BRASIL CONTEMPORÂNEO: DO POPULISMO À NOVA REPÚBLICA


Dentre as afirmativas seguintes, quais se destacam como elementos que acusam a o enfraquecimento do Regime Militar Brasileiro em meados da década de 1970? Assinale V para verdadeiro e F para falso:

(  ) Com a crise do petróleo, a recessão econômica e com a falta de apoio estrangeiro (que também estava sofrendo com a crise internacional) a oposição oficial (MDB) ganha força política e começa a pressionar, ativamente, na intenção de fazer o regime se abrir.

( ) O “suicídio-assassinato” do jornalista Vladmir Herzog mostrou a extrema violência com que o governo estava agindo e acabou denunciando os abusos sofridos por aqueles que ousavam se levantar contra o regime.

( ) Apesar das restrições impostas, o MDB saiu vitorioso na maioria das câmaras municipais.

(  ) Por meio de mecanismos legais possibilitados pelo AI-5, como a Lei Falcão e o Pacote de Abril, o governo de Geisel conseguiu garantir a maioria de partidários a favor do regime e acabou reafirmando seu processo de abertura política “lento, gradual e seguro”, afastando todos os opositores radicais do processo eleitoral.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


V; V; F; F


F; F; V; V


V; V; V; V


V; F; V; F


F; F; F; F

O Pacote de Abril foi um conjunto de medidas tomadas pelo governo federal, em 1977, que tentava conter o avanço da oposição no país. Dentre as afirmativas seguintes, destaque as que correspondem a esse conjunto de medidas. Assinale V para verdadeiro e F para falso:

(  ) O fechamento temporário do Congresso Nacional E a criação das eleições indiretas para 1/3 dos senadores.

 ( ) Eleições indiretas para governador e instituição de sublegendas, em número de três, na eleição direta dos Senadores – isso permitiu à ARENA recompor suas bases e agrupa-las.

( ) Ampliação das bancadas que representavam os estados menos desenvolvidos e extensão da Lei Falcão às eleições estaduais e federais.

(  ) Ampliação do mandato presidencial de cinco para seis anos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


V; V; F; F


F; F; V; V


V; V; V; V


F; F; F; F


V; F; V; F

Dentre as afirmativas seguintes, destaque aquelas verdadeiras e que se referem ao governo do General Ernesto Geisel (1974 a 1978). Assinale V para verdadeiro e F para falso:

(  ) Incumbido da missão de promover uma política de abertura do regime, o então presidente se propôs a realizá-la de forma “lenta, gradual e segura” sem que houvesse grandes rompimentos com a política que estava sendo realizada.

( ) Na tentativa de solucionar os problemas sociais que o país enfrentava, Geisel convoca Mario Henrique Simonsen para assumir o Ministério da Educação e, juntos, anunciam o II Plano Nacional de Desenvolvimento.

( ) Na tentativa de tentar conter a inflação e retomar o crescimento vivido durante o “milagre” o presidente prioriza os investimentos nas empresas privada e na promoção da Reforma Agrária.

(  )  Entre outras medidas, o II PND, o estímulo da criação de novas fontes de energia como forma de substituição do petróleo árabe, o principal ocasionador do fim do milagre.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


V; F; V; F


V; V; F; F


V; F; F; V


F; F; V; V


V; V; V; V

Dentre as afirmativas seguintes, destaque aquelas relativas ao governo João Goulart, no que se refere à herança política dos governos anteriores e às diretrizes sociopolíticas que o caracterizou. Assinale V para verdadeiro e F para falso:

(  ) Um dos maiores problemas de Jango no governo foi a pesada crise financeira herdada dos governos anteriores. (crescimento dos índices de inflação que em 1961, alcançou a casa dos 45%.)

( ) No campo da educação, três questões demonstram a atmosfera do governo Jango nessa área: a discussão apaixonada com relação à escola pública, os programas de alfabetização de adultos pelos movimentos sociais, e o grande problema do ingresso ao ensino superior.

( ) Durante o governo Goulart, aconteceram programas, centrados na conscientização política e na mobilização social. Os Centros Populares de Cultura, Movimentos de Cultura Popular e Movimentos de Educação de Base, tinham a intenção de levar teatro, cinema, artes plásticas, literatura e outros bens culturais ao povo, ampliando o universo cultural dos segmentos populares brasileiros.

(  ) Baixo crescimento dos gastos federais em Saúde Pública, ficando limitados a gastos pontuais para certos malefícios que atingiam à população, não havendo uma política de planejamento de ações.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


V; V; F; F


V; F; V; F


F; F; F; F


V; V; V; V


F; F; V; V

Dentre as afirmativas seguintes, destaque aquelas que indicam grupos políticos e sociais que se antagonizavam com o governo do presidente João Goulart. Assinale V para verdadeiro e F para falso: 

(  ) A direita civil-militar

(  ) A ortodoxia marxista-leninista

( ) O jornal o Última Hora

(  ) O IPES – Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


V; V; V; F


V; V; F; V


F; F; V; V


V; F; V; F


F; F; F; F

Com o fim do Estado Novo, muitos aspectos permaneceram e outros tantos se modificaram. Assim sendo, aponte quais das afirmativas seguintes denotam mudanças importantes que ocorreram após o afastamento de Getúlio Vargas e a eleição de Eurico Gaspar Dutra. Assinale V para verdadeiro e F para falso:

(  ) Hegemonia da elite política e econômica brasileira.

