BRASIL CONTEMPORÂNEO: DO POPULISMO À NOVA REPÚBLICA


Dentre as alternativas seguintes, identifique aquelas verdadeiras e relativas ao governo do General Emílio Garrastazu Médici (1969 a 1974).

 

I - O governo do General Médici foi o mais violento do período militar. Neste governo, o AI-5 foi aplicado da forma mais ampla e incisiva, utilizando a repressão e a tortura, para combater as forças políticas e sociais que se opunham à continuidade do regime.

II - O empenho do General Médici em promover campanhas publicitárias, promovendo a eficiência e bom desempenho do governo, é outro ponto importante de sua política que deve ser ressaltado. Essas campanhas tinham a intenção de manter o patriotismo da população sempre latente.

III - As medidas estabelecidas pelo I Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) pretendiam aproveitar a crise econômica internacional e visavam a desaceleração da economia brasileira através da redução do setor industrial, da diminuição de crédito e da inibição do consumo pela classe média.

IV - A política econômica adotada pelo governo de Médici deve ser destacada. Nesse período, o PIB do Brasil teve um crescimento superior a 10% ao ano e acabou sendo denominado, “milagre econômico” ou “milagre brasileiro”.

 

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:




  • II; III; IV

  • Somente a II.

  • I; II; III

  • I; II; IV

  • Somente III.