BRASIL CONTEMPORÂNEO: DO POPULISMO À NOVA REPÚBLICA


O seguinte texto menciona a Ação Integralista Brasileira. Leia-o com atenção:

A Ação Integralista Brasileira foi o primeiro partido político brasileiro com implantação nacional e chegou a reunir – segundo diferentes estimativas – entre 500 mil e 800 mil aderentes, para uma população do país de 41,5 milhões de habitantes em 1935, o que a distinguia dos partidos oligárquicos da República Velha, que possuíam expressão regional e não tinham maior inserção popular junto às classes médias urbanas (...). (FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucília A. Neves. O Brasil Republicano. Vol. 2 – O Tempo do Nacional-Estatismo. SP: Civilização Brasileira, 2007., p. 42 e 43).

O que se pode afirmar de correto sobre o Integralismo? Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(  ) Após a Revolução Constitucionalista de 1932, foi fundada em São Paulo, encabeçada por Plínio Salgado, a Ação Integralista Brasileira.

(  ) O integralismo, no que diz respeito ao Estado e à sociedade, negava a pluralidade referente aos partidos políticos e a representação individual dos cidadãos.

(  ) Defendia, amplamente, a ação do Estado sobre a economia e o lema “Deus, Pátria e Família” tinha como intento a mobilização da nação em ideais unificadores.

(  ) Como opositora do liberalismo, do socialismo e do capitalismo financeiro internacional, esse último comandado essencialmente por judeus, a AIB não teve dificuldades em estabelecer uma sintonia com o governo.

Assinale a alternativa com a sequência correta: 




  • V; F; V; F


  • V; V; V; F


  • F; F; F; F

  • V; V; V; V


  • V; F; V; V