(  ) Visão do sindicato como associação trabalhista que age em conformidade com o governo.

(  ) Maior participação do Poder Legislativo e estreitamento de relações com a UDN.

(  ) Grande aproximação com os empresários e favorecimento à empresa privada.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


F; F; F; F


F; F; V; V


V; V; V; V


V; F; V; F


V; V; F; F

Dentre as afirmativas seguintes, identifique aquelas que refletem aspectos sobre a economia brasileira nos anos em que o presidente João Batista figueiredo conduziu o Regime Militar Brasileiro (1979-1985).

 

I - Em 1979, o mundo sofreu com a deflagração da segunda crise internacional do petróleo que acabou provocando um desequilíbrio das contas externas e uma diminuição da entrada de capital estrangeiro no país.

II - O ministro Delfim Neto lançou o “III Plano Nacional de Desenvolvimento”, mas esse pacote econômico acabou não surtindo efeito e a situação, brasileira se agravou mais intensamente.

III - O país, pela primeira vez na sua história, conseguiu a equiparidade cambial com o dólar. Vivíamos um surto de desenvolvimento econômico e industrial sem precedente.

IV - A inflação, que já era difícil de ser controlada, acabou se tornando incontrolável e, com a falta de recursos externos para auxiliar no controle das contas públicas, o país passa a viver a estagflação, que significa estagnação econômica junto com inflação.

 

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:


I; II; III


II; III; IV


Somente III.


I; II; IV


Somente a II.

Dentre as alternativas seguintes, assinale aquela que se vincula à hipótese de que o presidente João Goulart teria sido vítima de uma conspiração política:


Jango foi assassinado por agentes russos que temiam uma revolução socialista fora dos padrões soviéticos.


Acredita-se que Jango era vigiado durante a ditadura. Ele foi o único presidente apeado do poder que não pôde permanecer ou retornar ao Brasil.


Cogita-se que o suicídio de João Goulart tenha sido uma farsa que deveria acobertar o assassinato encomendado pelos aliados de JK.


Há indícios de que Carlos Lacerda tenha sido o mandante do crime que matou Jango (como revide por antiga rivalidade política).


Existem provas concretas de que agentes infiltrados da União Soviética tenham arquitetado a explosão que assassinou João Goulart em 1964.

Leia com atenção:

 

"A Justiça Federal do Rio de Janeiro aceitou nesta quinta-feira, 15, a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra seis agentes do regime militar acusados de envolvimento no atentado do Riocentro, em 30 de abril de 1981. A juíza Ana Paula Vieira de Carvalho, da 69 Vara Criminal Federal, entendeu que o caso cabe à Justiça comum - e não militar - e que os crimes de tentativa de homicídio, associação em organização criminosa, transporte de explosivos e fraude processual não estão prescritos por terem sido cometidos de forma sistemática e frequente durante a ditadura." (Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,justica-acata-denuncia-contra-acusados-pelo-atentado-do-riocentro,1167081,0.htm, em 15 de maio de 2014. às 12606.)

 

Qual foi o objetivo fundamental do atentado? Assinale a alternativa correta:


Evidenciar o apoio do governo à Guerrilha do Araguaia (grupo que defendia os interesses do Estado forte e reacionário).


Amedrontar os estudantes que ali estavam e que representavam a nova direita brasileira, ultra conservadora.


Afrontar uma passeata subversiva promovida pelo Partido Comunista Brasileiro e demais partidos de oposição.


Perturbar a comemoração do Dia do Trabalho (reuniu cerca de 20 mil pessoas) no Centro de Convenções da Zona Oeste do Rio de Janeiro.


Assassinar artistas e intelectuais que apoiavam uma facção de militares dissidentes e que pretendiam a queda do presidente Figueiredo.

No dia 2 de março de 1983, eleito deputado federal meses antes pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de Mato Grosso, Dante de Oliveira marcou definitivamente sua participação na história do Parlamento e do país: apresentou ao Congresso Nacional a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n° 5. Dentre as afirmativas seguintes, destaque aquelas que refletem verdades históricas sobre a chamada Emenda Dante de Oliveira. Assinale V para verdadeiro e F para falso:

( ) Segundo a Emenda novas eleições presidenciais estariam programadas para o ano de 1985.

( ) A emenda acabou não sendo aprovada, mas um plano de transição democrática acabou sendo efetivado e, em 1985

( ) As eleições presidenciais foram convocadas, de maneira indireta, e dois candidatos civis disputaram o cargo de presidente.

(  ) Tancredo Neves, candidato pelo PMDB, venceu as eleições contra Paulo Maluf, do PDS.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


V; F; V; F


F; F; F; F


F; F; V; V


V; V; V; V 


V; V; F; V

Páginas: 12