CIDADANIA, HETEROGENEIDADE E DIVERSIDADE


Leia com atenção a seguinte afirmação sobre a temática “direitos dos Homens” em nosso país:

E possível dizer que no Brasil desenvolveram-se formas de sociabilidade diversas, nas quais a afirmação do igualitarismo das Luzes e dos Direitos dos Homens pode existir de maneira difusa por causa da ausência da noção de direitos dos cidadãos. (SCHWARCZ, Lilia Moritz. Espetáculo da miscigenação. In: Estudos Avançados, São Paulo, vol 8, n. 20, abr. 1994.)

Refletindo sobre a presença civilizatória do Brasil no mundo globalizado e contemporâneo e nos elementos que caracterizam os Direitos Universais do Homem, assinale, apenas, as afirmativas verdadeiras.

I – Aquilo que se costuma denominar sociabilidade é, fundamentalmente, a capacidade de viver em sociedade, de conviver.

II - A vida social exige a organização de instituições e leis que possam reger a convivência entre os indivíduos.

III – É impossível estabelecer critérios para Direitos Universais do Homem, visto que, cada sociedade, é dotada de cultura (as artes, ciências, costumes, sistemas, leis, religião, crenças, esportes, mitos, valores morais e éticos, comportamento, preferências, invenções), ou seja, formas de ser peculiares.

IV - O indivíduo deve reagir sempre contra as normas impostas, principalmente aquelas que visem estabelecer os Direitos Universais do Homem e a valorização da cultura alheia.

V - A globalização, enquanto imposição de um único modelo civilizatório, também, tem favorecido a intolerância e o desrespeito generalizado pela cultura do outro e pelos Direitos Universais do Homem.

É possível afirmar que estão corretas:




  • IV e V apenas

  • I e II apenas

  • I, II, III, IV e V

  • I, II e III apenas           

  • II e III apenas