagem é tão caro que se torna, economicamente, inviável para qualquer empresário do ramo.

Assim sendo, está correta a alternativa:


V; V; F
F; V; F
V; F; V
F; F; F 
V; V; V

Leia com atenção:

Entre 1963 e 2001, 2.092 pessoas foram assassinadas pela simples razão de serem gays, transgêneros ou lésbicas. Somente em 2000, foram 130 assassinatos, dos quais 69% gays, 29% travestis e 2% lésbicas. O País não passa três dias sem que um gay, uma travesti ou uma lésbica não sejam brutalmente assassinados, vítimas do preconceito. (MOTT, Luiz. CERQUEIRA, Marcelo. Causa Mortis: Homofobia. Grupo Gay da Bahia. Salvador, 2001.)

Qual é o nome desse tipo de preconceito destacado no trecho anterior? Assinale a alternativa correta:


Aracnofobia
Homofobia
Claustrofobia
Tanatofobia 
Acarofobia